1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 9. Complemento de AOO 9.4 Comportamentos 9.5 Visibilidade 9.6.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo de Casos de Uso Diagrama de Casos de Uso
Advertisements

Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
DFD - Diagrama de Fluxo de Dados
Projeto – Parte II - Exemplos de Diagrama de Colaboração
Requisitos de Software
Paulo Marques Hernâni Pedroso
Engenharia de Software
UML Diagramas de Caso de Uso (USE-CASE)
Aula 8 Contratos.
APSOO Aula 03.
Fluxograma de Atividades Informática na Administração prof. Amauri Marques da Cunha Período 2007/1.
Orientação por Objectos > Modelo de Processo OO > Identificação de Classe e Objectos Aula 12.
UML: Diagrama de Classes
Análise Orientada a Objeto com a metodologia (R)UP + UML
Cartões CRC (Class Responsibility Card)
UML Diagrama de Classes elementos básicos. Contexto Os diagramas de classes fazem parte do da visão estática da UML. Os elemento desta visão são conceitos.
Análise de Requisitos Use Case Renata Araujo Ricardo Storino
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
Atribuição de Responsabilidades em Projeto OO
Introdução a diagrama de classes e UML
Análise e Projeto Orientados a Objeto com UML e Padrões
ANÁLISE E PROJETO ORIENTADAS A OBJETOS (parte 2) UFRJ/IM/DCC Lab PSI mai/1999.
Programação orientada a objetos com Java
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB 9. Modelo conceitual (diagrama.
Objetivo: compreender e aplicar um modelo sequencial
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB Noções de Engenharia de Software.
Interfaces gráficas e Interfaces Web
14. Componentes e implantação
Objetivo: compreender e aplicar um modelo sequencial
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB 7.3 Diagrama de transição de.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO A interface de software deve ser projetada para atender as necessidades e os desejos do usuário Por que o usuário.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 8. Análise e projeto orientados a objetos e UML (casos de uso)
6. Análise estruturada 6.1 DFD
Especificação de Requisitos de Software com Casos de Uso
Análise de Sistemas Análise e Projeto Prof. Jeime Nunes Site:
5. Como fazer o gerenciamento de software? Objetivo: entender a idéia de gerenciamento aplicada ao processo de desenvolvimento de sotware e obter uma noção.
Objetivo: compreender e aplicar um modelo conceitual
I- Introdução A Evolução dos Modelos de Dados e dos Sistemas de Gerência de Banco de Dados.
I- Introdução A Evolução dos Modelos de Dados e dos Sistemas de Gerência de Banco de Dados.
Modelo Conceitual Descreve a informação que o sistema vai gerenciar
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 12. Estados Objetivo: compreender a notação do diagrama de estados.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Informação na Internet
Análise e Projeto de Sistemas para a Internet
Programação Orientada à Objetos
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 11. Comunicação Objetivo: compreender a notação do diagrama de.
Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Qualidade do Produto de Software
Projeto de Banco de Dados
Análise de Sistemas de Informação
UML: Diagrama de Classes
Análise Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 7. Análise e projeto orientados a objetos 7.1 Técnica de modelagem.
Laboratório de Programação
Generalização e herança Agregação e composição
Modelando Sistemas em UML
Fluxos secundários Só devem ser analisados e descritos após a descrição dos fluxos básicos. Fluxos alternativos situações especiais (desconto para um cliente)
Modelagem Conceitual Descreve a informação que o sistema vai gerenciar.
Modelagem Conceitual Descreve a informação que o sistema vai gerenciar.
Modelagem Conceitual descreve a informação que o sistema vai gerenciar.
Aula 04 – Analise de Sistemas Profª Rita de Cassia Gaieski
Fundamentos de Engenharia de SW Diagramas da UML Usados no Projeto de Software.
UML (Unified Modeling Language) A linguagem unificada de modelagem
Diagrama de Classes Herança Dependências.
Análise e Design de Software Site:
Análise e Projeto de Sistemas Análise & modelagem conceitual Prof. Edjandir Corrêa Costa
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 9. Complemento de AOO 9.4 Comportamentos 9.5 Visibilidade 9.6 Herança 9.7 Polimorfismos 9.8 Agregação 9.9 Composição Objetivo: compreender e aplicar definições adicionais em AOO AlunoProfessor ensina *1..*

2 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 9.4 Comportamentos9.4 Comportamentos Atividade que um objeto ou um classe pode executar Também podem ser entendidos como métodos

