CATECUMENATO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Natureza da Iniciação Cristã
Renovação das promessas do Batismo
IGREJA E ESPIRITUALIDADE
RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS
COMO ESTÁ A NOSSA CAMINHADA?
Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS
Um caminho para formar discípulos-missionários Iniciação à Vida Cristã
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
Preparando para a Páscoa do Senhor!
A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO CATECUMENAL
RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS
O CAMINHO Pistas de ação.
Um novo olhar para uma nova prática
Vigília Pascal.
O catecumenato Paróquia Nossa Senhora do Cabo
A Comunidade.
Departamento Arquidiocesano da Catequese
A INICIAÇÃO CRISTÃ NA PARÓQUIA
A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO CATECUMENAL
CATEQUESE E INICIAÇÃO CRISTÃ.
SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
“Cristãos não se nasce, torna-se!”
A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO CATECUMENAL
A Paz.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Um Processo de Inspiração Catecumenal
Mudança de época Atinge os critérios de compreender a vida, inclusive a maneira de entender Deus. Exige que o anúncio de JC não seja mais pressuposto,
Baptismo do Senhor.
A CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS 3.º Encontro paroquial
Sobre a Ressurreição de Cristo
36º ENPL – Iniciação Cristã
Liturgia – 2011.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
Elementos para viver a Quaresma: fé autêntica, conversão
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Um novo olhar para uma nova prática
NÃO HOUVE QUEM VOLTASSE PARA DAR GLORIA A DEUS,A NÃO SER ESTE ESTRANGEIRO ! 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM 13 DE OUTUBRO DE 2013 APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS.
“ SE O GRÂO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. 22 DE MARÇO DE 2015.
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
"Se o grão de trigo não morrer..."
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA
CNBB – Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética
CATEQUESE COM ESTILO CATECUMENAL
CATEQUESE COM ESTILO CATECUMENAL
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
CATEQUESE COM ADULTO.
 1. CAMINHO PARA ATINGIR UM OBJETIVO  2. PROGRAMA QUE ESTABELECE PREVIAMENTE UMA SÉRIE DE OPERAÇÕES:  em vista de um objetivo  3. MODO DE PROCEDER;
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
Começo de conversa... “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas,
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A Evangelização atual Encontramo-nos numa nova etapa evangelizadora que deve estar marcada pela alegria e deve indicar caminhos novos para a caminhada.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
Transcrição da apresentação:

CATECUMENATO

Agenda da apresentação Os diretórios; A palavra Catecumenato; A iniciação Cristã; O processo: Estilo Catecumenal; Conceitos; A prática; Implicações; Adaptações; Desafios; Conclusão.

1. Os diretórios Diretório geral para Catequese 1997; Diretório Nacional para Catequese 2006; Catequese Renovada 1986; Concílio Vaticano II: Ritual de Iniciação Cristã de Adultos 1972 (RICA); ESTILO CATECUMENAL: Processo e Interação do Anúncio e da Celebração do Mistério da Fé para a conversão de vida.

2. A palavra Catecumenato Estado de Catecúmeno; Tempo de iniciação; Catecúmeno = aquele que se prepara para receber o Batismo; Catequese: fazer ecoar aos ouvidos; Catecumenato é uma iniciação à fé cristã para ressoar a mensagem de Cristo na pessoa.

3. A iniciação Cristã No início da Igreja, quem abraçava a fé devia percorrer um caminho em preparação à vida cristã; Era um processo progressivo que unia Catequese (instrução), Liturgia (Celebração) e Conversão (vivência da fé); Após um tempo de cerca de três anos a pessoa recebia na Vigília Pascal o Batismo, a Crisma e a Eucaristia.

4. O processo: Estilo Catecumenal 1. O primeiro encontro! Anúncio alegre e dinâmico das realidades principais de nossa fé: querigma (primeiro anúncio sobre Jesus Cristo, capaz de transformar a vida de quem acolhe a mensagem). Introdutores = padrinhos; acompanhamento personalizado.

