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Prof. Everton da Silva Correa

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Apresentação em tema: "Prof. Everton da Silva Correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia Prof. Everton da Silva Correa

2 Curar e adestrar, vigiar e punir (parte I)

3 Nau dos insensatos BOSCH, Hieronymus. Nau dos insensatos, c Óleo sobre madeira, 58 x 33 cm. A alegoria da “nau dos insensatos” surgiu no final da Idade Média e teve uma de suas mais famosas expressões artísticas no quadro de Bosch, que nele faz uma profunda crítica aos costumes da época, denunciando a fragilidade dos princípios religiosos e a devassidão presente em todos os grupos sociais.

4 Michel Foucault se voltou para o momento de transformação em que as instituições do Antigo Regime cederam o lugar a sistemas de organização inéditos. Seu interesse se voltou, sobretudo, para as condições de surgimento de novos saberes – ciências com a biologia, a economia política, a psiquiatria e a própria sociologia – e novos dispositivos disciplinares. A influência progressiva desses novos saberes e a multiplicação desses dispositivos por toda a sociedade levaram, segundo ele, à consolidação de um modelo peculiar de organização social: as “sociedades disciplinares” dos séculos XIX e XX.

5 Vigiar e punir A emergência desse novo formato de arranjo social, com suas lógicas de controle e penalização, constitui o tema central de uma das obras mais conhecidas de Foucault, que tem o sugestivo título Vigiar e punir: nascimento da prisão.

6 Nesse livro, ele nos mostra como, a partir dos séculos XVII e XVIII, houve o que chama de um “desbloqueio tecnológico da produtividade do poder”. Esse desbloqueio teria permitido o estabelecimento de procedimentos de controle ao mesmo tempo muito mais eficazes e menos dispendiosos. E isso ocorreu não apenas nas prisões, mas também em várias outras instituições, onde a vigilância dos indivíduos é constante e necessária.

7 Exclusão

8 Asilo Asilo na ótica de Van Gogh ( ) internado em 1888 com parte da orelha amputada, dois anos antes do seu suicídio em julho de Os diagnósticos cogitados na época foram alcoolismo, psicose, epilepsia.

9

10 No Antigo Regime... Durante o Antigo Regime havia critérios que permitiam identificar os indivíduos que eram capazes de se submeter às normas – os “normais” – e os que, incapazes de respeitá-las, deveriam receber como castigo a exclusão da vida em sociedade. Nesse grupo dos que eram afastados do convívio com os outros encontravam-se aqueles considerados “loucos”, “maus”, “doentes” ou “monstros” – qualquer um que apresentasse “desvio de conduta”.

11 A “nau dos insensatos” Ao longo da Idade Média, todos os que fossem tidos como “dementes” eram confinados na chamada “nau dos insensatos”; todos os criminosos eram condenados à pena de morte; quaisquer tipos de “deformados” eram recolhidos aos mosteiros; e os que sofriam de males físicos eram levados a hospitais que na verdade eram “depósito de doentes”.

12 Michel Foucault se inspirou nessa imagem para escrever a introdução de sua História da loucura. Assim como as naus dos insensatos da Idade Média, o saber psiquiátrico seria um mecanismo radical de exclusão, cuja maior expressão seriam os manicômios. A alegoria da nau foi tomada por ele como símbolo de uma cultura – a ocidental – marcada pela não aceitação dentro do corpo social daqueles tidos como loucos.

13 Manicômio

14 Questão O que diferencia as sociedades pré-modernas das sociedades modernas no tocante ao tratamento dado às pessoas consideradas “anormais”? (25 linhas)

15 FIM Referência: BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca (coord.). Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, p


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