City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Legado dos Megaeventos esportivos no Brasil
DESEMPENHO DO SEGMENTO FERROVIÁRIO DE CARGAS 2012 São Paulo, 4 de dezembro de 2012.
Workshop Brasil – India Tecnologia Social Conhecimento, Aprendizado e Prática Rio de Janeiro 04 e 05 de maio 2007 Catia Araujo Jourdan
Rodrigo Tadini – Departamento de Turismo - UFF
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Algumas provocações para se pensar
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Plano Nacional de Cultura
Plano Nacional de Turismo
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
O PROJETO AÇÕES EXECUTADAS NOVAS DEMANDAS AÇÕES SUGERIDAS ATÉ 2013.
Apresentação do Projeto Copa 2014
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
Grandes eventos esportivos e marketing de destinos
O Mundo Urbano Brasileiro
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
Até 2014, o país deve receber aproximadamente 5.9 milhoes de turistas, com a entrada de billhoes de reais (US$ 5.9 billion) [Fonte: Fundacao Getulio.
LEGADO FÍSICO, INSTITUCIONAL, TECNOLÓGICO E SOCIAL DA COPA
OPERAÇÕES DE IMPRENSA Oportunidades (Brasil, Américas, Mundo)
Portal Copa 2014.
Agora é a nossa vez!. Agora é a nossa vez! Agora é a nossa vez!
As intervenções urbanas em Curitiba relacionadas à Copa de 2014 e seu papel no contexto dos GPU – Grandes Projetos Urbanos. Ana Caroline de Oliveira Chimenez.
“Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios” Instituto Ethos Apoio: Siemens Integrity Initiative Curitiba, maio de 2011 Oficina de.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Talentos para Inovação
Portal da Transparência Seção Copa 2014 Cenário Atual e Novas Perspectivas.
João Alberto Viol Planejamento, projeto e gerenciamento: atividades essenciais para uma Copa de sucesso.
PROF. MS. ADM. GERALDO MAGELA DA SILVA
Transparência das ações para a Copa do Mundo Manaus/AM.
Câmara de Transparência Prefeitura da Cidade do Recife.
SUPERINTENDENTE DE USOS MÚLTIPLOS
Balanço Geral: Ações de Transparência na Bahia
AGENDA Vídeo O projeto Relatório de progresso
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Administração da Qualidade
Premissas Dados das Microrregiões.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
Consultoria Leopoldo Nunes PLANEJAMENTO Pres. José Dias.
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
ESTUDO SOBRE INVESTIMENTOS E LEGADOS DA COPA DO MUNDO DE 2014 EM CUIABÁ/MT Introdução A Copa do Mundo de 2014 tem sido objeto de intensos e acalorados.
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
TÍTULO A movimentação da economia por meio dos grandes eventos Rio de janeiro, outubro de 2012.
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
/ 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 10 de novembro de 2011.
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
XXII CONGRESSO PANAMERICANO DE EDUCAÇÃO TURÍSTICA – CONPEHT OS DESAFIO DA HOTELARIA DIANTE DOS MEGAEVENTOS.
Megaeventos Vivências e aprendizados Por Nelson Ilha.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
1 Copa do Mundo 2014 José Roberto Bernasconi Presidente Nacional Outubro/2008.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
( ). cultura CULTURA #ECONÔMICA #SIMBÓLICA #CIDADÃ.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Code-P0 Cuiabá, 21 de outubro de 2011 Preparativos para a Copa do Mundo 2014 Seminário Desenvolvimento Regional e Exportação Copa Pantanal: Oportunidades.
Transcrição da apresentação:

City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos Instituto Bola Pra Frente City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos Sávio Raeder (Doutorando em Geografia/UFRJ – Bolsista do CNPq) Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2010

City-Marketing e Megaeventos Esportivos Anos 80: nova agenda urbana; Escassez de Capitais Públicos, logo busca de Capitais Privados: turistas e investidores; Competição entre Cidades; Eventos efêmeros em tempos de aceleração dos tempos de circulação e consumo; Instrumentos de Promoção Urbana: Empreendedorismo Urbano.

City Marketing ou Marketing Urbano Instrumento informativo utilizado no planejamento urbano; Referência às vantagens que uma Cidade apresenta; Potencialização de capitais simbólicos com ganhos para o turismo da Cidade; Difusão, interna e externa, de símbolos atraentes para investidores e consumidores; Marcos arquitetônicos e valores culturais como referenciais; Múltiplos veículos de difusão da imagem; Eventos como estratégia de marketing urbano;

City Marketing: exemplos

Capitais Simbólicos

RIO 2016

Legados dos Megaeventos Esportivo (estímulo à prática, arenas esportivas); Social (redução de desigualdades, novas representações sociais); Cultural (valorização da memória esportiva; fortalecimento de identidades territoriais); Ambiental (redução da poluição, práticas sustentáveis inovadoras); Econômico (geração de empregos, atração de investidores); Governança (cooperação dos atores governamentais, democratização das instâncias decisórias) Urbanístico (equipamentos públicos, estruturas de transportes, oferta de moradias);

MUITO OBRIGADO!!! raeder@ufrj.br

Megaeventos Esportivos curto período de realização; alta visibilidade; investimentos elevados; participação de diversos países; periodicidade na realização; competição para a escolha da cidade sede; legitimidade para intervenções; custeados majoritariamente com recursos públicos; Copa, Jogos Olímpicos e versões Regionais.

Intervenções Urbanas nos Jogos: Tipologia

Legados da Candidatura 2016 Ganho de imagem com exposição do Rio e do Brasil na imprensa internacional (primeira página em mais de 150 grandes jornais de todo o mundo); Centro Olímpico de Treinamento; Aceleração da revitalização da Zona Portuária; Classificação dos hotéis; Aceleração de investimentos em transporte; Aceleração de incentivos para o meio ambiente. Fonte: Comitê Organizador Rio 2016

RIO 2016

Agenda de Megaeventos No Brasil: No Mundo: Jogos Mundiais Militares – Rio - 2011; Copa das Confederações – 2013; Copa do Mundo – 2014; Jogos Olímpicos – Rio - 2016; No Mundo: Copa do Mundo – África do Sul – 2010; Jogos Olímpicos – Vancouver – 2010; Jogos Pan-americanos – Guadalajara – 2011;

COPA 2014

IDH da Cidade do Rio de Janeiro

Mapa da Barra da Tijuca

COPA 2014