Feup: fazemos futuro..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

Luís Andrade dos Santos Gestor de Projectos
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
FEUP, Fazemos Futuro
Quatro Proposições e três Teses sobre Universidade e Investigação
FEUP, Fazemos Futuro feup: identidade mais de 80 anos de história: A Faculdade de Engenharia é a maior Faculdade da Universidade do Porto e tem.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
Profissão: Engenheiro Informático
MISSÃO: formar professores de educação física
Bacharelado em Sistemas de Informação
Um Projeto de Educação a Distância via Satélite
COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
X ciência, visando o desenvolvimento de tecnologia; aplicação, visando o uso de tecnologia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Case UNISINOS HT Micron: Impacto no Desenvolvimento Científico Regional Prof. Cristiano Richter Coordenador Executivo Projeto HT Micron
Do Estágio no CERN para a Indústria
UNIVERSIDADE ZAMBEZE FACULDADE DE CIÊ NCIAS DE SAÚ DE
Divulgação 2006/2007 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
ExpoEmprego Lisboa exposição nacional de emprego, empresas e mercado
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Departamento do Ensino Secundário
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Panorama sobre Plataformas Tecnológicas com interesse para a área da Construção José Bonfim (Fundação para a Ciência e Tecnologia e GPPQ) Universidade.
Laboratório de P&D&I em Computação Móvel e Design
Talentos para Inovação
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Departamento de Engenharia Informática
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
Licenciatura em Direito – 8 semestres* A licenciatura em Direito transformar-te-á num jurista com uma formação global e integrada seja no plano técnico-
Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica
dos Objectivos à Concretização
O Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho, está sediado na Escola de Engenharia em Guimarães no Campus de Azurém, junto ao Castelo da cidade.
PREPARAR PORTUGAL PARA UM NOVO CICLO DE FUNDOS ESTRUTURAIS 2007–2013 Inovação, Empreendedorismo e Desenvolvimento.
PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UP - REITORIA PORTO 24 NOVEMBRO 2008 UNIVERSIDADE DO PORTO.
Engenho e Obra : Momentos de inovação e a engenharia em Portugal no séc. XX …um projecto de história contemporânea e de política tecnológica
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Premissas Dados das Microrregiões.
EDUCATIONAL INSTITUTIONS
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Cooperação Brasil-União Europeia em Ciência, Tecnologia e Inovação.
A formação de professores e o Processo de Bolonha
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. INSCRIÇÕES: 07/07/2014 a 8/09/2014 CHAMADA INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014
Cifre-Brasil, Um dispositivo novo financiado com o CNPq Princípio científico, Empreendedorismo.
CTR Nova Iguaçu.
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Grupo G… Filipe Godoi, nº 11 12ºA Filipe Sena, nº12 12ºA Henrique Lages, nº13 12ºA.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
A Demanda por Tecnologia em Águas Profundas
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
INVISTA NO CANADÁ.
1 Apresentação Sr. Frédéric Larre REPRESENTE OFICIAL DO AMERINSA NO BRASIL 17 de Outubro de 2007.
Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, comprometidos.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
REUNIAO CONFAP FINATEC - 11 de março de 2016 DOCTEUR EN ENTREPRISE OaddS 1.
Engenharia -Engenharia Mecânica-
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
Transcrição da apresentação:

feup: fazemos futuro.

feup: identidade mais de 80 anos de história: A Faculdade de Engenharia é a maior Faculdade da Universidade do Porto e tem uma autonomia significativa; desde 2000, a feup está instalada num campus totalmente novo, na parte este da cidade do Porto.

feup: identidade investimos no palco do nosso progresso: 90.000 m² de campus com excelentes infra-estruturas, que incluem, 9 departamentos, uma biblioteca de 8 pisos com 500 lugares de leitura e de estudo; 26 laboratórios de informática equipados com 500 computadores; 35 anfiteatros e outras 75 salas de aula.

feup: evolução vale a pena: com um investimento total de 8 milhões de € nos últimos 3 anos, a feup tem avançado em excelência e inovação: 18 spin-offs, 41 marcas e patentes activas ou pendentes, 24 unidades I&D que envolvem 80% do corpo docente.

feup: um balanço… sabemos que o conhecimento é o nosso maior activo : tendo adaptado todos os seus cursos ao modelo de Bolonha, a feup oferece uma sólida formação graduada e pós-graduada: 3 licenciaturas 1 lic c/ opção de mestrado na mesma área 2 lic em coloboração 9 Mestrados Integrados (1º + 2º Ciclo) 9 Mestrados (2º ciclo) 14 Programas Doutorais (3ºciclo)

feup: desempenho …com resultados positivos: a nossa excelência está provada pela alta taxa de empregabilidade dos nossos alunos (praticamente metade dos alunos são recrutados ainda antes de finalizarem os seus estudos) e, claro, através da produção científica da Faculdade (1 artigo científico por investigador permanente por ano).

