Ambiente interativo de aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Orientação – acesso ambiente virtual
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Melhor Gestão, Melhor Ensino Ciências
Contexto de Educação a Distância
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Plataforma de Ensino a Distância
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Requisitos de Hardware e Software Conhecimentos Básicos Acesso ao EaD
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Formas de Interação.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
CIDADE DIGITAL.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
Formação de Tutores a Distância
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

Ambiente interativo de aprendizagem Trabalho apresentado ao Curso CAED / UFMG. ALUNA: Viviana Maria Vieira Professora:Juliana Mendonça Rodrigues Tutora:Luciana Michel Virgíio

Ambiente Interativo de aprendizado:David Thornburg e as metáforas Metáfora d’agua Metáfora da vida Metáfora da fogueira Metáfora da caverna

Com o advento das tecnologias nós professores temos que aprender a ensinar ou transmitir o conhecimento de maneira que envolva o contexto sociocultural e voltando-nos a transdiciplinaridade. Na era digital, dentro de uma rede colaborativa de aprendizagem, vemos que o conhecimento será construído e reconstruído continuamente. Neste ambiente, o professor não é o detentor do saber, mas um facilitador , devendo valorizar o lado social do aluno, desta forma, nos cursos à distância, ambiente deve ser interativo e que o aluno se sinta à vontade para participar ou interagir como todos os envolvidos na plataforma.

Que tipo de recursos podemos utilizar para que nosso ambiente de aprendizado seja interativo?

Onde estamos ou quais são as fazes da internet?

Estamos na era digitais da Web 2.0, Objetivos e platéia: Este trabalho, pretende-se criar um ambiente interativo de aprendizagem, tendo como foco a demanda de um serviço recebida de uma Escola de Estudos Superiores, localizada na região de Campo das Vertentes em MG esta escola oferta cursos à Distância de graduação e pós-graduação e extensão . Ambiente ou ferramentas sociais:

Ficha do NAVi Descrição: O software NAVi é um ambiente virtual web desenvolvido pelo grupo de pesquisa NAVi da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu objetivo é apoiar a condução das atividades de ensino e facilitar o processo de aprendizagem tanto do ensino presencial como a distância, disponibilizando ferramentas de interação, tarefas e compartilhamento de conteúdos.  Principais funcionalidades: Permite a representação de estruturas hierarquicas no ambiente virtual; - Permite a interação dos usuários em qualquer nível da estrutura hierarquica; - Possui ferramentas de comunicação, disponibilização de conteúdos e de tarefas; - Possui indicadores de acesso, interação e entrega de tarefas; - Possui uma ferramenta de e-mail integrada  Principais Características técnicas:  Executa em ambiente Linux; - Desenvolvido em PHP 5; - Utiliza banco de dados MySQL 5; - Servidor web Apache 2 ou IIS Fonte: http://www.softwarepublico.gov.br/news-item309 Acesse a comunidade NAVi: http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=60993607

Metáfora da fogueira

Quais serão as regras de realização? Vamos utilizar a metáfora da fogueira A fogueira representa um aspecto importante da comunidade de aprendizagem. Ao redor da fogueira, depois de um dia de aventura e descoberta, o homem primitivo reunia os habitantes de sua tribo para ouvir as suas narrativas, disseminando assim as informações sobre o mundo. Esta se constitui a metáfora da fogueira, que traduz a forma mais primitiva de ensinar e de aprender, desde os primórdios até os dias atuais. É adaptável para grupos de composição variada, como por meio da aula expositiva para turmas de alunos de diferentes idades e diferentes níveis de conhecimento, até para platéias numerosas por meio de conferências proferidas por especialista de determinada área. Obs.: Adaptação do texto Campfires in Cyberspace: Primordial metaphors for learning in the 21stCentury, disponibilizado em http://tcpd.org/Thornburg/Handouts/Campfires.pdf, acesso em 11/10/2012. Maria de Lourdes Coelho Fonte: http://www.mentormob.com/learn/i/metforas-sobre-ensino-e-aprendizagem/metforas-sobre-ensino-e-aprendizagem-2

Atividade Interativa: Tema: Novas tecnologias, novos modos de aprender e novos modos de ensinar. 1º:passo: Os alunos deverão assistir um web conferência sobre o tema com o professor José Manuel Moran. 2º passo: Os alunos serão divididos em grupo,e cada grupo deverá pesquisar sobre o tema proposto. Cada grupo terá um fórum relacionado ao seu grupo, e será neste fórum que vai ser discutido o tema. 3º passo: Depois de discutir e pesquisar sobre o tema, os grupo deverão se apresentar em forma de seminário através de uma web confidência, cuja organização será de responsabilidade do tutor.

