ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professora Angela Biazi
Advertisements

Oficina de redação COESÃO E COERÊNCIA.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
Coesão e Coerência.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto.
TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade
UMA FAMÍLIA ESPECIAL.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
APREDENDO A ORAR.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
Produção Textual.
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM...
Lenda do Guaraná.
Lembra do Pastor que chutou Nossa Sra. APARECIDA? Você se lembra do pastor Sérgio Von Helder? Para refrescar a sua memória: Você se lembra do pastor.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito doente. E que necessitava de orações... Quando o sacerdote entrou no.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Informações implícitas
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A vida havia sido dura para Ananias naqueles últimos tempos. Já havia perdido dois empregos, havia ficado doente. No aniversário do filho não tinha.
PROVA BIMESTRAL 9º Ano (1º Bimestre) PROF. RAQUEL
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Universidade Castelo Branco - UCB
Lógica Proposicional.
Aula 4 – Coesão e Coerência Textual
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Leitura e interpretação de texto
Etapas de uma sequência didática
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Nosso último encontro... Começou, é claro, com uma leitura de fruição: Muito divertida e propícia para a época... Fica aqui a sugestão de leitura: o texto.
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Comunicação e Redação Empresarial
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Como redigir um bom texto?
TIPOLOGIAS TEXTUAIS.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
FILOSOFIA Professor Fernando Petry
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
{ Coerência textual Mecanismos para estabelecer a coerência.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Claudiana Lima.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1

Conteúdo Programático desta aula Linguagem, Língua e Fala Variação linguística: geográfica, social, situacional Texto, hipertexto, Relações textuais: coesão e coerência Relações sintáticas, articulações semânticas Tipologia textual.

Felipe chegou em casa muito aborrecido, e como não tinha com quem falar , começou a conversar com seu papagaio. Ele pode esperar ter uma boa conversa, uma boa interação com seu papagaio ? Por quê ? .

A língua, em sua estrutura, pode ser entendida como propriedade de cada usuário de uma comunidade ? Como se explica ? Como se pode explicar o percurso que faz uma comunicação, obedecendo a:   LINGUAGEM - LÍNGUA - FALA

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA João, que mora no Norte, comentou com seu amigo Jonas, que mora no Sul: - Não vamos ter mexerica hoje na sobremesa , e Jonas não entendeu. Como podemos ajudar neste entendimento ? Amanda estava com uma amigas na festa e ouviu uma conversa que vinha de uma outra roda de amigos: - Não tem problema, vou fala com ela e vai fica tudo certo.....

Como podemos explicar para Amanda o que acontece, nesse caso ? Amanda comentou com os amigos que tinha ouvido alguém falar “errado” uma palavra muito comum e que não entendia como as pessoas não sabiam falar “corretamente.“ Como podemos explicar para Amanda o que acontece, nesse caso ? Joaquim precisava de crédito, por isso foi ao Banco conversar com o gerente: - Aí brother, tô precisando de grana, pode dá uma força ? O que há de inadequado com essa fala, será que ele será atendido ? .

FALA E ESCRITA   7. Podemos afirmar que a ESCRITA é a reflexão da FALA ? Por quê? 8. Escrita formal e informal Fala formal e informal.

Podemos ter uma ideia completa comunicada através de uma única palavra? Silêncio! Fogo! Isto seria texto?

O que diferencia um texto de um amontoado de palavras que não produzem sentido ? Podemos dizer, basicamente, que a maneira como as palavras estão conectadas - a coesão - e o sentido que a mensagem produz - a coerência - são os pontos fundamentais do entendimento do texto. Causado embora então gato alienável disponibilidade. A repercussão daquela situação foi muito grande, ainda que houvesse cuidado em desmentir o fato. A casa é Silêncio!

Em: “No século 306 a. C., o filósofo grego Epicuro, então com 36 anos, abriu sua escola em Atenas. Para tal, ele comprara uma casa com jardim e, em vez de trancafiar-se numa sala com os alunos, preferia ficar ao ar livre, conversando com eles. Observadores da época diziam que não parecia um mestre rodeado de alunos, mas sim um grupo de amigos que filosofavam juntos. Aquele sábio simpático e hospitaleiro se debruçou sobre uma pergunta que inquieta o homem há séculos: como poderemos ser mais felizes ? (...)” (FILOSOFIA, nº 24)

A coerência diz respeito ao sentido, à unidade da mensagem: Ex.: “Um aspecto importante na constituição de uma vida saudável portanto não serão visitados pela paróquia da igreja, a qual não está vestida adequadamente para o evento.” A coesão e a coerência não estão restritas ao universo das palavras . Um texto pode apresentar outros elementos como responsáveis pelo entendimento, por exemplo; figuras, desenhos, tabelas etc., que são essenciais para a compreensão da mensagem , é o chamado hipertexto.

 

A TEXTUALIDADE SE FAZ A PARTIR DA JUNÇÃO DAS DUAS IDEIAS: A) O PASSEIO ESTAVA BOM B) RESOLVEMOS FICAR UM POUCO MAIS   TEMOS UMA RELAÇÃO DE CAUSA E CONSEQUÊNCIA RELACIONADAS PELO ELEMENTO QUE.

VAMOS FAZER AS ARTICULAÇÕES SINTÁTICAS NAS FRASES A SEGUIR VAMOS FAZER AS ARTICULAÇÕES SINTÁTICAS NAS FRASES A SEGUIR ? ARTICULAR IDEIA DE CAUSA, DE OPOSIÇÃO, DE CONCLUSÃO E DE FINALIDADE. VAMOS FAZER TAMBÉM AS MODIFICAÇÕES NECESSÁRIAS:   1)AS PORTAS FORAM ABERTAS. AS COMPRAS VÃO COMEÇAR. 2) O ADVOGADO FOI AO FÓRUM. ELE DEU ANDAMENTO NO PROCESSO.

3 - O TRÂNSITO ESTÁ FLUINDO NORMALMENTE 3 - O TRÂNSITO ESTÁ FLUINDO NORMALMENTE. AS CHUVAS FOR- O TRÂNSITO ESTÁ FLUINDO NORMALMENTE. AS CHUVAS FORAM MUITO FORTES. 4- O MÉDICO AINDA NÃO CHEGOU. ELE ESTÁ FAZENDO UMA CIRURGIA. 5 - CHOVEU DURANTE TODO O DIA. AS RUAS ESTÃO ALAGADAS.   6- O MENINO DORMIU. O MENINO ESTÁ COM FOME. 7 - QUEM LÊ TEM BOAS IDEIAS. DEVEMOS LER MAIS.

Tipologia textual Narração Descrição Dissertação Argumentação

Resumindo os pontos destacados: Linguagem, língua e Fala Variação linguística Texto e hipertexto Relações sintáticas e articulações semânticas Tipologia textual

OBRIGADA BOA PROVA!