Comportamento ondulatório da matéria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
(COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina folha de ouro. Nesta experiência.
Advertisements

QUÍMICA GERAL Aula 02 – Estrutura da Matéria e Atomística
FÍSICA MODERNA  Efeito Fotoelétrico  Aplicação Prática
ÁTOMOS: ESTRUTURA ELETRÔNICA.
QUÍMICA GERAL ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Sérgio Pezzin.
Prof. carlos eduardo saes moreno
Modelo Quântico.
O Átomo de Hidrogênio Equação de Schrödinger em coordenadas esféricas:
Modelos: Dalton Rutherford Thompson Bohr Atual.
TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA PROF: ADELÍCIO
O nascimento da Mecânica Quântica
Estrutura eletrônica dos átomos
Isóbaros Isótopos Isótonos Isoeletrônicos
Universidade Federal de Itajubá
Estrutura eletrônica dos átomos
QUIMICA Cap. 6 Integrantes: Bruno Antonio Carlos.
Estrutura eletrônica dos átomos
EQUAÇÃO DE DE BROGLIE E O PRINCÍPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG DA MECÂNICA QUÂNTICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina.
Postulado de de Broglie
MODELOS ATÔMICOS. DO QUE É CONSTITUÍDA A MATÉRIA?
Efeito fotoelétrico. O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética.
1 Escoamentos Compressíveis Capítulo 02 Forma integral das equações de conservação para escoamentos invíscidos.
Cinemática Escalar. 1. O movimento de um carro, que se move com velocidade constante, é descrito pela seguinte tabela t (h) S (km)
UNIDADE 1: Cinemática Cap. 05 – Movimento Circular Uniforme (MCU) Professor: ISRAEL AVEIRO Professor: Israel Aveiro.
Dualidade Onda-Partícula
Tipos De Energia Nomes: Manuela de Sena e Carolina Junqueira
Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina.
INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DE RAIOS-X
Cinemática de uma partícula
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Mecânica quântica e os orbitais atômicos
Frente 1: Modelos atômicos
Estrutura Eletrônica dos Átomos
Cronologia histórica dos modelos atômicos
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Massa atômica.
Os Modelos atômicos.
FM CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1.
TUBO DE RAIOS CATÓDICOS
OSCILAÇÃO Conceito Movimento Harmônico Simples – MHS
ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.
2.2 Modelo de Bohr.
Introdução à Estrutura Atmosférica
Ondas em uma corda Tomemos uma corda esticada:
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Cap. 39 – Mais ondas de matéria
ELETRICIDADE DA NATUREZA AO DOMÍNIO DO HOMEM.
Fláudio Ramos A Física do século XX.
Estrutura Atômica da Matéria. Desde a antiguidade o ser humano vem procurando saber mais sobre a matéria e usar esse conhecimento para viver melhor. Uma.
A Física do século XX Nicolau Nicolau Gilberto Ferraro Toledo Paulo A. Toledo Soares.
Física 4 Física de Quântica Uma breve introdução
Teoria da Relatividade e da Física Quântica.
Fláudio Ramos A Física do século XX.
Evolução dos Modelos Atômicos
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
Postulado de de Broglie
UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO À QUÍMICA GERAL
FÍSICA QUÂNTICA ESCOLA ARTE DE EDUCAR DE JACUNDÁ PROFª: ADRIELE RIBEIRO DISCIPLINA: FÍSICA.
Modelos Atômicos e o Átomo Unidade Curricular: Química Geral I Fase: 1
O Modelo Atômico de Bohr
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
Profª Jusciane da Costa e Silva
Ciências (Ensino Fundamental, 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia O que é o movimento?
TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA.
Cronologia histórica dos modelos atômicos
Viviane Silva.
Transcrição da apresentação:

Comportamento ondulatório da matéria A teoria de Bohr foi abandonada por não explicar fatos experimentais tais como detalhes dos espectros de átomos polieletrônicos e ligação química. a) Dualidade onda partícula Posteriormente a apresentação do modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio a natureza dual da energia radiante tornou-se um conceito familiar.

Comportamento ondulatório da matéria Observou-se que a radiação eletromagnética considerada onda em certas experiências comportava-se como uma partícula. Louis de Broglie perguntou-se poderia a recíproca ser verdadeira? Aquilo chamado de partícula mostraria propriedades ondulatórias em algumas experiências?

