Linguagem de Programação JAVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARQUITETURA EM CAMADAS
Advertisements

UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS
Introdução à Linguagem de Programação JAVA
JSP Segundo Semestre – 2008 Professor Glaucio Bianchini
PLATAFORMA J2EE Luís Filipe Almeida Santos
PRDS - Programa de Residência em Desenvolvimento de Software Laboratório de Engenharia de Software (LES) da PUC-Rio Carlos Lucena
Alcides Calsavara JSP JavaServer Pages Alcides Calsavara
Rebeca Schroeder Linguagem Java Rebeca Schroeder
Alexandre Parra Site: Linguagem Java Alexandre Parra Site:
Introdução à Linguagem Java
Aplicações para Web.
WebWork e JSP Keven andrade
Introdução a Programação Orientada a Objetos
Tecnologias para Internet
Desenvolvimento para Dispositivos Móveis
Seminários Avançados 3 Conceitos Java EE Servidor de aplicação Tomcat
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos
PÁginas Dinâmicas Programação Web.
Programação II Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
JAVA FX “O próximo passo na evolução do Java como plataforma de desenvolvimento de aplicações clientes ricas.” - Oracle. Alexandre Cechinel Beatriz.
Introdução ao Desenvolvimento Web
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
Profissional Alexandre Faria Desenvolvedor e Instrutor JAVA e Web da Vertical Training. Trabalhando em projetos envolvendo tecnologias Java / J2 EE. Experiência.
Programação Orientada a objetos II
Desenvolvimento de Aplicações Web nas plataformas J2EE e IDE Eclipse
Concorrência e Java RMI
Tópicos Avançados em Sistemas Distribuídos
Conceitos de J2EE para a WEB
Cristiano Soares Rafael di Lego Roberto Nemirovsky Thiago Nascimento
Prof. Alexandre Monteiro Recife
Professor: Márcio Amador
Aula 1 - Fundamentos Java SE Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Gilmar Medeiros – Agosto/2009.
R. Episcopal, 1763 – São Carlos-SP (16) www.virgos.com.br VIRGOS TI Arquiteturas JAVA Trilhas para a preparação do profissional.
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 9 Professor: Eduardo Mantovani )
A Linguagem JAVA Prof. Hugo Sampaio São Luís, MA.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Aplicações Web com Orientação a Objetos
MINI CURSO J2ME Vinícius Maran SEMINÁRIO REGIONAL DE INFORMÁTICA 2008.
Conceitos da arquitetura
MINI CURSO J2ME Vinícius Maran SEMINÁRIO REGIONAL DE INFORMÁTICA 2008.
Introdução a JEE Marco A. S. Reis Arquiteto de Software Abril/2011.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO WEB
Unidade 1 – Introdução a J2EE Prof.: Henrique Santos
Introdução JAVA Faculdade Mauricio de Nassau
Linguagem de Programação JAVA
Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas.
Introdução a Programação Orientada a Objetos
Java Disciplina: Programação II Professora: Mai-Ly Vanessa.
O que é Java? Prof. M.Sc. Ronnison Reges Vidal. Roteiro  Introdução  Java  Máquina Virtual  Versões  JVM, JRE, JDK  Onde usar e Objetivos  Compilando.
Introdução à JSP JavaServer Pages Alcides Calsavara.
1 Baseado em whitepapers/eclipse-overview.pdf Nelson Lago IME/USP 04/2003 A Plataforma Eclipse.
Linguagem técnica de programação I Java
Computação Móvel e Embarcada ANDRÉ GUSTAVO DEGAF UCHÔA DISCIPLINA: ENG. DE SOFTWARE PROF: ALCIDES CALSAVARA & EDSON SCALABRIN.
RMI Remote Method Invocation
Igor Steinmacher, MSc. Java!!!!
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Servidores.
Aula 1 - Fundamentos Web Servidor Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Gilmar Medeiros.
Student Tech Clubs Desenvolvimento WEB Antonio Ladeia Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal da Bahia Introdução.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
Seminários.reply Introdução a JavaME Guilherme Carvalho.
Equipe: Kéren Glaucya Marco Aurélio. INTRODUÇÃO  JCreator é um IDE, ou seja, é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado, criado pela empresa Xinox Software.
Desenvolvimento WEB II Aula 3 – Conexão com o Banco de Dados
Acessando banco de dados com JAVA.  Linguagem independente de plataforma; ◦ “Write once, run anywhere” ◦ JVM  Java Virtual Machine  Mecanismo que permite.
Desenvolvimento WEB II Ajax – Utilização de Frameworks Javascript Professora: Kelly de Paula Cunha.
Desenvolvimento WEB II Professora: Kelly de Paula Cunha Apresentação baseada no material didático elaborado pelo Prof. Pasteur Ottoni de Miranda Junior.
Prof. Cristian Rodrigo Dalcico. Linguagem de Programação Java Aula 1.
Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos
Introdução à plataforma Java. 2 A tecnologia Java Java: linguagem de programação e plataforma de desenvolvimento Criada pela Sun Microsystems Apoiada.
Conhecendo o Ambiente de Programação Java Prof. Gustavo Wagner (modificações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Java Básico  Centro de Informática,
Transcrição da apresentação:

Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas

Agenda Nomeclaturas JDK JRE JEE JSE JME JVM Toolkits JDBC EJB JNI JSP Swing AWT/SWT JDBC EJB JNI JSP

Agenda Nomeclaturas SERVELTS Applets RMI JSF JAVA FX JAVA CARD Servidores JBoss Tomcat JAR IDE’s

Nomeclaturas JDK - Java Development Kit O JDK é um kit de desenvolvimento Java fornecido livremente pela Sun. Constitui um conjunto de programas que engloba compilador, interpretador e utilitários, fornecendo um pacote de ferramentas básicas para o desenvolvimento de aplicações Java. Componentes disponíveis no JDK (Java Development Kit) : javac ( compilador ) java ( interpretador ) appletviewer ( visualizador de applets ) javadoc ( gerador de documentação ) jar ( programa de compactação )

Nomeclaturas JRE - Java Runtime Enviroment O software Java JRE é também conhecido como Java Runtime Environment, também é chamado de Java Runtime, Runtime Environment, Runtime, JRE, Java Virtual Machine, Virtual Machine, Java VM, JVM, VM ou download do Java. Java Runtime Environment (JRE) significa Ambiente de Tempo de Execução Java, e é utilizado para executar as aplicações da plataforma Java. É composto por bibliotecas (APIs) e pela Máquina virtual Java (JVM).

Nomeclaturas JEE - Java Enterprise Edition Java EE (ou J2EE,  Java 2 Enterprise Edition, ou em português Java Edição Empresarial) é uma plataforma de programação para servidores na linguagem de programação Java. O JEE é a plataforma Java voltada para redes. Contém bibliotecas especialmente desenvolvidas para o acesso a servidores, a sistemas de e-mail, a banco de dados, entre outras características. Desenvolvido para suportar uma grande quantidade de usuários simultâneos. A plataforma JEE contém uma série de especificações: JDBC (Java Database Connectivity), utilizado no acesso e conexão ao banco de dados; JSP (Java Server Pages), uma espécie de página Web (aplicações para Internet); Servlets que permite a geração de requisições e respostas. Servidores Web que permitem a configuração de páginas na Web.

Nomeclaturas JSE - Java Standard Edition O J2SE (Java 2 Standard Edition) ou Java SE é uma ferramenta de desenvolvimento para a plataforma Java. Ela contém todo o ambiente necessário para a criação e execução de aplicações Java, incluindo a máquina virtual Java (JVM), o compilador Java, as APIs do Java e outras ferramentas utilitárias. O JSE é o ambiente de desenvolvimento mais utilizado, seu uso é voltado para computadores pessoais e servidores, onde há bem mais necessidade de aplicações. Mais indicada para quem quer aprender a linguagem.

Nomeclaturas JME - Java Micro Edition O JME (Java Micro Edition) é o ambiente de desenvolvimento para dispositivos móveis ou portáteis, como telefones celulares e palmtops. Desde que seus dispositivos tenham uma JVM (Java Virtual Machine - Máquina Virtual Java), é possível, com poucas modificações, implementar os aplicativos em qualquer aparelho, sendo o único limite a capacidade do hardware. A plataforma JME contém configurações e bibliotecas trabalhadas especialmente para a atuação em dispositivos portáteis. Assim, o desenvolvedor tem maior facilidade para lidar com as limitações de processamento e memória, por exemplo. Um exemplo disso é a configuração chamada CLDC (Connected Limited Device Configuration), destinada a dispositivos com recursos de hardware bastante limitados, como processadores de 16 bits e memórias com 512 KB de capacidade.

Nomeclaturas JVM - Java Virtual Machinne Máquina Virtual Java (do inglês Java Virtual Machine – JVM) é um programa que carrega e executa os aplicativos Java, convertendo os bytecodes em código executável de máquina. Graças à Máquina Virtual Java, os programas escritos em Java podem funcionar em qualquer plataforma de hardware e software que possua uma versão da JVM, tornando assim essas aplicações independentes da plataforma onde funcionam.

