“E.E. Dom José de Camargo Barros”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- Educar -.
Advertisements

A criança e a cultura lúdica
Immanuel Kant O que é o Iluminismo.
A aula.
O Impacto das Mudanças no Cotidiano dos Trabalhadores
VENCEDOR E PERDEDOR Autor Anônimo.
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
A perda da identidade do trabalho por causa do capitalismo
 módulo do campo eléctrico em toda a parte da superfície esférica
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
ORGANIZAÇÃO Ana Cristina Macedo Magalhães.
ELETROSTÁTICA.
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Prof. Everton da Silva Correa
FORMAÇÃO DOS MÉDIUNS PERDA E SUSPENSÃO DA MEDIUNIDADE
Sumário: A educação antes da sociologia: pensar a educação antes de Durkheim. Estado-nação e sistema nacional de ensino. A educação como bem semi-público.
Panopticum Andressa Macedo ; nº 05 __  Mariana Malumbres ; nº 29
Lutar com palavras prof. waltinho Redação – 2007 é a luta mais vã.
PECADO ! O QUE É O PECADO?.
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Podemos fazer a diferença...
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
PENSAMENTOS Longe das vistas, longe do coração. Esse prolóquio tem mais malícia que ciência, mais epigrama que justiça, mais engenho que filosofia.
Fernão Capelo Gaivota Richard Bach.
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
Desconheço o autor.
Parte II - Carlos _ Bru.  Eu não estou passando informação para vocês serem melhores, eu estou transmitindo informações para que vocês entendam o mecanismo.
Aula Vestibular PUC-PR Prova de Filosofia
“ESCOLA ESTADUAL DOM JOSE DE CAMARGO BARROS” CAROLINE 07 DANIELA 09 DANILLO 10 ERIK 12 ICARO 17 JESSICA 18 LUCAS FELIPE 22 LUCAS JOSE 23 MAYARA 24 STEFANI.
PANOPTICUM Natália Gerônimo n° 32 Daiane S.M. Taveira n° 11 Luana L. Gozer n°24 2º ano F Prof. Gentil Gonçales Disciplina de Filosofia “Escola Estadual.
Emile Durkheim e o fato social
Kant e a Crítica da Razão Pura
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
Trabalho de Filosofia – Professor GENTIL
Identificação do Panopticum de Jeremy Benthan em Indaiatuba.
A Psicologia ou as Psicologias
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Disciplinamento dos Corpos e a Instituição Escolar
- Homem como animal político
Ética.
- Educar -.
Um venerável Amigo – 01/AGO/2010 Esse final de respiração cósmica existente, inscrito nos ciclos da humanidade, se reproduz regularmente. Mas, hoje, a.
Demonstrar como em nossa cidade de Indaiatuba existem estruturas do Panopticum de Jeremy Bentham. E.E Dom José de Camargo Barros Nomes: Carla Nº09,12,13,14,21,23.
Esta pesquisa se destina ao estudo sobre
A Tábua.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Autres Dimensions – Frases 01/06 Ramatan – 08/07/2009 Hoje, vocês estão na hora da liberação total desses implantes cerebrais e genéticos, que os mantiveram.
MUITO ALÉM DAS APARÊNCIAS Letícia Thompson.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Como ser feliz em Indaiatuba?
Este livro pode ser lido aqui:
As muitas faces do poder
Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Leia antes os capítulos 5 e 6 Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
 A legalidade nos sistemas políticos exprime basicamente a observância das leis, isto é, o procedimento da autoridade em consonância estrita com o direito.
As bases da ciência moderna
As intervenções verbais do terapeuta
Identificação do Panopticum de Jeremy Bentham em Indaiatuba
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
MICHEL FOUCAULT.
A filosofia que dirige o sistema carcerário japonês é diferente da que rege todos os outros presídios ocidentais, que tentam reeducar o preso para que.
FILOSOFIA Professor Fernando Petry
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Marx e a educação.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Transcrição da apresentação:

“E.E. Dom José de Camargo Barros” Nome: Mariana Carolina Nº30 Nome: Drielly Marie Cantarim Nº09 . Trabalho de Filosofia: Professor Gentil Tema do trabalho: Identificação do Panóptico de Jeremy Betham em Indaiatuba

Lago Do parque ecológico Quem está submetido a um campo de visibilidade, e sabe disso, retoma por sua conta as limitações do poder; fá-las funcionar espontaneamente sobre si mesmos; inscreve em si a relação de poder na qual ele desempenha simultaneamente os dois papeis: torna-se o princípio da sua própria sujeição. Foucault, (1997), pag:168

Prédio em frente ao shopping jaraguá O Panóptico organiza espaços que permitem ver, sem ser vistos, portanto, uma garantia de ordem. Assim, a vigilância torna-se permanente nos seus efeitos, mesmo que não fosse na sua acção. Mais importante do que vigiar o prisioneiro o tempo inteiro, era que o mesmo se soubesse vigiado. Logo, não era finalidade do Panóptico fazer com que as pessoas fossem punidas, mas que nem tivessem a oportunidade para cometer o mal, pois sentiriam-se mergulhadas,  imersas num campo de visibilidade.

Praça Rui Barbosa  Como cada cela dava ao mesmo tempo para o interior e para o exterior, o olhar do vigilante podia atravessar toda a cela; não havia nenhum ponto de sombra e, por conseguinte, tudo o que o indivíduo fazia estava exposto ao olhar de um vigilante que observava através de persianas, de postigos semi-cerrados de modo a poder ver tudo sem que ninguém ao contrário pudesse vê-lo.

Ferrovia de Indaiatuba (...) Quanto mais numerosos esses observadores anónimos e passageiros, tanto mais aumentam para o prisioneiro o risco de ser surpreendido e a consciência inquieta de ser observado.             

Praça Do Nove    Dentre os dispositivos de vigilância do início do século, podemos destacar o Panóptico, de Jeremy Bentham, um mecanismo arquitetural, utilizado para o domínio da distribuição de corpos em diversificadas superfícies (prisões, manicômios, escolas, fábricas).

Bosque do Saber O Panóptico (...) deve ser compreendido como um modelo generalizável de funcionamento; uma maneira de definir as relações de poder com a vida quotidiana dos homens. Bentham sem duvida o apresenta como uma instituição particular, bem fechada em si mesma. muitas vezes se fez dele uma utopia do encarceramento perfeito. Foucault, (1997), pág:169

Pista de Skate O Panóptico (...) tem seu principio não tanto numa pessoa como numa certa distribuição concertada dos corpos, das superfícies, das luzes, dos olhares; numa aparelhagem cujos mecanismos internos, produzem a relação na qual se encontram presos os indivíduos (...) Pouco importa, conseqüentemente, quem exerce o poder. Um indivíduo qualquer, quase tomado ao acaso, pode fazer funcionar a máquina: na falta do diretor, sua família, os que o cercam, seus amigos, suas visitas, até seus criados

Prédios em frente ao parque Ecológico    O Panóptico era um edifício em forma de anel, no meio do qual havia um pátio com uma torre no centro. O anel dividia-se em pequenas celas que davam tanto para o interior quanto para o exterior. Em cada uma dessas pequenas celas, havia, segundo o objectivo da instituição, uma criança aprendendo a escrever, um operário a trabalhar, um prisioneiro a ser corrigido, um louco tentando corrigir a sua loucura, etc. Na torre havia um vigilante.

r Bibliografias: www.google.com www.panoramico.com.br