A América Inglesa Prof. Helton Chaves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor Bruno Barreira
Advertisements

EXPANSÕES TARDIAS.
Antigo sistema Colonial
As treze colônias O primeiros colonos ingleses a desembarcar no continente americano eram os puritanos. Eles fundaram na costa atlântica uma colônia chamada.
A Colonização Inglesa Ideias Gerais:
Independência dos Estados Unidos
Iluminismo.
AMÉRICA DO NORTE Antes da independência, os Estados Unidos era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto.
A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS
INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
As colônias da América Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.
Colonização Inglesa na América. COLONIZAÇÃO  Colonização é o ato de colonizar, ou seja, quando pessoas de um determinado país ou região vão para uma.
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
TRABALHO DE INGLÊS Informações e Dados Curiosos Sobre EUA ALUNOS: Henrique Rosa Nº 40 Wanderson Nº 36 Alessandra Moreira Nº 42 Ariovaldo Nº:44 Profª: Gesarela.
ABSOLUTISMO INGLÊS Características originais 1.1. Magna Carta (1215) - fixava direitos e deveres do Rei e seus vassalos - imposto só com consentimento.
INDEPENDÊNCIA DOS EUA Aula 61 – Capítulo 28. INDEPENDÊNCIA DOS EUA 2ª Metade do séc. XVIII => fim do Antigo Regime Independência dos EUA – 1776 Revolução.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (DO NORTE) Prof. 2º Ten Edival Ref: Livro Coleção Marechal Trompowsky - A Crise do Antigo Regime e a Consolidação do Capitalismo.
Fundação Osorio Trabalho de informática Turma 191 Componentes: Emilly Christine Gabriela Cessi Giulia Castro Maria Clara Diegues Erick Capelli.
A virtude da gratidão está em toda a Bíblia. É próprio das almas nobres agradecer sempre e por todas as coisas.
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
A primeira REVOLUÇÃO BURGUESA SÉCULO XVII
Formação Econômica do brasil
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
Colonização Espanhola
INDEPENDÊNCIA DOS EUA.
História Econômica Geral
A Independência dos EUA
INDEPENDÊNCIA DOS EUA 1776.
Colonização Portuguesa
ATENAS Fernando Santos.
História Sociedade & Cidadania Alfredo Boulos Jr.
Estados Unidos:da colonização a indepedência
A Divisão Internacional do Trabalho
Apogeu e declínio da influência europeia
MERCOSUL.
As etapas do Capitalismo
INDEPENDENCIA DOS EUA 18/06/2018
A Formação das Cidades-Estado Polis = Cidade-Estado
Colonização e Independência Espanha e Inglaterra
Comércio à escala mundial
ATENAS.
A COLONIZAÇAO NA AMÉRICA PORTUGUESA
Independências na América: uma discussão conceitual
A CONQUISTA E A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA.
A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA INGLESA
AMÉRICA PORTUGUESA E A ECONOMIA DO AÇÚCAR.
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
Fenícios: o povo do mar.
A INDEPENDÊNCIA DOS EUA
História Sociedade & Cidadania Alfredo Boulos Jr.
Absolutismo e mercantilismo
FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA.
As Revoluções da Modernidade: A Revolução Americana
O trabalho nas minas Capítulo 8.
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Colonizações inglesa e francesa na américa
Egito Antigo: política, economia e sociedade
América Portuguesa Aula 3
Mercantilismo Profª Maiara Alves.
Formação e Independência dos Estados Unidos
COLONIZAÇÃO EUROPEIA NA AMÉRICA PROF. MSC. ISACKSON CAVILHA MENDES UNIFICADO.
Preparatório EsPCEx História Geral
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
Brasil Colônia União Ibérica. União Ibérica (1580 – 1640) Fatores: Império colonial em todo mundo Poderio espanhol (Domínio dos mares) Desaparecimento.
FORMAÇÃO TERRITORIAL DOS EUA
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
A União Ibérica.
Colonização Portuguesa Principais Características a) Aculturação/genocídio/aliança com os indígenas; b) Economia: extrativismo/agricultura; c) Sociedade.
“ O CONTINENTE AMERICANO  É o segundo continente mais extenso do mundo com 42 milhões de km2;  Faz fronteira com os Oceanos Atlântico e Pacífico;
Colonização Inglesa. Colonização Inglesa Produtos Tropicais e Matérias primas A colonização do Sul Pacto colonial Colônia EUA Metrópole Inglaterra.
Transcrição da apresentação:

