As tendências tecnológicas, de usuário e de conteúdo no cenário das bibliotecas Boa tarde. Gostaria agradecer imensamente ao Comitê organizadora do CBBD.

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Transcrição da apresentação:

As tendências tecnológicas, de usuário e de conteúdo no cenário das bibliotecas Boa tarde. Gostaria agradecer imensamente ao Comitê organizadora do CBBD para essa oportunidade de apresentar dois relatórios pioneiros e importantes no campo de biblioteconomia. Meu nome é Nicholas Cop e trabalhei para o OCLC ate o fim de junho. Meu cargo foi o diretor da divisão da OCLC para a América Latina e o Caribe. Agora trabalho como consultor independente.OCLC e uma rede global de bibliotecas com escritório principal nos EAU. O objetivo desta apresentação é sintetizar os principais pontos de um relatório elaborado pela OCLC em setembro de 2003 e de outro que foi elaborado em 2004. O primeiro relatório, o OCLC Environmental Scan de 2003, ou o “Scan” como o chamamos, foi preparado em forma de documento para o Conselho de Diretores da OCLC, para ser usado no Planejamento Estratégico da entidade. Ele analisa o ambiente bibliotecário e o que as bibliotecas pensam sobre si. Segue relevante hoje. O segundo relatório, “Tendências em formatos de informação 2004: Conteudo, não containers (“2004 Information Format Trends: Content, not Containers”)” analisa o futuro de conteúdo e de seu “embalagem” (livro, periódico, CD, etc) Uma versão condensada do Scan está disponível em português na Web. A íntegra do relatório também está disponível na Internet em inglês somente. Informarei o endereço a vocês ao final da apresentação. A foto representa o nosso usuário de hoje que não tem paciência nem tempo para ir na biblioteca pessoalmente para buscar informações. Este usuário e sua tecnologia é nosso desafio. Por favor mantem-ao em sua mente durante esta palestra. Nicholas Cop copn@bellsouth.net

Visão Geral

Apresentação de Hoje Tendências nos cinco cenários Visão Geral Apresentação de Hoje Tendências nos cinco cenários Resultados das entrevistas Padrões dominantes Tendências da informação As tendências da conteúdo Caso do Brasil O Scan analisou tendências de cinco cenários ou áreas de atividade humana: Sociedade, Economia, Tecnologia, Pesquisa e Aprendizado, e Bibliotecas. Entrevistas detalhadas foram realizadas com 100 bibliotecários, vendedores, arquivistas e outros especialistas da área do mundo da informação. Padrões foram extraídos e tendências foram identificadas. A apresentação de hoje irá abordar os aspectos listados nessa transparência incluindo o caso do Brasil.

Exame Mundial 29 Países selecionados para o estudo Visão Geral Exame Mundial 29 Países selecionados para o estudo Lentes com visão mundial foram utilizadas para preparar o documento. O tamanho da amostra foi escolhido para incluir os países que representam aproximadamente 60% da população global e 85% do PIB mundial. Amostra: 60% da população mundial 85% do Produto Interno Bruto

Visão Geral As Boas Notícias... “ ‘O objetivo fundamental é ter um computador dotado do tipo de conhecimento semântico que um bibliotecário possui,’ afirma Craig Silverstein, diretor de tecnologia do Google. Mas é provável que leve décadas até termos mecanismos de busca realmente inteligentes.” (Newsweek, 29 de março de 2004) LER NA TRANSPARÊNCIA

Visão Geral As Más Notícias... Essa foi a única menção a bibliotecas no artigo sobre o Google. Ou nessa edição inteira da Newsweek. LER ESTA TRANSPARÊNCIA

Visão Geral Algo para ponderar Um artigo recente do Library Journal informa os resultados de um levantamento onde bibliotecarios e pesquisadores citaram as suas tres principais fontes de informação on-line Os bibliotecarios citaram: ScienceDirect, ISI's Web of Science Medline Os pesquisadores escolheram, por outro lado: Google Yahoo! PubMed Como podem observar, existe uma diferença importante. Acho que ela se refere à maneira de navegar na Web e não sobre os conteudos

Conteudo - Relatório Social Econômico Técnológico Esses foram os cenários examinados pelo relatório o “Scan”. Vamos analisar esses cenários um por um. Técnológico Pesquisa e Aprendizado As bibliotecas

Tendências: Cenário Social Auto-atendimento, tendendo para a auto-suficiência Satisfação Integração No Cenário Social, essas são as tendências identificadas pelo relatório. Vamos começar com “Auto-Atendimento”: Pessoas de todas as idades estão passando mais tempo on-line realizando atividades por conta própria. O universitário calouro da turma de 2003 e de hoje cresceu com computadores, Internet, multimídia e no mundo sem-fio. Satisfação: Os consumidores de informações estão contentes (ou ao menos é o que acham) com os resultados de suas atividades on-line; o que eles obtêm é satisfatório. Os bibliotecários foram postos numa posição difícil de falar para as pessoas buscarem bem, e que a busca “fast food” é insuficiente. Integração: O mundo é uma infoesfera em que as fronteiras entre trabalho, diversão e estudo ficaram indefinidas. Parece que esse é um problema em muitos países do mundo em que a tecnologia se firmou ou está se firmando. Já vi isso em quase todos os lugares por onde viajo, em diferentes intensidades e manifestações. Muitas coisas estão no PDA, telefone celular, algum dispositivo portátil ou podem, ao menos, ser acessadas com facilidade por meios eletrônicos. Isto contrasta com as bibliotecas que, freqüentemente, designam diferentes computadores para buscarem conteúdos diferentes (por exemplo: o OPAC, a Web).

Tendências: Cenário Social “Nos velhos tempos a biblioteca estava lá – não existiam muitas outras opções. Hoje, esse não é o caso.” “Os bibliotecários fizeram da recuperação e a acurácia um Deus – desprezando as preferências dos usuários”. Estas dois citaçoes são das entrevistas.

Busca e resultados na Internet Cenário social Busca e resultados na Internet NASA Quest Projeto Escolas On-Line Scientific-American: Ask the Expert ScienceLine Eclevelandclinic.com Econsults.partners.org Enviar pregunta Expertdoc.net Findcancerexperts.com Go Ask Alice Mdexpert.com Centro médico Poser une question Pregunte a RxExpress Ask Joan of Art Advice Trader Answers.com Ask An Expert Sources.com AskERIC AskJeeves AskVRD.org Ask the Old Buzzard CNN: Ask an Expert Consejos practicos Google Answers Internet Public Library “Ask A Question” Keen.com Pregunta a los expertos O Google é o líder dos mecanismos de busca. O Yahoo está conquistando um espaço crescente. A questão é: esses mecanismos de busca dão acesso a respostas, e não a informações! As pessoas recebem respostas para perguntas sobre: pesquisa, tarefas de casa, problemas médicos, reforma de casa, férias, amigos, família, culinária e assim por diante. Alguém, em 2002, estimou que o Google manipulava mais questões num dia e meio do que todas as questões submetidas às bibliotecas americanas num ano inteiro! Podem imaginar quantas questões manipulam os motores de busca 2005! Social .

O Efeito “Amazon-Google” Cenário social O Efeito “Amazon-Google” Completo Acessível Satisfação imediata O efeito de Amazon e Google é um indicador de um mundo síncrono, colaborativo. Os usuários são mais avançados do que as bibliotecas. Eles são o presente. Esta é a primeira geração que cresceu completamente digital; a Internet já existia quando eles nasceram. Não é uma NOVA tecnologia. É a tecnologia do PRESENTE. Como grupo, nos bibliotecários necessitamos de prestar atenção, saber como eles operam; eles estão sempre conectados e ficam chateados quando estão fora da Rede. O problema real é que possivelmente eles não sintam a necessidade da biblioteca e, portanto, não a considerarão como algo importante e visível. Eles querem ficar aptos a mudar suas opiniões. Ele experimentam antes de comprar. Eles inspecionam. Eles colaboram. As organizações que entenderam essas características e as consideram nos serviços que oferecem, aumentam as suas chances de sucesso.

