Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
Advertisements

Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
VOCÊ E O LIXO?.
Reciclagem de lixo orgânico
Ciclo de vida do produto
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Saneamento ambiental Iana Alexandra
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Lixo Orgânico Componentes: Catarina Lima Daniel Lima
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades.
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
Ecologística: a logística da ecologia
Resíduos.
O DESTINO DO LIXO.
Gestão dos Resíduos Sólidos
Plásticos Degradáveis
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão
Agrupamento de Escolas de Alijó
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
Gerenciamento de resíduos sólidos
DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO
RESÍDUOS.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos
Profª. Andréia 9º Ano Química.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Prof. Dra. Susane Chang Higiene Coletiva.
Quantidade de água disponível
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
LIXO Um grave problema no mundo moderno
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 4º BIMESTRE
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Temas para os trabalhos de grupo de CN 8º ano 2010/2011.
ENEM 2010 Pré-Vestibular Frei Seráfico Ciências da Natureza Biologia.
Professor Alan Alencar
COMPOSTAGEM.
RESÍDUOS SÓLIDOS.
Lixo Brasileiro.
Semana do Meio Ambiente
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
TRABALHO RESÍDUOS SÓLIDOS E RECICLAGEM
Compostagem: Construção e Benefícios DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
Meio Ambiente: “ É o conjunto de condições, influências e interações de ordem física, cultural e artificial que permite, abriga e rege a vida em todas.
Bruna Pacheco Keldmy Obrownick
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
1. 2 Sumário 1 - Competências relacionadas 2 - Objetos do conhecimento associados às matrizes de referência 3 - Água 4 – Tratamento de Água 5 – Agradecimentos.
O lixo também faz parte da sua vida!
O MEIO AMBIENTE É TUDO QUE NOS CERCA
Água – fundamental para vida.
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
QUÍMICA – APOSTILA 1 POR QUE ESTUDAR A QUÍMICA?. ONDE ESTÁ A QUÍMICA? Os conhecimentos químicos são fundamentais para a obtenção de muitos produtos presentes.
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
ENEM 2012 Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Professora: Angela Deyva Gomes da Silva Formação de Professores da Seduc Informação e formação Método.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias Lixo e Reciclagem Prof. Guedes

Conceitos LIXO  É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas. CHORUME  Líquido escuro de cheiro desagradável e alta carga poluidora proveniente de matéria orgânica em putrefação. COMPOSTAGEM  Processo biológico de decomposição da matéria orgânica que tem como resultado final um composto que pode ser aplicado como adubo natural.

Tipos de lixo Doméstico Urbano Comercial Industrial Especial Hospitalar Radioativo Espacial

Reduzir Reutilizar Reciclar Os 3 Rs Reduzir Reutilizar Reciclar custo Descartar

Conceitos RECICLAGEM  Reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Ocorre transformação físico-química do material. BIODEGRADÁVEL  Material que após o seu uso pode ser decomposto pelos microorganismos usuais no meio ambiente, perdendo as suas propriedades químicas nocivas. EUTROFIZAÇÃO  Fenômeno causado pelo excesso de nutrientes na água, provocando um aumento excessivo de algas e de outros elementos da cadeia alimentar. Este aumento de biomassa pode levar a diminuição do oxigênio dissolvido, provocando a morte e conseqüente decomposição de muitos organismos.

O que fazer com o lixo ?

Coleta seletiva em Barcelona http://www.youtube.com/watch?v=rBJ3QrI4V60

Competências trabalhadas Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade. H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

Competências trabalhadas Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos. H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos. H10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e/ou destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.

Competências trabalhadas H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios. Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos. H19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.

Competências trabalhadas Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas. H26 – Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos. H27 – Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.

Competências trabalhadas Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, emsituações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas. H30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva ou do

Questão Sobre o tema é correto afirmar: “O brasileiro nunca consumiu tanto como nos últimos dez anos. Carros, eletrodomésticos, enlatados, pneus, papel. São embrulhos pra cá, caixas de papelão pra lá. Milhões de pessoas foram incluídas na sociedade de consumo, num processo importante de acesso a diferentes bens. Mas esse contingente também engrossou a aldeia dos “produtores de lixo”, que cresce num ritmo superior ao avanço demográfico. A única coisa que não caminha na mesma velocidade é o nível de educação e conscientização ambiental. (...)” Sobre o tema é correto afirmar: O crescimento do lixo urbano, proporcionado pelo aumento da sociedade de consumo, não afeta a política de tratamento e destinação do lixo. O lixo especial, tais como pilhas e baterias, deve ser incinerado nos aterros sanitários. Os aterros controlados são a melhor destinação do lixo urbano coletado uma vez que nele todo chorume é canalizado e tratado antes de ser devolvido ao meio ambiente. Nos aterros sanitários o lixo é coberto diariamente e o gás metano produzido é queimado. O aumento da reciclagem, diminuiria a produção de chorume nos lixões.

Gabarito O crescimento do lixo urbano, proporcionado pelo aumento da sociedade de consumo, não afeta a política de tratamento e destinação do lixo. O lixo especial, tais como pilhas e baterias, deve ser incinerado nos aterros sanitários. Os aterros controlados são a melhor destinação do lixo urbano coletado uma vez que nele todo chorume é canalizado e tratado antes de ser devolvido ao meio ambiente. Nos aterros sanitários o lixo é coberto diariamente e o gás metano produzido é queimado. O aumento da reciclagem, diminuiria a produção de chorume nos lixões.