O Mito e a Técnica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dynapac presents a series of new pneumatic tyred rollers
Advertisements

Primeira Lei de Newton.
SISTEMA CONSULT DE DIREÇÃO
TREINAMENTO Material Rodante – Ajustagem da esteira
CONDUÇÃO SEGURA EM CURVAS
ANIP MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES
10 Princípios em Ergonomia.
SISTEMA DE SUSPENSÃO.
Cicloturismo.
Sistema de transmissão de tratores agrícolas
De onde vem toda tecnologia de segurança dos nossos automóveis?
Mecânico automotivo Freios Convencionais
INSTRUTOR: SCOPINO AULA 9
Procedimentos de Segurança
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
APRESENTA.
Como arrombar um volks.
- DSS - DIALOGO SEMANAL DE SEGURANÇA
Roseli Oliveira da Silva
SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO
“Todo ser que respira louve ao Senhor”
SMS PETROBRAS.
Pneus, Freios e Luzes Pneus, freios e luzes são três dos elementos mais importantes do seu veículo. O uso e a manutenção adequados desses itens são sinônimo.
Estratégia Eficiente para Controle da Frota e Subcomponentes
O Automóvel O Automóvel. Trabalho realizado por: Discentes: Discentes: Luís Marques nº10 Luís Marques nº10 Rui Gomes nº17 Rui Gomes nº17 Vítor Moreira.
MATEMÁTICA Prof. Carlos Alexandre.
Fundamentos de Dinâmica Veicular
Fundamentos de Dinâmica Veicular
Estratégias para projeto de EVE
Alunos: Fernando, Luciano e Ricardo N° 06,11,17
SEGURANÇA NOS PNEUS.
CEMEX PNEU INDICADO: % off road
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
Curso: Técnica administrativa Trabalho elaborado por: Paula Alexandre
SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO
Direção defensiva Cinto de segurança.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Clica para continuar.
SEGURANÇA DOS PNEUS.
Louis Raspino, President & CEO
Condução fora do asfalto
Apostila de Ordem Unida Básica
BALANCEAMENTO DE RODAS
Abril
Leis de Newton.
Administração, Segurança e Território
O pequeno gauchão. Esse carro foi inventado, criado e construído na cidade de Lajeado, RS. Observem o tamanho em relaçao aos outros.
- Física e Segurança no Trânsito -
LEIS DE NEWTON.
2100 mm 1500 mm 1200 mm COMO VOCÊ PODE OBSERVAR, EU AUMENTEI 200 mm EM RELAÇÃO AO DESENHO PARA ACOMODAR AS PERNAS DOS PASSAGEIRO.
Revisão da Literatura Pneus Forças laterais (4) Forças longitudinais
A VOLKSWAGEN RESOLVEU ACABAR COM A CONCORRÊNCIA ! QUEM É QUE JÁ OUVIU FALAR DO “NOVO” BUGATTI VEYRON??
Sérgio o Nadador.
POUPAR 100 REAIS e DEVER 100 REAIS
SOFTWARE LIVRE CONTEXTO E REALIDADE BRASILEIRA
Você está logado como: Empresa: Votomix Industria e Comércio Ltda. Ver Notas Fiscais (Sair) Ver Gráficos.
Administração e segurança do Território
NETWORKING Rede de possibilidades
1 TIRE SAFETY SEGURANÇA DOS PNEUS SAFETY is the number 1 value of the company!!! Louis Raspino, President & CEO.
EDUCAÇÃO - TRÂNSITO - CIDADANIA
2.8 Segurança num automóvel
2.9 Forças de atrito. 2.9 Forças de atrito O que faz com que um patinador se mova facilmente sobre o gelo?
1.INTRODUÇÃO Para a suspensão do projeto VR BAJA 2012, Assis et. al. (2012), foram analisados alguns itens como fabricação de novas peças, manutenção do.
Sistema de coordenadas
Antes de dizer ou pedir algo a sua esposa, procure ter certeza de que foi bem claro e se ela entendeu corretamente o que você disse... para não correr.
NA MEDIDA.... A VOLKSWAGEN RESOLVEU ACABAR COM A CONCORRÊNCIA ! QUEM É QUE JÁ OUVIU FALAR DO “NOVO” BUGATTI VEYRON??
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
O uso de capacetes de tamanho inadequado é bastante desconfortável. Além disso, o capacete irá prejudicar sua visão durante a condução da motocicleta,
Atrito O atrito resulta da interacção entre dois corpos Em física, o atrito é uma força natural que atua apenas quando um objeto está em contato mecânico.
Transcrição da apresentação:

O Mito e a Técnica

Qual a semelhança entre os três BMW’s e o Jaguar da figura anterior Qual a semelhança entre os três BMW’s e o Jaguar da figura anterior? E qual a semelhança entre os quatro e o Fusquinha da Dona Maria?