Nomeclaturas Swing/SWT/AWT São toolkits do Java: AWT – Primeiro toolkit que existiu no Java Swing – Toolkit que estende/substitui a AWT SWT – Toolkit que concorre com a Swing

Nomeclaturas JDBC - Java Database Connectivity Java Database Connectivity ou JDBC é um conjunto de classes e interfaces (API) escritas em Java que fazem o envio de instruções SQL para qualquer banco de dados relacional. Possibilita o uso de bancos de dados já instalados.

Nomeclaturas EJB - Enterprise Java Beans É um componente do tipo servidor que executa no container do servidor de aplicação. Os principais objetivos da tecnologia EJB são fornecer um rápido e simplificado desenvolvimento de aplicações Java baseado em componentes distribuídas, transacionais, seguras e portáveis.

Nomeclaturas JNI - Java Native Interface É um padrão de programação que permite que a máquina virtual da linguagem Java acesse bibliotecas construídas com o código nativo de um sistema. Permite integrar o Java com aplicações criadas em outras linguagens de programação, tornando possível a invocação de métodos ou funções em ambas as direções.

Nomeclaturas JSP - Java Server Pages JavaServer Pages (JSP) é uma tecnologia utilizada no desenvolvimento de aplicações para Web, similar às tecnologias Active Server Pages (ASP) da Microsoft ou PHP. Por ser baseada na linguagem de programação Java, tem a vantagem da portabilidade de plataforma, que permite a sua execução em diversos sistemas operacionais, como o Windows da Microsoft, Unix e Linux.

Nomeclaturas Servlets Componente do lado servidor que gera dados HTML e XML para a camada de apresentação de um aplicativo Web. É basicamente uma classe na linguagem de programação Java que dinamicamente processa requisições e respostas.

Nomeclaturas Applets Applet é um software aplicativo que é executado no contexto de outro programa (como por exemplo um navegador web).

Nomeclaturas RMI - Remote Method Invocation JSF - Java Server Faces O RMI (Remote Method Invocation) é uma interface de programação que permite a execução de chamadas remotas no estilo RPC em aplicações desenvolvidas em Java. JSF - Java Server Faces JavaServer Faces é um framework para o desenvolvimento de aplicações Web, que permite o desenvolvimento de aplicações para a Internet de forma visual, ou seja, arrastando e soltando os componentes na tela (JSP), definindo propriedades dos mesmos.

Nomeclaturas JAVA FX - Java FX Script JavaFX Script é uma linguagem de script. O domínio da plataforma engloba o desenvolvimento de RIAs (Rich Internet Application) para desktops e dispositivos móveis. Você pode criar aplicativos para diversas plataformas usando JavaFX: desktop, celular, web, televisão digital. A compatibilidade de JavaFX através das plataforma é de 80%, isso quer dizer que seu código Desktop pode ser o mesmo que vai rodar no celular, ou com pequenas alterações.

Nomeclaturas Java Card Voltada para dispositivos embarcados com limitações de processamento e armazenamento.

Nomeclaturas Servidores de Aplicação para JavaEE JBoss Tomcat Servidor J2EE ou seja, além de outras coisas possui um container EJB e um container Web (JSP e Servlets) Tomcat Container Web. Executa JSP e Servlets. Em Java EE, o container contém os componentes construídos como Servlets (container para aplicações Web) ou EJBs (container para componentes de negócio). Um exemplo de container para Web é o Tomcat.

Nomeclaturas Java Archive (JAR) É um arquivo compactado usado para distribuir um conjunto de classes Java, um aplicativo java, ou outros itens como imagens, XMLs, entre outros. É usado para armazenar classes compiladas e metadados associados que podem constituir um programa.

IDE’s É a ferramenta de software na qual o programador irá desenvolver sua aplicação. Na plataforma Java NetBeans Eclipse Comando de Linha A escolha da IDE deve levar em consideração a afinidade da equipe. Não existe a melhor IDE

Lista de Exercício Quais são os componentes do JDK? Explique cada um deles. O que é o JRE? Qual sua funcionalidade? Em que pacote ele já contempla sua funcionalidade para o programador. Qual é a diferença do JME, JSE e JEE? Em quais situações você aplicaria cada uma das plataformas. O que é JNI? Pra que serve o JSP? Qual a contribuição do JSF para o JSP? Explique com suas palavras qual a função do JDBC. Pra que serve os toolkits AWT, SWT e Swing? Pesquise exemplos de componentes dessas ferramentas. Pesquises as vantagens e desvantagens de cada um. Qual a diferença entre EJB e Servelts? Cite 2 servidores de aplicações. Pesquise qual o mais popular. Qual a finalidade da plataforma Java FX. O que faz o jar? Pesquise as diferenças ou vantagens das plataformas Netbeans e Eclipse