5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais – Brasília-DF Crediamigo do Banco do Nordeste – A experiência do maior programa de microfinanças do Brasil Setembro/2011 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais – Brasília-DF 10/11/2011
O Nordeste do Brasil Fonte: 1-IBGE(Censoo 2010 e PNAD 2009) 2
Números Globais Ativos Administrados: 55.696 Banco: 25.323 FNE: 35.939 Posição: julho/2011 Valores em R$ milhões Ativos Administrados: 55.696 Banco: 25.323 FNE: 35.939 Ajustes de Consolidação1: (5.566) Patrimônio Líquido do BNB: 2.306 Operações de Crédito2: 40.307 Banco: 10.066 FNE: 30.241 1 Disponibilidades do FNE, Títulos do Proagro e Provisões para Passivos Contingentes 2 Saldo contábil publicado, líquido de provisões e de rendas a apropriar
BNB - Segmentação de Clientes Pirâmide dos Empreendedores (Formais ou Informais) Grande Médio FORMAL Pequeno MICROEMPRESA AGROAMIGO INFORMAL CREDIAMIGO EMPREENDEDOR URBANO EMPREENDEDOR RURAL SERVIÇO INDÚSTRIA COMÉRCIO AGROPECUÁRIA E AGROINDÚSTRIA ATIVIDADES LEGALIZADAS 4
Qual o tamanho e como se comporta o Mercado Informal?
Programa Crediamigo Breve Histórico Visitas: 1997 Bolívia: Banco Sol Brasil: Porto Sol Chile: Banco do Estado do Chile Peru: Mibanco Indonésia: Banco Rakyat Indonesia Pesquisa de Mercado: 1997 Piloto: 1997 (Fortaleza, Itabuna, Recife, São Luís, Aracaju) Lançamento oficial do Programa: Abril/1998 6
Histórico do Crediamigo Plano Brasil sem Miséria Crediamigo – Referência para o CRESCER Primeiro lugar no ranking da revista “Microfinanzas Américas:Las 100 mejores” e lançamento da nova marca do Crediamigo Prêmio de Excelência em Microfinanças (BID) Redução taxa de juros Parceira com INEC Criação do Ambiente de Microfinanças Redução das Taxas de Juros e Orientação Empresarial Acordo Empréstimo Banco Mundial e abertura de 35 unidades Lançamento Crediamigo Comunidade Redução Taxa de Juros Expansão para o Rio de Janeiro Visitas -Projeto Piloto cinco unidades
Plano Brasil Sem Miséria Eixos de Atuação Plano Brasil Sem Miséria Eixo Garantia de Renda ELEVAÇÃO DA RENDA PER CAPITA AUMENTO DAS CONDIÇÕES DE BEM-ESTAR MAPA DA POBREZA: 16,2 MILHÕES Aumento das capacidades e oportunidades Eixo Acesso a Serviços Públicos Eixo Inclusão Produtiva
Sinergia com os Programas do Governo Federal Crediamigo Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado(PNMPO) Crescer-Programa Nacional de Microcrédito Bolsa Família
Estrutura do Crediamigo Pontos de Atendimento MA 14 PI 15 CE 27 RN PB 13 PE 17 AL 9 SE BA 34 ES 2 RJ 5 MG 12 DF 1 Municípios: 1.878 Agências: 173 Postos: 183 Equipes: Ambiente: 42 Gerências: 16 Agências: 3.751 Administrativos:980 Coordenadores:438 Créditos: 2.256 Ass.Gerências: 51 Ass. RH: 13 Ass. Aux. RH: 13 INEC(Sede): 73 VivaCred(Sede): 08 10
Parceiros Operacionais 11
Assessor de Microcrédito Perfil Valorizar o Esforço Humano Ter Credibilidade e Idoneidade Moral Comportamento Empreendedor Excelente Relação Interpessoal Facilidade de Comunicação Dinamismo Postura Ética Papel Divulgar o Programa/Instituição Realizar reuniões de informações ao público-alvo Mobilizar os clientes e a comunidade com vistas a obter apoio nas atividades Realizar visitas de levantamento sócio-econômico Realizar análise de crédito Acompanhamento permanente de sua carteira de crédito Manter sua carteira com taxas de atraso e inadimplência baixas
Educação Financeira Acompanhamentos programados e sistemáticos Prazos curtos e sem carência Pequenos Empréstimos Seqüenciais e Graduais (aumento de valor de acordo com o desenvolvimento do negócio) Sanções sociais Disponibilização de controles administrativos (caderneta do negócio) Cobrança preventiva 13
Orientação Empresarial e Ambiental Está integrada as atividades do Assessor de Crédito, com planejamento mensal (Agenda); É iniciada com os clientes desde o primeiro ciclo; É realizada nas visitas programadas e sistemáticas; Acompanhamento Mensal pelo Coordenador da Unidade; Contribui para o retorno do crédito e retenção; Favorece a expansão saudável do microempreendimento; O aprendizado resulta em melhor gestão dos recursos da família. Comprovamos empiricamente que o nível educacional é fator decisivo para o crescimento da renda familiar e sustentação dos negócios 14
Processo de Crédito Abertura dos Trabalhos Captação de Clientes (Promoção e Informação) Gestão Operacional Análise e Concessão de Crédito Acompanhamento do Crédito Renovação do Crédito Orientação Empresarial / Educação Financeira Renovação do Crédito Orientação Empresarial / Educação Financeira Acompanhamento do Crédito Gestão Operacional
Produtos / Serviços ofertados pelo Programa Crediamigo Capital de Giro Investimento Fixo Crediamigo Comunidade (Village Bank) Conta Corrente (Normal e Simplificada) Seguro Vida Seguro Prestamista Orientação Empresarial e Ambiental 16
Crediamigo Comunidade Produto Microfinanceiro do Crediamigo - BNB que atua na formação de bancos comunitários, com a participação de 15 a 30 pessoas, que tenham ou queiram iniciar uma atividade produtiva e morem na mesma comunidade.
