Cidade Amiga da Amazônia Estado Amigo da Amazônia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
Advertisements

FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Agricultura e Meio Ambiente
“Simpósio Nacional sobre Reflorestamento Ambiental”
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Mobilização contra o desmatamento Andrew Murchie, Marcelo Marquesini, Paulo Adario Jun 05.
A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Dej- Departamento de estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado Prof:
Quais são os Objectivos do Milénio?
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O PAPEL DO GOVERNO NA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO Claudio Langone.
Estratégia Nacional de REDD+
Os lugares que formam o mundo
A política climática paulistaq e o contexto nacional
Desafios da Gestão Florestal na Amazônia
Adalberto Veríssimo. 5 milhões km2 (3,4 milhões km2 Florestas) 24 milhões de habitantes 8% PIB Nacional > 60 emissões de GEE Grande diversidade étnica.
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
CENTRO SUL.
Ciclo de Seminários do Grupo PET
Internet Bem Público Delimitação das fronteiras entre público e privado deve ser observado, especialmente no que tange à própria definição do termo público.
Brasília, 17 de setembro de 2010
Agenda da sustentabilidade
PANORAMA SOBRE LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS NO MUNDO
Você sabe o que é o Novo Código Florestal?
Compras Governamentais
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Desmatamento Luís Eduardo Teles Muller Otávio Job Ribeiro
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
Ministério da Cultura.
I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional Setembro 2012
Julho de 2007.
Municípios goianos 2006 Seplan/Sepin Goiânia, 16 de dezembro de 2008.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Belo Horizonte 19/7/2014 Dívida Pública Brasileira – Impacto no seu salário e na sua aposentadoria.
Sistema Piloto de Incentivos Positivos para a Redução das Emissões resultantes do Desmatamento e da Degradação (REDD) A Proposta de uma Parceria para um.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Compras Sustentáveis: o Papel do Setor Empresarial
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite
Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio
Rondônia e os Coeficientes de Rendimento Volumétrico
O Manejo Florestal por Pequenos Produtores no Estado do Amazonas : o exemplo da região do rio Curuçá Oficina “Análise da Legislação para o Manejo Florestal.
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Documento de Origem Florestal (DOF)
Agenda 21 Um novo nascer para Humanidade. Planetas Conhecidos.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA DESTRÓI MILHÕES DE HECTARES DE FLORESTAS POR ANO.
 A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. Não apenas a sua rica biodiversidade, mas sua relação com o clima também tem grande importância para.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
Introdução à Certificação Florestal
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
ASPECTOS DA FISCALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO TRÂNSITO
Gosto da ideia de uma linha do tempo, essa é a que tenho usado. Podemos adotar ou não, a depender do espaço que tivermos. O histório deve ser incluído.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Política Climática da Cidade do Rio de Janeiro,. Principais Instrumentos  Criada pela Lei n°5248/2011 estabeleceu metas de redução de Emissões de GEE:
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
As florestas cobrem cerca de um terço da superfície terrestre. Superfície florestal mundial, em 2005.
Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Transcrição da apresentação:

Cidade Amiga da Amazônia Estado Amigo da Amazônia Março 2008 Estado Amigo da Amazônia www.greenpeace.org.br

GREENPEACE Desde 1971 Sede em Amsterdã (Holanda) Recursos de pessoas físicas (3 milhões) Defesa do Meio Ambiente e Promover a Paz Mundial Método – Inteligência, Campo, Políticas Públicas, Mercado, Ações Diretas Princípios – Pacifismo, Independência Campanhas- Globais

Mapa das Florestas Intactas no Mundo Restam 22 à 25% dos 56 MILHÕES DE KM2. A Europa Ocidental já perdeu 99,7% de suas florestas primárias; a Ásia, 94%; África, 92%; Oceania, 78%; América do Norte, 66%; e América do Sul, 54%.

MUDANÇAS DO CLIMA FLORESTAS 20% EMISSÕES GEE’s. ESTOQUE DE CARBONO 300 BILHÕES de ton. carbono. REGULAÇÃO CICLO DE CHUVAS

AMAZÔNIA E CLIMA O Brasil está é o 4.o maior emissor de GEE’s do planeta. 75% das emissões são causadas pela queima e exploração predatória de florestas, principalmente a floresta Amazônica. Desmatamento no Brasil representou em 2006 3% emisões GEE’s no planeta. Brasil não assume sua responsabilidade mundial em emissões; Mudanças Climáticas são uma realidade. Não são moda. Não vão passar. (seca/RS+ desertificação/NE+ furacões/SC)

AMAZÔNIA Maior Floresta Tropical do Planeta Concentra Maior Biodiversidade Do Mundo Representa 45% florestas tropicais no mundo. Ocupa 5% solo planeta. 20% da água doce disponível 60% do Território Brasileiro – 20 Milhões habitantes REGULAÇÃO CICLO DE CHUVAS. Imenso estoque de carbono. 80 bi ton. CO2.

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA 17% Amazônia já foi desmatada. 6 Milhões árvores retiradas anualmente.