Qual a semelhança entre os três BMW’s e o Jaguar da figura anterior Qual a semelhança entre os três BMW’s e o Jaguar da figura anterior? Todos os 4 estão em condição de derrapagem com o eixo traseiro, em piso molhado

E qual a semelhança entre os quatro e o Fusquinha da Dona Maria E qual a semelhança entre os quatro e o Fusquinha da Dona Maria? Os quatro estão com pneus novos na dianteira e usados na traseira, assim como pensa ser o “certo” a grande maioria dos motoristas, inclusive a Dona Maria do Fusquinha

O Mito: ”Se precisar trocar apenas 2 pneus do meu carro, vou colocar os dois novos na frente e deixar os dois meia-vida nas rodas traseiras"

A Técnica Quer você tenha um sistema de tração dianteira ou traseira, todos os grandes fabricantes de pneu (Pirelli, Goodyear, Michelin, Continental, etc) e de automóveis recomendam colocar os pneus mais novos no eixo traseiro, para maior segurança em situações imprevistas e difíceis como frenagem brusca e curva fechada, principalmente em pista molhada.

Por que colocar os pneus novos ou menos usados no eixo traseiro do veículo?

Em FRENAGENS no seco, devido à força de frenagem estar distribuída em cerca de 65% na dianteira e 35 % na traseira (estes números oscilam de acordo com o veículo, mas sempre com mais pressão na dianteira), pneus mais gastos na frente do veículo, ajudam a diminuição do espaço de frenagem por 2 motivos: os pneus terão área de contato maior com o solo pois já estão "assentados" e também por estarem com menor altura de borracha na rodagem, há menor movimentação dos blocos e lâminas e portanto maior performance de frenagem.

Numerosos testes demonstraram que geralmente é mais fácil controlar uma PERDA DE ADERÊNCIA dianteira do que traseira. Se os pneus dianteiros derraparem, o motorista perderá, por um curto espaço de tempo, o controle do veículo. O reflexo natural para recuperar o controle é tirar o pé do acelerador e girar o volante no sentido da curva. Esse reflexo pode permitir o restabelecimento do controle do veículo.

Ao contrário, se a PERDA DE ADERÊNCIA ocorrer nas rodas traseiras, a situação será muito mais difícil de controlar, pois o veículo poderá dar um “cavalo-de-pau”. O motorista deverá, nesse caso, acelerar e girar o volante no sentido contrário ao da curva. Somente um motorista muito experiente e especialmente treinado possui esse reflexo.

Por isso, para uma segurança reforçada, a melhor prática é colocarmos pneus novos no eixo traseiro: Para uma boa estabilidade na frenagem; Para uma melhor aderência nas curvas.

Como está o seu carro?

Outras dicas: 1) Melhor não usar todo o limite de desgaste do pneu Outras dicas: 1) Melhor não usar todo o limite de desgaste do pneu. Pela lei brasileira, a profundidade mínima dos sulcos é 1,6 mm (TWI). Na Alemanha, as companhias seguradoras exigem a “regra da meia-vida” (4 mm) e não pagam sinistros se a recomendação não for seguida pelo proprietário. São justamente os pneus trocados com meia-vida que chegavam (ou ainda chegam) ao mercado brasileiro para serem usados até o limite de 1,6 mm.

Outras dicas: 2) Pneu tem data de validade Outras dicas: 2) Pneu tem data de validade! A vida de útil de um pneu é de cerca de 5 anos. Não convém utilizar os fabricados há mais de 5 anos. Depois disso ocorre ressecamento da borracha, com perda de flexibilidade, micro-rachaduras e tendência ao famoso “estouro”. A data de fabricação está marcada na lateral do pneu com o código “DOT”. Exemplo: DOT 472 significa que o mesmo foi fabricado na semana 47 de 1992. Um pneu “vencido”. DOT 360 significa semana 36 de 2000. Um pneu “válido”.

Veja algumas referências na internet: http://www. pirelli. com