VESTÍGIOS DA PASSAGEM DE UM MISSIONÁRIO EM ALENQUER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estava triste, desmotivado, Sua mulher havia deixado de amá-lo
Advertisements

O encontro dos dois discípulos com Jesus no caminho de Emaús
Olá! Chamo-me João, mas sou mais conhecido por D.Bosco!
Assim é a Vida....
Rolagem automática dos slides...
O ESPELHO Uma história de Amor.
Como Se Educa Para a Vida Música: Imagine – John Lennon
Rotina....
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Visita De Jesus
Na vida temos que ter atitude.
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS XL BISPO AUXILIAR DA IGREJA BELENENSE
ZÉ ALEGRIA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
CALMARIA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O Príncipe Feliz.
APREDENDO A ORAR.
Vaso Insigne de Devoção
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
Abrão era filho de Taré, da família de Noé, e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com.
CAFÉ DA MANHÃ.
Fazer Natal, ( fácil demais) Ter Natal, ( quem não o tem?) Ser Natal,
E eu só reclamava da vida... Reclamava da noite porque eu não dormia, reclamava do dia porque eu sofria, reclamava do frio que me gelava a alma, reclamava.
... A ATITUDE É TUDO ....
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
a primeira árvore disse:
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS XIV OPORTUNISMO INESCRUPULOSO.
texto de Martha Medeiros
OS CAMINHOS DE DEUS.
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS II A LINGUAGEM DA ALMA. Numa determinada manhã luminosa, na paróquia da Mãe da Divina Providência, bairro de Val-de-Cães, um.
NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS Texto de Simone Nardi.
O Tapetinho vermelho.
João e Mário ..
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
A CADEIRA VAZIA Apoie para começar. Cliquez pour débuter.
Assim é a Vida....
PRECE DE UM CÃO ABANDONADO
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS XXVIII TEMPO QUARESMAL O PESCADOR.
O Coelho Branquinho e a Formiga Rabiga
O macaquinho Um homem, tempos atrás, encontrou-se com um amigo. Este se queixara muito da vida, pois tinha acabado de ser abandonado pela mulher e estava.
Ninguém gostava de mim, e eu me sentia profundamente deprimido, a tal ponto que eu pensava que o melhor que tinha a fazer era eliminar o meu pai e as.
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Era uma vez um rapaz que vivia numa casa branca.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Era uma vez uma menina chamada Flori.
Alegria que transforma tudo...
PEDRO E OUTROS DISCÍPULOS SÃO
Estávamos em Nossa 'Água-Viva' (restaurante missionário) do Peru contava, apenas, com cinco meses de existência e naquele dia, uma família viera.
O Coelho Branquinho e a Formiga Rabiga
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
Sto. Antônio Maria Zaccaria para adolescentes
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
Bom dia! Costumo no meio da tarde dar uma volta a pé, para refrescar as idéias (como dizem o pessoal do interior) e ontem saí dar uma volta e perto da.
CARTA ESCRITA POR LUCAS PARA TEÓFILO
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Missões – 28/novembro Zimbábue Papias. A professora sorria, enquanto as crianças entravam na classe, na pequena escola de Ensino Fundamental, no campus.
Uma pobre mulher morava numa humilde casinha com a sua neta muito doente. Como não tinha dinheiro sequer para levá-la a um médico, e vendo que, apesar.
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
A velha árvore Traduzida por M. Jesus Sousa (Juca) a partir de joarbol.htm
Transcrição da apresentação:

VESTÍGIOS DA PASSAGEM DE UM MISSIONÁRIO EM ALENQUER PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS LXVI EVANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO MISSÃO FRANCISCANA NA AMAZÔNIA VESTÍGIOS DA PASSAGEM DE UM MISSIONÁRIO EM ALENQUER

LEMBRANÇA TRISTE DE UM PASSADO ALEGRE Dom Martinho Lammers * Na idade avançada, surgem lembranças de muitos acontecimentos, momentos alegres ou tristes. Sr. Lídio, Deus o tenha, ía chamar tudo isso de “Lembrança triste de um passado alegre”. O Vigário de Santo Antônio, Pe. Manuel, pediu que eu escrevesse uns momentos da nossa pastoral que mostram o trabalho do missionário e refletem o carinho do povo ximango. Com muita gratidão lembro, até hoje, muitos momentos típicos para nossa pastoral, nesta querida Amazônia. Vou tentar apresentar alguns.

ESCOVA COMUNITÁRIA Na primeira viagem pela colônia de Alenquer, pernoitei numa casa, onde fui tratado com muita atenção. Cedo de manhã, quando eu ainda estava sentado na rede, apareceu o dono da casa, numa mão um caneco com água e, na outra, uma escova dental com pasta. Ainda tentei escapar, mas não deu certo. Tive que escovar meus dentes com a escova comunitária, da família. Pensei: opção de viver com os pobres é assim...

A LÍNGUA DOS PREGUIÇOSOS Quando cheguei, de barco, na comunidade do Curicaca, tinha de seguir viagem para o Laguinho, cerca de duas horas, de pés. Dona Anísia estava no porto do Curicaca e me ofereceu carona, na carroça dela, puxada por dois bois. Na viagem, aprendi como tratar boi de carroça: Cipó nas costas dos animais e palavrão que dá medo. Pensei: Dona Anísia, uma boa amiga até hoje, me ensinou mais uma língua, aquele de falar com os preguiçosos.

SANTO GRANDE Numa bela manhã, na caminhada para a comunidade do Porão, antes de chegar na capela, atolei até a barriga numa lama sumidoura. O jeito foi procurar o igarapé, tomar banho e lavar a roupa. Coloquei a roupa no sol para enxugar e vesti a túnica. Assim, já vestido para a missa, fui tomar café, na casa, perto da capela. Pensei e disse ao pessoal: Em dia de santo muito grande, o padre toma o café da manhã, já de túnica.