feup: empregabilidade  Cursos  Empregabilidade Engenharia Civil  37,2 % Engenharia Electrotécnica e de Computadores 41,4 % Engenharia Mecânica 29 % Engenharia Informática e Computação  75,4 % Engenharia Química 37 % Engenharia Metalúrgica e de Materiais 21,4 % Engenharia Industrial e Gestão 63,6 % Engenharia de Minas e Geoambiente 27,3 %  Cursos  Empregabilidade Engenharia Civil  97,3 % Engenharia Electrotécnica e de Computadores 97,4 % Engenharia Mecânica 96,6 % Engenharia Informática e Computação  100 % Engenharia Química 85,2 % Engenharia Metalúrgica e de Materiais Engenharia Industrial e Gestão Engenharia de Minas e Geoambiente 72,7 % Taxa de empregabilidade antes de concluir o curso Taxa de empregabilidade até seis meses depois de concluir o curso Resultados de uma sondagem efectuada em Março 2007

feup: desempenho procuramos criar um mundo melhor: a feup acredita que o conhecimento fortalece-se pelo investimento em I&D – o nosso espectro de investigação reflecte a riqueza e variedade do enfoque do nosso know-how: energia e ambiente, transportes e comunicações, electrónica e computação e ciências da saúde e da vida.

feup: desempenho criando pontes, dentro e fora: a feup envolve-se na comunidade, especialmente através da cooperação com a indústria nacional; oferecemos um vasto número de serviços: desenvolvimento de software e protótipos, consultoria especializada, estudos de viabilidade técnica e económica, análises químicas e outros serviços associados em laboratório. a feup também assegura, no seu campus, diversos eventos científicos de abrangência internacional, todos os anos.

feup: factos Comunidade académica Docentes e investigadores 432 ETI – 77% doutorados Técnicos e administrativos 231 de quadro | 800 c/ outro contrato Estudantes 1º e 2º ciclos integrados 5844 Estudantes de Mestrado + Doutoramento 532 + 503 Produção científica 1 artigo científico/ investigador permanente / ano (4.6% da Publicação Portuguesa) 41 Patentes e Marcas activas ou pendentes 18 spin-offs

feup: oferta formativa Investigação 3/4 anos Engenheiro 3 anos 2 anos Aplicação Engenharia em Bolonha

feup: oferta formativa Cursos de Graduação e Pós-Graduação

feup: bem-estar experiência feup: estudar na feup é uma oportunidade para desenvolver competências académicas, elevar o conhecimento a um nível superior, mas também permite uma completa, diversa e rica vida no campus, através de actividades desportivas, culturais e de lazer.

feup: saber fazer primeira impressão: a aprendizagem na feup promove projectos multidisciplinares, com alta aplicação prática, onde os estudantes podem experimentar problemas reais da engenharia e onde lhes é proporcionada a oportunidade de desenvolverem o seu espírito de equipa e sentido de responsabilidade.

feup: engenharia para o mundo soluções à medida : sempre atenta às necessidades das empresas e organizações, a feup oferece programas pós-graduados que apresentam soluções inovadoras, tais como: : Inovação e Empreendedorismo Tecnológico : Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão

feup: engenharia para o mundo E com o mundo Estudantes internacionais na FEUP South America Europe 34% Africa 30% North America 4% 28% Asia

feup: engenharia para o mundo a feup tem parcerias com algumas das mais prestigiadas instituições educativas e, em conjunto, desenvolvemos um portfólio de cursos com alcance e qualidade globais:

feup: engenharia para o mundo Educação: 150 acordos activos em 52 países Investigação: 160 parcerias activas em 43 países A FEUP é também membro da CESAER - the Conference of European Schools for Advanced Engineering Education and Research – uma associação internacional sem fins lucrativos constituída pelas 60 principais escolas de engenharia da Europa.

feup: fazemos futuro Clusters de I&D Alimentação, Agricultura e Biotecnologia Indústria Alimentar Agricultura e Pescas Biotecnologia Indústria Forestal Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias de Informação Telecomunicações Tecnologias para Pessoas com Deficiência Segurança nas Comunicações Electrónica Electrónica e Computação Automação Robótica Biomédica Energia Produção, Transmissão e Conversão de Energia Células de hidrogénio e diesel Energias renováveis Eficiêcnia energética Uso racional da energia Ambiente Tecnologias Ambientais Gestão Sustentável de Recursos Planeamento e Recursos Hídricos Planeamento Integrado de Recursos Poluição e Reciclagem Tecnologias Industriais Manufactura Industrial Tecnologia da Construção Tecnologia de Materiais Novas Tecnologias de Produção (incluindo nanotecnologia) Indústrias Química e Farmacêutica Transportes (incluindo Aeronáutica) Aeronáutica e Transportes Aéreos Transportes de Superfície (rodoviários, ferroviários e aquáticos) Planeamento Urbano e de Tráfego Outras tecnologias Indústria Metalo-Mecânica e afins Domótica

