LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Take Care: Saúde Guia de Conversação para a população migrante Duração: Início: 1 de Novembro de 2012 Fim: 31 de Outubro.
Advertisements

Prevenção Rodoviária Portuguesa
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica.
Empreendedorismo: Portugal vs Europa
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Escola Superior de Educação
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
Desafios e perspectivas
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Liga de Baseball.
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENFERMEIROS DE MOÇAMBIQUE (ANEMO)
COPNE Centro Ocupacional para Pessoas com Necessidades Especiais.
Objectivos Definir o perfil ideal do Chefe de Equipa
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Programa do Núcleo de Estudantes Populares da Universidade do Porto primeiro plenário do NEPUP :: 18 Junho 2004.
Surgimento Mobilização dos diversos segmentos da sociedade: cidadãos, gestores públicos e organizações Todos por uma causa: tornar Florianópolis uma.
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
2º Encontro Associados 2012 (Restaunte Sal &Brasa – 25/06/2012)
PARLAMENTO DOS JOVENS Violência no Meio Escolar Ano Lectivo 2010/2011.
FINALIDADES PROMOVER:
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Tânia Carvalho. O Parlamento dos Jovens tem como objectivo incentivar as escolas para eleger deputados às sessões nacionais, com o intuito de divulgar.
António Torrado 1.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Amparo Legal da Rede Estruturada pelo Instituto Euro- americano de Educação e Motricidade Humana. Estruturada pelo Instituto.
PREPARAÇÃO DO CENSO GERAL DE ANGOLA. 1. Introdução Em Angola, o primeiro recenseamento geral da população teve lugar em 1940 e até 1970 realizou-se um.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Semana da Leitura O que é?
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Plano de Actividades GINÁSTICA 2010\2011
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Gabinete de Intervenção ao Aluno
Fórum regional/núcleo de caminheiros e companheiros.
Ano Europeu do Voluntariado 2011
II MOSTRA DE JOVENS CRIADORES DA CPLP REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS.
Da investigação à divulgação Projecto de investigação “As crianças e a Internet” Estágio As Artes do Ofício “Os jovens e a Internet” Objectivos Integrado.
Observatório Permanente da Juventude (+351) O Programa de Estudos do Observatório Permanente.
LITOCAR COIMBRA Dezembro de 2011.
Tout commence par des cris et ne doit jamais finir dans un grand silence It starts with screams and must never end in silence Tudo começa com gritos e.
PARLAMENTO DOS JOVENS 2014/2015
Associação iiSBE Portugal “Para que o meio construído seja cada vez mais compatível com o Desenvolvimento Sustentável”
UM MODELO DE INTERVENÇÃO NO APOIO ÀS IPSS 15 de Novembro de 2013.
Dias do Desenvolvimento 2011 Colóquio IICT 5 casos de Cooperação e CH&C (Colecções Históricas & Científicas) Moderador Jorge Braga de Macedo.
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Contributo para a Democracia IMSI16 Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama.
BEST Porto Apresentação Recrutamento Agenda BEST – O que é? – Identidade e Serviços – Estrutura Interna BEST Porto – Estrutura Interna – Em 2010.
A Educação Ambiental face aos novos desafios
Casa da juventude O Protagonismo Juvenil e a Igualdade de Oportunidades TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007.
01.1 Apresentação da RESSST Rede Europeia dos Serviços de Saúde Sem Tabaco (RESSST) A RESSST agrupa redes nacionais, regionais ou a coordenação nacional.
Animação Sociocultural
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
Curso EFA NS Ano letivo 2011/2012 Helena Abegão Fátima Machado Silvério Velez.
O que é o autismo: O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento. Provavelmente, o autismo não é devido a uma causa única. É possível que existam.
Trabalho realizado por João Roque Nuno Sequeira João Lacerda Sandra Nunes.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
1 4 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA
Cáritas Portuguesa / 2007 Animação pastoral. Cáritas Portuguesa / 2007 Visitas a Dioceses Foram visitadas as Cáritas Diocesanas Sessão solene de homenagem.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Reunião de Partilha do CSTL da SADC 20 de Novembro de 2014 Southern Sun Hotel, Joanesburgo África do Sul Revisão da Estrutura MER do CSTL.
Transcrição da apresentação:

LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA   Não tenhamos dúvidas de que falar sobre as acções é muito mais cansativo do que realizar as acções. Todas as pessoas comprometidas, cada uma realizando uma acção conforme pode, dará sempre lugar a obras bastante respeitáveis. A Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE) é uma associação particular sem fins lucrativos, de cariz técnico-científico, que congrega técnicos de várias áreas, motivados em melhorar os cuidados de saúde prestados às pessoas com epilepsia em Portugal. Francisco Sales Presidente da LPCE

Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE) Associação particular sem fins lucrativos de cariz técnico-científico Congrega técnicos de várias áreas, motivados em melhorar os cuidados de saúde prestados às pessoas com epilepsia em Portugal. É um dos capítulos da Liga Internacional Contra a Epilepsia - ILAE, procurando enquadrar a sua actividade no contexto internacional, nomeadamente com os países lusófonos.  

