SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Sistema de Informações sobre Mortalidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
Advertisements

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
Sistema De Gestão De Registro De Preços - SRP Acesse a Internet e digite o endereço: Clique em Acesso a Sistemas em seguida em SRP.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Portal do Controle Social em Saúde Santa Catarina.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
DIRETORIA DE REGULAÇÃO E AUDITORIA DO SISTEMA DE SAÚDE – DIRE
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Investigação da Mortalidade Materna e Infantil no Brasil
Sobre o SIM e SINASC Superintendência de Vigilância em Saúde
Sistema de Informação notificação e rotinas
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
Taxa de Mortalidade Infantil por Macrorregião, Bahia 2006
Monitoramento Infantil e Fetal DIVEP- Setembro, 2010
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BUSCA DIRECIONADA DE NASCIMENTOS E ÓBITOS
DIRETORIA DE ATENÇÃO BÁSICA
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Bancos de dados SIM e SINASC.
ETAPA ESTADUAL OFICINA MICRORREGIONAL
ETAPA ESTADUAL OFICINA MICRORREGIONAL AVALIAÇÃO DO PACTO PELA VIDA, PACTO DE GESTÃO E DA PROGRAMAÇÃO ANUAL DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOS MUNICÍPIOS BAIANOS.
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART
REUNIÃO TÉCNICA DE MONITORAMENTO
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
PLANINS – Plano Individual da Saúde
CENSO ESCOLAR 2007.
Sistema Único da Assistência Social - Acesso aos Municípios.
Escritório Virtual Londrisoft Informática
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS)
Principais Tecnologias – NF-e
Seu usuário e senha dá acesso a todos os serviços abaixo:
Este treinamento foi desenvolvido para facilitar a sua ‘Programação de Férias’, com total segurança e privacidade das informações, através do RH Auto -
Cadastro de Ações de Formação
Sistema Programa 808.
FIQUE SABENDO de novembro a 1º de dezembro
MARINGÁ.
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
WEBSAÚDE Controle de Consultas Um novo conceito em Saúde Pública
Cadastro de Instituições
SISTEMA DE PROJETOS ProPPEC Instruções para Cadastro de Projetos Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura – ProPPEC Gerência de Pesquisa.
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
Foco de Atuação: Atenção Básica
SINAN O Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos.
NOTIFICAÇÕES DE REAÇÕES TRANFUSIONAIS
Sistema de Informação: SINAN e SIM
Termo de Compromisso de Gestão TCG
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Sistema de Gerenciamento do Programa Nacional de
Plano Estadual de Emergência – Ebola e Malária. . A Comissão de Emergência Sanitária, reunida em Genebra nos dias 6 e 7 de agosto de 2014, foi, segundo.
Hepatites Virais em Florianópolis
PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
PASSO A PASSO Cadastro de Usuários
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
3ª OFICINA PROFAPS 10 a Belém/PA ESTADO : AMAPÁ.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
, PAINEL DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE Equipe de Elaboração: Tânia de Jesus Subcoordenadora de Informações em.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
CURSO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E SIOPSwww.cosemsmg.org.br REUNIÃO COSEMS – FEVEREIRO 2010 MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência.
Compromisso de cada gestor com a saúde dos cidadãos Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS Núcleo de Gestão do Pacto.
ENCONTRO DE DIRIGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE MORTALIDADE - SIM SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS – SINASC OS NOVOS.
II Oficina de Planejamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Plano Estadual de VISA OBJETIVOS  Apresentar as diretrizes de atuação da Vigilância.
Sistema Vigilante 2012/2013 Informes gerais. É uma ferramenta para agregação / consolidação de dados que busca facilitar / agilizar o monitoramento e.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Sistema de Informações sobre Mortalidade Gerência de Tecnologia da Informação – GETIN Divisão de Informações Coordenação Estadual do SIM Sistema de Informações sobre Mortalidade Outono, 2010

Apresentação do Módulo – Investigação de Óbito Esta é uma iniciativa da Coordenação Estadual do Sistema de Informações sobre Mortalidade de SC.

Público-alvo Gestores do SIM nas Regionais de Saúde e Municípios-Sede. Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Público-alvo Gestores do SIM nas Regionais de Saúde e Municípios-Sede.

Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Objetivo Este trabalho tem por finalidade apresentar o Módulo Investigação de Óbito no SIM Web.

Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Meta Facilitar o entendimento da operação do Módulo Investigação de Óbito, a fim de atender a meta pactuada para o ano de 2009, 2010 e os demais. Digite seu texto aqui

Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC O Módulo Investigação de Óbito no SIM Web foi desenvolvido pelo DATASUS e nos permitirá digitar as informações constantes na Ficha Síntese de Investigação de maneira on line.

Como ficou planejado a alimentação do módulo Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC A alimentação do Módulo – Investigação de Óbito seguirá a exemplo da digitação das declarações de óbito, ou seja a Regional de Saúde ficará com a responsabilidade de seus municípios adstritos com exceção do município-sede, que digitará suas investigações. Tomamos essa iniciativa com o objetivo de garantir a segurança e confiabilidade dos dados.

