REDUÇÃO DE CUSTOS PELO GERENCIAMENTO DA FROTA 2º. Seminário de Manutenção e Mecanização - Nordeste 08 de Março de 2007
O objetivo global do seminário: Incentivo aos funcionários da área, como: gerentes, engenheiros, encarregados e técnicos das áreas em especial aos CONTROLADORES que vitalizam essas informações Padronização dos Índices Gerenciais de Manutenção e sua Determinação Troca de informações desses parâmetros
Empresas Participantes Usinas Transporte Coletivo / Cargas Fornecedores Profissionais da área Técnicos Agrícolas Engenheiros Mecânicos Profissionais Liberais Cientistas
AGRADECIMENTO AOS PATROCINADORES PELO INCENTIVO NA REALIZAÇÃO DESSE EVENTO
Conhecendo a Assiste
ASSISTE PRESENTE NO BRASIL A MAIS DE 20 ANOS ESTADOS BRASILEIROS QUE A ASSISTE E ATUANTE RS RR PE CE AL RJ SP PR SC MG AM BA MT MS GO TO AC PA RO AP MA PI RN PB SE ES SEMINARIO MACEIÓ/AL. SEDE ASSISTE PIRACICABA/SP. FROTA NACIONAL: TRATORES: 430.000 Angola
Alguns Clientes do Segmento do Ramo Sucro-alcooleiro Usina Alta Mogiana S/A Açucareira Bortolo Carolo S/A Usina São João Açúcar e Álcool S/A Usina Serra Grande S/A Destilaria Andrade S/A Usina Coruripe Açúcar e Alcool Usina Santa Clotilde Usina Açucareira Furlan S/A Usina União E Industria S/Al Integre-se você também como outras 90 empresas já o fizeram!
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REDUÇÃO DE CUSTOS PELO GERENCIAMENTO DA FROTA Participação Custo de Mecanização em Unidade Sucroalcooleira Idade da Frota Utilização dos Equipamentos
Participação Percentual da Mecanização no Custo Agrícola
Custo da Frota Canavieira A Mecanização tem alto percentual na composição do custo agrícola com tendências a aumentar; As parcelas do custo de Mecanização estão sujeitas a controles e ao gerenciamento; Existe soluções capaz de coletar, determinar e gerenciar as informações e índices permitindo otimizar o processo.
Participação das Parcelas no Custo com a Frota Período: 2.006
Fatores Preponderantes na Redução do Custo da Frota Idade da Frota Utilização dos Equipamentos Combustível e Lubrificante Manutenção Pneus Custos e Seleção de Modelos Operação (Motoristas/Operadores)
Ranking da Idade Média da Frota Geral em Anos Consideramos todos os nossos clientes do ramo sucro-alcooleiro para elaboração do Ranking de índices de manutenção.
