ESTREMADURA E RIBATEJO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Advertisements

O Turismo É uma forma especial de movimentos migratórios temporários, cujas motivações são as mais diversas: o descanso; prazer dos banhos de mar; o apreço.
A Natureza das Nações.
A formação do território brasileiro
Com este trabalho vais ficar a conhecer alguns povos que habitaram a Península Ibérica há muitos, muitos nos atrás. Clica no guerreiro para avançar.
Roteiro Turístico Pelas 7 Maravilhas Nacionais
Bandeira de Panamá.
Regiões do Brasil.
A união Europeia 4º ano.
PROF. EDUARDO C. FERREIRA
Por :Natania Nogueira Professora de História
Principais Rios de Portugal
Serra de Sintra - Portugal
CARACTERÍSTICAS NATURAIS DO REINO
1ª Mostra Cultural: Abra as portas de sua região
Destinos para férias. Férias de Verão em Cabo Verde! O encanto da ilha encontra-se nos 8 km de fina areia branca da praia de Santa Maria, com todo um.
FAIAL Ilha da Madeira A ilha da MADEIRA é a ilha principal do arquipélago português com o mesmo nome, situado no Oceano Atlântico, a oeste da costa Africana.
CIDADES.
Espanha.
O PANTANAL É um ecossistema único no mundo que cobre uma grande área como que metade da França. A palavra Pantanal pode se traduzir como Pântano, em.
História dos Portugueses no Mundo
Apresentação : *Guida Pinto*
E Entre 28 de Março e 4 de Abril decorreu a 10ª Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente, dedicada às Maravilhas de Portugal. Esta edição pretendeu.
Será que no futuro o nosso bem essencial poderá escassear?
Os primeiros povos Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo e
Rochas ígneas da região de Leiria - roteiro geológico
História de Portugal Aula n.º 2 Paleolítico Neolítico Idade dos Metais.
A atividade agrícola e o espaço agrário
Portugal O nosso país.
Lea Alves nº14 Vanessa Ferreira nº 20 Daniela Duarte nº8
O BRASIL NO MUNDO.
Parques naturais em Portugal
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
Felgueiras.
Portugal O nosso país.
Ambientes litorâneos.
Cabo verde Cabo Verde é um país insular africano, arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 – POPULAÇÃO BRASILEIRA
OS PRIMEIROS DESBRAVADORES DO ESTADO DO PARANÁ
Viana do Castelo é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Viana do Castelo, na região Norte e subregião do Minho-Lima.cidadeportuguesaDistrito.
Contexto histórico da disputa de terras no Brasil Meridional
Solange Cardoso Turma: M
Portugal.
Rio Tejo.
Se considerarmos o tamanho da Madeira, com certeza que teremos alguma dificuldade em perceber como é que esta ilha tem tanto para oferecer! Monumentos,
Copa do Mundo Turma 33.
A vida quotidiana A vida no campo.
Apresentação Etwinning
Profª.: Danúbia Zanotelli Soares
MARAVILHAS DE PORTUGAL
GEOGRAFIA DO PARANÁ.
Soraya Arroyo Holgado y Ana González Mata. Fazer uma breve descricão do lugar A Região Autónoma da Madeira constitui uma das regiões autónomas de Portugal,
Berlengas Portugal Quarta-feira, 29 de Julho de 2015.
A pesca.
A indústria.
OCEANOS E CONTINENTES ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
A AGRICULTURA O QUE É A AGRICULTURA ? O QUE PRODUZ A AGRICULTURA ?
A INDÚSTRIA Conservas : peixe e frutas. Têxteis : com a lã, o linho e o algodão fazem-se tecidos e roupa. Lacticínios : derivados do leite : queijo, iogurtes,
A actividade piscatória. Existem várias actividades económicas relacionadas com os recursos marítimos, mas a actividade piscatória é a mais importante.
TURISMO DO PORTO E NORTE,ER – CASTELO SANTIAGO DA BARRA - VIANA DO CASTELO TEMA DO ENCONTRO: "UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE" TEMA DO PAINEL: “A ZONA.
REDE GEODÉSICA Uma rede geodésica é uma rede de triângulos que são medidos com exatidão e possuindo nos seus vértices marcos geodésicos.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
1 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Encontros do Litoral – POLIS LITORAL NORTE Painel “A Zona Costeira: o potencial turístico” Litoral Norte – Uma Marca.
RIO DOURO.
A PESCA.
OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
A Distribuição da Temperatura no Território Nacional
EUA 8º Ano.
Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.
Transcrição da apresentação:

ESTREMADURA E RIBATEJO

Estremadura e Ribatejo Área Abrangente: Abrange a área dos seguintes municípios incluídos nos distritos de: - Leiria (apenas Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Peniche, Pombal e Porto de Mós); - Santarém.

