cinemática Podcast AR VÁCUO Conceitos básicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O HOMEM E A FÍSICA 9º Ano AB – 3º Bimestre
Advertisements

Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Monitores: Gabriel H. S. Parizoto Aluno de Engenharia Civil – 3º Período Victoria Lamas Aluna de Engenharia Civil.
Trabalho de Física Nome: Cleison Nº 3 Serie: 1º ano Médio.
Trabalho e Energia Mecânica Professor Fabiano. Trabalho Conceito Em física, trabalho (normalmente representado por W, do inglês work, ou pela letra grega.
Mecânica MOVIMENTO UNIFORME AULA:01 Mecânica: Cinemática ASSESSORIA E ORIENTAÇÃO ESTUDANTIL-AOE.
Aula Movimento Retilíneo Lilian R. Rios 26/02/16 26/02/16.
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME - Um ponto material estará em MCU quando sua trajetória for uma circunferência e sua velocidade constante com o decorrer do.
Trabalho de ciências ● Escola: Estadual Ernesto Solon Borges ● Professor: Hosmany ● Alunas: Ana Paula e Tamyres Souza ● Serie: 9º ano A.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina C: LEIS DE NEWTON E FORÇAS DE ATRITO (Halliday: cap 5-6)
Cinemática Escalar. 1. O movimento de um carro, que se move com velocidade constante, é descrito pela seguinte tabela t (h) S (km)
7. Movimento Circular Uniforme Professor Sandro Dias Martins.
MECÂNICA - Área da Física que estuda os movimentos. Foi dividida em: CINEMÁTICA: estuda o movimento dos corpos sem enfocar sua causa, procurando investigar.
FÍSICA “A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe.
Movimento Uniforme / MU
TERMOLOGIA - TERMOMETRIA
MECÂNICA - Área da Física que estuda os movimentos. Foi dividida em: CINEMÁTICA: estuda o movimento dos corpos sem enfocar sua causa, procurando investigar.
VETOR VELOCIDADE E VETOR ACELERAÇÃO
Cinemática de uma partícula
DEFINIÇÃO A FÍSICA é a ciência das coisas naturais, cujo objetivo é a formação de modelos que quando comparados aos fenômenos da natureza, tem um bom.
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Estudando para o ENEM de forma invertida
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA CINEMÁTICA: VELOCIDADE MEDIA EEEFM Prof. Filomena Quitiba NOME : ADRIAN RIBEIRO Questão
Movimento Uniformemente Variado / M.V.U
FÍSICA - CINEMÁTICA PROFESSOR: JEAN VILELA.
Estudando para o Enem de forma invertida (cinemática, velocidade)
Estudando para o Enem de forma invertida
Física Aula 09 – Mecânica Prof.: Célio Normando.
Estudando para O enem de forma invertida
Estudando Para o ENEM de Forma Invertida
Estudando para o ENEM de forma invertida
Estudando Para o ENEM de Forma Invertida
E.E.E.F.M. “ Coronel Gomes de Oliveira”
Revisão- Movimento Retilíneo Uniforme
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
FM CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1.
Estudando Dinâmica Aluno: Mateus Brito Turma: 2º ano M03 E.E.E.F.M Prof.ª Filomena Quitiba.
Estudando para o ENEM de forma Invertida
CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1
Caracterização de um movimento retilineo ERROS NO RELATÓRIO ORIENTADO.
Estudando para o ENEM de forma invertida
Quando os físicos usam c e c++
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
FÍSICA Página 121.
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores
Nome: Juan Santos/ Tuma 1º M05
Estudando para o ENEM de forma invertida
CINEMÁTICA. Conceitos introdutórios á Mecânica □ Medidas de comprimento Medir um comprimento é compará – lo a um comprimento adotado como padrão. O padrão.
Professora Paula Melo Silva
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2017) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Seja bem vindos ao 1ºEM! Física Frente A: Cinemática Escalar
Cinemática. Posição A posição x de uma partícula num eixo é a sua localização em relação à origem. A posição é positiva ou negativa, dependendo de que.
CINEMÁTICA EXERCÍCIOS:
Conceitos básicos de Cinemática
MECÂNICA AS LEIS DO MOVIMENTO o estudo do movimento
Exercícios: Introdução à cinemática.
MOVIMENTO EM DUAS DIMENSÕES
Física PROF. BRUNO NASCIMENTO AO VIVO CINEMÁTICA.
Cinemática 2 Introdução à Cinemática Cinemática –Aula 2
MECÂNICA Conceitos iniciais, MRU Prof. Rangel Martins Nunes.
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Ciências (Ensino Fundamental, 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia O que é o movimento?
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Viviane Silva.
Movimento dos Corpos Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

cinemática Podcast AR VÁCUO Conceitos básicos EEEFM Prof. Filomena Quitiba – Piúma/ES EEEFM Coronel Gomes de Oliveira – Anchieta/ES Professor de Física: Lucas Xavier – www.wikifisica.com e lucas.perobas@gmail.com VÁCUO