4. O processo: Estilo Catecumenal 1. O primeiro encontro! QUERIGMA: Deus nos ama, mas nosso pecado nos impede de acolher este amor, por isso ele enviou seu Filho Jesus Cristo que morreu na cruz e ressuscitou e assim nos salvou. Jesus Cristo é a nossa vida, nossa alegria: Ele é tudo para nós. Finalidade: Despertar a fé em Jesus Cristo.

4. O processo: Estilo Catecumenal 2. Rito de entrada na catequese; 3. Catecumenato: Processo de conhecer mais a fé. Conhecer para amar. Aprofundar o Creio a partir da Bíblia. Aprofundar a fé; Celebrações da Palavra; Entrega do Creio; Entrega do Pai-Nosso; Exorcismos (são renúncias e bênçãos); Conversão.

4. O processo: Estilo Catecumenal 4. Eleição: Inscrição do nome; 5. Purificação: Quaresma, revisão de vida e escrutínios; 6. Celebração dos Sacramentos: Vigília Pascal; 7. Mistagogia: Tempo Pascal até Pentecostes: viver a Páscoa.

5. Conceitos CONVERSÃO: atitude permanente de quem se dispõe a seguir Cristo; mudança na visão da vida e do mundo e por isso mudança de hábitos. ELEIÇÃO: eleito é quem está inscrito na Catequese para receber o Batismo e foi aceito pela comunidade.Isto ocorre na inscrição do nome. Recorda a eleição que Deus fez com o povo de Israel.

5. Conceitos ESCRUTÍNIO (perscrutar, perceber o sentido mais profundo) nos domingos da quaresma. São feitas orações pelos eleitos e um exorcismo: prepara o eleito para receber os sacramentos, afasta-o das ciladas do inimigo e corrige o que nele há de impuro. EXORCISMO: o ser humano sozinho não se livra da força do mal, por isso roga-se para que Deus dê forças para o crescimento da fé, da conversão e da fidelidade ao segmento de Jesus.

5. Conceitos MISTAGOGIA: conduzir ao Mistério. É o tempo pascal que aprofunda a fé no Mistério Pascal: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.Tempo de engajar na comunidade dos fiéis aqueles que receberam os sacramentos. RENÚNCIA: renegar o pecado, o demônio, suas obras e seduções. Está colocada antes do ato batismal.

6. A prática QUERIGMA – encantar-se pela fé (período curto, atendimento personalizado); CATEQUESE – aprofundar a fé (período longo, feito em grupos e na comunidade); BÊNÇÃOS E RENÚNCIAS – participação constante nas celebrações da comunidade. Os catecúmenos retiravam-se após as preces;

6. A prática ELEIÇÃO – antes da Quaresma. Inscrição do nome; PURIFICAÇÃO – cinco domingos da Quaresma; INICIAÇÃO – Vigília Pascal: batismo na piscina, veste branca, Crisma e Eucaristia; MISTAGOGIA – participação plena na Eucaristia e aprofundamento da experiência do Mistério Pascal.

7. Implicações O centro da catequese é o MISTÉRIO PASCAL: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. A Catequese não deve separar-se da Liturgia, pois é iniciação no mistério e não mera instrução sobre o Mistério; SEM MUDANÇA DE VIDA NÃO HÁ CONVERSÃO: CATEQUESE DEVE FORMAR DISCÍPULOS!

9. Desafios NOSSA MENTALIDADE PRECISA MUDAR. NOSSA PRÁTICA DEVE SER TOTALMENTE NOVA. ESTUDAR MAIS, APROFUNDAR O NOVO MÉTODO. INTEGRAR CATEQUESE E LITURGIA (DIALOGAR COM AS EQUIPES DE LITURGIA DAS COMUNIDADES). RENOVAR TODA A EXPERIÊNCIA CRISTÃ DA COMUNIDADE A PARTIR DA INICIAÇÃO CRISTÃ.

10. Conclusão “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas,e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (Doc. Aparecida, 29)