A América Inglesa Prof. Helton Chaves

As Treze Colônias Inglesas Colonização Motivações: Buscar novas riquezas e novos mercados. Problemas internos na Inglaterra: Políticos e Religiosos: a burguesia calvinista inglesa (chamados de puritanos) buscou fugir das perseguições impostas pelos monarcas anglicanos e católicos. Sociais e econômicos: o desemprego no campo e na cidade incentivou a migração de pessoas para as Colônias inglesas da América do Norte.

As Treze Colônias Inglesas Colonização Funcionamento: Companhias de comércio: Eram formadas por ricos burgueses que moravam nas colônias inglesas do Norte. Era um modo de investir na colonização utilizando mão de obra barata. Financiavam viagens de famílias inglesas que não tinham recursos para se deslocarem às colônias. As pessoas trabalhavam de quatro a sete anos para quitar as dívidas da viagem, em troca de moradia e alimentação. Esse sistema era denominado de “servidão por contrato”.

As Treze Colônias Inglesas O dia da ação de Graças ou “Thanksgiving Day” Feriado mais popular nos Estados Unidos; Comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro; Tradicionalmente é comemorado com refeições familiares (peru assado, vegetais e abóbora); Origem do feriado: Está relacionado aos pioneiros que fundaram a comunidade de Plymouth, no século XVII. Saíram da Inglaterra num navio chamado de Mayflower, após dois meses desembarcaram na América do Norte e só sobreviveram graças a comida oferecida pelos indígenas de wampanoag. Pintura da primeira celebração de Ação de Graças. O Thanksgiving Day transformou-se em um tradição de lembrar as origens do povo americano, de agradecer as graças recebidas, o alimento e a união entre as pessoas. A comemoração é feita com pratos à base de milho, abóbora, ervilha, carne de veado e aves).

As Treze Colônias Inglesas Diferenças entre as colônias inglesas: Colônias do Sul: adotou um sistema de plantation baseado no plantio de gêneros tropicais (ex.: algodão) para a exportação, com mão de obra escrava africana. Colônias do Norte e do Centro: formaram minifúndios policultores e desenvolveram o artesanato e manufaturas para o consumo próprio e para o comércio interno.

As Treze Colônias Inglesas O comércio triangular inglês Funcionamento: Envolvia as Treze Colônias inglesas, as Antilhas e a África, sem a interferência Coroa Inglesa. Colônias do norte: vendiam produtos manufaturados, alimentos e óleo de baleia às Antilhas; e também vendiam rum à África. Antilhas: vendiam melaço e ouro para as Colônias do Norte. África: vendia escravos para as Antilhas e também para as colônias do sul.

As Treze Colônias Inglesas Administração das Colônias Características: As colônias inglesas gozavam de uma relativa autonomia administrativa e econômica. A Coroa inglesa nomeava o governador de cada colônia. Cada colônia tinha um Conselho (nomeado pelo rei) para votar leis. Cada colônia tinha uma Assembleia (escolhida pelos colonos), que votava o orçamento e ratificava as leis e atos do Conselho. Uma das características políticas mais significativas da formação dos Estados Unidos foi o self government (governar a si próprio/autogoverno), instituído durante a colonização inglesa. Confronto Cultural “O que é comum a todos não pertence a ninguém. Este povo selvagem mandava sobre vastas terras sem títulos nem propriedade. (...) Deus todo-poderoso, em sua mais santa e sábia providência, dispõe que na condição humana de todos os tempos uns haverão de ser ricos e outros pobres, uns altos e eminentes no poder e dignidade, e outros medíocres e submetidos”. (Jonh Winthrop apud GALEANO. Nascimentos, 1983, p. 258-259) Obs.: Os inglesas invadiram territórios e dizimaram os povos indígenas por meio da guerra ou da transmissão de doenças.