TELHAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MANUAL PRÁTICO DE CONSTRUÇÃO COM PAREDES DE PNEUS
Advertisements

MANUAL DE MONTAGEM TENDA 10 X 10.
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
PROJETO MESAS DE CONCRETO
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ABNT NBR Componentes cerâmicos Parte 2: Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural – Terminologia e requisitos Objetivo: definição dos termos e.
ABNT NBR Componentes cerâmicos Parte 1: Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação – Terminologia e requisitos Objetivo: definição dos termos e.
Trabalho de História Comunidades que habitavam a Amazônia
Cálculo - Thomas Capítulo 3.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação III Miniconferência sobre Biodiversidade Aquecimento Global e Exploração dos Recursos.
Programação Cabeças Automáticas 3M
Paulo Simão Presidente da CBIC.
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
Sustentabilidade na DOW
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Dicas para configuração do Firefox
Pag. 1 PROJETO DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS MAIO/2009.
O mundo em nossas mãos 6ºA.
Engenharia Civil – UNIP – Araçatuba-SP Prof. Netúlio Alarcon Fioratti
Classes e objetos Modelagem
20 Perguntas
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Materiais cerâmicos Blocos
C Cerâmica Elsa Ltda E FUNDADA EM : 29/02/2008
E. B. 2, 3 Jose Maria dos Santos Prof. Sandra Sousa
Trendshop e Safol A Trendshop e a Safol, parceiras nos processos de produção e comercialização de móveis de aço através de televendas e webcommerce, apresentam.
Lógica do Sequenciamento das Operações
A CRISE INTERNACIONAL E O MERCADO DE COMPENSADO – TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS MARCO TUOTO MARÇO, 2009 IRATI-PR / BRASIL 1.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
AS ROCHAS.
Laboratório de Técnicas Inteligentes - LTI Universidade de São Paulo – USP Escola Politécnica Laboratório de Técnicas Inteligentes – LTI SAURON Localização.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
APRESENTAM MASSA PARA ASSENTAMENTO DE BLOCOS E TIJOLOS.
Salas de Matemática.
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
Tendências da Metalurgia do Pó na Indústria Automotiva
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Aços na Construção Civil
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Apresentação.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Apresentação Resumida XIX Reunião do Fórum de Competitividade
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
O Pai Espiritual Lucas 15:
CHECK-LIST NR 17.
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Rio Verde - Goiás - Brasil
A reciclagem de papel no Brasil
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Materiais de construção I
Meios de Expressão e Representação II
Daniel Alexandre Aio Prof. Dr. Antônio Anderson da Silva Segantini Autor Orientador ESTUDO DE POSSIBILIDADES.
PROJETO DE AUTOMAÇÃO RESIDÊNCIAL
Arquitetura vernacular
RECICLAGEM DO LIXO CONCLUSÃO INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO TAREFAS ORIENTAÇÕES
Arquitetura vernacular
NORMATIZAÇÃO NBR – Blocos Cerâmicos para alvenaria de vedação.
Arquitetura vernacular
INVESTIGANDO OS TIPOS DE SOLOS (CAPÍTULO 08)
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Transcrição da apresentação:

TELHAS

HISTÓRICO Inicialmente as telhas eram conformadas manualmente com mão-de-obra escrava, onde estes as moldavam nas suas pernas. Tal registro pode ser constatado através de antigas peças que apresentam a forma da estrutura óssea humana (ANICER, 2000).

HISTÓRICO A telha cerâmica surgiu independentemente em duas partes do mundo: China, por volta de 10.000 AC; Oriente Médio, pouco tempo depois. Em 280 anos antes de Cristo, os romanos se utilizavam de barro cozido para a construção das telhas, sendo assim, a atividade aprimorando-se até que por volta do século I antes de Cristo, iniciou-se a evolução na qualidade proveniente da tecnologia produtiva empregada resultando em peças de maior valor estético e monetário. Em 430 anos antes de Cristo, foram encontradas telhas na Grécia e alguns indícios desse produto na China e no Japão.