Idade Média da Frota em Anos Classe Operacional Idade Média em Anos SE NE Média Trator Pneu 5,7 9,5 7,6 Carregadora Cana 8,1 8,0 Colhedora Cana 4,0 5,4 4,7 5,9 6,8
Idade Média da Frota em ( h ) Classe Operacional: Idade Média em h SE NE Média Trator Pneu 9.941 17.556 13.650 Carregadora Cana 15.617 14.904 15.263 Colhedora Cana 9.768 11.594 8.911 13.230 13.646 12.608
Idade Média da Frota em Anos Classe Operacional Idade Média em Anos SE NE Média Caminhão Canavieiro 7,1 7,6 7,4 Caminhão Basculante 6,2 12,1 9,2 Caminhão Comboio 6,0 14,1 10,1 Caminhão Borracharia 8,8 12,5 10,7 Caminhão Oficina 13,6 5,4 9,5 Automoveis e Utilitários 2,4 9,0 8,2
Idade Média da Frota em ( km ) Classe Operacional: Idade Média em - km SE NE Média Caminhão Canavieiro 355.824 292.053 323.938 Caminhão Basculante 233.132 445.862 339.497 Caminhão Comboio 287.026 551.453 419.240 Caminhão Borracharia 394.091 307.068 350.580 Caminhão Oficina 547.257 132.654 339.955 363.466 345.818 354.642
Idade Média da Frota Geral em Anos Equipamentos: Idade em Anos Idade em (h-km) SE NE Caminhões e Assemelhados 9,8 12,6 346.543,9 404.965,0 Máquinas e Assemelhados 7,6 9,5 11.416,6 15.965,9 Veiculos Leves 2,4 3,7 100.205,2 164.871,9 Motor Estacionário 15,3 2.464,7 3.864,4 Moto-Bombas 8,7 11,8 11.793,3 17.512,0 Média 7,2 10,6
Idade Média da Frota Geral em Anos
Demonstrativo da Utilização Anual Média (h-km) REGIÃO Canav. Carreg. Bell Colhed. T.Pneu SE 50.116 1.928 1.487 2.442 1.744 NE 38.428 1.863 1.728 2.147 1.848 Média 44.272 1.896 1.608 2.295 1.796 A não utilização da Frota é um grande vilão para aumento de custo. Quando achamos que nossos equipamentos estão novos em anos, mais na verdade estão sub utilizados.
Utilização Média por Classe Operacional REG. Uso Médio minimo maximo D.P. Carreg. NE 1.863 725 3.184 634 SD 1.928 726 3.179 692 Bell 1.728 570 3.124 554 1.487 2.789 669
Utilização Média por Classe Operacional REG. Uso Médio minimo maximo D.P. Colhedora NE 2.147 1.010 3.980 648 SD 2.442 728 3.624 609 Prentice 2.271 1.025 3.065 760 1.627 340 3.360 873 Trator pneu 1.848 500 3.534 771 1.744 499 3.540 869
Utilização Média por Classe Operacional REG. Uso Médio minimo maximo D.P. Moto Niveladora NE 2.245 814 3.966 828 SD 2.598 830 3.972 913 Pa Mecanica 2.326 339 6.134 1.225 2.433 389 5.176 1.147 Trator Esteira 1.792 506 3.799 800 2.142 561 3.999 870
Utilização Média por Classe Operacional REG. Uso Médio Minimo Maximo D. P. Canavieiro SE 50.116 18.614 96.883 15.783 NE 38.428 18.613 93.534 13.307 Basculante 37.602 19.420 71.276 12.004 36.848 19.381 93.322 13.655 Cav.Mecanico 44.707 19.599 91.156 18.063 59.226 19.101 42.694 32.568 Comboio 47.838 19.654 91.149 16.138 39.110 20.486 71.996 13.605
Utilização Média por Classe Operacional REG. Uso Médio Minimo Maximo Desvio Padrao Transbordo NE 23.777 18.629 41.170 6.360 SD 24.004 18.582 61.473 7.724 Oficina 40.239 19.137 83.937 16.020 24.565 18.888 30.172 3.618 Borracharia 44.783 22.817 84.221 17.149 36.138 25.883 45.577 8.587 Utilitario 48.495 18.588 123.334 20.550 50.306 18.565 121.981 20.919
Utilização de Maquina Agricola Modelo Trator de Pneu
Composição do Custo Valtra BH 180-4 Valtra BH 180-4 - Ano Fab. - 2007 R$ - 168.000,00 DEPRECIAÇÃO CONTABIL = 5 ANOS
Custo Fixo em Função do Uso Capital Salario Juros Redução pelo Maior Uso da Frota REDUÇÃO DE 75% DO CUSTO DE DEPRECIAÇÃO Utilização 1.000 h 4.000 h Contabil 57,1 14,2 N. Contabil 23,5 5,8
Aumento da Utilização da Frota Seleção Correta dos Modelos Dimensionamento Correto da Quantidade de Equipamentos Manutenção Inteligente Planejamento Agrícola Controle do Uso
Tabelas da Valtra
