1 8º Congresso da Apodemo: Estudos de Mercado: novos desafios para a mudança LISBOA 29 - 30 Maio 2001.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

Adolescência e Afectos
Entendendo o Adolescente Normal
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
PSICOLOGIA.
A Amizade na vida de Jesus.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Consumo e Investimento
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Metodologia Científica e Tecnológica
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
Amaury Patrick Gremaud Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
Administração para Engenharia
Auditoria de Segurança da Informação
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Área Pastoral.
Capítulo 6 Organização.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
Transição do estado infantil para o adulto: crise
Objectivos Definir o perfil ideal do Chefe de Equipa
Ajudando a fazer diferente
Influências Socioculturais
Quem sou eu? Será que me conheço?
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
ANÁLISE INSTRUMENTAL.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Salas de Matemática.
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
Trabalho realizado por
Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini CRP08/07915
4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
1 7º Encontro Nacional de Professores a leccionar em Estabelecimentos Prisionais Bragança, 12 de Junho de 2011 Glória Jólluskin Universidade.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
O processo de decisão de compra
Diagramas de Venn e de Carroll Não se chamam propriamente ferramentas/instrumentos estatísticos mas ajudam a organizar de uma forma simples alguns tipos.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
Aprendendo a pensar com a Sociologia (BAUMAN; MAY, 2010)
VISÃO E VALORES DA COLFAX
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Identificando Oportunidades
Desenvolvimento motor
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Comportamento do consumidor
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
A socialização O modo como os indivíduos aprendem e recriam habilidades, conhecimento, valores, motivos e papéis adequados à sua posição em um grupo ou.
Como se desenvolve a sexualidade
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Transcrição da apresentação:

1 8º Congresso da Apodemo: Estudos de Mercado: novos desafios para a mudança LISBOA Maio 2001

2 O QUE SE PRETENDE? DAR RESPOSTA ÀS INQUIETUDES DAS EMPRESAS RELACIONADAS COM O CONSUMO INFANTIL PROPORCIONAR UMA REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES CHAVE NO RESEARCH INFANTIL

3 AS BASES DO MODELONA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA COM CRIANÇAS AS BASES DO MODELO KIDSPEAK NA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA COM CRIANÇAS

4 EM QUE CONTEXTO NASCE O KIDSPEAK? EMERGE UM NOVO MERCADO INFANTIL TEMOS ASSISTIDO AO LONGO DO TEMPO: UMA CONSTANTE MUDANÇA/EVOLUÇÃO DO MERCADO EM GERAL ESTE MERCADO NÃO SE REFERE APENAS AO MERCADO ADULTO, MAS TAMBÉM A MARCAS E PRODUTOS INFANTIS QUE TÊM MANIFESTADO UMA CRESCENTE PROFUSÃO ASSIM COMO UMA MAIOR SOFISTICAÇÃO.

5 EM QUE CONTEXTO NASCE O KIDSPEAK? TORNA-SE NECESSÁRIO O RESEARCH INFANTIL COMO COMUNICAR E INTERPRETAR AS CRIANÇAS? l AS CRIANÇAS TÊM NECESSIDADES E MOTIVAÇÕES QUE EVOLUEM E SE ALTERAM RAPIDAMENTE COM A IDADE. l NOVO ESTILO DE VIDA PAIS-FILHOS: MAIS EXPOSIÇÃO OBRIGA A MAIOR PROTECÇÃO E CUIDADO AS CRIANÇAS SÃO UM ALVO IMPORTANTE A ESTUDAR Neste contexto: CONSUMIDORES DE HOJE - CONSUMIDORES DO FUTURO

6 O QUE É O KIDSPEAK? O MUNDO DAS CRIANÇAS E O MARKETING UMA LIGAÇÃO ENTRE ANOS

7 O QUE É O KIDSPEAK? QUALITATIVO UM ENFOQUE METODOLÓGICO UMA FORMA DE APROXIMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DAS CRIANÇAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS ADAPTADAS AO PÚBLICO INFANTIL E ÀS SUAS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO

8 CONSIDERAÇÕES GERAIS AS CRIANÇAS DIFEREM DOS ADULTOS NA FORMA COMO COMUNICAM l CAPACIDADES VERBAIS LIMITADAS => SINAIS NÃO VERBAIS l RESPOSTAS MENOS RACIONAIS E CONTROLADAS/ELABORADAS l NA RELAÇÃO COM UM ADULTO (MODERADOR), MUITAS VEZES IDENTIFICAM-NO COMO UMA FIGURA PARENTAL OU COM UMA FIGURA DE AUTORIDADE, NAS QUAIS PROCURAM SEGURANÇA E APROVAÇÃO.

9 CONSIDERAÇÕES GERAIS O PROCESSO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COMPREENDE: UM DESENVOLVIMENTO COGNITIVO QUE DEFINE E APERFEIÇOA AS CAPACIDADES INTELECTUAIS DO INDIVIDUO. A capacidade de uma criança para compreender o que lhe foi dito e a sua capacidade em comunicar depende do seu estádio de desenvolvimento intelectual. (Piaget, 1959) DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL

10 Cada estímulo externo é processado como se fosse verdadeiro/ real PENSAMENTO CONCRETO PENSAMENTO ABSTRACTO 5 Anos12 Anos Cada estímulo externo é processado de uma forma mais complexa e pessoal DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

anos PROTECCÃO Nursery 9-12 anos STATUS StreetcornerCONTROLE Playground 3-10 anos+13 anos Underground TRANSGRESSÃO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL

12 CONSIDERANDO AS ZONAS DO KIDSMAP É POSSÍVEL SEGUIR O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EM TERMOS DA FORMA COMO INFLUENCIAM A DECISÃO DE COMPRA Nursery DOMINADA PELA NECESSIDADE DE PROTECÇÃO DA CRIANÇA. NESTA FASE OS PAIS TÊM UM PAPEL FUNDAMENTAL DE CONTROL, CABENDO-LHES A ELES TODAS AS TOMADAS DE DECISÃO. Playground É A FASE DA DESCOBERTA. EMBORA A FIGURA PARENTAL EXERÇA AINDA UM PAPEL DE CONTROL, A CRIANÇA COMEÇA A EXPLORAR O SEU TERRITÓRIO E A PARTILHÁ-LO COM A FAMÍLIA. A CRIANÇA COMEÇA ASSUMIR ALGUM PROTAGONISMO NO PROCESSO DE DECISÃO DA COMPRA RELATIVAMENTE A PRODUTOS COMO GELADOS, REFRIGERANTES, BATATAS FRITAS...

13 CONSIDERANDO AS ZONAS DO KIDSMAP É POSSÍVEL SEGUIR O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EM TERMOS DA FORMA COMO INFLUENCIAM A DECISÃO DE COMPRA É MARCADA AINDA PELA NECESSIDADE DE DEPENDÊNCIA DOS PAIS, MAS A MÃE DEIXA DE SER A FIGURA DE REFERÊNCIA, PASSANDO OS AMIGOS/GRUPO A DESEMPENHAREM ESSE PAPEL. HÁ UMA FORTE NECESSIDADE DE PERTENÇA A UM GRUPO. AS CRIANÇAS, NESTA FASE, SÃO ORIENTADAS PELA CULTURA GRUPAL E PROCURAM SER ACEITES PELO SEU GRUPO DE AMIGOS, UTILIZANDO OS MESMOS VALORES E CRENÇAS. ESTA É A FASE EM QUE AS CRIANÇAS SÃO MUITO PERMEÁVEIS ÀS MODAS (ASPIRAM EM TER MARCAS). AS DECISÕES DE COMPRA SÃO CONDICIONADAS PELO GRUPO E PELA MODA Streetcorner

14 CONSIDERANDO AS ZONAS DO KIDSMAP É POSSÍVEL SEGUIR O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EM TERMOS DA FORMA COMO INFLUENCIAM A DECISÃO DE COMPRA Underground FASE DA INDEPENDÊNCIA, DA AFIRMAÇÃO, DA EXPRESSÃO DA SUA INDIVIDUALIDADE. COMEÇAM A QUERER EXPERIMENTAR OS SEUS LIMITES, AFIRMAREM AS SUAS DIFERENÇAS PARA CONSTRUÍREM A SUA IDENTIDADE. AS DECISÕES DE COMPRA TENDEM A SER TOMADAS POR ELES PRÓPRIOS AINDA QUE INFLUENCIADOS PELO GRUPO.

15 UM CASO PRÁTICO

16 O QUE SE PRETENDIA? IDENTIFICAR VALORES E PERCEBER A FORMA COMO AS CRIANÇAS SE RELACIONAM COM O MUNDO.

17 6 e 7 8 e 9 EP 1 : EP 3 : EP 5 : EP 7 : 6 e 7 8 e 9 EP 2 : EP 4 : EP 6 : EP 8 : Rapaze s Raparigas 8 Entrev. em Pares Rapazes 10 e e 12 M G 1 : M G 3 : M G 5 : M G 7 : Raparigas 10 e e 12 M G 2 : M G 4 : M G 6 : M G 8 : 8 Mini-Grupos UM CASO PRÁTICO

18 A ETAPA DA CONSTRUÇÃO IDADE 6 anos RAPAZES RAPARIGAS UM CONTINUM ONDE SE DEFINEM 3 ETAPAS = 3 MUNDOS ETAPA DA FANTASIA ETAPA DAS RELAÇÕES

19 O BEM E O MAL VIVEM NO SEU MUNDO MUITA IMAGINAÇÃO Brincam sós" SENTEM-SE PROTEGIDOS A MÃE A FAMÍLIA A CASA OS ANIMAIS Idade representativa: "6 anos" Idade de mudança: "7 anos" 6 e 7 anos Como são as crianças desta etapa?

20 RAPAZES HERÓIS RAPARIGAS PRINCESAS CONVIVEM BEM Como são as crianças desta etapa? 6 e 7 anos

21 A ETAPA DA CONSTRUÇÃO Comparam e comparam-se Aparecem os ARQUÉTIPOS ESTÃO A CONSTRUIR A SUA PERSONALIDADE Chefe Envergonhad o Altos Baixos Gordos magros Guloso Os que se portam mal EM TRANSIÇÃO Procuram referências Querem crescer Sentem-se e querem continuar a ser crianças Como são as crianças desta etapa? F 8 e 9 anos M 8, 9 e 10 anos

22 ESTÃO A CONSTRUIR A SUA PERSONALIDAD E VITAIS A DESCOBRIR O MUNDO A ETAPA DA CONSTRUÇÃO ENTUSIASTAS Sensacionalistas DESPORTISTAS CURIOSOS O DESPERTAR SEXUAL COMPETITIVOSAMIZADE JOGOS EM GRUPO IDADE REPRESENTATIVA: os 8 anos IDADE DE MUDANÇA: Os 9 anos em raparigas Os 10 anos em rapazes Como são as crianças desta etapa? F 8 e 9 anos M 8, 9 e 10 anos

23 A ETAPA DA CONSTRUÇÃO Como são os rapazes e como são as raparigas? RAPARIGAS Colaboram mais Mais verbais sociaveis A mãe A Família 8 e 9 anos Aventura F 8 e 9 anos M 8, 9 e 10 anos RAPAZES Futebol Mais rebeldes Mais força e acção 8, 9 e 10 anos

24 Como são os rapazes e raparigas desta etapa? MOSTRAM-SE MAIS MADUROS MUITO ATRAÍDOS PELO MUNDO DE FORA IDADE REPRESENTATIVA: Os 10 anos em RAPARIGAS. Os anos em RAPAZES IDADE DE MUDANÇA: Os 11 anos em RAPARIGAS SOCIAIS ESTÃO A REAFIRMAR A SUA PERSONALIDADE AFECTIVA E SOCIAL VULNERÁVEIS - SENSÍVEIS O GRUPO DE AMIGOS F 10 e 11anos M 11 e 12 anos

25 OS SEUS VALORES PREPARANDO-SE PARA A ADOLESCÊNCIA INDEPENDÊNCIA LIBERDADE CAMARADAGEM QUEREM SER ADULTOS IGUALDADE O MUNDO DA IMAGEM E DA MODA A MÚSICA GOSTO PELA VIDA F 10 e 11 años M 11 e 12 anos

26 RAPAZES ACÇÃO As raparigas entram numa outra etapa RAPARIGAS MADURAS MAIS ATENTAS - MUDANÇAS DO CORPO São Adolescentes Priviligiam a moda Despertar da sexualidade PARTILHAM OS MESMOS VALORES MAS ESTÃO SEPARADOS F 10 e 11 años M 11 e 12 anos

27 O PROCESSO DE RECRUTAMENTO DA AMOSTRA AS FERRAMENTAS E TÉCNICAS METODOLÓGICAS AS CONDIÇÕES DAS DINÂMICAS QUE OUTROS ASPECTOS SÃO IMPORTANTES, E A TER EM CONTA NOS ESTUDOS QUALITATIVOS COM CRIANÇAS?

28 No momento de realizar uma acção para crianças é fundamental ter em consideração o público concreto a quem nos dirigimos A ETAPA DO DESENVOLVIMENTO UM SISTEMA DE VALORES UMA FORMA DE RELACIONAR-SE COM O MUNDO UMA FORMA DE RELACIONAR-SE E PERCEBER A COMUNICAÇÃO