INTRODUÇÃO FÍSICA Sistema Internacional de Unidades Parte da ciência que estuda os constituintes da matéria e suas interações mútuas. Uma definição compatível com o objetivo deste curso é a seguinte: FÍSICA é o ramo da ciência que estuda a matéria e a energia A palavra “ FÍSICA ” tem origem grega e significa natureza. Assim, física é a ciência que estuda a natureza, daí o nome de ciência natural Sistema Internacional de Unidades Como cada país fixava o seu próprio padrão, as relações entre os países, o ensino e os trabalhos científicos se tornavam muito difíceis. Para resolver estes problemas, foram criados padrões internacionais que vieram a facilitar as relações entre esses países. Assim, foi criado o Sistema Internacional de Unidades, que se indica SI. O Sistema Internacional de Unidades estabelece sete unidades como fundamentais, e cada uma delas corresponde a uma grandeza.

Sistema Internacional de Unidades - si O SI é também denominado MKS, que corresponde às iniciais dos símbolos das três unidades fundamentais usadas. Todas as unidades, quando escritas por extenso, devem ter a inicial minúscula, mesmo que sejam nomes de pessoas. Exemplo: metro, newton, quilômetro, pascal, etc. Os símbolos são escritos com letra minúscula, a não ser que se trate de nome de pessoa. Os símbolos não se flexionam quando escritos no plural. Exemplo: 10 newtons - 10N, e não 10 Ns .

Conceitos básicos Cinemática – Parte da Mecânica que estuda os movimentos sem considerar as causas. Dinâmica – Estuda as leis do movimento. Movimento Repouso Trajetória Deslocamento Escalar Ponto Material Corpo Móvel Repouso e movimento  Um corpo está em movimento quando sua posição em relação a um referencial varia no decorrer do tempo; Caso contrário está em repouso. Deslocamento: PI ao PF em linha reta. Espaço percorrido: medido pela trajetória IMPORTANTE: Tudo dependo do referencial adotado

O conceito de movimento é relativo e, por isso, depende do referencial adotado

Trajetória: É a linha formada pelas sucessivas posições ocupadas por um móvel durante um intervalo de tempo.

POSIÇÃO E DESLOCAMENTO ESCALAR Deslocamento Escalar (S): É a diferença entre duas posições ocupadas pelo móvel: a posição final (S) e a posição inicial (S0).

PONTO MATERIAL Ponto material (ou Partícula): Todo objeto onde dimensões (tamanho) são desprezíveis quando comparadas com o movimento estudado. Corpo extenso: Todo objeto onde suas dimensões não podem ser desprezadas quando comparadas com o movimento estudado. Obs: Na Cinemática todo objeto tem massa, independentemente de ser um ponto material ou corpo extenso, porém só os corpos extensos podem ter rotação.

TIPOS DE MOVIMENTO Movimento Progressivo: é quando o móvel caminha no sentido positivo da trajetória; Movimento Retrógrado: é quando o móvel caminha no sentido negativo da trajetória;

SI Fator de conversão m/s e km/h

VETOR DESLOCAMENTO VETOR QUE REPRESENTA A DIREÇÃO E SENTIDO RESULTANTE DO MOVIMENTO. VETOR VELOCIDADE É o vetor que representa a direção e o sentido do movimento em todos os pontos da trajetória Módulo: Direção: tangente a trajetória Sentido: o mesmo do movimento

Conceitos básicos VM = S T VELOCIDADE MÉDIA: a razão entre o valor da distância percorrida e o intervalo de tempo gasto no percurso. VM = S T Vm: Velocidade Média (m/s) DS: Variação do Espaço (m) Dt: Variação do Tempo (s) Aceleração Média. am: Aceleração Média (m/s2) Dv: Variação da Velocidade (m/s) Dt: Variação do Tempo (s)