Estremadura O nome Estremadura deve-se ao facto de na Reconquista ser a zona onde "estremavam" os territórios submetidos a mouros e a cristãos. É uma região de terras férteis, devido à travessia do Rio Tejo, onde se produz fruta, legumes, cereais, tomates, azeite e vinho. Tem como principal característica as suas lezírias, com a criação de cavalos e touros. Esta região possui uma grande concentração de indústrias, mas também possui vinhas, produtos hortícolas e actividade piscatória. Esta região é rica em diversidade de paisagens, que contrastam entre as suas praias e as suas serras.

Paisagens de Estremadura Zona rural Acantilados

Peniche Peniche é uma cidade portuguesa no distrito de Leiria, região centro, com cerca de 15600 habitantes. As suas principais actividades económicas son a pesca e agricultura. Peniche tem praias que chegam a atingir vários quilómetros. O seu ponto mais ocidental é o Cabo Carvoeiro. A oeste do Cabo Carvoeiro, a cerca de 11 milhas, situa-se o arquipélago das Berlengas. Este arquipélago é hoje uma reserva natural onde se encontram espécies raras de flora, aves e peixes.

A principal actividade económica deste concelho foi a pesca A principal actividade económica deste concelho foi a pesca. O Porto de Peniche, que se encontra situado na costa sul da península, é um dos principais portos de pesca portugueses. Peniche é conhecida internacionalmente pelas condições excepcionais que possui para a prática de desportos náuticos tais como Surf, Bodyboard ou o mergulho.

No lado sul, junto ao mar, fica a fortaleza do século XVI, usada como prisão durante o regime de Salazar. A cidade de Peniche está em parte rodeada de muralhas do século XVI.

Marinha Grande Marinha Grande é uma cidade portuguesa no distrito de Leiria, região Centro, com 9 130 habitantes.

Caldas da Rainha Caldas da Rainha é uma cidade portuguesa situada no distrito de Leiria, região Centro, com cerca de 25300 habitantes. O município limita ao nordeste com Alcobaça, ao este com Rio Maior, ao sul com Cadaval, ao oeste com Bombarral e Óbidos e ao noroeste tem litoral no Oceano Atlántico.

Caldas de Rainha é famosa por sua cerâmica Caldas de Rainha é famosa por sua cerâmica. A atividade desenvolveu-se historicamente na região a partir dos solos ricos em argila. A primeira fase da cerâmica Caldense iniciou-se na década de 1820. Os desportos que mais se afirmam na cidade são o Futebol e o Atletismo. Esta cidade tem um mercado com produtos locais que funciona todos os dias.

Leiria Leiria é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Leiria, situada na região Centro e sub-região do Pinhal Litoral. Com máis de 130.000 habitantes. Foi fundada como villa em 1.135, como lugar de descanso dos guerreiros, foi declarada cidade em 1.186, e sua população aumentou notavelmente.

O desporto mais popular em Leiria, é sem dúvida o futebol O desporto mais popular em Leiria, é sem dúvida o futebol. A equipa da cidade, o União Desportiva de Leiria joga actualmente na Primeira divisão portuguesa e um novo estadio.

Castelo de Leiria

Campino do Ribatejo A figura do Campino do Ribatejo, um dos mais destacados símbolos da cultura e história de Portugal. Desde há muito que se encontram testemunhos sobre a existência dos Campinos nas lezírias ribatejanas. O campino nos traz à ideia o tipo dessas raças da África setentrional, Líbios ou Mouros cujo sangue anda misturado nas nossas veias. A cavalo, de pampilho ao ombro, grossos sapatos ferrados, gorro vermelho na cabeça, o Ribatejano, pastoreando os rebanhos de toiros nas campinas húmidas e vicejantes.

De facto, é muito provável que já existam campinos desde os tempos das primeiras Casas Agrícolas, que necessitavam de pessoas para guardarem e cuidarem dos seus animais. Com a implantação do Estado Novo em Portugal, o campino até então um mero e simples trabalhador rural, foi transformado numa referência simbólica. Essa transformação reflectiu-se no traje de festa.