MELHORIA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BOM PROGRESSO, NO MUNICÍPIO DE BOM PROGRESSO-RS Liége Caroline Immich.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Universidade Federal de Pelotas
Orientadora Lenise Cecilio
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Franciele Darsie Dahmer
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializanda: Katia Pérez Guerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira Tatiane Crippa Orientadora Andressa Andrade
Juliana Bento da Cunha Orientadora: Angela Wilma Rocha
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 4 Qualificação.
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especialização em Saúde da Família- UFPel/ UNA-SUS
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Alexey Romero Terrero Orientadora: Alexandra Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
Laura Riffel Bitencourt Médica do PROVAB em Santa Cruz do Sul
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Aluna: Danielle Carvalho Monteiro Orientadora: Claudiane Mahl
Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Gabriela Duarte Paganela Fevereiro, 2014.
Transcrição da apresentação:

MELHORIA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BOM PROGRESSO, NO MUNICÍPIO DE BOM PROGRESSO-RS Liége Caroline Immich Orientadora: Ingrid D’avilla Freire Pereira

Análise Situacional Unidade de Saúde de Bom Progresso: Município: Município localizado no noroeste do estado População de 2.380 hab Não possui UPA Não possui hospital Unidade de Saúde de Bom Progresso: Unidade mista Não tem serviço de puericultura dentro da unidade Pré-natal e puerpério = ginecologista Não possui grupos de saúde como: idoso, HIPERDIA, gestantes... Registros inadequados Consultas agendadas e por livre demanda Atendimento de urgência Adscrição ultrapassada Ideia de grande incidência e prevalência de CA de Mama

Justificativa Com aproximadamente 530 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pelo óbito de 265 mil mulheres por ano [1]. O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Para o ano de 2014 foram estimados 57.120 casos novos, que representam uma taxa de incidência de 56,1 casos por 100.000 mulheres [2]. [1] WORLD HEALTH ORGANIZATION. International Agency for Research on Cancer. Globocan 2012. Disponível em: <http://globocan.iarc.fr/>. Acesso em: 19/05/2014. [2] INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (Brasil). Estimativa 2014. Incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2014.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: OBJETIVO GERAL: Melhorar as ações de detecção, controle e acompanhamento ao câncer do colo de útero e de mama na Unidade de Saúde de Bom Progresso, no município de Bom Progresso/RS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama (80%); Melhorar a adesão das mulheres; Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres; Melhorar registros das informações; Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama; Promover a saúde das mulheres;

Metodologia Durante 12 semanas: Acolhimento de todas as mulheres entre 25 e 64 anos de idade ; Nova adscrição das mulheres da área de cobertura da unidade de saúde; Ficha – espelho; Na consulta de retorno para mostra dos exames a ficha-espelho era atualizada pelo médico e/ou enfermeira e anexada ao prontuário;

Semanalmente, o médico atualizou a planilha de coleta dos dados. Salas de espera, palestras e participação em grupos gerando informação e promoção à saúde. Avaliação de risco para doenças e orientação sobre DST’S e fatores de risco para câncer de colo de útero e mama. Organização da agenda. Capacitação da equipe

Resultados Fonte: Planilha de coleta de dados UNASUS/UFPEL, Unidade de Saúde de Bom Progresso, RS, 2014. O total (estimado) de mulheres da área é de 563 mulheres entre 25 e 64 anos . Foram cadastrados 218 pacientes, atingindo uma meta de 38.7%. Ampliação (restrita) da cobertura. Dificuldade no comparecimento para realização exame.

Foram cadastradas 88 mulheres , alcançando 40,2% das mulheres. Fonte: Planilha de coleta de dados UNASUS/UFPEL, Unidade de Saúde de Bom Progresso, RS, 2014. O total (estimado) de mulheres da área é de 219 mulheres entre 50 e 69 anos . Houve um discreto aumento na procura pelos exames, principalmente no mês de outubro. Foram cadastradas 88 mulheres , alcançando 40,2% das mulheres.

Objetivo: 100% de amostras satisfatórias Indicador obtido: 93,1% Fonte: Planilha de coleta de dados UNASUS/UFPEL, Unidade de Saúde de Bom Progresso, RS, 2014. Objetivo: 100% de amostras satisfatórias Indicador obtido: 93,1% Dificuldades encontradas Fonte: Planilha de coleta de dados UNASUS/UFPEL, Unidade de Saúde de Bom Progresso, RS, 2014. 11,1% de mulheres com exame alterado que não retornaram para resultado Tempo de espera para obter o resultado do exame

Reflete o êxito da intervenção e o empenho da equipe para o alcance da meta. Fonte: Planilha de coleta de dados UNASUS/UFPEL, Estratégia de Saúde da Família de Bom Progresso, RS, 2014. 100% de busca ativa para mulheres que não retornaram para pegar o resultado do exame citopatológico e resultado da mamografia.

Ausência constante de algumas usuárias prejudicou a coleta de dados Fonte: Planilha de coleta de dados UNASUS/UFPEL, Unidade de Saúde de Bom Progresso, RS, 2014. Meta de 100% - alcançado: 96,9% Ausência constante de algumas usuárias prejudicou a coleta de dados Fonte: Planilha de coleta de dados UNASUS/UFPEL, Unidade de Saúde de Bom Progresso, RS, 2014. Meta 100% - alcançado 98,4% Não atingimos 100% devido ao não comparecimento de usuárias que estavam agendadas (mesmo após realização de busca ativa).

Alcance 94,6% das mulheres participantes Dificuldades Facilidades Fonte: Planilha de coleta de dados UNASUS/UFPEL, Unidade de Saúde de Bom Progresso, RS, 2014. Alcance 94,6% das mulheres participantes Dificuldades Facilidades Fonte: Planilha de coleta de dados UNASUS/UFPEL, Unidade de Saúde de Bom Progresso, RS, 2014. Alcance 98,9% Facilidade = ficha espelho

Fonte: Planilha de coleta de dados UNASUS/UFPEL, Unidade de Saúde de Bom Progresso, RS, 2014. Meta 100% Alcance 94,6% Facilidade = ficha espelho Dificuldades = não comparecimento F Fonte: Planilha de coleta de dados UNASUS/UFPEL, Unidade de Saúde de Bom Progresso, RS, 2014. Meta = 100% Alcance = 98,9% Facilidades Dificuldades

Destaques dos Resultados Qualitativos Eixo Monitoramento e Avaliação: - cadastramento das pacientes e avaliação contínua dos resultados Eixo Organização e Gestão: - conhecimento da demanda para organização das agendas. Eixo engajamento público: - atividades de educação em saúde coletivas Eixo da Qualificação da prática clínica: - capacitação da equipe

Discussão Melhoria dos registros. Maior capacidade de planejamento das ações preventivas na saúde da mulher. Avaliação dos resultados dos exames e acompanhamento periódico monitorado das pacientes. Engajamento da equipe; Incorporação: Viável, mas depende dos profissionais que seguirão na Unidade.

Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem Amplo conhecimento das ações programáticas da atenção básica; Importante acolhimento das mulheres; Gratificante. Experiência muito importante para a minha vida profissional e pessoal.

MUITO OBRIGADA!