O MUNDO OLHA PARA O BRASIL

Hoje 90% do desmatamento é ilegal Em 2004, foram desmatados mais de 2.600.000 de hectares, dos quais apenas 674 mil foram autorizados Hoje 90% do desmatamento é ilegal

Violência, trabalho escravo, grilagem de terras públicas e protegidas AUSÊNCIA DO ESTADO Violência, trabalho escravo, grilagem de terras públicas e protegidas

GOVERNANÇA PARA A AMAZÔNIA Anti-internacionalização

FERRAMENTAS PARA PROMOVER GOVERNANÇA: - POLÍTICAS PÚBLICAS (FEDERAL, ESTADUAL, MUNICIPAL) - MERCADO (CONSUMIDOR PÚBLICO, PRIVADO E FINAL)

MERCADO

O papel da indústria e o mercado consumidor 2004 – 24,5 milhões de m3 de toras processadas mecanicamente 6,87 milhões m3 manejo florestal 0,357 milhão m3 desmatamento 37% legal 10,4 milhões m3 processados 63% ILEGAL 27% para sul – sudeste (sem SP) 15 % para São Paulo 64% para mercado brasileiro

CONSUMO PÚBLICO RESPONSÁVEL POR 1/3% DO CONSUMO INTERNO DE MADEIRA DINHEIRO PÚBLICO FINANCIANDO A DESTRUIÇÃO DA FLORESTA

CIDADE AMIGA DA AMAZÔNIA ESTADO AMIGO DA AMAZÔNIA O GREENPEACE “USA” AS COMPRAS PÚBLICAS COMO UMA TÁTICA PARA TRANSFORMAR O MERCADO DOMÉSTICO DE MADEIRA Critérios de transição para reduzir a ilegalidade do setor e criar condições de mercado para a madeira produzida de forma sustentável

Categorias de Madeira 60% a 80% Manejo Desmate FSC/Cerflor ↓ ↓ ↓ Ilegal Legal Certificada (DOF/NF/AF)* ↓ ↓ ↓ ↓ 60% a 80% Manejo Desmate FSC/Cerflor da madeira (desmate e corte seletivo ilegais) *Indícios de Legalidade da Madeira: documentos como DOF (Documento de Origem Florestal), NF (Nota Fiscal), AF (Cópia Autenticada do Alvará de Funcionamento do Fornecedor de Madeira)

Modelos de Consumo Predatório Responsável Sustentável Ilegal (madeira de desmate e corte seletivo ilegal ou manejo irregular) Legal (desmate e manejo autorizados/regulares) Certificado (madeira FSC/Cerflor) ou Manejo Legal

OBSTÁCULOS CULTURAIS: PRIVILEGIAR O PRINCÍPIO DA ECONOMICIDADE EM DETRIMENTO DO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE; DIFICULDADE DE ENTENDIMENTO DA DIFERENÇA ENTRE PREÇO E CUSTO NUMA COMPRA VANTAJOSA.

OBJETIVOS  criar procedimentos para a compra de madeira, por meio de decretos, implementar leis municipais que proíbam o consumo de madeira de origem criminosa (ilegal e desmatamento) pelas prefeituras;  evitar que o dinheiro público financie a destruição da floresta, promovendo padrões sustentáveis de consumo e produção; É O GOVERNO DANDO O EXEMPLO  melhorar sistemas federais de monitoramento e controle da madeira - IBAMA;  transformar o poder de compra dos municípios em política de desenvolvimento sustentável;  sensibilizar e mobilizar a população do sul e sudeste do país;

CHEFE DO EXECUTIVO ASSINA -Termo de Compromisso (Valor Político) -Decreto criando GT (1ª Ação Efetiva de Implementação)

RESULTADOS INICIAIS - 36 Municípios comprometidos localizadas no 3 principais mercados consumidores do país; 6 capitais: Porto Alegre, SP, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus; 1 Estado (SP); Estados AC, RJ, BA; 20 GTs constituídos; 15 Decretos publicados.

RESULTADOS ESTADO/SP COMPRAS PÚBLICAS RESPONSÁVEIS DE MADEIRA MONITORAMENTO E CONTROLE DO TRÁFEGO E COMERCIALIZAÇÃO DA MADEIRA DENTRO DO ESTADO: -Treinamento da Polícia Ambiental; -Operações piloto de fiscalização em estradas e depósitos de madeira e material de construção para que o cidadão paulista também possa ser um cidadão amigo da Amazônia -Entre Setembro e Dezembro de 2007 – Operação Primavera apreendeu quase 2000 toneladas de madeira ilegal.

ANO 2008 -LANÇAMENTO DA REDE AMIGOS DA AMAZÔNIA, gerida pelo CES/CEAPG FGV: *Cidade Amiga da Amazônia; *Estado Amigo da Amazônia; *Empresa Amiga da Amazônia; *Consumidor Amigo da Amazônia.

IMPLEMENTAÇÃO

Grupo Técnico de Trabalho Jurídico; Compras/Licitações; Obras/Habitação; Meio Ambiente; Condema; ONG Parceira; Saúde; Educação; Às vezes: Comunicação ou Câmara de Vereadores.

Grupo Técnico de Trabalho Cuida da implementação do programa; Adequa o programa à estrutura da máquina pública; Elabora decreto que cria procedimentos para a compra de madeira de origem legal; Qualifica e sensibiliza os servidores das secretarias envolvidas com o programa; Sugere competências, cria processos, avalia a viabilidade, histórico de consumo, identifica ameaças e gargalos (depósitos irregulares), cuida da estratégia geral de implementação, identifica oportunidades de comunicação externa do programa; Participa da Rede Amigos da Amazônia.

Não acreditamos que o mundo vai acabar; Considerações Finais Não acreditamos que o mundo vai acabar; Ninguém salvará o mundo sozinho, precisamos da sua ajuda; Você pode fazer algo. Juntos podemos fazer muito mais!!