Crediamigo Comunidade Características Empoderamento da comunidade Transferência de poderes para o Grupo na concessão e acompanhamento do crédito Formação da Poupança Capacitação sistemática do grupo (reuniões de consolidação) Forte Simbolismo e Formalidade Bancos de 15 a 30 pessoas
Condições do Crédito CREDIAMIGO CRESCER PRODUTOS COMPLEMENTARES Finalidade/Garantia Valores Encargos Prazo CREDIAMIGO CRESCER Capital de Giro e Investimento Grupos de 15 a 30 integrantes R$ 100,00 a R$ 1.100,00 Entre 4 e 12 meses Capital de Giro Grupos de 3 a 10 integrantes R$ 100,00 a R$ 2.000,00 Taxa de juros de 0,64% ao mês + TAC de 1% Entre 4 e 12 meses Investimento Fixo Individual / Coobrigado R$ 300,00 a R$ 8.000,00 Até 36 meses PRODUTOS COMPLEMENTARES Capital de Giro Grupos de 3 a 10 integrantes R$ 2.100,00 a R$ 15.000,00 Taxa de juros de 1,20% ao mês + TAC de 3% Entre 1 e 12 meses Capital de Giro Individual / Coobrigado
Perfil de Clientes – 31/12/2010 Setor de Atividade Renda Familiar Escolaridade
% Inadimplência Programa Resultados – 30/09/2011 Empréstimos no Ano – Set/2011 Gênero Nº Empréstimos: 1.575.713 Valor Aplicado: R$ 2 Bilhões Valor médio: R$ 1.269,08 Empréstimos Acumulados – Set/2011 Nº Empréstimos: 9.477.691 Valores Desembolsados: R$ 12,8 bilhões* Qtde. Clientes Atendidos: 1.901.390 % Inadimplência Programa A partir de um dia(*) *Valores mensais atualizados pelo IGP-DI (1998-Set2011) Carteira – Set/2011 Nº Clientes: 968.850 Valor: R$ 892 milhões Valor médio:R$ 920,92 * 1 a 90 dias de atraso sobre a carteira ativa até 90 dias 21
Contratações – 30/09/2011 Quantidade acumulada de operações Quantidade de operações no ano Valores desembolsados acumulados (R$ milhões) Valores desembolsados no ano (R$ milhões) 22
Contratações Comunidade – 30/09/2011 Quantidade acumulada de operações Quantidade de operações no ano Valores desembolsados acumulados (R$ mil) Valores desembolsados no ano (R$ mil) 23
Saíram da linha de Pobreza Resultados Qualitativos – Conclusões da Pesquisa da FGV em 2008 60% 35% 28% Saíram da linha de Pobreza dos Rendimentos do Consumo - O acesso ao crédito na região Nordeste foi bem superior a do restante do país Nota: dados de 1998 a 2008
Responsabilidade Social Plano Estratégico - Crediamigo Missão Contribuir para o desenvolvimento do setor microempresarial mediante a oferta de serviços financeiros e de orientação empresarial, de forma sustentável, oportuna e de fácil acesso, assegurando novas oportunidades de ocupação e renda no Brasil. Visão Ser referência local e global no mercado de Microfinanças, pela dimensão, impacto social e qualidade no atendimento das necessidades dos empreendedores brasileiros Valores Confiança Ética Inovação Responsabilidade Social Superação Transparência União
Revista Microfinanzas – Américas As 20 Maiores (Carteira)
Reconhecimento Internacional : Revista Microfinanzas – Américas
Reconhecimento Internacional Prêmio BID Excelência em Microfinanças América Latina 2008 Entre as 05 Finalistas em 2009 e 2010
Metas de Atendimento a Beneficiários do Programa Bolsa Família Participação no Plano Brasil Sem Miséria Metas do Crediamigo Crescer Crediamigo Crescer 2011 (Out – Dez) 2012 2013 2014 Metas Globais Clientes Ativos 570.000 1.071.000 1.357.800 1.676.700 Quantidade de Operações 2.029.000 2.435.000 2.922.000 Valores Desembolsados (R$ Mil) 468.000 1.762.000 2.248.000 2.862.000 Metas de Atendimento a Beneficiários do Programa Bolsa Família 216.600 321.300 407.340 503.010 199.500 608.700 730.500 876.600 140.400 440.500 562.000 715.500
Parcerias Estratégicas Prefeituras Municipais
MARCELO Azevedo Teixeira Nossos Agradecimentos! Banco do Nordeste do Brasil S/A Ambiente de Microfinança Urbana Av. Pedro Ramalho, 5700 – Bl. A-2 Superior Fortaleza-CE - Fone: (55 085) 3299.3148 Cliente Consulta | Ouvidoria 0800 7283030 MARCELO Azevedo Teixeira http://www.bnb.gov.br/CrediAmigo/ marceloat@bnb.gov.br