Inventário da Trator de Pneu por Fabricante Região Potência Equipamento Vida Média Idade Média (cv) (n) (h) (ano) Centro-Oeste 135,4 101 22.072 12,0 Nordeste 116,9 873 14.524 11,9 Sudeste 134,6 1.612 10.385 9,0 Média / Total 128,6 2.586 12.239 10,1
Inventário da Frota de Carregadora de Cana por Fabricante Região Potência Equipamento Vida Média Idade Média (cv) (n) (h) (ano) Centro-Oeste 94,1 29 24.221 14,5 Nordeste 442 13.907 11,3 Sudeste 97,4 359 13.751 Média / Total 95,5 830 14.200 11,4
Disponibilidade Mecânica regiao Eficiência Horas Disponibilidade Mecânica Atendimento Densidade Manutenção Trabalhada Permanencia Centro Oeste 83,62 54,93 14,32 7.457 16.352 Nordeste 84,03 57,38 14,92 82.401 128.908 Sudeste 85,37 70,58 17,60 242.292 137.040 Média 84,68 63,90 16,24 332.150 282.300
Disponibilidade Mecânica Regiao Eficiência Horas Disponibilidade Mecânica Atendimento Densidade Manutenção Trabalhadas Permanencia Centro Oeste 90,04 49,13 6 11.175 30.617 Nordeste 87,83 53,67 7,89 112.095 190.450 Sudeste 90,15 70,57 9,39 568.869 370.776 Média 89,50 64,71 8,81 692.139 591.844
Comparativo de CRM / Eqpto / Ano Implementos Incorporados ( Frota Total )
Comparativo de CRM / Eqpto / Ano Caminhão Canavieiro
Comparativo de CRM / Eqpto / Ano Trator Pneu
Comparativo de CRM / Eqpto / Ano Carregadora de Cana
Comparativo de CRM / Eqpto / Ano Colhedora de Cana
Comparativo de CRM / Eqpto / Ano Veículos Leves e Utilitários
Idade Media
Idade Média da Frota Geral Maquina Motora
Idade Média da Frota Caminhões e Similares
Idade Média da Frota Máquinas e Similares
Idade Média da Frota Caminhões Canavieiro
Idade Média da Frota Trator Pneu
Idade Média da Frota Carregadora Cana
Idade Média da Frota Colhedora Cana
Idade Média da Frota Veículos Leves e Utilitários
Índice Manutenção Básica Máquinas/Comboio
Índice Manutenção Básica Medidor Parado
Consumo Óleo Hidráulico x Óleo Diesel Carregadora Cana
Consumo Óleo Hidráulico x Óleo Diesel Colhedora Cana
Analise dos Abastecimentos Irregulares Maior Capacidade
Analise dos Abastecimentos Irregulares Consumo Irregular
Pontualidade das Trocas de Óleo No Prazo
Pontualidade das Trocas de Óleo Erro no Volume
Pontualidade das Trocas de Óleo Erro Tipo Óleo
Pontualidade das Trocas de Filtros No Prazo
Analise Consumo Óleo Lubrificantes (Troca )
Analise Consumo Óleo Lubrificantes (Remonta)
Analise dos Motores com Remontas Acima Padrão (% Diesel mm/l)
Quadro de Colaboradores da Manutenção (Equipto x Funcionários)
Quadro de Colaboradores da Manutenção (Equipto x Funcionários)
Quadro de Colaboradores da Manutenção (Equipto x Funcionários)
Quadro de Colaboradores da Manutenção (Equipto x Funcionários)
Quadro de Colaboradores da Manutenção (Equipto x Funcionários)
Quadro de Colaboradores da Manutenção (Equipto x Funcionários)
Quadro de Colaboradores da Manutenção (Equipto x Funcionários)
Quadro de Colaboradores da Manutenção (Equipto x Funcionários)
Quadro de Colaboradores da Manutenção (Equipto x Funcionários)
Quadro de Colaboradores da Manutenção (Equipto x Funcionários)
Quadro de Colaboradores da Manutenção (Equipto x Funcionários)
Quadro de Colaboradores da Manutenção (Equipto x Funcionários)
Quadro de Colaboradores da Manutenção (Equipto x Funcionários)
Quadro de Colaboradores da Manutenção (Equipto x Funcionários)
Quadro de Colaboradores da Manutenção (Equipto x Funcionários)
Quadro de Colaboradores da Manutenção (Equipto x Funcionários)
Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Eficiência de Disponibilidade
Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Efic. Disp Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Efic. Disp. Caminhão Canavieiro
Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Efic. Disp. Trator Pneu
Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Efic. Disp. Carregadora Cana
Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Efic. Disp. Colhedora Cana
Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Efic Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Efic. Atendimento – Frota Geral
Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Efic Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Efic. Atendimento – Caminhão Canavieiro
Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Efic Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Efic. Atendimento – Trator Pneu
Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Efic Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Efic. Atendimento – Carregadora Cana
Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Efic Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Efic. Atendimento – Colhedora Cana
Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Densidade – Frota Geral
Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Densidade – Caminhão Canavieiro
Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Densidade – Trator Pneu
Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Densidade – Carregadora Cana
Analise dos Índices Técnicos da Manutenção Densidade – Colhedora Cana
Analise das Eficiências da Mão Obra das Seções - Geral
Analise das Eficiências da Mão Obra das Seções - Caminhões
Analise das Eficiências da Mão Obra das Seções - Máquinas
Analise das Eficiências da Mão Obra das Seções - Elétrica
Analise das Eficiências da Mão Obra das Seções - Campo
Analise Histograma Permanência Manutenção (0,0 á 0,5 dias)
Analise Histograma Permanência Manutenção (0,5 á 1,0 dias)
Analise Histograma Permanência Manutenção (1,0 á 3,0 dias)
Analise Histograma Permanência Manutenção (Acima de 3,0 dias)
Analise dos Motivos de Entrada na Manutenção Motivo da Entrada - Corretiva
Analise dos Motivos de Entrada na Manutenção Motivo da Entrada - Preventiva
Analise dos Motivos de Entrada na Manutenção Motivo da Entrada - Reforma
Analise dos Motivos de Entrada na Manutenção Motivo da Entrada – Pequenas Regulagens
Analise dos Agentes Causadores Manutenção Agente Causador - Quebra
Analise dos Agentes Causadores Manutenção Agente Causador - Programada
Analise dos Agentes Causadores Manutenção Agente Causador - Desgaste
Analise dos Agentes Causadores Manutenção Agente Causador - Borracharia
Analise dos Motivos das Paradas Mecânicos Motivo – Falta Ordem de Serviço
Analise dos Motivos das Paradas Mecânicos Motivo – Falta Urgência
Analise dos Motivos das Paradas Mecânicos Motivo – Deslocamento
Analise dos Índices Técnicos de Pneus Pneus/ Borracheiro
Analise dos Índices Técnicos de Pneus Pneu Comprado/ Atividade
Analise dos Índices Técnicos de Pneus Pneu Ressolado/ Atividade
Analise dos Índices Técnicos de Pneus Pneu Eliminado/ Atividade
Índice de Radialização Pneus Rodoviários Pneu Radial/ Total Pneu
Participação dos Pneus Rodoviários
Classificação dos Pneus por Número de Vida 1 Vida
Classificação dos Pneus por Número de Vida 2 Vida
Classificação dos Pneus por Número de Vida 3 Vida
Participação dos Fabricantes de Pneus Michelin
Participação dos Fabricantes de Pneus Goodyear
Participação dos Fabricantes de Pneus Firestone
Participação dos Fabricantes de Pneus Pirelli
Analise dos Pneus Reformados Índice Recusa - Reformadores
Analise dos Pneus Eliminados Pneu Eliminado – Corte Carcaça
Analise dos Pneus Eliminados Pneu Eliminado – Separação Banda