Arquitetura do exemplo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criação de avisos de pesquisa
Advertisements

Instalação e Configuração
Funcionalidades do Menu Superior – Tabelas, Operações em Lote
Como criar avisos de revista científica e pesquisa
Dicas para a publicação da página ...
Tutorial Isend – Mala Direta
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
Tutorial de Acesso ao Moodle QI
Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB
Preencha seus dados de login e senha, são os mesmos usados para o sistema de notas. Caso não tenha esses dados, entre em contato com a secretaria.
Frotas – Sistema de Solicitação de Cotações
Banco VolksWagen. Atenção: Para melhorar a performance das aplicações WEB que você acessa e também para mante – las sempre atualizadas, alguns cuidados.
Gpnet Criando um novo módulo.
Silvane Gonçalves Analista de Sistemas. 1º passo Selecione a tabela VENDA, depois clique no MENU CRIAR > Assistente de Formulário.
EPROC / TJTO PRÉ-CADASTRAMENTO
Usando Microsoft Access 2010
Como acessar o Orquestra?
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Criação de Grupos no Rooda TUTORIAL AGOSTO •Antes de tudo acesse o Rooda...
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
PLANO DE AÇÃO PARTICIPATIVO
Como acessar o Orquestra?
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Objetivo Ao final deste treinamento serão capazes de:
Programação WEB Modelo de Aplicação PHP usando Banco de Dados
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Procedimentos iniciais para cadastro detalhado de produtos
Nome do Trabalho Autores. Digite aqui Introdução sem alterar a fonte ou seu tamanho. Caso necessitar de mais um slide, clique com o botão direito no slide.
Criar Novo Usuário de Acesso ao Sistema. Será exibida uma nova tela conforme o próximo Slide. Clique no Menu “Arquivo / Usuário”.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Relação 1 Relação de Produtos com Serviços Vinculados- OS.
HELP (Manual Eletrônico). MENU CADASTRO ATENDIMENTO.
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
SQL Server Constraint UNIQUE.
RH – Cadastro de Alteração de Salário
Saídas do Estoque 1. Objetivo 2 As principais saídas do estoque podem ocorrer através das vendas, mas algumas saídas podem ocorrer do estoque sem que.
Retaguarda – Cadastro de Cidades IdentificaçãoRET_026 Data Revisão05/11/2013.
Compras – Cadastro de Cor
Manual de acesso ao SISZARC
Troca de Mercadoria Farmácias e Drogarias.
02/09/2014 Treinamento Mídias Online. Instruções -Campanhas devem conter valor, caso contrário não irão aparecer na Simulação de Plano de Custo. -Para.
RH – Cadastro de Ponto 1 IdentificaçãoRH_002 Data Revisão29/08/2013.
Retaguarda – Cadastro de Orçamento
Retaguarda - Cadastro de PDV
Manual Paciente Virtual para Aluno. Nessa parte do manual será apresentado ao usuário (Administrador) como criar um paciente Criar Paciente.
PDV - Troca de Mercadoria
Entrada no Estoque – correção
Autorizar Programas para Grupo de Usuários 1 Posto de Combustível.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Módulo Fiscal Como gerar o arquivo fiscal da NF-e Pedido: Manual para auxiliar o envio dos arquivos NF-e do sistema para a receita.
OS - Cadastrar Ordem de Serviço
PET - Cadastro de Assunto da Consulta. Objetivo Cadastrar, Alterar ou Excluir os assuntos das consultas que serão utilizados no Cadastro de Consulta.
Cadastro de Proprietário / Animal. OBJETIVO: cadastrar os proprietários (clientes) da empresa e seus animais. Os clientes cadastrados podem efetuar compras.
Cadastro de PDV. OBJETIVO.:Cadastrar os micros onde rodará o programa PDV que executa a função de venda.
Cadastro de Profissional
PET - Cadastro de Profissional. Objetivo Cadastrar no sistema os profissionais da empresa. No caso os veterinários e profissionais que realizarão atendimentos.
Compras - Cadastro de Tabela de Preços
Bematech - Como emitir uma Redução Z de qualquer dia
PET - Cadastro de Consulta do Animal. Objetivo Cadastrar todas as consultas no sistema.
Cadastro de Consulta do Animal. Objetivo: Cadastrar todas as consultas no sistema. Obs.: Antes de cadastrar as consultas deve – se cadastrar o animal,
Cadastro de Atendimento. OBJETIVO: Cadastrar todos os atendimentos feitos aos animais no Pet Shop.
PET - Cadastro de Atendimento. Objetivo Cadastrar todos os atendimentos feitos aos animais no Pet Shop.
PET - Cadastro de Espécie. Objetivo Cadastrar as espécies de animais que serão utilizadas no sistema.
Financeiro – Cadastro de Conta Corrente. Objetivo: Registrar as contas correntes que serão utilizadas nas movimentações financeiras do sistema. Exemplo:
Compras – Cadastro de Fornecedor
Coordenador(a) deve acessar o SABExt (sabext.uece.br) e selecionar a opção Solicitação de Bolsas > Cotas de Bolsas > Indicar Bolsista Feito isso, aparecerá.
PET - Cadastro de Serviços
Informática – Senai. Include e Require O PHP tem duas formas normalmente usadas para incluir o conteúdo de um arquivo PHP, em uma outra página. São elas:
Clique no botão azul (Incluir). O sistema vai abrir um formulário para ser preenchido. Preencha todos os dados solicitados na aba (Veículos), e depois.
Transcrição da apresentação:

Arquitetura do exemplo O exemplo apresentado nessa aula é composto pelos seguintes arquivos: TelaCadastro.html cadastro.php TelaConsulta.html consulta.php TelaExclui.html exclui.php Index.html bdcliente listar.php TelaAltera.html altera.php alteradados.php

Criação do banco de dados e das tabelas Para criar o banco de dados selecione a opção phpMyAdmin.

Criação do banco de dados e das tabelas Na tela do phpMyAdmin, digite bdcliente no campo Criar novo Banco de Dados e clique no botão Criar. Na nova tela que aparece, digite tabcliente no campo Nome e 3 no campo Número de arquivos e clique no botão EXECUTAR. Nesses campos você está definindo o nome da tabela e o número de campos. Como criaremos os campos para cadastrar Código, Nome e Renda, o número é 3.

Criação do banco de dados e das tabelas Na nova tela que aparece, preencha os campos como mostra a figura abaixo. Observe que serão criados os campos Cod_Cli do tipo int (Inteiro), Nom_Cli do tipo varchar (String) e Ren_Cli do tipo double(real). Clique no botão Salvar.

Criação do banco de dados e das tabelas Aparecerá a seguinte tela: Pronto. Pode fechar o phpMyAdmin.

Digitação do Menu do sistema Criaremos um menu simples, tendo como finalidade evidenciar as operações no banco de dados. <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"> <head> <title> Menu Principal </title> </head> <body><ul> <li><a href="TelaCadastro.html" target="_top"> Cadastrar </a></li> <li><a href="TelaConsulta.html" target="_top"> Consultar </a> </li> <li><a href="TelaAltera.html" target="_top"> Alterar </a> </li> <li><a href="listar.php" target="_top"> Listar </a> </li> <li><a href="TelaExclui.html" target="_top"> Excluir </a></li> </ul> </body> </html>

Digitação do formulário de cadastro O formulário de cadastro (TelaCadastro.html) será criado em uma tabela, como mostra a figura abaixo:

Digitação do formulário de cadastro <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"> <head> <title> Formulário de Cadastro</title> </head> <body> <form action="cadastro.php" method="POST"> <table border="1"> <tr> <td> Código: </td><td> <input type="text" name="txtCodigo" size="20" /> </td> </tr>

Digitação do formulário de cadastro <td> Nome: </td> <input type="text" name="txtNome" size="50" /> </tr> Renda: <input type="text" name="txtRenda" size="15" /> </td></tr>

Digitação do formulário de cadastro <td colspan="2"> <input type="submit" value="Salvar" /> </td> </tr> </table> </form> </body> </html>

Digitação do arquivo cadastro.php O arquivo cadastro.php receberá os dados enviados do formulário TelaCadastro.html e armazenará na tabela tabcliente do banco de dados bdcliente. <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xml:lang="pt-br" lang="pt-br"> <head> <title> Cadastro </title> </head> <body> <?php $cod = $_POST["txtCodigo"]; $nom = $_POST["txtNome"]; $ren = $_POST["txtRenda"]; $con = mysql_connect("localhost","root",“fmu"); if (!$con) { echo('Impossível conectar: ' . mysql_error());

Digitação do arquivo cadastro.php } else { mysql_select_db("BdCliente", $con); $sql = "INSERT INTO tabcliente (Cod_Cli, Nom_Cli, Ren_Cli) VALUES ('$cod', '$nom', '$ren')"; if (mysql_query($sql,$con)) { echo mysql_affected_rows() . " registro adicionado com sucesso"; echo('Erro no cadastro: ' . mysql_error()); } mysql_close($con); ?> <br /> <a href="index.html"> Voltar ao menu </a> </body> </html>

Explicação do arquivo cadastro.php As linhas seguintes recebem os valores digitados nos campos txtCódigo, txtNome e txtRenda do formulário TelaCadastro.html e armazena nas variáveis $cod, $nom e $ren. $cod = $_POST["txtCodigo"]; $nom = $_POST["txtNome"]; $ren = $_POST["txtRenda"]; A linha seguinte faz a conexão com o banco de dados e armazena a conexão na variável $con. Observe que root é o nome do usuário e fmu é a senha. Se você não modificou a instalação a senha é vazia “”. Substitua então “fmu” por “”. $con = mysql_connect("localhost","root",“fmu");

Explicação do arquivo cadastro.php As linhas mostradas nos próximos slides verificam se a conexão falhou, ou seja, se o conteúdo da variável $con é falso. Se a conexão falhou, a mensagem Impossível conectar é mostrada juntamente com os dados do erro. Se a conexão deu certo, o banco de dados BdCliente é aberto e uma instrução INSERT da linguagem SQL é armazenada na variável $sql. Essa instrução é encarregada de inserir os dados contidos nas variáveis $cod, $nom e $ren nos campos Cod_Cli, Nom_Cli e Ren_Cli da tabela tabcliente do banco de dados bdcliente. A instrução mysql_query($sql,$con) executa a instrução INSERT contida na variável $sql e se tudo correr bem será mostrado o número de registros da tabela que foram inseridos (mysql_affected_rows() ) e a mensagem "registro adicionado com sucesso“. Se der erro é mostrada a mensagem 'Erro no cadastro: ‘ e os detalhes do erro (mysql_error()). Por fim, a conexão com o banco de dados é encerrada. mysql_close($con).

Explicação do arquivo cadastro.php if (!$con) { echo('Impossível conectar: ' . mysql_error()); } else { mysql_select_db("BdCliente", $con); $sql = "INSERT INTO tabcliente (Cod_Cli, Nom_Cli, Ren_Cli) VALUES ('$cod', '$nom', '$ren')"; if (mysql_query($sql,$con)) { echo mysql_affected_rows() . " registro adicionado com sucesso"; echo('Erro no cadastro: ' . mysql_error()); } mysql_close($con);

Digitação do formulário de consulta O formulário de consulta (TelaConsulta.html) será criado em uma tabela, como mostra a figura abaixo: <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"> <head> <title> Formulário de Consulta</title> </head> <body> <form action="consulta.php" method="GET"> <table border="1"> <tr> <td> Código: </td> <td> <input type="text" name="txtCodigo" size="20" /> </td> </tr> <tr> <td colspan="2"> <input type="submit" value="Consultar" /> </td> </table> </form> </body> </html>

Digitação do arquivo consulta.php O arquivo consulta.php recebe o código digitado no formulário TelaConsulta.html e faz uma busca na tabela tabcliente do banco de dados bdcliente. <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"> <head> <title> Consulta </title> </head> <body> <?php $cod = $_GET["txtCodigo"]; $con = mysql_connect("localhost","root",“fmu"); if (!$con) { echo('Impossível conectar: ' . mysql_error());

