CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Nominal.
Advertisements

Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Edito Romão.
Classes de palavras: adjetivo
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Mais concordância....
Adjetivo – Preposição -
LÍNGUA PORTUGUESA Adjetivo - Artigo 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
ADJETIVOS.
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Plural dos substantivos e dos adjetivos compostos
Comunicação Linguística
Concordância Nominal 2.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
OITAVO IV.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CONCORDÂNCIA NOMINAL APOTEC – PROFª PATTY.
C O N C O R D Â N C I A N O M I N A L Regra Geral
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Adjetivos.
Concordância Nominal.
PROF. GEORDANO VALENTE RAAD
CLASSES DE PALAVRAS (LIVRO 1 – TEORIA COC ).
Adjetivos.
Substantivo, artigo e adjetivo
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Profª Adriana Guimarães
Casos especiais da Concordância Nominal (Parte I)
Professora Daniele Bertollo
Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Profª. Luciana Balduíno
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal.
Leia e observe as frases:
“O adjetivo é a nossa impressão sobre quase tudo” Palavra Cantada
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
Concordância Nominal Professora Patrícia.
Concordância Nominal.
Concordância Nominal Professora France Lima. Regra geral: Toda palavra variável associada a substantivo concorda com ele. (Ganhei de presente estes dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância Nominal Concordância Verbal
CONCORDÂNCIAS ESPECIAIS
Prof. Msc. Richard da Silva
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Concordância Nominal.
Tipos de predicado “O predicado verbal, que exprime um fato, um acontecimento, ou uma ação, tem por núcleo um verbo, acompanhado ou não, de outros elementos".
Concordância Nominal Por Carlos Daniel S. Vieira.
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Concordância nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL REGRA GERAL Os meus dois melhores amigos viajaram Aqueles dois alunos estudam muito. Aqueles dois meninos estudioso leram livros antigo.
Prof. Deivis Luís André.
Concordância Nominal Prof: Juliano Zamperete.
Transcrição da apresentação:

CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan

Homem alto. / Mulheres lindas. CONCORDÂNCIA NOMINAL Regra geral: as palavras adjetivas concordam em gênero e número com o nome a que se referem. Homem alto. / Mulheres lindas. 2) Adjetivo referente a dois ou mais substantivos, quando posposto a estes, deverá ir para o plural ou concordar com o mais próximo. Soldado e marinheiro dedicado. Soldado e marinheiro dedicados. Homem e mulher simpática / simpáticos.

Tinha grande nariz e orelha. Conheci os esforçados Mário e Pedro. CONCORDÂNCIA NOMINAL 3) Adjetivo referente a dois ou mais substantivos, quando anteposto a estes, deverá concordar com o mais próximo; exceto quando se tratar de substantivos próprios. Tinha grande nariz e orelha. Conheci os esforçados Mário e Pedro. 4) Adjetivo em função de predicativo concorda com o sujeito. A mulher e o homem estavam felizes.

5) ALERTA e MENOS são invariáveis. Eles ficaram alerta. CONCORDÂNCIA NOMINAL 5) ALERTA e MENOS são invariáveis. Eles ficaram alerta. Estavam com menos disposição. 6) OBRIGADO, ANEXO, QUITE, INCLUSO e LESO são variáveis. Muito obrigados, disseram eles. As cartas anexas. Eles estão quites com o colégio. Os selos estão inclusos. Cometeu crime de leso-patriotismo.

Estavam bastante cansados. Tenho bastantes livros. CONCORDÂNCIA NOMINAL 7) BASTANTE como advérbio é invariável, como pronome indefinido é variável. Estavam bastante cansados. Tenho bastantes livros. 8) MEIO pode ser advérbio ou numeral. Comeu meia melancia. Ela estava meio triste.

9) TODO é variável, exceto na expressão TODO-PODEROSO. CONCORDÂNCIA NOMINAL 9) TODO é variável, exceto na expressão TODO-PODEROSO. Ela voltou toda molhada. Eis a todo-poderosa. 10) UM E OUTRO e NEM UM NEM OUTRO têm seu adjetivo no plural. Um e outro menino esforçados. Nem um nem outro menino estudiosos fizeram o trabalho.

11) CARO e BARATO só variam quando têm valor de adjetivo. CONCORDÂNCIA NOMINAL 11) CARO e BARATO só variam quando têm valor de adjetivo. Ele sempre usou roupas caras. Ela só frequenta diversões baratas. Estas roupas custam caro ou barato?

Dieta é bom para manter a forma. É proibido entrada. CONCORDÂNCIA NOMINAL 12) Se o sujeito não vier determinado por artigo ou pronome, o adjetivo permanecerá invariável. Cerveja é gostoso. Dieta é bom para manter a forma. É proibido entrada. A cerveja daquela região é boa. Esta dieta é boa para manter a forma. É proibida a entrada.

Tratados greco-romanos. Olhos verde-claros. Cortinas verde-esmeralda CONCORDÂNCIA NOMINAL 13) Como regra geral, os adjetivos compostos variam somente o último elemento; exceção cores comparadas (variáveis), AZUL MARINHO, AZUL CELESTE, VERDE GAIO e similares e SURDO-MUDO (invariáveis). Tratados greco-romanos. Olhos verde-claros. Cortinas verde-esmeralda Uniformes azul-marinho. Meninos surdos-mudos.

Nuvens negras prenunciavam a tempestade. CONCORDÂNCIA NOMINAL 14) Palavras que indicam cor são variáveis, exceto se for substantivo, neste caso fica invariável. Nuvens negras prenunciavam a tempestade. Sapatos creme.

CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan