Objetivo da Apresentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Orientação – acesso ambiente virtual
José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras
Aprendizagem Online: ferramentas de comunicação para colaboração
A caminho de um modelo de apoio à Avaliação Contínua
Instituto de Computação
Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Contexto de Educação a Distância
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Plataforma de Ensino a Distância
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdade de Tecnologia SENAC De Roger Ferreira Memórias e suas características,
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
1 - Curso Elearning - Desenvolver uma Cultura de Qualidade CONSIDERAÇÕES GERAIS O acesso ao presente Curso a distância (elearning) deve ser sempre efetuado.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Educação em Saúde na Internet Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Formação de Tutores a Distância
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discentes: Rosana Valéria de Oliveira Vanessa.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc Renato M.E. Sabbatini UNICAMP.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Conhecendo o Ambiente de Curso. O Moodle É um software livre de apoio à aprendizagem (páginas de disciplinas e grupos colaborativos). Sistema para gerenciar.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

Objetivo da Apresentação O objetivo desta apresentação é compartilhar com os docentes e alunos a experiência que tivemos, período passado, no curso de Processamento Digital de Imagens de Sensores Remotos - SER437, utilizando o ambiente de educação à distância TelEduc.

Roteiro Introdução Por que TelEduc? Nossa experiência de ensino/aprendizagem híbrida Curso PDI Utilizando o ambiente Demonstração do ambiente - Curso TESTE Feedback dos alunos Conclusões

Introdução Novas tendências têm surgido e influenciado a indústria do treinamento. Nos últimos 20 anos o uso do computador para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem tem se mostrado de grande valia. Função do Computador apoiar e complementar a educação! Os ambientes de ensino a distância - criação, manutenção, administração e assistência de cursos na Web INTERNET como um meio adequado para a Educação à Distância (e-learning)

+ = Introdução Ensino/Aprendizagem Híbrida Treinamento tradicional em sala de aula (presencial) + Utilização de ambiente de educação à distância = Ensino/Aprendizagem Híbrida

Introdução Ensino/Aprendizagem Híbrida Educação à distância como uma extensão do treinamento em sala de aula.

Por que TelEduc? Existem vários ambientes computacionais para Ensino à Distância disponíveis no mercado: WebCT Lotus Learning Space Aulanet ProjetoVirtus O TelEduc é um ambiente em desenvolvimento desde 1996 no Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas para a criação, participação e administração de cursos na Web.

5- O TelEduc é um software livre!! Por que TelEduc? Por que escolhemos o TelEduc: 1- Facilidade de uso por pessoas não especialistas em computação. 2- Flexibilidade. 3- Conjunto enxuto de funcionalidades. 4- Possui mecanismos de comunicação. 5- O TelEduc é um software livre!!

Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida Curso de Pós-graduação: Processamento Digital de Imagens de Sensores - SER437 Coordenadora e professora: Leila Maria Garcia Fonseca Outros formadores: Julio Cesar Lima d’Alge Guaraci José Erthal Alunos: 14

Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida Utilizando o ambiente: como criar um curso? Envie uma mensagem para hilcea@dpi.inpe.br fornecendo as seguintes informações: O sistema enviará uma mensagem para o E-mail do coordenador informando a password e endereço a partir do qual a configuração do curso deve ser feita. Nome do Curso Número de alunos Nome do Coordenador E-mail Login

Resposta do Sistema Date: Mon, 10 Mar 2003 12:52:16 -0500 (EST) From: system user for apache <diehl@dpi.inpe.br> To: undisclosed-recipients: ; Subject: Informações para acesso ao curso no TelEduc Hilcéa, Seu pedido para realização do curso Teste foi aceito. Para acessar o curso, a sua Identificação é: 'hilcea' e a sua senha é: 'AYBce879'. O acesso deve ser feito a partir do endereço: http://teleduc.dpi.inpe.br/cursos/aplic/index.php?cod_curso=4 Atenciosamente, Administração do Ambiente TelEduc

Preenchimento de Perfil pelo Coordenador

Visualização/Alteração dos Dados do Curso

Visualização/Alteração dos Dados do Curso

Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida 2- Recursos do Ambiente Estrutura do Ambiente Informações sobre o funcionamento do ambiente de cursos. Dinâmica do Curso Informações sobre a metodologia e a organização do curso. Agenda É a página de entrada do curso com a programação do dia. Atividades Apresenta as atividades a serem realizadas durante o curso. Material de Apoio Apresenta informações úteis relacionadas à temática do curso, subsidiando o desenvolvimento das atividades propostas.

Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida 2- Recursos do Ambiente Leituras Apresenta artigos relacionados à temática do curso e algumas sugestões de revistas, jornais, endereços na Web etc. Perguntas Freqüentes Contém a relação das perguntas realizadas com maior freqüência durante o curso e suas respectivas respostas. Parada Obrigatória Contém materiais que visam desencadear reflexões e discussões entre os participantes ao longo do curso.

Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida 2- Recursos do Ambiente Mural Espaço reservado para todos os participantes disponibilizarem informações consideradas relevantes no contexto do curso. Fóruns de Discussão Página que contém os tópicos em discussão naquele momento do andamento do curso. Bate-Papo (Chat) Permite uma conversa em tempo-real entre os alunos do curso e os formadores. Correio É um sistema de correio eletrônico que é interno ao ambiente. Grupos Permite a criação de grupos de pessoas para facilitar a distribuição de tarefas.

Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida 2- Recursos do Ambiente Perfil Todos os participantes de um curso preenchem um formulário com perguntas que resultam no perfil de cada um. Diário de Bordo Utilizado para facilitar que os alunos descrevam e reflitam sobre seu processo de aprendizagem. O aluno pode descrever, registrar, analisar seu modo de pensar, expectativas, conquistas, questionamentos e suas reflexões sobre o curso. Portfólio Armazenamento de textos e arquivos a serem utilizados ou desenvolvidos durante o curso, bem como endereços da Internet. Esses dados podem ser particulares, compartilhados apenas com os formadores ou compartilhados com todos os participantes do curso. Cada participante pode ver os portfólios dos demais, podendo ainda fazer comentários sobre eles.

Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida Recursos somente para os formadores: Acessos Permite acompanhar a freqüência de acesso dos usuários ao curso e às suas ferramentas. Intermap Visualização da interação dos participantes do curso nas ferramentas Grupos de Discussão e Bate-Papo. Administração Disponibilização de materiais nas diversas ferramentas do ambiente, configuração de opções e gerenciamento das pessoas que participam do curso.

Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida Resultados Na avaliação com os alunos, as seguintes questões foram levantadas: O ambiente é amigável? A interface é intuitiva? O acesso é rápido? Houve mesmo a criação de um ambiente de cooperação e aprendizado? O sistema precisa de alguma outra funcionalidade? Críticas e sugestões de uma maneira geral.

Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida Resultados PRÓS: Ambiente: amigável e didático Facilidade e rapidez de acesso às listas de exercício e material do curso em geral Agilização do estudo Fácil controle de datas pelo professor (entrega de listas e trabalhos) CONTRAS: Falta de conhecimento de todos os recursos disponíveis Eventuais erros no sistema

Despertar de uma nova cultura! Conclusões Ensino/Aprendizagem Híbrida é bem diferente do Ensino totalmente à Distância: deve-se escolher com cuidado as ferramentas que serão realmente úteis! Despertar de uma nova cultura! Comentário de um dos alunos “É preciso mudar a concepção de: ´não tenho tempo para ficar navegando no ambiente´ por ´vou navegar no ambiente porque aqui irei encontrar respostas para perguntas e dúvidas que tenho´. “