I. A. - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL OU IMBECILIDADE AUTOMATIZADA

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Transcrição da apresentação:

I. A. - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL OU IMBECILIDADE AUTOMATIZADA I.A. - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL OU IMBECILIDADE AUTOMATIZADA? AS MÁQUINAS PODEM PENSAR E TER SENTIMENTOS? Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP www.ime.usp.br/~vwsetzer google: valdemar setzer home (Ver nesse site esta apresentação e o artigo correspondente) Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

1. O ser humano é uma máquina? 2. Os filmes Bicentennial Man e AI TÓPICOS 1. O ser humano é uma máquina? 2. Os filmes Bicentennial Man e AI 3. Qual a posição dos cientistas? 4. Questões as serem abordadas 5. Sensações e sentimentos 6. O pensar 7. Máquinas podem ter inteligência? 8. Inteligência artificial 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

1. O ser humano é uma máquina? (No sentido de ser um mecanismo puramente físico) Favor responder SIM ou NÃO no papelzinho Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

 1. O ser humano é uma máquina? 2. Os filmes Bicentennial Man e AI TÓPICOS  1. O ser humano é uma máquina? 2. Os filmes Bicentennial Man e AI 3. Qual a posição dos cientistas? 4. Questões as serem abordadas 5. Sensações e sentimentos 6. O pensar 7. Máquinas podem ter inteligência? 8. Inteligência artificial 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

2. Os filmes Bicentennial Man e AI Mensagens: A humanidade vai acabar logo e só sobrarão robôs Máquinas não deteriorarão com o tempo Robôs não precisarão de energia para funcionar Robôs poderão comportar-se física e mentalmente como seres humanos Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

2. Os filmes Bicentennial Man e AI (cont.) Mensagens (cont.): Máquinas poderão ter sentimentos Seres humanos normais serão capazes de amar robôs A “tragédia” de um robô com sentimentos não poder morrer Robôs podem ter ideais Todas as funções e características humanas poderão ser transpostas para as máquinas Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

2. Bicentennial Man e AI (cont.) Portanto, nesses filmes O SER HUMANO É UMA MÁQUINA Quantas crianças e leigos assistiram AI e foram influenciados por ele? Quantas pessoas pensam assim? Minhas estatísticas Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

2. Bicentennial Man e AI (cont.) Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

 1. O ser humano é uma máquina?  2. Os filmes Bicentennial Man e AI TÓPICOS  1. O ser humano é uma máquina?  2. Os filmes Bicentennial Man e AI 3. Qual a posição dos cientistas? 4. Questões as serem abordadas 5. Sensações e sentimentos 6. O pensar 7. Máquinas podem ter inteligência? 8. Inteligência artificial 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

3. Qual a posição dos cientistas? Aparentemente, a grande maioria, senão a quase totalidade dos cientistas, principalmente na área de I.A., acha que o ser humano é uma máquina. Exemplos: Joahn Searle: “... in one sense, of course we are all machines [that sense in which a machine is just a physical system...]” (Minds, Brains and Science) A. Damasio: cérebros e mentes são a mesma coisa (Descartes’ Error) Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

3. Posição dos cientistas (cont.) J. L. Pollock: “My general purpose in this book is to defend the conception of man as na intelligent machine.” (How to Build a Person, MIT Press) J. Haugeland: “AI wants only the genuine article: machines with minds, in the full and literal sense. This is not science fiction, but real science, based on a theoretical conception as deep as it daring: namely, we are, at root, computers ourselves.” (Artificial Intelligence: the very Idea, MIT Press) R. Dawkins: “O argumento deste livro é que nós, e todos os outros animais, somos máquinas criadas por nossos genes.” (O Gene Egoísta) Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

3. Posição dos cientistas (cont.) Posição intermediária: John Searle: o ser humano é uma máquina, mas o cérebro, apesar de determinar as mentes, não é um computador O “Quarto Chinês” (“Can Computers Think?” in Mind, Brains and Science, London: Penguin 1984) Computadores são máquinas puramente sintáticas e a mente tem semântica (compreensão).  Só que ele não diz o que é “compreender” E que máquina (o ser humano) poderia ser essa Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

3. Posição dos cientistas (cont.) Posição intermediária (cont.): R. Penrose: o ser humano é um ser físico, mas o cérebro não é um sistema computacional. Há processos não-físicos no mundo – deve existir um mundo platônico das idéias matemáticas (The Emperor’s New Mind) Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