Para propor um ambiente interativo, vamos utilizar várias ferramentas Apresentação:, fóruns, wiki, diários de bordo, questionários, tarefas e atividades, glossário, para proporcionar maior participação e integração entre os envolvidos. A idéia é que o participante tenha acesso a comunicação através também da disponibilidade de uma ferramenta de e-mail integrada

Exibição de informações básicas (usuários online, perfil). Notícias: Informações publicadas pela coordenação do curso. Acervo: Local onde estão inseridas as leituras recomendadas. Agenda: Encontrará o calendário das aulas, os materiais para estudo diário, a descrição dos exercícios e os slides. Portfólio: Espaço destinado para o envio dos exercícios. chats

QUAIS SÃO OS RECURSOS INSTRUCIONAIS NA PLATAFORMA NAVI ? O curso contará com recursos e ferramentas próprias, desenvolvidas e inseridas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. São ferramentas da plataforma NAVI: Apresentação: Exibe informações básicas (usuários online, perfil). Notícias: Informações publicadas pela coordenação do curso. Acervo: Local onde estão inseridas as leituras recomendadas. Agenda: Encontrará o calendário das aulas, os materiais para estudo diário, a descrição dos exercícios e os slides. Portfólio: Espaço destinado para o envio dos exercícios.

Veja os recursos disponíveis: QUAIS SÃO OS RECURSOS COMUNICACIONAIS NA PLATAFORMA NAVI ? A comunicação no ensino a distância é um dos elementos mais importantes para acontecer o processo de ensino-aprendizagem. Você utilizará estes recursos para se comunicar com o(a) tutor(a) e os colegas da sua turma. Veja os recursos disponíveis: Correio: Espaço para enviar mensagem aos colegas e ao tutor(a). Torpedo: Ao clicar no nome da pessoa que deseja se comunicar abrirá uma pe-quena tela para envio de mensagens instantâneas.

COMO AS UNIDADES DE APRENDIZAGEM ESTÃO ORGANIZADAS? Cada Unidade de Aprendizagem (UA) está organizada em tópicos com as seguintes informações: Leitura Básica: Você encontrará os textos para leitura obrigatória. Slides: São aulas que apresentam o tema trabalhado. Para compreensão das in-formações disponibilizadas nos slides é fundamental a leitura dos textos obrigatórios. Fórum: Espaço para debate a partir de uma questão norteadora apresentada pelo(a) tutor(a). A participação no fórum se restringe ao período de vigência. Após a data de encerramento, não será possível enviar comentários. Exercício: Neste espaço você encontra a descrição do exercício, período de realização, critérios de avaliação, notas. Fonte: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/cronicas/pdf/2011-Manual%20do%20Aluno Curso%20de%20extens%C3%A3o%20em%20Doen%C3%A7as%20e%20Agravos%20N%C3%A3o%20T.pdf

O PROGRAMA DE ATIVIDADES DO CURSO E OS TEMAS BÁSICOS DE ESTUDO : O programa inclui as seguintes Unidades de Aprendizagem (UA). I - Conhecimento no Mundo de Hoje II - Aprendizado em Rede e o Aluno no Mundo Atual III - Mídias e o Conhecimento IV - Tecnologias e o Conhecimento V - Pedagogias para o Aprendizado em Rede VI - Uso educacional das mídias sociais

Temas Complementares de Estudo I - Evolução da Web II - Necessidade de Inovação III - O Papel dos e Portfolios IV - Ambientes Pessoais de Aprendizado

Resultados: O aluno para alcançar a pontuação necessária, deverá acessar o ambiente virtual pelo menos três vezes por semana e manter contato permanente com os colegas, tutor (a). Ou seja, a avaliação será baseada em participações nos fóruns, e realizações das atividades passadas no ambiente virtual e avaliação final.