Este trabalho foi elaborado, em grupo, solicitado pela formadora Maria João Canudo, no âmbito do módulo STC_6 – Sociedade, Tecnologia e Ciência, Ruralidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho realizado por: Nuno Moita, nº13 Samuel Vieira nº16
Advertisements

CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
A Poluição da Água Trabalho elaborado por: André Silva nº5 8ºc
Poluição da Água Trabalho Realizado Por: Inês Monteiro Nº12
Alimentos Transgénicos
Ciência, tecnologia e Qualidade de vida
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Semana Vegetariana Promoção do Vegetarianismo para um Mundo melhor.
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
STC 6 Urbanismo e Mobilidade (UM)
Contaminação por pesticidas organoclorados
Wallison Vieira de Sousa
Promoção do Desenvolvimento rural e agrícola sustentável.
Ambiente e sociedade.
Agroecossistemas: Conceitos de agroecossistemas
Catarina, Dárya, Matilde e Raquel
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
POLITICA AGRICOLA COMUM
Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Azeredo Perdigão Abraveses
DOENÇAS PROVOCADAS PELO MAU AMBIENTE
Suplementação e Saúde Boa noite a todos!! O objetivo dessa apresentação é falar não de um produto ou de uma indicação específica de suplementação, mas.
Agricultura Biológica
Agricultura Tradicional/ convencional
Recursos biológicos.
AM020. Aula 08 Enrique Ortega, FEA/Unicamp 24 de setembro de 2013 Resíduos, Emissões, Efluentes 1.
Os Marinhos.
As algas na nossa alimentação!
A Alimentação.
RESÍDUOS.
Agricultura Biológica
Formação Pessoal e Social
Intervenção do Homem nos Subsistemas Terrestres -Atmosfera e Geosfera-
de Alcobaça no equilíbrio ambiental e na segurança alimentar
Técnicas de Remediação
Comer bem, para viver melhor!
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Recursos Biológicos Vídeo.
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
A POLUIÇÃO DA ÁGUA TRABALHO ELABORADO POR: JOÃO GOMES nº 10
Agricultura Olá! Eu sou o Sr. Joaquim, Engenheiro Agrícola, e vou ser o vosso guia nesta viagem!
Quinta das 6 Marias São seis hectares trabalhados por seis mulheres, todas de nome Maria. São plantadas 83 variedades de hortícolas, além de árvores de.
TRATAMENTO DE DISPOSIÇÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
D ESTRUIÇÃO DE FONTES DE ALIMENTOS SELVAGENS Genética e Questões Socioambientais Profª: Silvia Molina Mariana Gomes Vanessa Bassinello.
Sustentabilidade.
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
Recursos biológicos.
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Agricultura Alternativa (anos 70)
AGRICULTURA ORGÂNCICA
Agricultura Biológica Acadêmicas: Maria Universina Cardona, Renata Peçanha Cardoso.
Gestão Sustentável dos Recursos
A VIDA E AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
Projeto de extensão Capim Limão
REVISANDO UNIDADES I & II.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Correntes da Agricultura Sustentável. Antecedentes Agricultura 10 mil anos. Era parecida com a que os índios praticam hoje MODELO TRADICIONAL baseado:
Good Agricultural Practices Boas Práticas Agropecuárias Evelise Oliveira Telles
Professora Manuela Cardoso
Poluição dos Recursos Hídricos
Prof: Ana Margarida S. Belo
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
AVANÇOS TECNOLÓGICOS DO PONTO DE VISTA QUÍMICO Químicos e engenheiros químicos teem dado muitas contribuições nas áreas de alimentação e agricultura que.
São organismos vivos com modificações transgênicas. Também chamados de organismos geneticamente modificados, são organismos nos quais foram introduzidos.
Este trabalho foi elaborado, em grupo, solicitado pela formadora Maria João Canudo, no âmbito do módulo STC_6 – Sociedade, Tecnologia e Ciência, Ruralidade.
Transcrição da apresentação:

Este trabalho foi elaborado, em grupo, solicitado pela formadora Maria João Canudo, no âmbito do módulo STC_6 – Sociedade, Tecnologia e Ciência, Ruralidade e Urbanidade e é acerca da agricultura biológica.

O que é a agricultura biológica? A agricultura Biológica, também conhecida, noutros países, como agricultura orgânica, ecológica ou natural, é o termo usado para a cultivação de alimentos e outros produtos vegetais sem o recurso a produtos químicos sintéticos.

O que é a agricultura biológica? A Agricultura Biológica não afecta o ambiente nem a saúde, pois os produtos biológicos proporcionam uma vida mais saudável, uma vez que têm qualidades nutricionais e são isentos de resíduos tóxicos.

Características da agricultura biológica: Agricultura extensiva muito diversificada; Fertilização baseada na utilização de compostos orgânicos; Recurso a bactérias e insectos que auxiliam no combate a pragas e doenças; Integração dos animais nas explorações; Entre outras…

Princípios da agricultura biológica: Princípios da saúde; Princípio da Ecologia; Princípio da Justiça; Princípio da Precaução.

Vantagens do consumo de produtos biológicos: Contribuir para um ecossistema melhor; Maior preservação de um espaço rural, satisfazendo as gerações futuras. Não existe contaminação dos solos, das águas ou da atmosfera; Não são utilizados pesticidas nem adubos como produtos químicos;

Vantagens do consumo de produtos biológicos: São cultivados em solos equilibrados; São utilizados fertilizantes naturais; Melhor qualidade quanto ao teor de vitaminas, minerais, hidratos de carbono e proteínas; Uma mais-valia para o desenvolvimento agrícola local e regional; Entre outras…

Desvantagens do consumo de produtos biológicos: O lucro é mais baixo, uma vez que a produção é menor; O produto é mais caro; Menor peso individual dos produtos e menor produtividade comparativamente com a agricultura convencional; Existem poucos locais de venda, sendo necessário procurar lojas para adquirir estes produtos;

Desvantagens do consumo de produtos biológicos: É raro encontrar um restaurante que confeccione refeições apenas com estes produtos; Rede de distribuição e comercialização pouco desenvolvida; Desconhecimento e preconceito; Falta de associativismo; Reduzida promoção junto do consumidor;

Referências bibliográficas http://www.google.pt/search?hl=ptPT&defl=pt&q=define:Agricultura+biol%C3%B3gica&sa=X&ei=ukuOTN7LHc6OjAeyk_DOBg&ved=0CBgQkAE http://www.centrovegetariano.org/Article-59-Agricultura%2Bbiol%25F3gica.html http://cjigraciosa.no.sapo.pt/ http://www.agroportal.pt/Agros/agricultura/biologica.htm http://www.merceariabio.pt/pt/vantagensdoconsumodeprodutosbiologicos.ph http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/2015056-agricultura-biologica/ http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2002/09/12b.htm

Referências bibliográficas http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/2015056-agricultura-biologica/ http://www.slideshare.net/mekie/agricultura-biolgica http://www.ifoam.org/about_ifoam/pdfs/POA_folder_portugese.pdf

Graça Gonçalves Miriam Marques Carlos Dimas Maria Santos Cátia Silva 13.09.2010 – 24.01.2011 Graça Gonçalves Miriam Marques Carlos Dimas Maria Santos Cátia Silva