Paternidade e políticas públicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS SINDICATOS E A LUTA CONTRA A CONTAMINAÇAO POR HIV
Advertisements

Trata-se de uma apresentação feita por Sandra Teixeira no dia 17 de Agosto de 2006, no II Seminário de Desenvolvimento Gerencial e Organizacional da Secretaria.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
A implementação da PNPS e o desafio
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Fundo Global de Luta contra a Aids, Tuberculose e Malária Proposta preliminar para a 9ª Ronda Fortalecimento.
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
DST/AIDS e População Negra
Saúde e Prevenção nas Escolas
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Secretário Nacional de Juventude
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Prioridades do Ministério da Saúde
Política Pública de Esporte e Lazer
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Implantação das Diretrizes Curriculares
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
“A Inclusão do Servidor Público na composição das equipes de PACS/PSF no Município do Rio de Janeiro” Luciana Borges da Matta Vera Lúcia Pacheco Marcia.
MACROFUNÇÃO VIDA Implementar políticas públicas voltadas para a
O Tabagismo Fator de risco para as principais causas de morte no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Estão associadas ao uso do cigarro: 30% das mortes.
Secretaria de Educação Básica
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
A PRIMEIRA INFÃNCIA NA AGENDA DO UNICEF BRASIL
Infância e aids experiência brasileira
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde.
PROJETO: “DE VOLTA PRA CASA”
Apoio: "Só a participação cidadã é capaz de mudar o país!"
Programa de Educação Ambiental da Bahia
Rio Mulher.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
DENGUE ABRIL 2008.
Minuta de resolução para CIB
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
1º ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DE FARMACÊUTICOS NO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE O Controle Social na Saúde e o Farmacêutico.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Inovação em Atenção Primária à Saúde
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Seminário Convivência Familiar e Comunitária Proteção Básica Claudia Cabral Campinas 2010.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
Foi criado em 2004, em parceria com o PNUD e com o Movimento, para estimular e reconhecer projetos da sociedade civil e das prefeituras municipais para.
A importância do Programa Vida Ativa
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
1.Preparar a equipe de saúde: A entrada do pai nas rotinas assistenciais precisa do apoio dos gestores para a mudança de concepções de gênero e de família,
O DIA MUNDIAL DA ÁGUA é comemorado no dia 22 de março. Nesse dia, as escolas estaduais, municipais e diversas outras instituições estarão realizando uma.
CRIAÇÃO DO NASF.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Visa ampliar o acesso masculino aos serviços, estimular o homem a cuidar mais de sua saúde e reduzir a transmissão vertical de doenças.
Transcrição da apresentação:

Paternidade e políticas públicas Viviane Manso Castello Branco Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil

Movimento pela Valorização da Paternidade Coordenação: Macrofunção Vida / Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro Parceiros: Secretarias e empresas municipais (Saúde, Educação, Esportes e Lazer, Comunicação, Assistência Social, Rio-Mulher, MultiRio, etc.) ONG Universidades Pessoas interessados

Objetivos Implantar políticas públicas que ampliem o envolvimento dos homens / pais nas atividades de cuidado

Princípios Ética do cuidado Reforço às potencialidades pai acrescenta Equidade de gênero Democracia Direito à ternura

6.000.000 habitantes Rede da Prefeitura: 1055 escolas Cerca de 150 unidades básicas de saúde 10 Vilas Olímpicas

Semana de Valorização da Paternidade – Decreto 21649 de 27.06.2002 Mês de Valorização da Paternidade - Decreto 24083 de 02.04.2004

O Mês de Valorização da Paternidade (agosto) envolve anualmente cerca de 200 a 400 instituições (escolas, unidades de saúde/ ESF, Vilas Olímpicas, etc.)

Mês de Valorização da Paternidade Exemplos de atividades desenvolvidas: Atividades para os pais (lúdicas, informativas, reflexivas, interação pais e filhos, cuidados com a saúde, reconhecimento, etc.) Atividades para as famílias, as mulheres e os jovens Capacitação de profissionais, seminários , oficinas Audiências para reconhecimento de paternidade Pesquisas Celebração junto aos funcionários das instituições

Mês de Valorização da Paternidade Programas e campanhas de TV, portal, publicações e outros materiais

10 Passos para ampliar a participação dos pais nas políticas públicas Educação permanente, revisão de rotinas , espaços de discussão sobre a família e o cuidado paterno, pesquisas , disseminação de informações, atividades de integração entre pais , filhos e profissionais e busca pela igualdade de direitos na licença maternidade /paternidade

Serviço de saúde um modelo de cuidado “Aprendi a valorizar a relação com a minha filha vendo a rotina aqui do hospital. Até aprendi a fazer shantala nela! Com certeza sou um pai melhor do que meu pai foi.” (Funcionário do Hospital Municipal Salles Neto)

84% dos bebês até 6 meses convivem diariamente com os pais Convivência com o pai 84% dos bebês até 6 meses convivem diariamente com os pais Estudo realizado em 27 unidades de saúde da SMSDC com 5086 responsáveis durante a Campanha de Vacinação em 2005

Unidade de saúde parceira do pai Preparo da equipe de saúde Inclusão dos pais nas consultas e exames Inclusão dos pais no pré-parto, parto e pós parto Inclusão dos pais nas enfermarias Atividades educativas com os homens

Unidade de saúde parceira do pai Acolhimento e cuidado com os homens Preparo do ambiente Visibilidade para o tema do cuidado paterno Horários Rede de apoio social

Principais avanços Pai protagonista

Principais avanços Inclusão gradativa do tema da paternidade e das masculinidades nos diferentes programas e projetos Mudanças nas rotinas dos serviços Desenvolvimento de estratégias para captação e adesão dos pais (Bolsa Família, etc.) Visibilidade para a questão da paternidade na mídia e na universidade Fortalecimento das parcerias

Novas gerações

www.saude.rio.rj.gov.br/paternidade vcbranco@rio.rj.gov.br (21) 2503.2257 / 22737398