Digitação do arquivo consulta.php } else { mysql_select_db("BdCliente", $con); $resultado = mysql_query("SELECT * FROM tabcliente where Cod_Cli = $cod"); $registros = mysql_num_rows($resultado); if($registros==0){ echo "Registro não cadastrado"; echo "<table border='1' width='30%'> <tr> <td> Codigo </td> <td> Nome </td> <td> Renda </td> </tr>"; while($linha = mysql_fetch_array($resultado)) { echo "<tr>"; echo "<td>" . $linha['Cod_Cli'] . "</td>"; echo "<td>" . $linha['Nom_Cli'] . "</td>"; echo "<td>" . $linha['Ren_Cli'] . "</td>"; echo "</tr>"; } echo "</table>";

Digitação do arquivo consulta.php mysql_close($con); } ?> <br /> <a href="index.html"> Voltar ao menu </a> </body> </html> Tela resultante: Puff

Explicação do arquivo consulta.php O arquivo consulta.php recebe o código digitado no campo txtCodigo do formulário TelaConsulta.html e armazena na variável $cod. Em seguida, uma conexão com o banco de dados é estabelecida e armazenada na variável $con. Se a conexão falhar, a mensagem "Impossível conectar" é mostrada juntamente com os dados do erro. Se a conexão der certo, o banco de dados BdCliente é aberto para atender a conexão contida na variável $con. Em seguida, uma instrução SELECT da linguagem SQL é executada para localizar o registro cujo conteúdo do campo Cod_Cli é igual ao conteúdo da variável $cod. O retorno dessa consulta é armazenado na array $resultado. Em seguida, a variável $registros armazena o número de registros (clientes) retornados na consulta. Se esse número for zero a mensagem "Registro não cadastrado" é exibida. Se esse número for maior que zero, o que significa que a consulta retornou pelo menos um cliente, uma tabela é gerada e os dados do(s) cliente(s) é (são) exibido(s) por meio de um laço de repetição.Por fim, a conexão com o banco de dados é fechada.

Digitação do arquivo listar.php O arquivo listar.php é chamado ao clicar no link Listar do menu principal. Esse arquivo seleciona todos os registros cadastrados na tabela tabcliente do banco de dados bdcliente e exibe em uma tabela. É basicamente uma cópia do arquivo consulta.php, mudando apenas a instrução SELECT e as mensagens de erro. Por ser semelhante ao arquivo consulta.php que já foi explicado, esse arquivo não será comentado. <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"> <head> <title> Listagem </title> </head> <body> <?php $con = mysql_connect("localhost","root",“fmu"); if (!$con) { echo('Impossível conectar: ' . mysql_error());

Digitação do arquivo listar.php } else { mysql_select_db("BdCliente", $con); $resultado = mysql_query("SELECT * FROM tabcliente"); $registros = mysql_num_rows($resultado); if($registros==0){ echo "Não há registros cadastrados"; echo "<table border='1' width='30%'> <tr> <td> Codigo </td> <td> Nome </td> <td> Renda </td> </tr>"; while($linha = mysql_fetch_array($resultado)) { echo "<tr>"; echo "<td>" . $linha['Cod_Cli'] . "</td>"; echo "<td>" . $linha['Nom_Cli'] . "</td>"; echo "<td>" . $linha['Ren_Cli'] . "</td>"; echo "</tr>"; }

Digitação do arquivo listar.php echo "</table>"; } mysql_close($con); ?> <br /> <a href="index.html"> Voltar ao menu </a> </body> </html>

Digitação do arquivo TelaExclui.html Esse arquivo origina um formulário para a digitação do código do cliente a ser excluído. <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"> <head> <title> Formulário de Consulta para Exclusão</title> </head> <body> <form action="exclui.php" method="GET"> <table> <tr> <td> Código: </td> <td> <input type="text" name="txtCodigo" size="20" /> </td> </tr> <tr> <td colspan="2"> <input type="submit" value="Excluir" /> </td></tr> </table> </form> </body> </html>