HISTÓRICO TELHAS NO BRASIL No Brasil cerca de 2000 anos antes da Descoberta do Brasil, já existia no país a fabricação de cerâmica vermelha, que era representada por: potes, baixelas e outros artefatos cerâmicos. Sendo em 5000 anos atrás, a cerâmica mas trabalhada, com detalhes, fabricada pela cultura indígena na Ilha no Marajó e a mas simples na região Amazônica.

TELHAS CERÂMICAS São constituídas por argilas ricas em ilita e monomorilonitas. A matéria-prima, é mais selecionada e a massa cerâmica melhor preparada para conseguir as características compatíveis com a geometria e a utilização do produto. Características: Boa resistência da massa seca; Elevada resistência a flexão e baixa porosidade, etc. 

MODELOS de TELHAS FRANCESA: telha plana de encaixe em suas bordas com saliências e reentrâncias. Ressalto na face inferior para apoio na ripa e outro (orelha de aramar) usada para eventual fixação à ripa em regiões com muito vento ou nas inclinações acentuadas.

MODELOS de TELHAS 2.ROMANA: telha plana com uma leve ondulação longitudinal, usada para o encaixe da capa com o canal, formado pela mesma telha invertida, cada uma ocupando aproximadamente a metade da telha.

MODELOS de TELHAS 3.COLONIAL: com forma capa e canal iguais, com reentrâncias no lado convexo e um reentrância no lado côncavo.

MODELOS de TELHAS 4.PAULISTA: capa e canal em forma de meia-cana. Os canais que se apóiam acima das ripas com um ressalto na face inferior que têm uma largura maior; e as capas se apóiam sobre os canais, com largura menor; possuem uma reentrância para permitir o perfeito acoplamento com os canais e uma saliência inferior para o deslizamento da telha.

MODELOS de TELHAS 5.PLAN: telhas capa e canal, com formas acentuadamente retas, mas em princípio as mesmas características da telha colonial.

MODELOS de TELHAS 6.TERMOPLAN: um tipo de capa e canal com bordas para encaixe lateral, possuindo uma camada interna da ar para proteção térmica da telha.

MODELOS de TELHAS DUPLAS POTUGUESA AMERICANA Dados Técnicos Dimensões: 22×40 cm Peso Unitário: 2,4 kg (aprox.) Telhas/m2: 17 Peso/m2: 40,8 kg Absorção: máx. 14%

Telha inclinada domus fêmea MODELOS de TELHAS Telha inclinada domus fêmea CUMEEIRA ou SELOTE

Telha Cónica Passadeira MODELOS de TELHAS EUROTOP Telha Cónica Passadeira Telha Luso Passadeira

INFORMAÇÕES

ATITUDES ECOLÓGICAS Use produtos ecológicos de qualidade, não basta ser ecológico, tem que ser certificados por órgãos responsáveis pelo produto, senão vamos ter outros problemas... Cuidar do meio ambiente é fundamental, só assim é possível garantir o futuro das próximas gerações e também das empresas. A observação dos maus hábitos do cidadão brasileiro causa impacto em tudo. Quem mais tem sofrido é a Natureza; O meio ambiente não consegue atenuar as conseqüências de cultura tão retrógrada e arcaica como a nossa, em relação a péssima gestão dos recursos naturais; Para tal, basta observar a falta de planejamento de loteamentos, construções, estradas, barragens, drenagens pluviais, saneamento básico, sem a contratação engenheiros, enfim, quem sabe, quando estivermos morrendo de sede, talvez venham ações tardias.

TELHAS ECOLÓGICAS: Cores diferentes de telhas de plástico reciclado.

TELHA FEITA DE GARRAFA PET

TELHA FEITA DE TUBO DE PASTA DE DENTE

TIJOLOS ECOLÓGICOS

Aqui tem um arquivo da casa de pet. CASAS SUSTENTÁVEIS Um ambiente equilibrado e uma correção da mentalidade reinante no planeta podem fazer das casas sustentáveis uma verdadeira Arca de Noé que nos levará para um futuro de grandes perspectivas. Aqui tem um arquivo da casa de pet.