Sede - Avenida da Boavista, nº 1015 6º Andar - Sala 601 4100-128 Porto Portugal T/F.: 226 054 959 E: lpceporto@epilepsia.pt

LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA (LPCE) Actividades de âmbito educacional Actividades de carácter técnico-científico Intervenção na politica de saúde

LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA (LPCE) Actividades de âmbito educacional Actividades de carácter técnico-científico Intervenção na politica de saúde

Campanha educativa da LPCE - 2012 Em fase de execução, esta campanha educativa é uma parceria com a Associação de doentes – a EPI – e será lançada no decurso do 24º Encontro Nacional de Epileptologia, em Coimbra, nos dias 9 e 10 de Março de 2012, culminando com o Dia Nacional da Epilepsia, dia 11 de Março.

Os principais eixos desta campanha são os seguintes: Elaboração de vídeos educativos sobre Epilepsia. As diferentes crises epilépticas e as suas repercussões na vida diária das pessoas com Epilepsia; Informação geral sobre os diversos aspectos da Epilepsia; 2. Publicação de material educativo. 3. Exposição multimédia itinerante. 4. Articulação com a iniciativa da ILAE / IBE – “Stand Up for Epilepsy”

Elaboração de vídeos educativos sobre Epilepsia a) As diferentes crises epilépticas e as suas repercussões na vida diária das pessoas com Epilepsia http://www.youtube.com/watch?v=epYUr9MLzKc; b) Informação geral sobre os diversos aspectos da Epilepsia. 2. Publicação de material educativo Da autoria do Dr. Rosalvo Almeida, Presidente da LPCE entre 1994 e 1997, o livro "Crónicas da Epilepsia" reúne um conjunto de pequenas crónicas publicadas no Jornal de Notícias e no Notícias da epilepsia entre 1996 e 2010. Escritos em tom pessoal, claro e conciso, os textos abordam temas como a adaptação à doença, os direitos e deveres da pessoa com epilepsia ou o impacto das políticas de saúde nesta condição.  

3. Exposição Multimédia itinerante de Epilepsia Locais: Hospitais com consultas de Epilepsia; Centros culturais Centros comerciais

4. Articulação com a iniciativa da ILAE / IBE – “Stand Up for Epilepsy”

4. Articulação com a iniciativa da ILAE / IBE – “Stand Up for Epilepsy” O conceito “Hand Over Hand”, que surgiu no capítulo britânico da ILAE, verá a luz também no 24º Encontro Nacional de Epileptologia. Nesta data serão seleccionadas algumas das fotografias tiradas entre crianças e jovens com Epilepsia e desportistas nacionais de vários níveis de competição e de várias áreas e estas serão posteriormente expostas em Setembro em Londres, por ocasião da Reunião Europeia de Epilepsia e após os Jogos Olímpicos. Pretende-se passar a mensagem de que as pessoas com Epilepsia, para além de eles próprios poderem ser activos na prática das diversas modalidades desportivas, podem à semelhança dos atletas, ser inspirados a atingir os seus objectivos e projectar uma vida plena, ultrapassando barreiras para além do desafio imediato.

A LPCE celebrou ao longo de 2010-2011 40 anos de actividade desde a sua fundação em Novembro de 1970. Para celebrar esta efeméride, a LPCE organizou um Jantar de Solidariedade, que decorreu no dia 18 de Março de 2011.

Para além da FAMA o que pode haver de comum entre um desportista, um mágico, um jornalista, um humorista e uma ex-ministra da saúde? Vamos revelar todos os segredos escondidos num Jantar / Sarau organizado pela Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE) no próximo dia 9 de Março, a partir das 20:00, no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra. Prepare-se para SAIR DA ESCURIDÃO.

Em 2012, a LPCE vai realizar um Sarau no dia 9 de Março em Coimbra, no âmbito do 24º Encontro Nacional de Epileptologia. O tema do Sarau será o tema da Campanha Educativa para 2012.

