Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server

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Transcrição da apresentação:

Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server Prof. Cláudio

Introdução Um Sistema cliente-servidor é uma rede de computadores em que um computador (chamado servidor) presta determinado serviço a outros computadores (chamados clientes). Nota: Quando o servidor não atende diretamente a um usuário, mas somente a outros computadores, diz-se que o servidor é dedicado.

Funcionamento Nesse sistema, os processos dos computadores clientes enviam solicitações ao servidor, que, por sua vez precessa e retorna com os resultados dos pedidos. Recursos compartilhados poder ser: Dados; CPU; Armazenamento em disco; Capacidade de impressão; Acesso à Internet; Comunicação com outras redes etc

História O surgimento da arquitetura cliente-servidor teve como tecnologias precursoras o advento do computador pessoal (Personal Computer-PC), 1981, e os softwares para gerenciamento de rede de trabalho , em meados da década de 1980. Com a possibilidade de processamento local nas estações utilizadas pelos usuários finais (PC), desenvolveram-se diversas ferramentas de produtividade para eles, como os editores de texto, as planilhas eletronicas, além de outras facilidades para interação homem-máquina.

Arquitetura O sistema cliente-servidor é uma arquitetura na qual o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (servidores) e outros são responsáveis pela obtenção dos dados (os clientes).

Interação dos processos Cliente-servidor A interação entre os processos cliente e servidor é uma troca cooperativa na qual o cliente é ativo e o servidor reativo, ou seja, o cliente requisita uma operação e, nesse ponto, o servidor processa e responde ao cliente.

Os processos clientes são ativos, ou seja, são eles que solicitam serviços aos programas dos servidores. Normalmente, o cliente é dedicado à sessão do usuário, começando e terminando com a sessão. A Nota: Um cliente pode interagir com um ou mais servidores, mas pelo menos um processo servidor é necessário. Por exemplo, manipulação de tela, interpretação de menus ou comandos, gerenciamento de som e vídeo etc.

Vantagens dos Sitemas Cliente-servidor Escalabilidade: um sitema cliente-servidor pode ser expandido verticalmente – pela adição de mais recursos à máquina servidora ou aumento do número de máquinas clientes; Independência de plataformas: os sistemas cliente-servidor não ficam presos a um ambiente do software ou hardware. Melhor desempenho: com a força de processamento distribuída, o tempo de processamento é menor; consequentemente, o tempo de resposta também é menor; Fácil acesso aos dados: como é o processo cliente que gerencia a interface, o servidor fica livre para manipular os dados, ou seja, fica mais disponível. Registro: todas as operações podem ser registradas em um log, permitindo o processamento transacional no qual pontos de integridade são marcados; Flexibilização dos investimentos em TI e dos negócios, permitindo que cada área adote soluções específicas e compatíveis com suas reais necessiddades.

Características básicas Uma importante característica dos sistemas cliente-servidor é a possibilidade de utilização de plataformas de hardware e softwares diferentes de um para outro. Dentro desse mix de recursos, as aplicações devem se comunicar de forma transparente. Aí entra o chamado middleware, cujo significado é a existência entre os dois processos, para que eles se comuniquem. Nota: o núcleo do middleware é o sistema operacional da rede.

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