A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A nanotecnologia e os desafios para os trabalhadores
Advertisements

Taylorismo Fordismo e Pós-Fordismo
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
Sistemas econômicos e sociais
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLATERRA 1750.
“OS REIS ABSOLUTISTAS QUERIAM CADA VEZ MAIS RIQUEZAS”
Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços
Capitalismo / Socialismo
Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro
Revolução Industrial.
A INDUSTRIALIZAÇÃO.
Colégio São José Espaço Industrial 2ª Série EM Prof. Márcio.
IMPERIALISMO.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Sandra Tabuti Sandra Sauer Samuel Malta Nilson Medeiros
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Geografia Geral Prof. JORGE.
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
As etapas do Capitalismo
Indústria Do artesanato ao robô.
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A ATIVIDADE INDUSTRIAL NO MUNDO
A Segunda Revolução Industrial
Professora Carol/Geografia
Prof. Jeferson C. de Souza
A Segunda Revolução Industrial Séc. XIX
Aula Semi - Fortunato.
Economia Mundial G5.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
CAPITALISMO.
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
Evolução Industrial.
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Aula Multimídia.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL É TAMBÉM CONSIDERADA UMA DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS-BURGUESAS DA TRANSIÇÃO DA IDADE MODERNA PARA A CONTEMPORÂNEA.
Revolução Industrial Slide já disponível em
A partir do século XVIII
Acadêmicos: Disciplina: Planejamento e Gerenciamento dos Serviços Bibliotecários. Prof.: Ana Paula Roger Pereira; Marina Braga; Gislaine Nonato; Michelle.
Introdução à Administração
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
As Novas Tecnologias da Revolução Industrial
Europa Ocidental – Revolução Industrial
Revoluções Industriais
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
DIT.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
Geografia Módulo 3 Betim – 2015/2.
Fordismo Henry Ford.
Professor: Jeferson Geografia – 2º EM.  Frederick Taylor - desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
A origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento Cap 3.
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Aula 66 – Capítulo 32. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO URBANO –INDUSTRIAL MUNDIAL G5.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo 2º Ano. Prof: Humberto Miranda

Estabelecimentos bancários, cartões de crédito, talões de cheques, aplicações financeiras, mercado de capitais, cotação das Bolsas de Valores, do dólar, do ouro... – palavras estreitamente relacionadas com o dinheiro e tão familiares no cotidiano das pessoas – compõem o mecanismo que faz funcionar o sistema econômico e social que rege o mundo de hoje. O modo de produção capitalista determinou profundas modificações no espaço geográfico.

Como funciona o capitalismo? Tem como principal objetivo o lucro. Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção. Tem no dinheiro ou em seus similares (cartões de crédito, cartões de débito, talões de cheques) o seu principal meio de troca. Funciona segundo a lei da oferta e da procura – economia de mercado. Nas relações trabalhistas predomina o trabalho assalariado. O trabalhador “vende” sua força de trabalho aos donos dos meios de produção, recebendo em troca um salário. A força de trabalho é, portanto, uma mercadoria. No sistema capitalista, a sociedade é baseada na divisão de classes.

Origem do capitalismo

Origem do capitalismo

Capitalismo comercial

Pontos fundamentais da política mercantilista 1. Balança comercial favorável: todo país deveria exportar mais do que importar. 2. Protecionismo: conjunto de medidas que visam proteger a produção nacional da produção de outros países. 3. Metalismo: a riqueza e a importância de um país eram medidas pela quantidade de metal (moedas) acumulado. 4. Monopólio: a metrópole tinha exclusividade no comércio com a colônia.

Capitalismo Industrial

Produtos industrializados A DIT da fase do capitalismo industrial mudou muito pouco em relação à do capitalismo comercial. A diferença principal é que as metrópoles se industrializaram. Matérias-primas Colônias Produtos industrializados Metrópoles

A Primeira Revolução Industrial Inglaterra. O berço da atividade industrial Acúmulo de Capital Reservas de carvão e ferro Excesso de mão de Obra Posição dos Portos.

Máquina a Vapor. Séc XVIII

Como funciona?

A máquina a vapor, criada em 1712 por Thomas Newcomen, e aperfeiçoada por James Watt em 1765, criou condições para a aceleração dos modos de produção e para a grande transformação nos meios de transporte.

Nessa fase do capitalismo o carvão mineral foi a principal fonte de energia, por isso, as industrias se localizavam próximas as bacias carboníferas, na Inglaterra, França, Alemanha e nos Estados-Unidos.

Porque os Estados – Unidos se industrializou ao mesmo tempo que a Europa?

A Segunda Revolução Industrial Na segunda metade do séc XIX (1860), a industria assume uma nova “fisionomia”, com outras descobertas tecnológicas, novos setores industriais e fontes de energia: O petróleo e a eletricidade.

As principais novidades da Segunda Revolução Industrial foram a transformação do ferro em aço, a invenção do Dínamo, do primeiro gerador elétrico, do motor de combustão interna e do telefone.

Taylorismo Para cada vez mais o capitalismo cumprir sua função, obtenção de lucro, a indústria procurou aperfeiçoar as formas de trabalho e produção. O engenheiro norte-americano Frederick Taylor inovou com o método conhecido como Taylorismo ou organização científica do trabalho, que usou pela primeira vez os conceitos de seleção e treinamentos de empregados. Segundo Taylor, o empregado deveria executar uma tarefa, com o menor gasto de tempo e energia possível.

Fordismo Henry Ford, o magnata da indústria de automóveis nos Estados Unidos, aperfeiçoou as teorias de Taylor. A característica era a especialização do trabalhador, a linha de montagem e a produção em série. O fordismo aproveitou ao máximo a força de trabalho e só enfraqueceu, no fim do séc. XX, com a introdução de novas tecnologias, que permitiram a adoção de novos métodos de trabalho.

Henry Ford Taylor

A Terceira Revolução Industrial A invenção do computador em 1946 acelerou o processo de informatização e o desenvolvimento das indústrias ligadas ao setor na segunda metade do século XX. As principais indústria da Segunda Revolução Industrial (automobilística, metalúrgica, siderúrgica) ainda são muito importantes, mas as atividades econômicas que mais crescem são aquelas que “vendem” serviços (informática, telecomunicações, robóticas).

Olha a evolução! HD - 7 Mb HD - 500Mb