A composição da tecnologia de colaboração Cenário social Software “social” O objetivo dessa comparação é demonstrar o que cada empresa está examinando ou usando ou oferecendo ativamente. Como bibliotecários, não precisamos fazer tudo isso! Precisamos ter consciência disso e saber como fazer uso disso. Essas empresas estão construindo plataformas integradas e conjuntos de softwares que permitem o intercâmbio de informações, favorece o comércio e ampara as novas e dinâmicas formas de colaboração. Um a um, um para muitos e muitos para muitos, são mecanismos de intercâmbio que estão embutidos nos aparelhos de comunicação geral e nos softwares que os consumidores usam. A Amazon, o Google e o Yahoo estão incorporando essas novas tecnologias colaborativas em seus serviços e produtos. As bibliotecas, por outro lado, ainda não estão utilizando muita dessas tecnologias colaborativas. Nos velhos tempos a biblioteca estava lá. Não existiam muitas outras opções. Hoje, esse não é o caso. A composição da tecnologia de colaboração

Microconteúdo Tom musical para telefones MP3 Video (video on demand) Cenário social Microconteúdo Amazon.com Tom musical para telefones MP3 Video (video on demand) iPod Web TV “Em 2007, a Amazon.com terá vendas de microconteúdo acima de $500 milhões. (Gartner: 0.6 probabilidad) Como vemos existe um mercado importante de microconteúdos como tom musical para telefones, musica para iPod, MP3, jogos, etc. O mercado mundial de microconteúdos em 2003 era 1 bilhão de dólares. Vejam a estimativa para 2007!

Tendências: Cenário Econômico Queda do crescimento mundial Gastos com educação e bibliotecas em nível mundial O lado positivo — infra-estruturas compartilhadas Financiamento do bem público No Cenário Econômico, a retração da economia está provocando reduções nos serviços. O crescimento dos gastos com educação e bibliotecas a nível mundial está caindo. É claro que há exceções (China, Arábia Saudita) com grandes orçamentos que estão sendo impulsionados pela Web. Um resultado positivo da queda do crescimento é que isso favorece a cooperação ou o compartilhamento de infra-estrutura (e.x.: consórcios de bibliotecas).

Cenário econômico Gastos em bibliotecas Cinco países representam 75 por cento dos gastos mundiais com bibliotecas E aqui são eles ……… EUA, Japão, Reino Unido, Itália e França somam cerca de 75% das estimativas do total de gastos mundiais com bibliotecas Ano: 2000

Fontes das verbas de bibliotecas Cenário econômico Fontes das verbas de bibliotecas Público Como sabemos, todos querem uma fatia desse grande "Bolo Público". A importância de cada fatia está bastante condicionada às pressões sociais do momento. Necessidades educativas, médicas e de saúde, além de outras necessidades, estão consumindo uma fatia cada vez maior desse bolo. Então, como ficarão as bibliotecas? Em termos gerais, elas dependem principalmente do financiamento público.

Aplicações das verbas de bibliotecas Cenário econômico Aplicações das verbas de bibliotecas Pessoal 53% A nível mundial, parece que essas porcentagens se mantêm. A pressão sobre as verbas proporciona alguns novos benefícios interessantes gerados por consórcios e pelo compartilhamento de bancos de dados e de infra-estrutura. Materiais 27% Outros 17% Conteúdo eletrônico/assinaturas 3% Média de todas as bibliotecas de todos os países pesquisados

Tendências: Cenário Tecnológico Estruturação de dados não estruturados Software distribuído e baseado em componentes Migração para o software de código aberto Gerenciamento de segurança, autenticação e direitos digitais No Panorama Tecnológico, estas grandes tendências foram identificadas: Estrutura( pause): por meio de tecnologias de busca, esquemas organizacionais como o SCDD (sistema de Classificação Decimal de Dewey), metadados e assim por diante. Distribuído (pause): há uma migração de uma infinidade de códigos de software de aplicação para componentes menores como "applets", Software Livre: Linux e Gerenciamento de Direitos Digitais (por ex., fazer o registro de hora de conteúdo de modo que desapareça do PC e de qualquer outro local onde foi copiado). É evidente que tal gerenciamento pode causar problemas para as bibliotecas.

