PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

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Transcrição da apresentação:

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO CURSO DE TEOLOGIA CAMPUS PIO XI PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Visão do Curso Missão do Curso Teologia: A ciência que busca conhecer de maneira coerente e sistemática a realidade à luz da tradição cristã, em continuidade com as exigências transcendentais e religiosas do ser humano em interlocução com o universo do saber. Missão do Curso A partir da tradição cristã, o Curso de Teologia que oferecemos tem a missão de elaborar cientificamente um saber que responda às questões do ser humano, no que diz respeito ao conhecimento de si mesmo e do mundo, bem como ao sentido da vida.

Objetivos do Curso Objetivos Gerais Objetivos Específicos Capacitar os alunos para refletirem teologicamente sobre a própria práxis, para promoverem o diálogo entre fé e cultura e para serem educadores da fé nas comunidades a que pertencem. Objetivos Específicos Oferecer critérios de discernimento no que diz respeito à compreensão do mundo e da vida; Contribuir teologicamente para esclarecer as questões relativas ao sentido da vida;

Objetivos Específicos Resgatar o teológico presente em todo processo de libertação; Confrontar cientificamente as Escrituras e os apelos que provêm da realidade; Refletir sobre as questões religiosas à luz da Tradição cristã; Oferecer uma visão orgânica da fé cristã; Dialogar com as demais ciências e expressões religiosas; Elaborar o saber teológico como exigência da promoção integral do ser humano; Ser um interlocutor científico na compreensão e transformação da realidade; Estabelecer processos educativos a partir da ótica cristã.

Perfil do Egresso O Curso de Teologia visa à formação de pessoas que sejam capazes de: - descobrir a presença e a ação de Deus na história humana; - interpretar a realidade à luz da Palavra de Deus; - descobrir, vivenciar e partilhar o sentido da vida à luz do Evangelho; - fazer uma leitura exegético-hermenêutica das Escrituras Sagradas e demais documentos da Tradição cristã; - alcançar uma visão coerente do mistério cristão no seu conjunto; - abrir-se ao diálogo com a cultura e com as diferentes expressões religiosas; - expressar o mistério cristão numa linguagem acessível à cultura contemporânea; - ser educador do sentimento religioso, sobretudo da fé cristã; - atuar como agente transformador da realidade em diálogo com a cultura hodierna; - exercer os diversos ministérios eclesiais.

Organização Curricular Áreas da Teologia que formam a matriz curricular do Curso de Teologia: Sagrada Escritura: compreende a introdução e exegese dos livros do Antigo e do Novo Testamento. Teologia Sistemática: compreende o estudo de Deus, da criação e do ser humano, a quem Deus se comunica em Jesus Cristo, pelo dom do Espírito, na Igreja e nos sacramentos. Vida Cristã: esta área se concentra, sobretudo, na abordagem ética, histórica e canônica (jurídica), acentuando os temas fundamentais e as exigências básicas do agir humano e cristão quer na sua relação com Deus, quer na sua relação com o próximo. Prática Pastoral: compreende o conjunto diversificado de atividades dos ministros ordenados e não-ordenados na edificação da Igreja, sua manutenção como comunidade de fiéis e sua expansão até os confins da terra, segundo a determinação expressa de seu fundador (missão). Clique aqui para visualizar a grade curricular

As exigências da interdisciplinaridade Perspectivas temáticas que são acentuadas nos quatro anos do curso. Permitem organizar as disciplinas ao redor de um núcleo central ou focos iluminadores que orientam a reflexão de cada ano de estudo. No primeiro ano, o núcleo central é a busca de Deus, comum a todas as religiões, mas que se reveste de características próprias, tanto na Bíblia, como na nossa tradição cristã, vivida efetivamente nas comunidades brasileiras de hoje. No segundo ano, a comunicação de Deus realizada por intermédio de Jesus, no Espírito Santo, que caracteriza a fé cristã. No terceiro ano, o mistério da Igreja, que abrange também o estudo da prática cristã. No quarto ano articulam-se as disciplinas em torno das exigências da prática ministerial, que vão desde a prática sacramental até as atividades pastorais e missionárias.

Um desafio que emerge desta organização curricular: Embora em cada ano as disciplinas girem ao redor de um núcleo central, o núcleo unitário e harmônico de todos os anos é a fé entendida como experiência e práxis. Somente a fé entendida como experiência-práxis é que pode orientar o que devemos fazer e como devemos pensar para que a nossa ação seja libertadora. Um desafio que emerge desta organização curricular: Aprofundar a qualidade pastoral de cada uma das áreas do estudo, da verdade dogmática, bíblica, moral... assumindo a realidade concreta – toda a realidade salvífica – como ponto de partida e de chegada da nossa proposta. Tal ensino não se reduz à mera transmissão de conteúdos, mas possibilita aos alunos a refletir teologicamente, a evangelizar sua própria cultura e seu próprio pensamento, como pessoas e como membros da comunidade real a que pertencem.