UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Enfª Renata Ucha Teixeira
Advertisements

Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Aluna: Dra. Liliana Pérez Amaro Orientador:Thiago Santos De Souza
Santa Terezinha, Cocal, PI Lanna Ágda Furtado Gomes
Orientador: Cristiane Quadrado da Rosa
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
Leydi Nayla Montoya Hernández
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Especialização em Saúde da Família- UFPel/ UNA-SUS
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientador: Sabiny Pedreira Ribeiro
Especializanda: Adis Almaguer Oyarzabal
Autora: Karine Bombardelli
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7   Trabalho de Conclusão de.
Especializando: Angel Lambert Perez.
Giana Frasson Orientadora: Bianca de Souza
Universidade Federal de Pelotas Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Navegantes, Pelotas, RS.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura
Aluno: Ricardo Gomez Orientador: Nailê Damé-Teixeira
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade Estratégia de Saúde da Família Getúlio Vargas, Pelotas/RS Especializando: Cayo Otávio Moraes Lopes.
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério, na UBS da família da planaltina, no município.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-Graduação de Especialização em Saúde da Família Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de.
Neisleydis Hernandez Avila Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Especializanda: Gisela Grinan Bicet
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de Saúde da Equipe de Saúde da Família-1 de Cachoeira do Sul - RS Aluna: Daniela Yumi Kitashima.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Arlis Martinez Rodriguez Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância. Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Moises Oliveira Schots Orientadora: Edvanda Trindade Sacramento Gomes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria da atenção ao Pré-natal.
Talita de Aquino César Figueiredo Orientadora: Ângela Wilma Rocha
Qualificação do pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Jorge André Gurjão Vieira em Boa Vista – RR Especializando: Felipe Queiroz Portela.
Wolfang Stable Báez Orientador:Pablo Viana Stolz
Trabalho de conclusão de curso
Melhoria da Atenção Pré-natal e ao Puerpério na UBS Floresta, Bagé/RS
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Marcos Roberio Barbosa de Santana
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF São José de Mipibu
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Elsa Maria Corcho Martinez Orientadora: Analú Sparremberguer Manéa
Autor: Anibal Oscar Stivens Veranes
Ludnilanne de Moura Santos Orientadora: Seiko Nomiyama
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhora da atenção ao pré-natal.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância (EaD) Turma 5. Trabalho de.
Atenção ao Pré-natal e Puerpério: melhorias na qualidade do atendimento na Unidade Básica de Saúde Sagrada Família em Mucajaí-RR. Rafhael Brito de A. Santos.
Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MELHORIA DA ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO, NA UBS MANOEL DA COSTA SOUZA, AREZ/RN Discente: Mireidis Díaz Pérez Orientadora: Adrize Rutz Porto

INTRODUÇÃO Importância da ação programática atenção ao pré-natal puerpério; Caracterização do município de Arez/RN; Caracterização da UBS Manoel da Costa Souza; Situação do programa Atenção ao pré-natal e puerpério na UBS.

OBJETIVO GERAL Melhorar a Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Manoel da Costa Souza, Arez/ RN.

METODOLOGIA Monitoramento e avaliação; Organização e gestão do serviço; Engajamento publico; Qualificação da prática clínica.

METODOLOGIA AÇÕES REALIZADAS: Divulgação do projeto; Cadastramento das usuárias do pré-natal e puerpério; Capacitação dos membros da equipe sobre suas atribuições; Capacitação da equipe sobre o protocolo de atenção ao pré-natal e puerpério.

METODOLOGIA LOGÍSTICA: Caderno de Atenção Básica; # 32 Fichas espelhos disponibilizadas pelo curso; Planilhas de coleta de dados disponibilizadas pelo curso; Prontuários clínicos e fichas de atendimentos individuais – cartão de gestante.

OBJETIVOS E METAS PRÉ-NATAL Objetivo 1. Ampliar a cobertura de pré-natal. Meta 1.1: Alcançar 95% de cobertura das gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal da unidade de saúde. 28 22 14 Proporção de gestantes cadastradas no Programa de Pré-Natal

Meta 2.1: Garantir a 100% das gestantes o ingresso no Programa de Pré-Natal no primeiro trimestre de gestação OBJETIVO 2 22 17 12 Proporção de gestantes com ingresso no primeiro trimestre de gestação

Meta 2.2: Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes. Meta 2.3: Realizar pelo menos um exame de mamas em 100% das gestantes. Meta 2.4: Garantir a 100% das gestantes a solicitação de exames laboratoriais de acordo com protocolo. Meta 2.5: Garantir a 100% das gestantes a prescrição de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo. Meta 2.6: Garantir que 100% das gestantes da com vacina antitetânica em dia. Meta 2.7: Garantir que 100% das gestantes com vacina contra hepatite B em dia. Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das gestantes durante o pré-natal. Mês 1 = 14; Mês 2 = 22; Mês 3 = 28, atingindo-se em todas as metas e nos 03 meses da intervenção 100%

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade. Meta 2.9: Garantir a primeira consulta odontológica programática para 100% das gestantes cadastradas. OBJETIVO 2 *Houve licença de +3m da dentista 07 18 09 Proporção de gestante com primeira consulta odontológica programática