 1. O ser humano é uma máquina?  2. Os filmes Bicentennial Man e AI TÓPICOS  1. O ser humano é uma máquina?  2. Os filmes Bicentennial Man e AI  3. Qual a posição dos cientistas? 4. Questões as serem abordadas 5. Sensações e sentimentos 6. O pensar 7. Máquinas podem ter inteligência? 8. Inteligência artificial 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

4. Questões a serem abordadas As máquinas podem Ter sentimentos? Pensar como o ser humano? Ser inteligentes? O ser humano é um ser puramente físico (“máquina”)? As máquinas poderão exercer todas as atividades humanas (e melhor)? Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

 1. O ser humano é uma máquina?  2. Os filmes Bicentennial Man e AI TÓPICOS  1. O ser humano é uma máquina?  2. Os filmes Bicentennial Man e AI  3. Qual a posição dos cientistas?  4. Questões as serem abordadas 5. Sensações e sentimentos 6. O pensar 7. Máquinas podem ter inteligência? 8. Inteligência artificial 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

5. Sensações e sentimentos Sensação: uma reação interior, p.ex. sabor de algo Doce, azedo, amargo, cor (mais sutil) Sentimento: também uma reação interior, mas de outra natureza, p.ex. gostar ou não de algo Simpatia ou antipatia (básicos) Atração ou repulsão (mais básicos) A individualidade e subjetividade das sensações e sentimentos Ninguém é capaz de sentir uma sensação ou sentimento que outro sente Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

5. Sensações e sentimentos (cont.) “Nosso pensar nos une ao mundo; nosso sentir nos reconduz a nós próprios, fazendo de nós um ser individual. Se fôssemos apenas seres pensantes e dotados de percepção, a nossa vida transcorreria numa indiferença total. Se apenas nos reconhecêssemos como Eu, nosso Eu nos seria completamente indiferente. Apenas por que, além de reconhecer a nós mesmos, sentimos também o nosso ser, somos entes individuais, cuja existência não se esgota em estabelecer relações conceituais entre as coisas, mas possui também um valor particular em si mesma.” Rudolf Steiner, A Filosofia da Liberdade, p. 80. Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

5. Sensações e sentimentos (cont.) Máquinas analógicas Uma geladeira pode ter individualidade? O projeto e a construção são únicos para cada modelo de máquina Máquinas digitais A Máquina de Turing (MT) (1935) Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

A MÁQUINA DE TURING Resultado: #,#;D #,0;D 0,0;D 1,1;D b,#;E A B C F b CONTROLE FINITO b 1 # ... L / G #,#;D #,0;D 0,0;D 1,1;D b,#;E A B C F Resultado: CONTROLE FINITO b 1 # ... L / G Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

“A essência dos computadores” A MÁQUINA DE TURING (Cont.) Para maiores detalhes, ver a apresentação “A essência dos computadores” em meu site. Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

A MÁQUINA DE TURING (Cont.) Exercícios 1. Desenhar um diagrama de estados comentado de uma máquina de Turing para fazer somas unárias #1111+11=#  #1111+11=111111# 2. Dada uma cadeia com a’s e b’s, verificar se o número de a’s é o mesmo que o número de b’s #abaababb#  #abaababb#SIM# #bbababba#  #bbababba#NÃO# 3. Repetir um dos exercícios anteriores com a entrada sem os delimitadores #, p.ex. 1111+11=  1111+11=111111 Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

5. Sensações e sentimentos (cont.) A MT é uma máquina digital abstrata com um só tipo de instrução: (Estado atual, símbolo de entrada, símbolo de saída, movimento da cabeça, próximo estado) Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

5. Sensações e sentimentos (cont.) Máquinas digitais (cont.) A Máquina de Turing resolve qualquer problema computacional (tese de Church-Turing) A universalidade da Máquina de Turing (MT) e das máquinas digitais Dadas capacidade e velocidade suficientes, qualquer uma pode simular qualquer outra Como as máquinas são universais e os sentimentos são estritamente individuais, MÁQUINAS JAMAIS TERÃO SENTIMENTOS Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

 1. O ser humano é uma máquina?  2. Os filmes Bicentennial Man e AI TÓPICOS  1. O ser humano é uma máquina?  2. Os filmes Bicentennial Man e AI  3. Qual a posição dos cientistas?  4. Questões as serem abordadas  5. Sensações e sentimentos 6. O pensar 7. Máquinas podem ter inteligência? 8. Inteligência artificial 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