Um esforço frenético para a estruturação de dados não estruturados Cenário tecnológico Um esforço frenético para a estruturação de dados não estruturados O mundo dos negócios ainda está começando a descobrir o que os bibliotecários sempre sabiam: sem instrumentos de auxílio à pesquisa e contexto, a informação é inútil. A "mineração de dados" (data Mining) está se tornando uma das áreas de maior crescimento na tecnologia da informação. As principais empresas de consultoria em tecnologia estão publicando guias de metadados para leigos. Técnicas de organização de dados que a décadas a biblioteconomia utiliza estão se tornando popular e importantes fora da comunidade de gestão da informação. Duas tentativas técnicas e estruturais estão emergindo: a confiança nas tecnologias de busca e a tendência para a categorização automática dos dados. Porém, essa é uma pequena mudança de paradigma para os bibliotecários: estamos acostumados a ajudar as pessoas a encontrar uma informação específica. Na mineração de dados e no gerenciamento do conhecimento, examinamos vastos campos de dados em busca de tendências e padrões. Precisamos aplicar nossas habilidades tradicionais de forma totalmente não tradicional!

Uma nova era: conectividade Cenário tecnológico Uma nova era: conectividade O mundo está migrando da era da computação para a era da conectividade Do físico para o integrado. Os competidores incorporam tecnologia em tudo: telefones, PCs e PDAs. Trata-se de uma integração contínua que lhes permite estar em contato permanente. Isso traz implicações para o compartilhamento – não precisamos obrigar o usuário a ir até a informação ou a biblioteca. Existe evidência de que a comunidade de Tecnologia da Informação está ficando mais à vontade com o desenvolvimento do modelo de Software Aberto. A Amazon adotou o Software Aberto em 2002. Outro exemplo e Brasil que esta adotando Linux ao nível nacional. Muitos dos desenvolvedores que participam do Software Aberto são os mesmos jovens para os quais o ambiente colaborativo faz parte dos seus ambientes sociais.

O estudante universitário Cenário tecnológico O estudante universitário A tecnologia que mais deseja é… “Um Organizador/Assistente pessoal (PDA) que contenha toda a informação que necessito para fazer os meus trabalhos.” —Estudante de graduação

Tendências: Cenário de Pesquisa e Aprendizado Redução das verbas Proliferação do aprendizado eletrônico Aprendizagem vitalícia na comunidade Mudança do padrão de pesquisa e aprendizagem Repositórios institucionais e livre acesso Novos fluxos de materiais escolares No Cenário de Pesquisa e Aprendizado, estas grandes tendências foram identificadas: Financiamento: fazer mais com menos. O financiamento pode não voltar quando a situação melhorar. E-learning (aprendizado eletrônico): Um número cada vez maior de pessoas estuda pela Internet e à distância, ou faz cursos tradicionais enriquecidos com elementos eletrônicos. Esses cursos híbridos são oferecidos por 80% das instituições norte-americanas. Sem uma presencia em educação a distancia, a biblioteca tem um papel reduzida no ensino e no processo de aprendizagem. Aprendizagem vitalícia na comunidade: Isto significa a Biblioteca como parte da comunidade em que se torna um ponto focal de acesso e promove a socialização. Como a biblioteca pode formar parte integral de isso? Mudança do padrão de pesquisa e aprendizagem: O sistema de comunicação escolar está em transformação; está passando de sistemas formais e lineares a novos sistemas, como "e-prints", versões preliminares de trabalhos a publicar, revisão on-line pelos colegas, Blogs, publicação própria e publicação personalizada. Repositórios Institucionais: p. ex.: Dspace (MIT, Código Aberto). O principal problema aqui é cultural. Não há uma opinião consensual sobre a sua definição e os bibliotecários ainda não se envolveram o bastante. Por exemplo, um professor universitário ou um departamento, ou a instituição, pode criar seus próprios repositórios. Novos fluxos de materiais escolares: Entidades depositárias, serviços de agregação (comercial, Código Aberto na Web) e a biblioteca são fontes possíveis. A biblioteca pode publicar e divulgar materiais escolares também.