3 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB

4 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB DICA 4: Estratégias para se identificar conceitos a partir de um caso de uso –Principal: especificar muitos conceitos (SEM PENA!!!!!) –Enfoque 1 – Criar um modelo conceitual a partir de uma lista de categorias de conceitos Categoria de conceito Exemplos Objetos físicos ou tangíveisPOST Especificação de projeto ou descrição de objetoEspecificaçãodeProduto LugaresLoja TransaçõesVenda, Pagamento Linhas de itens de transaçõesLinhadeItemdeVenda PapéisCaixa ContêineresDepósito, armário Objetos dos contêineresItem Outros sistemasSistemadeCartãodeCrédito

5 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB Categoria de conceito Exemplos Substantivos abstratosFome OrganizaçõesDepartamentodeVendas EventosVenda, Roubo, Reunião ProcessoVendendoumProduto Regras e estratégiasPolíticadeReembolsos CatálogosCatálogodeProdutos RegistrosRecibo, DiáriodeCaixa ServiçosLinhadeCrédito Manuais, livrosManualdoEmpregado –Enfoque 2 – Criar um modelo conceitual a partir da identificação de substantivos CUIDADO: não trabalhar mecanicamente!

6 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB Exemplo na sequência de eventos do caso de uso Comprar Itens Açao do Ator Resposta do Sistema 1. Este caso de uso começa quando um Cliente chega a um ponto de pagamento com POST, com vários itens que deseja comprar 2. O caixa registra o Código Universal de Produto (UPC) de cada item 3. Determina o preço do item e acrescenta informação sobre o item à transação de vendas em andamento Se houver mais de um exemplar do item, o Caixa também pode entrar a quantidade A descrição e o preço do item corrente são apresentados

7 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB DICA 5: objetos-relatórios, incluir ou não? –No caso do ponto de venda I) recibo é relatório de venda e mostrar relatório em um modelo conceitual não é útil porque toda a informação é derivada de outras fontes II) recibo tem um papel importante: dá direito ao portador de retornar itens comprados pelo mesmo De uma maneira geral, deve-se usar a regra do cartógrafo!

8 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB ERROS COMUNS: –1) representar algo como atributo quando deve ser um conceito Dica: se você pensa em um conceito X como um número ou um texto no mundo real, provavelmente é um atributo e não um conceito –2) ignorar conceitos de especificação Dica: no mundo real, uma especificação é algo que não é necessariamente intrínseco a um objeto, já que, se assim fosse, se os objetos acabassem, as especificações acabariam também

9 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 9.2 Associações9.2 Associações Associações são relacionamentos entre conceitos com algum significado para o domínio de conhecimento Exemplo do ponto-de-venda

10 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB DICA 6: as associaçõe devem ser encontradas a partir de uma lista de categorias de associações comuns CategoriaExemplo A é uma parte física de BGaveta-POST A é uma parte lógica de BLinhadeItemVenda-Venda A está fisicamente em / sobre BPOST-Loja A está logicamente em / sobre BDescriçãodeitem-Catálogo A é descrição de BDescriçãodeItem-Catálogo A é linha de item de transação/relatório BLinhadeItemVenda-Venda A é conhecido/logado/registrado por BVenda-POST A é membro de BCaixa-Loja A usa/gerencia BCaixa-POST A é subunidade de BDepartamento-Loja A se comunica com BCliente-Caixa A relacionado com transação BCliente-Pagamento A é transação relacionada com transação BPagamento-Venda A é vizinho/de lado de BPOST-POST A é possuído por BPOST-Loja

11 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB DICA 7: nunca se dedicar mais a associações do que a conceitos DICA 8: focalizar as associações que são necessárias de ser conhecidas DICA 9: evitar associações redundantes e deriváveis Papéis: cada extremo de uma associação com: –Nome –Multiplicidade –Navegabilidade

12 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB

13 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB Exemplo do modelo conceitual para ponto de vendas e vôos

14 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 9.3 Atributos9.3 Atributos Valores de dados lógicos de um objeto DICA 10: colocar atributos para os quais os requisitos indicam que as informações devem ser memorizadas Exemplo para ponto de venda

15 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB DICA 11: como diferenciar atributos de associações –Deixar os atributos simples

16 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB –Identificados como aqueles para os quais uma entidade única não faz sentido –Em nenhuma hipótese definir atributo como chave estrangeira DICA 12: pensar o modelo conceitual principalmente como uma ferramenta de comunicação

17 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB Exemplo completo para o ponto de vendas