Sempre envolve conceitos 6. O pensar O que é pensar? Envolve semântica O “Quarto Chinês” de John Searle Um computador é como o operador do QC Pois trata tudo sintaticamente (estruturalmente) Segue regras e não “compreende” nada Mas Searle não diz o que é “compreender” Sempre envolve conceitos Ex: o que vocês estão percebendo visualmente na entrada da sala? Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

A resposta, certamente unânime, foi “UMA PORTA” 6. O pensar (cont.) A resposta, certamente unânime, foi “UMA PORTA” ERRADO! NÃO SE PERCEBE VISUALMENTE UMA PORTA pois “porta” é um conceito O que se percebe visualmente são impulsos luminosos O pensar funciona como ponte entre a percepção e um conceito como ponte entre dois conceitos (“associação de idéias”) Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

Percepção 6. O pensar (cont.) Sem a associação com um conceito, não se percebe nada! Ex. do hexágono Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

O pensar completa a percepção 6. O pensar (cont.) Percepção (cont.) Sem a associação com um conceito, não se percebe nada! (cont.) Ex. do sapateiro J.B. (em Catching the Light, de Arthur Zajonc) O pensar completa a percepção Entra em contato com a essência das coisas, inatingível para Kant (Das Ding an Sich) pois para ele o pensamento era mecânico e portanto limitado erro que persegue a ciência e a filosofia até hoje Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

O pensar tem características únicas no universo 6. O pensar (cont.) O pensar tem características únicas no universo Pensar sobre o pensar Única atividade em que o objeto da ação pode ser idêntico à própria ação A atividade é idêntica ao objeto da atividade É auto-suficiente Rudolf Steiner, em A Filosofia da Liberdade: Razão do Cogito, ergo sum Podemos ter liberdade (livre arbítrio) no pensar Ex.: observar 2 objetos e lembrar a forma de um deles O pensamento pode ser auto-determinado! Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

6. O pensar (cont.) O pensar tem características únicas no universo (cont.) Autodeterminação do pensamento Autodeterminação é totalmente impossível nas máquinas pois são determinadas pelas leis físicas no caso da máquinas digitais, por seus programas e circuitos que interpretam as instruções dos programas determinismo e não determinismo na Máquina de Turing Máquinas analógicas: não-determinismo devido à aleatoriedade Mas nossa vivência é que o pensamento consciente não é aleatório a,b;M a,c;M' s1 s3 s2 Duas transições não determinísticas: s2 ≠ s3 e/ou b ≠ c e/ou M ≠ M' Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

6. O pensar (cont.) Máquinas jamais terão liberdade! A falta de liberdade provém da sujeição às leis físicas e falta da auto-determinação Se uma máquina tivesse liberdade, não faria o que dela desejamos! Atenção: para um materialista, o ser humano NÃO pode ter livre-arbítrio! A não ser que seja um materialista incoerente... Ainda bem que a maior parte deles é incoerente! Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

6. O pensar (cont.) Para quem parte da hipótese de que o ser humano pode ter liberdade (pelo menos no pensamento) máquinas JAMAIS vão pensar como ele Podem simular certo tipo de pensamentos como os algorítmicos Distorção do que é “pensar”: “My thermostat has beliefs” John McCarthy (Inventor da expressão “Inteligência Artificial”!) Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

O SER HUMANO NÃO É UMA MÁQUINA 6. O pensar (cont.) Sensações e sentimentos individuais e a liberdade do pensamento Levam à hipótese de trabalho de que NÃO SOMOS SERES PURAMENTE FÍSICOS (SUJEITOS APENAS A LEIS FÍSICAS) Isso não contradiz fatos científicos conhecidos da neurociência Como conseqüência dessa hipótese, O SER HUMANO NÃO É UMA MÁQUINA Minha concepção: NADA no ser humano é uma máquina Ex.: o braço não é uma simples alavanca Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

6. O pensar (cont.) Cérebro Do ponto de vista científico, o máximo que se deveria dizer é que certas áreas dele participam de certos processos mentais Dizer que processos mentais são gerados pelo cérebro é pura especulação Não corresponde às evidências! Cérebro reflete as sensações, os sentimentos, a vontade e o pensamento para a consciência Pensar = refletir !!! Hipótese de trabalho fundamental: o pensamento não é físico Pode depender mais, ou menos, do cérebro físico Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

TÓPICOS  1. O ser humano é uma máquina?  2. Os filmes Bicentennial Man e AI  3. Qual a posição dos cientistas?  4. Questões as serem abordadas  5. Sensações e sentimentos  6. O pensar 7. Máquinas podem ter inteligência? 8. Inteligência artificial 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