Digitação do arquivo exclui.php Esse arquivo exclui o registro cujo código foi digitado no formulário TelaExclui.html do banco de dados bdcliente. <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"> <head> <title> Exclusão </title> </head> <body> <?php $cod = $_GET["txtCodigo"]; $con = mysql_connect("localhost","root",“fmu"); if (!$con) { echo('Impossível conectar: ' . mysql_error()); } else { mysql_select_db("BdCliente", $con);

Digitação do arquivo exclui.php $retorno=mysql_query("DELETE FROM tabcliente where Cod_Cli=$cod"); if ($retorno==true) { echo mysql_affected_rows() . " registro(s) excluído(s)"; } else { echo("Não foi possível excluir o registro"); } mysql_close($con); ?> <br /> <a href="index.html"> Voltar ao menu </a> </body> </html>

Digitação do arquivo TelaAltera.html Esse arquivo gera um formulário para a digitação do código do cliente a ser alterado. <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"> <head> <title> Formulário de Consulta para Alteração</title> </head> <body> <form action="altera.php" method="GET"> <table> <tr> <td> Código:</td> <td> <input type="text" name="txtCodigo" size="20" /> </td> </tr> <tr> <td colspan="2"> <input type="submit" value="Alterar" /> </td> </table> </form> </body> </html>

Digitação do arquivo altera.php Esse arquivo busca os dados do cliente cujo código foi digitado no arquivo TelaAltera.html e exibe em um formulário para a alteração apenas dos campos Nom_Cli e Ren_Cli. O campo Cod_Cli não é alterado em operações de modificação de dados. Puff

Digitação do arquivo altera.php <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"> <head> <title> Alteração </title> </head> <body> <?php $cod = $_GET["txtCodigo"]; $con = mysql_connect("localhost","root",“fmu"); if (!$con) { echo('Impossível conectar: ' . mysql_error()); } else { mysql_select_db("BdCliente", $con); $resultado = mysql_query("SELECT * FROM tabcliente where Cod_Cli = $cod"); $linha = mysql_fetch_array($resultado);

Digitação do arquivo altera.php echo " <form method='POST' action='alteradados.php'> <table> <tr> <td> Código: </td> <td> <input type='text' name='txtCodigo' readonly='readonly' value='$linha[Cod_Cli]' size='20' /> </td> </tr> <tr> <td>Nome:</td> <td> <input type='text' name='txtNome' value='$linha[Nom_Cli]' size='50' /> </td> <tr> <td> Renda: </td> <td> <input type='text' name='txtRenda' value='$linha[Ren_Cli]' size='15' /> <tr> <td colspan='2'> <input type='submit' value='Salvar' /> </td> </table> </form> ";

Digitação do arquivo altera.php mysql_close($con); } ?> <br /><br /> <a href="index.html"> Voltar ao menu </a> </body> </html>

Digitação do arquivo alteradados.php <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xml:lang="pt-br" lang="pt-br"> <head> <title> Alteração </title> </head> <body> <?php $cod = $_POST["txtCodigo"]; $nom = $_POST["txtNome"]; $ren = $_POST["txtRenda"]; $con = mysql_connect("localhost","root",“fmu"); if (!$con) { echo('Impossível conectar: ' . mysql_error()); } else { mysql_select_db("BdCliente", $con); $sql = "UPDATE tabcliente SET Nom_Cli = '$nom', Ren_Cli='$ren' where Cod_Cli='$cod'";

Digitação do arquivo alteradados.php if (!mysql_query($sql,$con)) { echo('Erro na alteração: ' . mysql_error()); } else { echo mysql_affected_rows() . " registro(s) alterado(s)"; } mysql_close($con); ?> <br /> <a href="index.html"> Voltar ao menu </a> </body> </html>

Informações gerais Lembre-se de mudar as linhas de conexão com o banco de dados de $con = mysql_connect("localhost","root",“fmu"); para $con = mysql_connect("localhost","root",""); já que por padrão o MySQL vem sem senha.