DIOCESE DE GUARULHOS Paróquia Santa Luzia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
Advertisements

Objectos e Lugares na Celebração da Liturgia
Oração Eucarística Sobre a Reconciliação II
A MISSA PARTE POR PARTE Ir. M. Helena Teixeira
EUCARISTIA = ACÇÃO de GRAÇAS
Eucaristia Igreja – Assembleia de Baptizados
encontro pessoal e comunitário com Jesus
I. Objectivos  Perceber o que é ser Igreja – povo.
Grupo de Acólitos da Vera-Cruz
MISSA.
1 - O ESPAÇO SAGRADO 2 - O TEMPO SAGRADO PARA ISRAEL ( AT ): Sábado
Vem e SEGUE-ME!!!.
O Ministro da Palavra, sua funções, suas vestes e lugar da Presidência
ENCONTRO DAS EQUIPES DE CELEBRAÇÃO
Bem-vindo/a.
Acólitos – São João da Madeira
CELEBRAÇÃO LITÚRGICA DO MATRIMÔNIO
Jesus chama os apóstolos...
O ANO LITÚRGICO..
Formação de Ministros Extraordinário da Eucaristia
Vestes Litúrgicas.
Culto à Virgem Maria.
Semana Santa Detalhes da Liturgia
Semana Santa.
ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL
I Formação dos Coroinhas
O Anjo e Maria.
Santíssima Trindade.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA EXÉQUIAS
A eucaristia Começar.
Símbolos Litúrgicos; Gestos e Posturas Litúrgicas;
DIOCESE DE GUARULHOS Paróquia Santa Luzia
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
A Formação Litúrgica do Leitor Segundo Instrução Geral do Missal Romano Assessora: Fabiane Pasa.
36º ENPL – Iniciação Cristã
Sacrosanctum Concilium
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DOS CÂNTICOS LITÚRGICOS
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
MISSA Mariana, Nathália e Priscila ARS
Ministérios Litúrgico-musicais
Fonte: Acólitos – São João da Madeira
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
A visita do Anjo à Virgem Maria, como disse o santo padre Bento XVI, marca o início de um novo tempo para o povo de Deus, pois é o cumprimento do Velho.
Assunção de Maria.
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
1.º) Pedir as luzes do Espírito Santo
Maria e o Advento.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CULTO
Catequese com Adultos Catequese com Adultos
A CELEBRAÇÃO LITÚRGICA
REUNIÃO DOS COROINHAS Paróquia Santo Agostinho – Novo Leblon Rio de Janeiro, 02 de Abril de 2015 Semana Santa 2015.
Propostas para o Ano Santo da Misericórdia
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Quinta-feira / cor verde
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
PASTORAL LITÚRGICA A Missa renovada pelo Concílio Vaticano II é “ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente organizado” (IGMR 16), reunido em.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
Objectos e Lugares na Celebração da Liturgia
Transcrição da apresentação:

DIOCESE DE GUARULHOS Paróquia Santa Luzia FORMAÇÃO DE LITURGIA 2011 Tema : Comunicação e Liturgia

Espaço celebrativo.

Vestimentas e objetos litúrgicos Expressão corporal, gestos e posturas.

TERMOS FUNDAMENTAIS DA LITURGIA   IXTYS > Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador. XP > Cristo ( CR ) INRI > Jesus Nazareno Rei dos Judeus. IHS > Jesus Salvador dos Homens Α e Ώ > Principio e Fim Doxologia > Fórmula de louvor que geralmente se usa em honra a santíssima Trindade . Na liturgia recebem o nome de doxologia o Glória ao Pai..., Glória a Deus nas alturas.... e o Por Cristo, com Cristo..... 

Epiclese > Oração da missa com a qual se invoca a descida do Espírito Santo para que ele , antes da consagração , santifique as oferendas, e após a consagração , santifique a assembléia dos fiéis. Epístola > Tratam de temas gerais e são dirigidas não a uma pessoa em perticular, mas ao público em geral.   Exéquias > Ritos em favor dos fiéis defuntos.  Memento > Parte da oração eucarística onde se recordam os vivos e falecidos.  Rubricas > Regras ou explicações impressas em vermelho rubro significa vermelho.    Viático > Comunhão levada aos enfermos.

MINISTÉRIOS NA LITURGIA Orientações aos Animadores = Comentarista Presença de 1 Hora antes do horário da missa ou celebração da Palavra. Realizar um breve momento de oração pessoal diante do sacrário. Escala: Não deve ser uma imposição. Organização pessoal. Comunicação interpessoal. Não deve ser um obstáculo para o serviço litúrgico. Organização da equipe e apoio a coordenação. Gesto corporal e atitudes diversas: empatia, alegria, acolhida e evitar “animação de palco”. Anotar as intenções da missa ou celebração até 10 minutos antes do horário e proclamá-las no horário exato do início da missa ou celebração. Particularmente nas missas da esperança. Deve estar posicionado no lugar ideal na igreja. Jamais anotar apenas o primeiro nome de falecidos. O nome deve ser completo e deve ter alguém que solicitou presente na assembleia. Ler as intenções e depois introduzir a liturgia do dia, sintonizando a assembleia com o mistério a ser celebrado. Deve usar a veste que é o jaleco.

Orientações aos Proclamadores da Palavra Presença de 30 minutos antes do horário da missa ou celebração da Palavra. Realizar um breve momento de oração pessoal diante do sacrário. Contato direto e pessoal com os lecionários. Escala: Não deve ser uma imposição. Organização pessoal. Comunicação interpessoal. Não deve ser um obstáculo para o serviço litúrgico. Organização da equipe e apoio a coordenação. Vestes apropriadas: Zelo na vestimenta com limpeza e exemplo. Conhecimento da reverência e comportamento em capelas diferentes. Local de assento dos leitores em todas as capelas. Gesto corporal e atitudes diversas. Proibido utilizar durante o exercício do ministério o subsídio: Liturgia diária e outros (caneta na orelha).

Orientações aos Ministros Extraordinários da Eucaristia Presença de 40 minutos antes do horário da missa ou celebração da Palavra. Realizar um breve momento de oração pessoal diante do sacrário. Escala: Não deve ser uma imposição. Organização pessoal. Comunicação interpessoal. Não deve ser um obstáculo para o serviço litúrgico. Organização da equipe e apoio a coordenação. Verificar no sacrário a quantidade de partículas a serem consagradas. As vestes devem ser calça ou saia preta, blusa ou camisa branca, sapatos pretos. Jaleco: deve estar sempre brancos, costurados, passados e de acordo ao corpo individualmente. Ter conhecimento da reverência e comportamento em capelas diferentes. Local de assento em todas as capelas. Gesto corporal e atitudes diversas. Proibido utilizar durante o exercício do ministério o subsídio: Liturgia diária e outros. Evitar utilizar sacolas e outros objetos durante o exercício do ministério.

Orientações aos Acólitos  Presença de 40 minutos antes do horário da missa ou celebração da Palavra. Realizar um breve momento de oração pessoal diante do sacrário. Escala: Não deve ser uma imposição. Organização pessoal. Comunicação interpessoal. Não deve ser um obstáculo para o serviço litúrgico. Organização da equipe e apoio a coordenação. Vestes: Jamais utilizar bermudas. Devem estar limpas, passadas e com cor original. O cíngulo deve estar inteiro. Cuidado com os tênis e montagens de cabelo. Bem como adornos no corpo. O modo de se vestir deve ser um exemplo dentro e fora da Igreja. Devem receber e auxiliar o padre e ministro(a) da Palavra na entrada da capela. Não devem escolher entre missa e celebração da Palavra, mas participar ativamente de ambas. Devem auxiliar a equipe de liturgia para guardar os objetos litúrgicos e jamais sair antes do dever realizado. Gesto corporal e atitudes diversas: evitar as risadas e conversas sem necessidade. Proibido utilizar durante o exercício do ministério o subsídio : Liturgia diária e outros. Lugar do assento em cada capela. Os cerimoniário devem zelar a batina. Devolver a batina após o uso diretamente na paróquia em perfeito estado de conservação, bem como a faixa e o colarinho e frente única. Nunca utilizar tênis e outros objetos nos pés. Os cerimoniário apenas possuem autoridade junto a equipe de acólitos e liturgia quando no exercício da função e jamais é melhor do que os outros membros da liturgia.

Orientações a Equipe de Música Sacra Presença de 1 HORA antes do horário da missa ou celebração da Palavra. Realizar um breve momento de oração pessoal diante do sacrário. Realizar uma oração em equipe em lugar reservado. Escala: Não deve ser uma imposição. Organização pessoal. Comunicação interpessoal. Não deve ser um obstáculo para o serviço litúrgico. Organização da equipe e apoio a coordenação. Marcar ensaios e ter conhecimento da liturgia do dia. É dever obrigatório ensaiar o refrão do salmo e até mesmo a resposta das orações eucarísticas com o povo. Gesto corporal e atitudes diversas. Devem zelar dos instrumentos utilizados e organizá-los após a celebração. Avisar ao coordenador da capela quando ocorrer algum dano aos instrumentos. O salmista deve sempre usar o jaleco, salve observação quando for missa própria da pastoral ou festa. O modo de se vestir deve ser um exemplo dentro e fora da Igreja.

Orientações a Equipe de Dízimo Presença de 1 HORA antes do horário da missa ou celebração da Palavra. Realizar um breve momento de oração pessoal diante do sacrário. Organizar de forma visível o material dos dizimistas. Vestir a camiseta devidamente identificada. Realizar a coleta durante a missa ou celebração da palavra. É proibido permitir que crianças realizem a coleta. Evitar ficar andando na Igreja durante a celebração ou missa.

Padre Marcos Vinícius Clementino - Pároco ELABORAÇÃO: Padre Marcos Vinícius Clementino - Pároco