Aprendizado profissional: “Aprender, adaptar, mudar” Cenário de Pesquisa e Aprendizado Aprendizado profissional: “Aprender, adaptar, mudar” Em 2001, US$23 bilhões Das 100 empresas de maior crescimento segundo a revista Fortune, duas das 10 mais são de e-learning Os trabalhadores precisam se reciclar profissionalmente. Nos EUA, o cenário empresarial está se envolvendo maciçamente nessa reciclagem. Por exemplo: Career Education (Illinois) e Corinthian Colleges (Califórnia) O mais importante é que essas entidades têm fins lucrativos. Por exemplo, a Universidade de Phoenix é a maior universidade com fins lucrativos do mundo. Sua matriz, o Apollo Group, ficou na posição numero 61 na lista da revista Fortune. Eu reconheço que isso é algo tipicamente norte-americano, em que as corporações se envolvem a esse ponto em educação. 80% das instituições norte-americanas hoje oferecem cursos eletrônicos, com a expectativa de aumento para 88% em cinco anos

Tendências: Cenário das Bibliotecas Equipe Novas funções Adaptar as necesidades dos usuarios Conteudo tradicional e não tradicional Preservação e permanência Financiamento Colaboração Os bibliotecarios deviam redistribuir cargos para novos tipos de trabalho: serviços de referência, projetos na Web, conteúdo digital, projetos de código aberto e outras áreas não tradicionais. A tecnologia, como o auto-atendimento, está provocando a completa substituição de cargos. Alguns diretores de bibliotecas públicas de Ohio nos EUA estão transferindo toda a movimentação para o sistema de auto-atendimento. Como os bibliotecários não podem mudar o comportamento do usuário, precisamos chegar a ele onde/como ele estiver. A maioria dos usuarios de biblioteca ainda tem que ir, físicamente ou virtualmente, à biblioteca. Quanto ao conteudo, ser um centro de coleta está ultrapassado, o conteudo não é mais o soberano – agora é o contexto. A criação de registros para catalogação copiada não e um modelo sustentável – há cada vez menos necesidade de catalogação produzida por pessoas e menos capacidade para pagar por isso Preservação e permanência: A preservação digital tem que ser uma questão nacional. Financiamento: Bibliotecas, museus, sociedades historicas, etc. dependem do financiamento público. A longo prazo poderão ter de competir por uma parcela do financiamento público, possivelmente resultando em novas formas de cooperação. As questoes tecnologicas nao são dificeis. O financiamento é. Colaboração: Os avancos realmente significativos e as soluções mais expresivas e duradouras no cenário das bibliotecas têm sido cooperativos

Intercâmbio e coesão social Cenário das bibliotecas Centro de aprendizado Acesso igualitário Memória da comunidade Um “terceiro lugar” Intercâmbio e coesão social A biblioteca é identificada como um local neutro de encontro/aprendizado, onde seu uso não carrega conotação alguma. A biblioteca abre o acesso a todos. Coleciona (fisicamente o virtualmente) e organiza o acesso para o usuário. Ela é a voz e o receptáculo da consciência da comunidade; ela não existe isolada de suas comunidades. A tendência é que ela seja o "Terceiro Local", um ponto de encontro depois de casa e trabalho. Levantamentos sugerem que os usuários consideram que o papel mais importante para suas bibliotecas é de fazer conteúdo disponível no espaço digital do trabalho do usuário, não obstante que dispositivos estão nesse espaço.