Comportamento ondulatório da matéria   E = hν  

Comportamento ondulatório da matéria  

Comportamento ondulatório da matéria Isto significa que o comprimento de onda associado a uma partícula depende da massa da partícula e da velocidade da partícula. Calcule o comprimento de onda de um elétron com velocidade de 5,97 x 106 m/s? Dado: a massa do elétron é 9,11 x 10-28 g Como 1000g = 1kg logo a massa do elétron é 9,11 10-31 kg

Comportamento ondulatório da matéria Solução λ = h 6,63 10-34 J/s mv (9,11 x 10-31 kg) (5,97 x 106 m/s) λ = 1,22 x 10-10 m = 0.122 nm O comprimento de onda do elétron é aproximada- mente o comprimento de onda dos raios X

COMPRIMENTO DE ONDA DE VÁRIAS PARTÍCULAS Partícula massa, kg velocidade ms-1 comp. de onda nm elétron 9,1.10-31 4,0.106 0,18 próton 1,7.10-27 2,0.105 1,0.10-3 molécula de N2 (25oC) 4,7.10-26 5,0.102 2,8.10-2 bala de fuzil 6,0.10-3 1,0.103 1,1.10-25 tartaruga 2,2 1,0.10-2 3,0.10-23 Tabela (Russel, Vol. 1, Cap. 6)

Comportamento ondulatório da matéria Se calcularmos o comprimento de onda associado a um elefante de massa 5.500 kg caminhando a uma velocidade de 1 m/s, veremos que corresponde a 1,2 x 10-37 m uma quantidade que não é possível de ser medida atualmente. A partir desse cálculo podemos inferir que o caráter ondulatório de grandes massas é desprezível ( não inexistente)

Comportamento ondulatório da matéria A magnitude do comprimento do comprimento de onda calculado para o elétron corresponde a distância existente entre as camadas de um cristal metálico como o níquel por exemplo.

Comportamento ondulatório da matéria Isso possibilitou a confirmação experimental das propriedades ondulatórias do elétron. Em 1927 Davisson e Germer conseguiram obter a difração de um feixe de elétrons que incide num cristal de níquel.

Comportamento ondulatório da matéria Desta experiência inferimos: Como um feixe de elétrons sofre difração pelos cristais do mesmo modo que os raios X logo confirma-se as propriedades ondulatórias do elétron.

Comportamento ondulatório da matéria Conlusão : Os elétrons têm natureza dual. Assim um fluxo de elétrons em movimento apresenta o mesmo tipo de comportamento ondulatório que a radiação eletromagnética.

O princípio da incerteza de Heisenberg É impossível conhecer simultaneamente e com certeza a posição e o momento (m.v) de uma partícula microscópica como o elétron.

O princípio da incerteza de Heisenberg p±p x±x Como p=m.v e p=m.v Onde Δp = erro na medida do momentum Δx = erro na medida da posição h= constante de Planck

O princípio da incerteza de Heisenberg Calcule a incerteza na posição de um elétron que tem massa 9,11 x 10-31 kg e move-se a uma velocidade média de 5 x 106 m/s em um átomo de hidrogênio. Vamos supor que conhecemos a velocidade com uma incerteza de 1% e que essa é a única fonte importante de incerteza no momentum. Δx > h 4π m Δv

ou seja , não saberemos onde o elétron está localizado no átomo.!! O princípio da incerteza de Heisenberg Substituindo os valores na equação e calculando a incerteza obtemos um resultado onde a incerteza é 1,15 x 10-9 m. Se conhecemos a posição de um elétron com incerteza de 1,15 x10-9 m e se o diâmetro de um átomo de H = 2 x 10-10 m, logo a incerteza é maior que o tamanho do átomo. ou seja , não saberemos onde o elétron está localizado no átomo.!!

O princípio da incerteza de Heisenberg Não podemos conhecer exatamente posição e momentum (e portanto a velocidade) ao mesmo tempo!! Como para descrever uma trajetória é necessária uma determinação simultânea e exata da posição e do momentum. Como não conseguimos fazer esta determinação logo não há possibilidade de especificar uma trajetória para o elétron.

O princípio da incerteza de Heisenberg Não podemos conhecer exatamente posição e momentum (e portanto a velocidade) ao mesmo tempo!! O princípio da incerteza mostra que as trajetórias circulares do elétron ao redor do núcleo (do modelo de Bohr) não podem ter significado.

O princípio da incerteza de Heisenberg Se não podemos nunca saber a posição e o momentum exatos de um elétron vamos falar sobre a probabilidade de ele estar em determinados lugares do espaço. Reconhecida a natureza ondulatória do elétron o seu comportamento é descrito em termos apropriados para ondas.

O princípio da incerteza de Heisenberg Face ao exposto será proposto um modelo que descreve precisamente a energia do elétron todavia trata a sua localização em termos de probabilidade.