Conhecendo o ambiente de testes Módulo – Investigação de Óbito on line Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC O ambiente de testes dos sistemas SIM e SINASC foi concebido com o objetivo de viabilizar testes e treinamentos dos profissionais de saúde estaduais e municipais. Todos os cuidados com a confidencialidade das informações visando assegurar a preservação da privacidade das pessoas mencionadas nos registros já adotados no dia a dia de quem trabalha com o SIM e SINASC devem ser tomados. O Ministério da Saúde não se responsabiliza pela integridade das informações gravadas neste ambiente, todos os dados aqui informados são à titulo de teste. http://200.214.130.46/sim/

Acessando o Módulo – Investigação de Óbito

Listagens de casos a investigar Declaração de Óbito acessível na íntegra Status após o preenchimento Tela de entrada para o resultado síntese da investigação

Ficha Síntese da Investigação

Trazendo a informação que está no ambiente on line (Módulo – Investigação de Óbito para o SIM Local

Importando no Aplicativo Exportação e Importação

Discutir a mudança no atestado Recodificar e atualizar o SIM Local Imprimir a listagem Discutir a mudança no atestado Recodificar e atualizar o SIM Local Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC

Resumidamente, vamos percorrer 4 passos Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Acessar o SIM Web e digitar as informações constantes na Ficha Síntese Gerar um arquivo com estas informações e importar no Aplicativo Exportação e Importação Visualizar a listagem e discutir com a equipe Atualizar o SIM Local, se for o caso

2010 – 50% - Programação das Ações em Vigilância em Saúde (PAVS) Como ficou a pactuação Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC 2009 – 50% - (foi discutido no Comitê de Monitoramento do Pacto, levado para aprovação na Tripartite e somente após esta fase os Estados pactuaram com o Ministério da Saúde) 2010 – 50% - Programação das Ações em Vigilância em Saúde (PAVS) 2011 – 60% - Programação das Ações em Vigilância em Saúde (PAVS)

Portaria 1119, de 5 de junho de 2008 Regulamenta a Vigilância de Óbitos Maternos Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Artigo 5.º “Prazos” § 1.º O Prazo para o serviço ou profissional de saúde informar o óbito com o envio da 1.ª via da DO é de, no máximo, 48 horas a contar da data da ocorrência. § 2.º O prazo para a SES disponibilizar o registro via SIM para o MS, é de, no máximo, 30 dias a contar da data da ocorrência. § 3.º O prazo para a equipe de vigilância de óbito responsável concluir o levantamento de dados que compõem a investigação, enviar o material ao comitê de morte materna e enviar a ficha-síntese da investigação epidemiológica ao gestor do SIM é de, no máximo, 120 dias a contar da data da ocorrência.

Portaria 1119, de 5 de junho de 2008 Regulamenta a Vigilância de Óbitos Maternos Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC § 4.º O prazo para o gestor do SIM providenciar a alimentação do módulo de investigação de óbitos maternos com os dados da ficha-síntese da investigação (…) é de, no máximo 7 dias a contar do recebimento. § 5.º O prazo para alimentar o SIM, com dados oriundos da ficha-síntese da investigação epidemiológica, incluindo alterações da causa do óbito devidamente recodificada e resselecionada quando cabível, bem como a transferência do registro alterado e a sua dispobilização para o MS, é de, no máximo 30 dias após conclusão da investigação de que trata o § 3.º. 24

Site oficial para alimentação do Módulo Investigação de Óbito Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC www.saude.gov.br/sim As informações de usuário e senha já fornecidos aos Gestores do SIM nas Regionais de Saúde e Municípios-sede, caso não esteja conseguindo acessar, favor enviar e-mail para sim@saude.sc.gov.br Atenção: para preenchermos a Ficha de Investigação a DO precisa estar digitada e transferida.

Painel de indicadores da situação de saúde Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Desenvolvido pelo Secretaria de Vigilância em Saúde – MS. http://svs.aids.gov.br/dashboard/situacao/saude.monitoramento.mtw

Nosso espaço no site da SES Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC

Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC “A qualidade da informação prestada no SIM só é possível com o empenho de toda a equipe (Gestor, Codificador e Operador) e o resultado do nosso trabalho é um fator muito importante para o planejamento, execução e avaliação das ações em saúde”.

Recomendamos continuar preenchendo a informação Óbito investigado – “sim” ou “não” Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC

Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Desejamos um ótimo trabalho, assim como nos colocamos à disposição para esclarecimentos, objetivando atingir a meta pactuada.

Referências Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Instrumento de coleta – Óbito materno. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=32249 Acessado em 20.05.2010. Instrutivo para utilização do Módulo de Investigação de Óbito. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde (revisado em 01 de março de 2010). Disponível em: http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=87&Itemid=82. Acessado em 20.05.2010. Painel de indicadores da situação de saúde. Disponível em: http://svs.aids.gov.br/dashboard/situacao/saude.monitoramento.mtw. Acessado em 20.05.2010.

Referências Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Portaria 1119 - Regulamenta a vigilância de óbitos maternos. Ministério da Saúde, de 05 de junho de 2008. Usando o SIM como ferramenta de vigilância - Oficina de investigação de óbitos, março de 2010 – SES – RJ.

Obrigada! Contato: sim@saude.sc.gov.br 48 3221 2229