7. Máquinas podem ter inteligência? Depende da noção de “inteligência”! Se for simplesmente jogar bem xadrez, as máquinas podem ser “inteligentes” Ver meu artigo sobre xadrez eletrônico Mas nem todas as pessoas inteligentes jogam xadrez bem Precisamos de algo muito mais amplo O Teste de Turing [TT] (1950) Descrição É comportamental Compara os comportamentos exteriores da máquina e do ser humano “Quarto Chinês” do Searle não é comportamental! É lingüístico Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

7. Máquinas inteligentes? (cont.) Extensões do TT (Hanard) Total Turing Test (TTT) TT + outros comportamentos Total Total Turing Test (TTTT) TTT + indistinguibilidade corporal Howard Garder: Inteligências Múltiplas Lingüística  Musical Lógico-matemática  Corporal cinestésica Espacial  Intrapessoal  Interpessoal (D. Goleman: Emocional) Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

7. Máquinas inteligentes? (cont.) Gardner estendeu depois para 20 P. ex. Interpessoal para Liderança Manter relações sociais e preservar amigos Resolver conflitos Ser capaz de fazer análise social Minha classificação 1. Inteligência incorporada No corpo humano, nos animais, plantas e até minerais Infinita sabedoria na natureza Constantes físicas, distância da Terra ao Sol etc. Todos os seres vivos etc. O corpo humano é a maior maravilha física do universo Máquinas também têm Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

7. Máquinas inteligentes? (cont.) Minha classificação (cont.) 2. Inteligência criativa O que é criatividade? Domenico di Masi: Criatividade = Fantasia + Concretividade Fantasia: ter novas ideias – podem ser malucas Concretividade: saber realizar algo social ou pessoalmente útil Só fantasia: diletantismo Só concretividade: burocracia Inteligência criativa é a que envolve ter novas ideias e conseguir realizar algo útil com elas Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

7. Máquinas inteligentes? (cont.) Na minha concepção de mundo, máquinas jamais terão inteligência realmente criativa Não têm fantasia “Novas” idéias são fruto de combinações previamente programadas Não têm concretividade ampla Pois para isso é necessário ter bom senso, que não é formal Podem ter a concretividade de realizar algo burocrático que um ser humano achou útil Além de tudo, a inteligência depende do pensar, e na minha hipótese ele não é físico, de modo que também nesse sentido máquinas jamais serão inteligentes Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

 1. O ser humano é uma máquina?  2. Os filmes Bicentennial Man e AI TÓPICOS  1. O ser humano é uma máquina?  2. Os filmes Bicentennial Man e AI  3. Qual a posição dos cientistas?  4. Questões as serem abordadas  5. Sensações e sentimentos  6. O pensar  7. Máquinas podem ter inteligência? 8. Inteligência artificial 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

8. Inteligência artificial Searle: Strong AI Dá ênfase às analogias entre seres humanos e máquinas Visão extrema: o cérebro é um computador, e a mente o seu programa Newel e Simon “Inteligência é somente uma questão de manipulação de símbolos” “Um sistema físico de manipulação de símbolos é necessário e suficiente para se ter uma ‘ação inteligente em geral’ ” Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

8. Inteligência artificial (cont.) J. Fetzer: “Na tese da strong AI, computadores possuem mente quando estão executando programas...” (Computers and Cognition: why Minds are not machines) J. Pollock: “Strong AI é a tese de que nós podemos construir uma pessoa (uma coisa que realmente pensa, sente e é consciente), por meio da construção de um sistema físico ao qual se dê a Inteligência Artificial adequada” Weak AI Computadores são ferramentas que “podem ser úteis, ajudar e ser valiosas no estudo da mente, mas não possuem mentes, mesmo se estão executando programas” (J. Fetzer) Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

8. Inteligência artificial (cont.) Não estou de acordo com a aplicação dessas duas Minha classificação adicional IA prática Fazer as máquinas simularem ações humanas Para substituir o trabalho que degrada o ser humano Desde que se dê a ele um trabalho mais digno! IA humilde Coleção de algoritmos interessantes  prunning Reconhecimento de padrões Robótica Etc. Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

8. Inteligência artificial (cont.) ou Imbecilidade Automatizada? Segundo a minha noção de “inteligência criativa” computadores, interpretando qualquer programa, são e sempre serão IMBECIS AUTOMÁTICOS Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