Entrevistas A profissão

“A biblioteca como depósito de livros é um conceito fora de moda.” Entrevistas: A profissão “As bibliotecas devem reunir funções para os novos e maiores tipos de trabalho: academia digital, projetos de fonte aberta, etc.” “Os bibliotecários não podem modificar o comportamento do usuário, porém devem conhecê-lo.” “A biblioteca como depósito de livros é um conceito fora de moda.”

“A idéia de um coleção balanceada está desaparecendo.” Entrevistas: A profissão “Muito do trabalho de repositório institucional está deixando a biblioteca de lado.” “O conteúdo documental é transladado para ceder espaço a coisas como cafés e espaços para grupos, porém o que se mantém e o que não? Não temos boas ferramentas para tomar estas decisões.” “A idéia de um coleção balanceada está desaparecendo.”

Entrevistas: A profissão “As bibliotecas precisam ser proativas quanto ao e-lerning e não esperar que sejam chamadas como parceiras”.” “Materiais armazenados de forma centralizada, que podem ter seu objetivo redifinido, podem ser lógicos.”

Entrevistas: A profissão “O gerenciamento de conteúdo digital permanece como uma questão em aberto.” “Os bibliotecarios subestimam o conhecimento dos usuarios quanto a realização de buscas na Web.” “Deve haver um vinculo mais estreito entre os distintos tipos de materiais.”

Três padrões dominantes Padrão 1: Redução do acesso guiado ao conteúdo Padrão 2: Desagregação e deslocamento Padrão 3: Colaboração e contexto Já terminamos com os cenários. Agora algo sobre as padrões. Três padrões dominantes emergem desse relatório y de relatório sobre tendências em informação: conteúdo e contexto: 1) Redução do acesso guiado (humano) ao conteúdo. 2) Com a simplificação e objetividade do acesso, a desagregação das informações (e dos serviços e organizações) se torna mais interessante e, talvez, mais importante. Em terceiro, está surgindo uma compreensão, em todos os cenários, de que a colaboração funciona. Eu gostaria de fazer mais alguns comentários sobre cada um desses padrões.

Padrão 1: Redução do acesso guiado ao conteúdo Padrões dominantes Padrão 1: Redução do acesso guiado ao conteúdo Containers” de informações inteligentes Busca “sem guia” - e resultado Auxílios ao aprendizado eletrônico Redução do acesso guiado ao conteúdo. O consumidor de informações auto-suficiente está alterando as estradas de toda a paisagem. Ele está trilhando novos caminhos. No mundo físico, os verdadeiros contêineres de informações guiam os usuários. Um livro, por sua dimensão e forma, capa e até preço, alerta os leitores acerca do conteúdo, do que esperar. As formas dos contêineres no mundo virtual “desaparecem”. Conseqüentemente, o consumidor de informações trabalha de maneiras diferentes, avaliando as informações de forma distinta. Então, boa parte da tecnologia que estamos presenciando no cenário está, de fato, criando “instrumentos de auxílio”, mas não se trata de auxílios ocultos: ficam sempre disponíveis, porém nos bastidores. Exemplos desses “instrumentos de auxílio” são os metadados e os softwares de busca. Conteúdo de boa qualidade está “vazando” do seus “contêineres” e aparecendo na Web aberta, facilitado pelas ferramentas de publicação e tecnologias de comunicação. Por exemplo, uma escola médica de uma grande universidade da costa leste dos EUA está publicando suas pesquisas em paginas Web pessoais e blogs, fazendo conque o Google divulgue suas pesquisas de forma amplia, alem da publicação em periôdicos tradicionais e eletrônicos. Esse padrão certamente traz conseqüências interessantes para as bibliotecas e para a indústria da informação. É no contexto que o futuro reside. Já não é suficiente presentear uma quantidade grande de informação é esperar que os usuários criem seu próprio contexto. Outras empresas estão proporcionando conteúdo personalizado. O efeito de isso e de fazer conteúdo de qualidade inferior atrativo ao usuário.

