Liane Tarouco CINTED/UFRGS Apresentações interativas Liane Tarouco CINTED/UFRGS
O valor da interatividade O uso das novas tecnologias permitem maior interatividade entre professores e alunos, entre alunos e o ambiente de aprendizado, e entre os estudantes.
Interatividade e interação Millbank(1994) estudou a eficiência de uma mistura de áudio e vídeo para treinamento coletivo. Quando ele introduziu interatividade em tempo real, a taxa de retenção de informação dos trainees elevou de 20% (usando métodos de aula comuns) para 75%.
Auto-apresentação Digite seu nome no quadro abaixo
Material audio-visual Enquete Qual a sua forma preferida para aprender? Assistindo aulas Lendo Com demonstração Material audio-visual Discutindo em grupo Praticando Ensinando
Total de clics
Dados sobre taxa de retenção
Multimídia Texto Som Imagem Animação Vídeo Combinação de para apresentar informação.
Popularidade da multimídia A multimídia é popular porque: muitas pessoas usam recursos multimídia no trabalho, na escola, em casa Como as pessoas tem mais contacto com tais recursos existe a natural expectativa de que os mesmos sejam usados em todas as situações possíveis: compras home-banking educação
Multimídia na educação Permite construir Tutoriais Demonstrações Informação Jogos Simulações Testes
Como a multimídia é usada na educação ? Como acontece a aprendizagem? De que modo a multimídia pode afetar o processo de aprendizagem?
Metas almejadas com multimídia educativa Efetividade Eficiência Atratividade
Efetividade Aprender de uma melhor forma precisão ao relembrar retenção transferência generalização das habilidades
Eficiência Conseguir a mesma quantidade de aprendizagem em menor tempo
Atratividade Conseguir que o estudante devote tempo e energia à atividade de aprendizagem retorne para rever e revisar trabalhe com atitude positiva e motivação
Tecnologia e aprendizagem instrucional Pesquisa e Teorias de Aprendizagem Problemas práticos de ensino-aprendizagem
Interatividade e realimentação Realimentação pode ser proveniente de: da própria pessoa informação impressa dispositivo (computador) outras pessoas
Facilidades desejáveis na multimídia educacional Opções de navegação Interatividade Flexibilidade
Tecnologia e aprendizagem Tecnologia podem ensejar e apoiar aprendizagem se são usadas como ferramentas e parceiros intelectuais que auxiliam os estudantes a pensar
Construção de material interativo Ações podem ser associadas a eventos Exemplos de eventos clicar em um botão passar o mouse sobre uma área
VBA Visual Basic Application Incluído no Powerpoint Permite criar rotinas (macros) para tratar os eventos contar clics ler texto digitado em uma caixa de texto exibir uma mensagem
Como criar uma rotina Exibir/Barra de Ferramentas/Visual Basic Criar ou editar uma macro Escolhendo uma macro para editar ou alterando o nome de uma macro para criar uma nova.
Associar uma macro a um evento Criar um botão de ação Clicar para inserir um botão
Associando uma macro a um botão Clicando no desenho recem criado com o botão direito do mouse surge o menu para escolher a macro a ser associada
Formas de acionar o evento Clicando na figura Passando o mouse sobre a figura Som aparece quando clicar no botão Som aparece quando passar o mouse sobre o botão
Analisando o código das macros Ver ou editar o código da macro
Alertas A numeração dos slides é feita por ordem de sua criação e é preciso verificar em qual slide foi criado para armazenar algum valor a ser posteriormente usado Variáveis guardar caracteres - String guardar números - Integer Variáveis públicas são conhecidas em todo o programa
Conhecimento Não é um objeto externo a ser adquirido pelo estudante Tem que ser construído Construção pode ser facilitada a partir de adaptação de módulos prontos
Manual de VBA Incluído no editor Visual Basic
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