Objetivo 3 a 6 -Objetivo 3: Melhorar a adesão ao pré-natal. Meta 3.1: Realizar busca ativa de 100% das gestantes faltosas ás consultas de pré-natal na unidade Básica de Saúde. Não houve faltosas. -Objetivo 4: Melhorar o registro do programa de pré-natal. Meta 4.1: Manter registro na ficha espelho de pré-natal/vacinação em 100% das gestantes. -Objetivo 5. Realizar avaliação de risco. Meta 5.1: Avaliar risco gestacional em 100% das gestantes. Objetivo 6: Promover a saúde no pré-natal Meta 6.1 a 6.6: Garantir a 100% das gestantes orientações nutricional; aleitamento materno; cuidados com recém-nascido; anticoncepção pós-parto; riscos do tabagismo e do uso de álcool e drogas; higiene bucal na gestação. Mês 1 = 14; Mês 2 = 22; Mês 3 = 28, atingindo-se nas metas 4.1; 5.1; 6.1 a 6.6 nos 03 meses da intervenção 100%

OBJETIVO E META PURPÉRIO Objetivo 1. Ampliar a cobertura da atenção a puérperas. Meta 1.1. Garantir a 100% das puérperas cadastradas no programa de Pré-Natal e Puerpério da Unidade de Saúde consulta puerperal antes dos 42 dias após o parto. 22 12 06 Proporção de puérperas com consulta até 42 dias após o parto

-Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção às puérperas na unidade Meta 2.1: Examinar as mamas em 100% das puérperas cadastradas no Programa Meta 2.2: Examinar o abdome em 100% das puérperas cadastradas no Programa Meta 2.3: Realizar exame ginecológico em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta 2.4: Avaliar o estado psíquico em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta 2.5: Avaliar intercorrências em 100% das puérperas cadastradas no Programa Meta 2.6: Prescrever a 100% das puérperas um dos métodos de anticoncepção Mês 1 = 06; Mês 2 = 12; Mês 3 = 22, atingindo-se em todas as metas e nos 03 meses da intervenção 100%

- Objetivo 3: Melhorar a adesão das mães ao puerpério Meta 3 - Objetivo 3: Melhorar a adesão das mães ao puerpério Meta 3.1: Realizar busca ativa em 100% das puérperas que não realizaram a consulta de puerpério até 30 dias após o parto. Não houve faltosas. - Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Manter registro na ficha de acompanhamento do Programa 100% das Puérperas. - Objetivo 5: Promover a saúde das puérperas Meta 5.1: Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre os cuidados do recém-nascido. Meta 5.2: Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre aleitamento materno exclusivo. Meta 5.3: Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre planejamento familiar. Mês 1 = 06; Mês 2 = 12; Mês 3 = 22, atingindo-se em todas as metas e nos 03 meses da intervenção 100%

RESULTADOS EM RELAÇÃO ÀS METAS E EM RELAÇÃO À SITUAÇÃO ANTERIOR À INTERVENÇÃO Aumento da cobertura do atendimentos para as gestantes, na área adstrita de 28 usuárias representando 87,5%. Aumento da cobertura do atendimentos para as puérperas, na área adstrita de 22 usuárias representando 100%. Melhoria da qualidade da atenção as grávidas e puérperas. 100% das usuárias atendidas estão com registro adequado na ficha de acompanhamento Foi organizado o grupo de gestantes, avaliamos na primeira consulta odontológica 50% das gestantes A totalidade das usuárias foram beneficiadas das ações em promoção de saúde.

ASPECTOS QUALITATIVOS RELEVANTES A capacitação dos profissionais da equipe qualificou os atendimentos; A interações com os gestores e secretaria de saúde; Melhoria do engajamento público, com a participação ativa da comunidade; Apoio do NASF (nutricionista) nas atividades coletivas.

DISCUSSÃO Impactou em outras atividades como no serviço de odontologia e do laboratório clínico; Aumento o nível de satisfação das comunidades com a qualidade dos atendimentos. A intervenção já foi incorporada à rotina do serviço de forma sistemática. Ampliando o trabalho de conscientização da comunidade na necessidade de priorização da atenção da atenção ao pré-natal e puerpério, em especiais às de alto risco.

Vamos a dar continuidade com ajuda das fichas utilizadas durante a intervenção. Pretendemos manter a capacitação da equipe com outros protocolos do MS e educação permanente. A cobertura de100% alcançou-se na semana 16. Tomando este projeto como exemplo vamos a implementar o programa de atenção à saúde das crianças na UBS.

MINHAS EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AO CURSO FORAM SUPERADAS O curso me proporcionou espaços de discussão, análise e reflexão crítica das práticas clínicas e no cotidiano de trabalho e na interação com a equipe, gestores e secretaria de saúde. Tem sido um estímulo para meu desenvolvimento acadêmico com a perspectiva ampliada do cuidado em saúde para a comunidade mais necessitada.

Possibilitou um diagnóstico e tratamento com base em evidências científicas e com a participação do indivíduos e de sua família, informando-os apropriadamente e envolvendo-os no processo. Me ajudou a evidenciar com a ESF conseguiu trazer um cuidado mais eficaz, porque aborda as necessidades fundamentais e faz um cuidado integral, respondendo aos princípios da Universalidade, Integralidade, e Equidade preconizados pelo SUS.

FOTOS

OBRIGADA!