Padrão 2: Desagregação e Deslocamento Padrões dominantes Padrão 2: Desagregação e Deslocamento “A menor unidade publicável” Microconteúdo Instalações As instituições e os serviços estão se desagregando Estamos caminhando no sentido de extrair a pepita fundamental de um bloco maior. A Amazon estima que estará faturando US$500 milhões ao ano em microconteúdo daqui a dois ou três anos. É essa a essência do serviço "Search Inside the Book" (Busca Interna no Livro) da Amazon: chegar até os capítulos ou páginas de que você realmente precisa, em vez de vender a você o livro inteiro. É isso que fazem os serviços de música I-Pod e I-Tunes da Apple. De acordo com a edição de 29 de abril de 2004 do New York Times, a Apple vendeu 70 milhões de músicas no I-Tunes no primeiro ano, e hoje está vendendo 2,7 milhões de downloads por semana, a 99 centavos de dólar a canção. O microconteúdo ainda não forma parte das coleções de bibliotecas, mas e evidente que há uma demanda crescente para este tipo de conteúdo e seu entrega por meio dos iPod, PDA, smartphones, etc. O significado disso para nós implica grandes mudanças na forma de concebermos a infra-estrutura que estamos construindo. Significa que precisamos começar a repensar o verdadeiro futuro de nossos serviços.

Padrão 3: Colaboração e Contexto Padrões dominantes Padrão 3: Colaboração e Contexto Ficou mais fácil a conexão das: pessoas; tecnologias; economias. O contexto é mais forte que a conexão e o conteúdo. A colaboração cria novos padrões. É evidente que os benefícios da colaboração estão vindo à tona. Os bibliotecários sempre reconheceram esse valor. Parece que outras pessoas estão percebendo esse valor também. Como as tecnologias possibilitam a conexão constante, a colaboração instantânea, espontânea e planejada pode vir a se tornar um “estilo de vida” – sem ser realmente considerado de forma consciente –, mas como parte de uma nova cultura. As pessoas não tem que usar um computador para acessar informação. A informação forma parte das vidas das pessoas. A tecnologia móvel permite acesso rápido, continuo e a um custo reduzido. Um exemplo de comutação é um smartphone que recebe um artigo transmitido pelo e-mail. Atualmente os servicos de tipo “ask-a” service, incluindo Google Answers, entregam microcontúedo em forma de respostas a perguntas. Bibliotecas tem que encontrar uma maneira de entregar conteúdo ao aparelhos moveis. Essas três tendências têm profundas implicações para as bibliotecas e organizações similares. Elas suscitam algumas questões interessantes que exploramos na análise.

Tendências da Informação Algumas observações Cada formato tem o equivalente “e-” A maioria dos formatos “e-” terá a produção anual dobrada até 2009 Formatos tradicionais não acabarão Novos participantes Aumento da marginalização Os usuários falam; será que ouvimos? A disponibilização de publicações educacionais eletrônicas para os alunos "é apenas mais uma abordagem, pois os formatos antigos nunca desaparecem." (Nancy Eaton, Decana, Bibliotecas da Penn State University, Digital Collegian, 12 de fevereiro de 2004.) Existem todos os tipos de novos participantes como, por exemplo, os músicos que publicam por conta própria. As bibliotecas também podem fazer isso, como, por exemplo, com coleções de fotos e outros conteúdos derivados de suas coleções. Não precisamos ficar presos na nostalgia do "formato". Precisamos, isto sim, acompanhar os usuários. O relatório sobre conteúdo e contexto da OCLC examina a desagregação do conteúdo de formatos tradicionais (livros, periôdicos e CD) e seu método de distribuição (correio postal, compartilhamento de recursos). Mostra também que o formato tem menor importância que o conteúdo. O relatório identifica as maiores tendências que afetarão as bibliotecas nos próximos cinco anos: Legitimidade de publicação de fonte aberta (blog) Expansão rápida da economia de micrconteúdo Adaptação de conteúdo antigo a nova media Conteúdo de multimídia para uma adaptação a uma serie de mecanismos portáteis O relatório também inclui um novo desafio que é a busca contextual que vamos vir no próximo slide.