 1. O ser humano é uma máquina?  2. Os filmes Bicentennial Man e AI TÓPICOS  1. O ser humano é uma máquina?  2. Os filmes Bicentennial Man e AI  3. Qual a posição dos cientistas?  4. Questões as serem abordadas  5. Sensações e sentimentos  6. O pensar  7. Máquinas podem ter inteligência?  8. Inteligência artificial 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

Hipótese espiritualista 9. Conclusões Hipótese espiritualista A hipótese de que o ser humano não é uma máquina é baseada em evidências muito fortes Vistas nesta palestra Sentimentos individuais Liberdade no pensamento E muitas outras Forma orgânicas incluindo simetrias (ex.: orelhas, mãos) Como elas são conservadas no crescimento e na regeneração de tecidos? Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

9. Conclusões (cont.) Hipótese espiritualista (cont.) [1] http://www.revistapesquisa.fapesp.br/index.php?gal=84&type=gal&nb=6&img=1 Minha teoria de como algo não físico pode atuar fisicamente A escolha de uma dentre várias transições fisicamente não-deterministas não requer energia Há um modelo não físico atuando em cada ser vivo Esse modelo é mental, por isso podemos reconhecê-lo com nosso pensamento (Notar como as pontas da folha de uma costela-de-Adão, Monstera deliciosa, seguem uma curva característica) (Vistas de uma Adelpha capucinus velia; notar as fantásticas simetrias de cores e formas [1]) Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

9. Conclusões (cont.) Hipótese espiritualista (cont.) Evidências no ser humano (cont.) Funcionamento do corpo Memória aparentemente infinita Vivência da liberdade, do tempo etc. Experiências de quase morte Experiências mediúnicas. Exs: Leonora Piper (1859-1950) Chico Xavier (1910-2002) Recordações de “outras vidas” por crianças ... Ver meus artigos “Por que sou espiritualista” “Ciência, religião e espiritualidade” Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

Hipótese materialista 9. Conclusões (cont.) Hipótese materialista A hipótese de que o ser humano é uma máquina Leva a uma ciência desumana Degrada a imagem que o ser humano faz de si próprio Elimina Individualidade ‘superior’ Liberdade Dignidade Responsabilidade Amor altruísta Leva ao egoísmo Ver meu artigo “Consequências do materialismo” Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

9. Conclusões (cont.) Leva a ações O QUE ESTAMOS VENDO? Baseadas em pensamento “maquinal” Sem sentimentos (como compaixão) Bestiais O QUE ESTAMOS VENDO? Destruição da matéria (paradoxo do materialismo, cf. J. Lutzenberger) Destruição da vida Ambos, devido ao egoísmo!!! Miséria social e individual crescentes Duas causas principais Visões materialistas do ser humano, como Animal (darwinismo, neo-darwinismo) Máquina (IA) Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

Pior influência: crianças e jovens 9. Conclusões (cont.) Pior influência: crianças e jovens Frederico Mayor Zaragoza, ex-diretor geral da UNESCO: A QUESTÃO NÃO É O MUNDO QUE VAMOS DEIXAR PARA NOSSOS FILHOS, MAS OS FILHOS QUE VAMOS DEIXAR PARA O MUNDO Solução: educação e auto-educação, mas com outra mentalidade em relação à prevalente hoje em dia A educação padrão induz ao materialismo Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

O SER HUMANO NÃO É UMA MÁQUINA! 9. Conclusões (fim!) A SALVAÇÃO SOCIAL E INDIVIDUAL SÓ PODERÁ OCORRER A PARTIR DE UMA MUDANÇA DE MENTALIDADE: O SER HUMANO NÃO É UMA MÁQUINA! Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

 1. O ser humano é uma máquina?  2. Os filmes Bicentennial Man e AI TÓPICOS  1. O ser humano é uma máquina?  2. Os filmes Bicentennial Man e AI  3. Qual a posição dos cientistas?  4. Questões as serem abordadas  5. Sensações e sentimentos  6. O pensar  7. Máquinas podem ter inteligência?  8. Inteligência artificial  9. Conclusões Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10

I. A. - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL OU IMBECILIDADE AUTOMATIZADA I.A. - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL OU IMBECILIDADE AUTOMATIZADA? AS MÁQUINAS PODEM PENSAR E TER SENTIMENTOS? Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP www.ime.usp.br/~vwsetzer google: valdemar setzer home (Ver nesse site esta apresentação e o artigo correspondente) Valdemar W. Setzer – I.A. 30/9/10