Coordenador(a): Prof. Dr. rer. nat. Aldo Von Wangenheim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

ESTUDO E ANÁLISE DO TRABALHO
II Fórum nacional Anti-Droga SENAD
Ana Karina P. Barbosa1, Magdala de A
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
Telessaúde: encurtando caminhos para fortalecimento da Atenção Básica
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
Orientador: Prof. Dr.rer.nat. Aldo von Wangenheim
Diretor: Ten.Cel.Médico Ubirajara Subdiretor: Major Médico José
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
COMO FUNCIONA - QUEM FAZ
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Cristina F. F. Assunção Elderclei R. Reami Marcelo Knörich Zuffo
Cyclops Cyclops LAPIX - INE - UFSC Metodologia Computacional para Validação da Acuidade em Marcações Cefalométricas Daniel Duarte Abdala Rafael Floriani.
BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
BSc. Vilson Heck Junior MSc. Daniel Duarte Abdala
Dificuldades e soluções na administração de um programa de Asma Saúde Pública.
Objetivos do Workshop Divulgação da Metodologia desenvolvida
SIGES Gestão da Saúde Pública.
Processos de qualificação da Atenção Primária à Saúde por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (Telessaúde) Carlos André Aita Schmitz Médico.
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Departamento de Gestão da Educação na Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Telessaúde em Apoio à Atenção Básica.
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Assistência a Acidentados
Projeto Cidadania.
Inicie uma nova era no seu Laboratório:
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Auditoria de Natureza Operacional Programa Bolsa-Família
O Programa Nacional de controle tem origem no antigo programa materno infantil do ministério da saúde, que em 1977 instituiu a realização de exame preventivo.
BOA TARDE!.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
PLANO NACIONAL SOBRE ABORDAGEM E TRATAMENTO DO TABAGISMO
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
Programa de monitoramento e qualificação de fornecedores
Aula 10 – Padrões para Gestão por Processos
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Laboratório de Ensino a Distância
Programa de Inclusão Digital
ANÁLISE CRÍTICA DOS PROGRAMAS DE ASMA NO BRASIL Dr. Alcindo Cerci Neto Universidade Estadual de Londrina Secretaria Municipal de Saúde de Londrina.
Introdução a Computação - IC
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
POLÍTICA ESTADUAL DE SAÚDE Panorama do SUS em Santa Catarina
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Escritório de Projetos
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
O QUE É, QUEM SOLICITA, COMO E QUANDO SOLICITAR
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
Hiperdia Tarsila Cunha.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE Uma experiência em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro.
Curso Técnico Eletromecânica Práticas de Manutenção II
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
08 de agosto Dia Nacional de Controle do Colesterol Elevado Projeto Lei n.º 198 de 2002 Realização:
1 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES USO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES PARA ACESSO A INTERNET 4 da informação 4 impacto nos serviços Edmundo Antonio.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
Transcrição da apresentação:

Coordenador(a): Prof. Dr. rer. nat. Aldo Von Wangenheim Sistema para avaliação de indicadores sobre câncer de pele no estado de SC utilizando Tele-dermatologia Coordenador(a): Prof. Dr. rer. nat. Aldo Von Wangenheim Equipe: Eros Comunello, Harley Wagner, Senen Dyba Hauff, Juliana Kida Ikino, Douglas Macedo, Antônio Sobieranski

Metodologia Aplicada Desenvolvimento de uma metodologia de esclarecimento da população sobre neoplasias cutâneas e treinamento das equipes de PSF das Unidades de Saúde; Capacitação de profissionais de Unidades de Saúde para realização de exames; Equipar as Unidades de Saúde para a realização de exames; Desenvolvimento de metodologia de tele-triagem de pacientes com base nos exames de dermatoscopia enviados das Unidades de Saúde; Adaptação da ferramenta desenvolvida pelo LAPIX/UFSC baseado na regra ABCD para avaliação e diagnóstico de imagens dermatoscópicas; Adequação e integração do Portal da RCTM para a operação com exames de tele-dermatoscopia; Implantação de pilotos em comunidades pesqueiras do Município de Florianópolis e Unidades de Saúde de municípios catarinense.

Resultados e Comentários Metodologia de esclarecimento da população: conjunto de palestras via internet onde mensalmente são abordados temas referentes ao câncer de pele tendo como público alvo profissionais de ESFs; Capacitação de profissionais das US: desenvolvimento de tutorial para a realização de exames e a produção de um vídeo procedimental sobre o processo de realização de exames dermatológicos; Uma metodologia de tele-triagem de pacientes: desenvolvimento de uma metodologia levando em consideração o atendimento primário, secundário e terciário; Modelo para preparação das US para execução de exames: foi desenvolvido um modelo de preparação das US além de equipá-las;

Impactos do projeto – Científico Ferramenta de auxílio ao diagnóstico: foi desenvolvida para avaliação e diagnóstico de imagens dermatoscópicas baseado na regra ABCD. Identificação automatizada da ROI (região de interesse da lesão). A identificação automatizada é efetuada com técnicas de processamento digital de imagens onde a área evidente da lesão é identificada para posterior aplicação nas demais etapas da regra ABCD

Ex.: Carcinoma basocelular Impactos do projeto – Econômico/Social

Aplicabilidade para o SUS Dentro de uma proposta de tele-triagem dermatológica capaz de ser utilizada no âmbito do estado, capaz de ser facilmente ampliada, com um processo único, interativo e simples de ser executado, permitindo que pequenas cidades ou grandes centros tenham condições de utilizá-la. Funcionando em sincronia com a RCTM possibilitará simplificar sua aplicação e aproveitará a distribuição funcional da rede para sua difusão; Capacitação do profissionais de saúde através dos conteúdos abordados nas palestras via internet, manuais e vídeos tutoriais; Atendimento da população através da proposta que envolve as equipes de saúde da família; Dados estatísticos regionais e estaduais sobre o câncer de pele no estado; Procedimentos de encaminhamento definidos no estado.

Produção Científica VII Workshop de Informática Médica – WIM SOBIERANSKI, A. C. ; COSER, L. ; COMUNELLO, E. ; WANGENHEIM, A. v. . Metodologia Computacional para Aplicação da Regra ABCD na Avaliação de Lesões Pigmentadas. In: VII Workshop de Informática Médica - WIM 2007, 2007, Porto de Galinhas. VII Workshop de Informática Médica - WIM 2007, 2007. p. 67-76.

Esclarecimento da população e treinamento das equipes de PSF das Unidades de Saúde podem ser feitas em larga escala; Capacitação de profissionais de Unidades de Saúde pode ser feito a distância deste que se possua um conjunto de ferramentas adequadas; Não basta equipar Unidades de Saúde , é necessário um acompanhamento das atividades constantemente; O processo de implantação de novos pontos de captura de exames pode ser acelerado, mas dependem de que todas os processos de capacitação sejam respeitados; A metodologia de tele-triagem de pacientes pode ser uma boa alternativa para contornar o problema relacionado ao reduzido número de especialistas distribuídos pelo estado; Implantação de pilotos neste projeto mostrou como as equipes de saúde se sentem motivadas e valorizadas quando recebem este tipo de responsabilidade.