INCULTURAÇÃO XIMANGA Na comunidade do Apolinário, ainda se cantava a ladainha em latim. Quando eu estava cantando com o povo, estranhei a língua latina das cantoras. Em vez de cantarem “Miserere nobis”, que em português significa: “Tende Piedade de nós”, cantavam a “A misere é nossa”. Aí pensei: “Até a ladainha já está inculturada...”

CABA DA IGREJA Na capela de São Pedro, no Paraná, tive o primeiro contato com as tais cabas da igreja. Nesta capela tinha vários ninhos desta cabas. Na minha primeira visita nesta comunidade, tive contato íntimo com estes bichinhos, pois me ferraram. A catequista da comunidade, Dona Analices, me mostrou como tratar esses bichinhos; foi à sacristia buscar uma tesoura, se aproximou com toda calma dos ninhos e cortou com toda calma os bichinhos pelo meio. Pensei: Vivendo e aprendendo.

MANOEL, DEUS CONOSCO Certo dia, ao chegar na comunidade de Cucuí, me pediram para batizar uma criança recém-nascida que estava para morrer. O carpinteiro já estava lá para fazer a urna. A criança tinha as perninhas e os bracinhos duros de câimbras. Eu sabia que esta doença chamava-se tétano ou mal de sete dias, que não tem cura. Por isso nem se discutiu sobre um nome para a criança. Batizei com o nome de Manoel. Pronto. Agora, 25 anos depois, me apresentaram, em Alenquer, um digno Senhor, como o nome de Manoel. Era esta tal criança. Pensei: Manoel quer dizer, em português, Deus conosco...

PERDEU O RUMO? OLHA PARA CIMA Na região da Vila Curuá, meu companheiro de viagem era o Sr. Lino, o sineiro da capela. Numa das nossas caminhadas, do Macurá para o Centrinho, resolvemos encurtar a viagem, aproveitando uma vereda pela mata. Topamos com uma castanheira caída e, nesta, perdemos o rumo. Quando notei que estávamos rodando na mata, resolvi deitar-me no chão e observar a direção das nuvens. Foi bom. Pois não custou meia hora, para chegar no roçado do Manduquinha de Castro, já perto da capela. Pensei: para não perder o rumo, olha para cima...

O ENFERMO, A SURUCUCU E O TEMPORAL Numa outra visita, naquela região, experimentamos a força dos nossos pés. De manhã cedo, saímos da Vila Curuá para o Cá-te-espero, onde passamos a manhã no serviço religioso. À tarde, caminhamos para o Centrinho, onde teve a missa na boca da noite. Após a missa, veio um senhor do Igarapé-Açu, pedindo a nossa presença naquela comunidade, para dar a unção dos enfermos ao Sr. João Venâncio que estava para morrer. Não podíamos negar. Pegamos a estrada em direção à casa do moribundo, onde administramos os sacramentos dos enfermos. Ficamos lá até perto das dez horas da noite. No caminho de volta ao Curuá, que leva um pouco mais de duas horas, ainda pulei por cima de uma surucucu de fogo! Quando cheguei à sacristia, já depois da meia noite, arriou um temporal que não foi brincadeira. Pensei: Deus dá o frio conforme o cobertor....

CABEÇA CABOCLA Nestes dias, encontrei um senhor que me perguntou: “Ainda se lembra de uma crisma na comunidade Santa Helena, onde rezamos três horas, debaixo da mangueira?” Retruquei: “E o senhor se lembra qual foi a leitura?” A resposta dele: “Foi a leitura do segundo quilômetro, pois está escrito: Se alguém te pedir para andar um quilômetro com ele, ande dois.” Me admirei da cabeça boa deste caboclo que ainda se lembra, depois de 15 anos. Pensei: cabeça não é só para segurar o chapéu...

FREI BONITÃO Lembro ainda uma viagem para o Apolinário, com Sr. Sandoia, que Deus o tenha, e Sr. Isaac, no barquinho do Sandoia, o Boa Nova. As crianças, na recepção do padre, cantaram um canto com o refrãos: “Frei Martinho, bonitão”. Aí, meus companheiros arderam em ciúme e, o resto da semana, foi cheio de comentários a respeito do padre bonitão. Pensei: questão de beleza, é questão de gosto. As crianças têm bom gosto...

O PADROEIRO DOS XIMANGOS Escolhi estas poucas coisas porque me fazem lembrar o esforço missionário e, o mesmo tempo, o carinho que senti sempre, do povo ximango. Que a festa do Padroeiro, Santo Antônio, seja também neste ano, uma bênção para todos nós. Viva Santo Antônio!

(*) DOM MARTINHO LAMMERS - Bispo Auxiliar da Prelazia de Óbidos-Pará, que abrange os municípios de Alenquer, Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Terra Santa e Faro, no Estado do Pará, Amazônia do Brasil. É da Ordem Franciscana Menor (OFM) Natural da Alemanha. Chegou à Amazônia na década de 70. Foi pároco em Alenquer, a seguir ordenado bispo em Óbidos. Tem 32 anos de ordenação episcopal. Um homem de Deus sempre sorridente, como a expressar a felicidade de sua alma. O texto deste trabalho foi pinçado do Programa da Festa de Santo Antônio de Alenquer 2011. Formatação: Eliezer de Oliveira Martins, Diácono da Arquidiocese de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, Amazônia do Brasil - Fundo musical: Yo Vendo Unos Ojos Negros, D.P.