CONCLUSÃO POR UM MUNDO MELHOR...

CONCLUSÃO: As indústrias de cimento, cal, cerâmica vermelha, aço e brita/areia são agressoras do meio ambiente e, apesar do entendimento de muitos setores da sociedade sobre os malefícios que esses setores provocam a vida do planeta, pouco se faz ou se discute sobre o assunto. Em muitos casos torna-se necessário a substituição de materiais tradicionais por materiais locais proporcionando ganhos ecológicos e, na maioria dos casos, ganhos econômicos. Para que isso se torne uma realidade é necessário romper com velhos paradigmas, não é mais admissível se conviver com um grande problema sabendo soluções para sua minimização ou extinção. Os problemas que envolvem a indústria da construção civil no Brasil não são simples, essa indústria tem ramificações em muitos outros setores e envolve muitos interesses, contudo, nosso maior patrimônio deve ser a conservação da vida em nosso planeta e isso não deve ser deixado em segundo plano em prol do lucro ou da dominação aparente e momentânea.

BIBLIOGRAFIA Disponínel em: http://www.atribunanet.com/home/site/ver/?id=41777 Acessado em 10/06/2010. www.fazendavistaalegre.com.br//arquivos/fotos/fotosfazendavista - http://www.obraviva.com.br/bloco.rtf. Acessado em 10/06/2010. http://sacolaecologica.wordpress.com/2010/01/26/telhas-ecologicas - Acessado em 10/06/2010. www.telhasleve.com.br. Acessado em 10/06/2010. SANTOS, P.S .. Ciência e Tecnologia de Argilas, 2 ed. São Paulo, Edgard Blucher, c1989. 2v.II. A ed. Anterior tem o título “Tecnologia das Argilas, Aplicadas as Argilas Brasileiras”.   INSTITUTO DE EPSQUISAS TECNOLOGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO S.A - IPT/ SINDICATO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE GRANDES ESTRUTURAS NO ESTADO DE SÃO PAULO - SINDUSCON/SP. Paredes de vedação em blocos cerâmicos. (Manual de execução). Guia Geral de Cerâmica & Assentamento 98/99 - Cerâmica Estrutural. Show Room Menasce. Ano V. Numero: 30-A. P.60-64, Mai. 1998. SANTOS, I. S. S; SILVA, N. I W. Manual de Cerâmica Vermelha. Porto Alegre, UNISINOS/CIENTEC/SEBRAE-RS/SIOCERGS, 1995. BASTOS, Frederico Assis. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE TELHAS E BLOCOS CERÂMICOS VISANDO A CERTIFICAÇÃO DO PRODUTO, UFSC – PPGEC-2003. http://www.ceramicacanella.com.br/ http://www.fornocedan.com.br/conteudo_index.php http://ceramicadrummond.com.br/produtos/ http://www.madtelhas.com.br/11.html http://www.fkct.com.br/tijolo_aparente.html http://www.zap.com.br/imoveis/dicas-materias-imoveis/REFORMA-E-CONSTRUCAO/default.aspx?mat=2743 http://www.ceramicavrdamiao.com.br/telhas/fabrica-telhas-ceramicas Acesso: 09/06/2010 http://www.manfredinieschianchi.com/208-4PO-plantas-para-ceramica-vermelha-e-para-produtos-extrudados-de-ceramica.htm Acesso: 08/06/2010 http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/C5B4284E12896289832574C1004E55DA/$File/NT00038DAA.pdf http://www.sindicermf.com.br/?link=agenda&cd_categoria=8 Acesso: 22/06/2010

“Reduzir, Reciclar e Reaproveitar são mais que atos de conscientização, são atos de cidadania.” (José Clodoaldo Silva Cassa, 1946-1999) OBRIGADO!!! OBRIGADO!!!