feup: fazemos futuro Centros de I&D sediados na FEUP CEC – Centro de Estudos da Construção CEFT – Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte CEHRA – Centro de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente CESA - Centro de Estudos de Energia Eólica e Escoamentos Atmosféricos CIGAR - Centro de Investigação em Geo-Ambiental e Recursos CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente GMM/IMAT – Grupo de Materiais Metálicos do Instituto de Materiais ISRPorto – Instituto de Sistemas e Robótica do Porto LABEST – Laboratório da Tecnologia do Betão e do Comportamento Estrutural LEPAE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente e Energia LSS - Laboratório de Sinais e Sistemas LSRE – Laboratório de Processos de Separação e Reacção LCM – Laboratório de Catálise e Materiais NIADR - Núcleo de Inteligência Artificial Distribuída e Robótica (sediado no LIACC)

feup: fazemos futuro Centros de I&D sediados em associações sem fins lucrativos INEB - Instituto de Engenharia Biomédica (sediado no IBMC/INEB) INESC Porto - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (Laboratório Associado) INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (sediado no LAETA) EXPMAT - Mecânica Experimental e Novos Materiais NOTEPAP - Novas Tecnologias e Processos Avançados de Produção IDMEC – Instituto de Engenharia Mecânica (sediado no LAETA) UCVE - Unidade de Concepção e Validação Experimental UEAEAC - Unidade de Estudos Avançados de Energia no Ambiente Construído UISPA - Unidade de Integração de Sistemas e Processos Automatizados UNTE - Unidade de Novas Tecnologias Energéticas CENUME - Unidade de Métodos Numéricos em Mecânica e Engenharia Estrutural

feup: fazemos futuro centros I&D

Resultados ANO 2003 2004 2005 2006 2007 Resultados Financeiros 178.379,80 151.072,01 316.804,95 393.923,61 619.288,71 Resultados Operacionais -2.373.827,05 -115.530,72 -539.309,83 -19.419,66 2.066.286,37 Resultados Líquidos do Exercício 1.654.360,64 3.943.478,69 3.774.029,05 4.405.124,87 3.471.989,44

feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs Tecnologias ambientais e industriais Tecnologias patenteadas: Injecção de Plásticos Reactivos (RIMCop), Misturador Estático de Fluidos (NETMix). A Fluidinova presta serviços de engenharia de alta tecnologia na forma de consultoria e projecto para o desenvolvimento de novos processos e tecnologias ambientais e industriais

feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs Design de perfumes utilizando tecnologias limpas e recursos naturais. A I-SENSIS desenvolve perfumes originais exclusivos de elevada qualidade para personalidades, marcas ou empresas, desde a formulação da essência até ao perfume final, pronto a comercializar.

feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs O sistema OPS - pré-esforço orgânico - é inspirado no funcionamento do músculo humano. Esse mesmo princípio pode ser aplicado nas estruturas. Por exemplo, uma viga dotada de um sistema de cabos que respondam da mesma forma a instruções de um autómato em função de deformações medidas por sensores, pode pois ser muito optimizada, e pesar assim muito menos.

feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs Apoiar os agentes decisores na procura de soluções de mobilidade sustentável actuando no domínio dos transportes, território e ambiente.

feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs Novo substituto ósseo para utilização em medicina regenerativa. O Bonelike é patenteado a nível europeu.

feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS/ SPIN-OFFs O WalkinSense é considerado uma revolução na prevenção da doença do Pé diabético, que afecta os doentes diabéticos.

feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs Edição vídeo e catalogação para ambientes de TV digital.

feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs Soluções state-of-the-art para as unidades de geração On-site de Nitrogénio e Oxigénio, assim como soluções Ozono e H2 e recuperação de gás anestésico.

feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs VENTOS – Software para previsão dos fluxos do vento

feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs Veículos subaquáticos controlados à distância.

feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs Lançada no mercado português em 2007, a nova Super Bock sem alcóol é o resultado de uma parceria entre a UNICER e o Departamento de Química da Faculdade de Engenharia (FEUP). Neste novo processo mantem-se todo o sabor original da cerveja mas com 0º graus de alcóol.

feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs Tv indoor e suas aplicações.

PORTO Património Mundial FEUP – RUA DR.ROBERTO FRIAS 4200-465 PORTO – PORTUGAL TEL: +351 225 081 400 FAX: +351 225 081 440 www.fe.up.pt | feup@fe.up.pt