9 de Março de 2012, Coimbra, Pavilhão Centro de Portugal Programa do Sarau de Solidariedade da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE) 9 de Março de 2012, Coimbra, Pavilhão Centro de Portugal 20:00 Recepção aos convidados com serviço de refeição ligeira 21:30 Lançamento da Campanha Educativa Nacional da LPCE em parceria com a EPI: “Viver com Epilepsia … como sair da escuridão” Apresentador: Jornalista Carlos Daniel Painel: Convidados do mundo do desporto, da cultura e das artes, e da politica. Temas: Apresentação dos vídeos educativos Apresentação da brochura “Crónicas de Epilepsia” Declaração Europeia de Epilepsia “Stand Up for Epilepsy” Exposição multimédia itinerante Quarteto da Orquestra Clássica do Centro interpretando autores com Epilepsia 23:30 Encerramento com a entrega do Prémio e Bolsa da LPCE

LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA (LPCE) Actividades de âmbito educacional Actividades de carácter técnico-científico Intervenção na politica de saúde

Actividades de carácter técnico-científico Atribuição do Prémio e Bolsa da LPCE Encontro Nacional de Epileptologia (ENE) Forúm Centros Cirurgicos de Epilepsia Reunião Luso-Espanhola de Epilepsia Organização do Curso de Epilepsia com a ECA /ILAE (6th Migrating Course) Coordenação Cientifica do Fórum BIAL Encontros Regionais de Epilepsia Grupos de trabalho – Comissões da LPCE

A LPCE atribui anualmente prémios, bolsas e menções honrosas destinados a incentivar a produção científica e a formação diferenciada na área da epilepsia. Os vencedores são anunciados durante o Encontro Nacional de Epileptologia.

O 24º Encontro Nacional de Epilepsia será realizado em Coimbra, nos dia 9 e 10 de Março de 2012. Para além da presença de vários especialistas nacionais, estão confirmadas a presença do Professor Felix Rosenow de Marburgo, Alemanha e do Professor Edouard Hirsch de Estrasburgo, França.

O VI Fórum de Cirurgia da Epilepsia terá lugar em Lisboa, no Sana Hotel, no dia 3 Novembro de 2011, durante a reunião da Sociedade Portuguesa de Neurologia. A discussão de casos cirúrgicos contará com a participação do Prof. Soheyl Noachtar, do Hospital Universitário de Munique. VII Fórum de Cirurgia da Epilepsia Está também já em preparação o VII Fórum de Cirurgia da Epilepsia que se realizará em Coimbra, em 8 de Março de 2012, precedendo o 24.º Encontro Nacional de Epileptologia e terá a presença do Professor F. Rosenow, da Universidade de Marburg, Alemanha.

Reuniões Luso - Espanholas de Epilepsia

Coordenação Cientifica do Fórum BIAL em Epilepsia

ENCONTROS REGIONAIS DE EPILEPSIA   No âmbito da formação das pessoas com epilepsia, seus familiares e público em geral, a LPCE colabora com a EPI na realização dos Encontros Regionais de Epilepsia. Colabora também na organização de acções formativas em escolas, creches ou locais de trabalho.

Comissões da LPCE   Num modelo próximo ao da Comissão da Cirurgia da Epilepsia, a Direcção Nacional da LPCE fomentou a criação de novos grupos de trabalho, com a missão de elaborar recomendações técnicas de consenso em áreas diversas da Epileptologia. NEUROPSICOLOGIA NA EPILEPSIA ESTADO DE MAL EPILÉPTICO EPILEPSIA NO FEMININO TERAPÊUTICA FARMACOLÓGICA REFERENCIAÇÃO EEG CIRURGIA DA EPILEPSIA Epidemiologia

LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA (LPCE) Actividades de âmbito educacional Actividades de carácter técnico-científico Intervenção na politica de saúde

Intervenção na politica de saúde Declaração Europeia de Epilepsia Posições oficiais da LPCE Recomendações técnicas Referenciação

Declaração Escrita sobre Epilepsia A aprovação da Declaração Escrita sobre epilepsia foi anunciada na sessão plenária de 15 de Setembro do Parlamento Europeu.   Tendo assinado 459 deputados, trata-se da terceira maior adesão de todas as declarações de doenças desde 2004.   Quase todos os eurodeputados portugueses assinaram, dando assim sinais de uma crescente sensibilização para os problemas enfrentados  pelas pessoas com epilepsia na realidade nacional e europeia.

Declaração Escrita sobre Epilepsia

Plano Nacional de Saúde http://epilepsia.lvengine.net/Imgs/liga_portuguesa_contra_a_epilepsia_contributo_pns_2011_2016.pdf

Posições oficiais da LPCE Posição sobre a prescrição por denominação comum internacional (DCI) Critérios para isenção de taxas moderadoras Utilização de medicamentos antiepilépticos genéricos

Recomendações técnicas Em colaboração com a Ordem dos Médicos

Referenciação Consultas multidisciplinares de Epilepsia Centros médico-cirúrgicos de Epilepsia http://www.epilepsia.pt/Imgs/plano-referenciaco-regional-da-zona-norte-aprovado.pdf

Apoios: Bolsa de patrocinadores 2011- 2012 com a indústria farmacêutica Embaixada Britânica em Portugal