Contexto (Busca) WebBrain www.webbrain.com

Caso Brasil - Bibliotecas $90M; 0.02% do PIB; depois da India O Brasil investe cerca de 90 milhões de dólares por ano em bibliotecas, ou 0.02% do PIB.

Idiomas no mundo e na Web Apesar da língua portuguesa estar entre as 10 mais faladas do mundo (primeiro gráfico) , o seu percentual na Web é muito pequeno. Fica na parte “Other” no gráfico que representa os línguas principais da Web. Precisamos investir e incluir mais conteúdos na língua portuguesa. A inclusão digital não pode ser feita somente com hardware e software mas, principalmente, de conteúdos informacionais em português.

Caso Brasil – Tecnología Conteúdo? O Brasil investe cerca de 8.3% do PIB nas áreas de tecnologias de informação e telecomunicações. A pesar de este investimento bastante grande em tecnologia, ainda há pouco conteúdo em português.

Versão condensada do Scan em português www.oclc.org/membership/escan/downloads/escansummary_po.pdf

Versão completa em inglês http://www.oclc.org/reports/2003escan.htm

Tendências da Informação http://www.oclc.org/reports/2004format.htm

Mais informações: “Reconhecimento de Padrões: Analise do Cenario de OCLC em 2003” http://www.oclc.org/membership/escan/downloads/escansummary_po.pdf “2004 Information Format Trends: Content, Not Containers ” http://www.oclc.org/reports/2004format.htm “Bibliotecas: Como Elas Ficam Empilhadas” http://www.oclc.org/index/compare/default.htm Outros documentos importantes podem ser acessados no sítio do OCLC.

Nós estamos afogando-nos na informação mas somos com fome para o conhecimento. A informação é somente útil quando pode ser sintetizada no conhecimento “We are drowning in information but are starving for knowledge. Information is only useful when it can be located and synthesized into knowledge.

As tendências tecnológicas, de usuário e de conteúdo no cenário das bibliotecas Boa tarde. Gostaria agradecer imensamente ao Comitê organizadora do CBBD para essa oportunidade de apresentar dois relatórios pioneiros e importantes no campo de biblioteconomia. Meu nome é Nicholas Cop e trabalhei para o OCLC ate o fim de junho. Meu cargo foi o diretor da divisão da OCLC para a América Latina e o Caribe. Agora trabalho como assessor independente. O objetivo desta apresentação é sintetizar os principais pontos de um relatório elaborado pela OCLC em setembro de 2003 e de outro que foi elaborado em 2004. O OCLC Environmental Scan de 2003 foi preparado em forma de documento para o Conselho de Diretores da OCLC, para ser usado no Planejamento Estratégico da entidade. Ele analisa o ambiente bibliotecario e o que as bibliotecas pensam sobre si. O relatório “2004 Information Format Trends: Content, not Containers” (Tendências em formatos de informação: Conteudo, não containers) analisa o futuro de conteúdo e de seu “embalagem” (livro, periódico, CD, etc) O Conselho Diretor do OCLC gostou tanto do documento que decidiu publicá-lo e colocá-lo à disposição da comunidade bibliotecária em geral. Bastantes bibliotecas nos EUA usam o documento como base para seu planejamento estratégico. Uma versão condensada do Scan está disponível em português na Web. A íntegra do relatório também está disponível na Internet em inglês somente. Informarei o endereço a vocês ao final da apresentação. A foto representa o nosso usuário de hoje que não tem paciência nem tempo para ir na biblioteca pessoalmente para buscar informações. Este usuário e sua tecnologia é nosso desafio. Por favor mantem-ao em sua mente durante esta palestra. Nicholas Cop copn@bellsouth.net