POPULAÇÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ecologia Numérica Aula 4: Modelagem da dinâmica bacteriana
Advertisements

ESTUDO DAS POPULAÇÕES.
Cenário evolutivo.
Competição intra-específica
INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO
Adaptações das presas e predadores.
DINÂMICA POPULACIONAL.
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
Prof. Maj Jean Cid População I População: População: é um termo usado para definir o conjunto de habitantes de uma determinada área. Demografia: Demografia:
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
O que você deve saber sobre
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS
Sucessão Ecológica Prof. Regis Romero.
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
Crescimento da população e modelo de transição demográfica
Dinâmica das Populações:
FLUXO GÊNICO E MUTAÇÃO.
Fatores ecológicos.
Revisão.
Correção da Prova 4° Bimestre.
FAPAN 2014 Prof° Marco Aurélio (Material cedido pelo Prof. Ivã)
Sistema Um conjunto de partes que interagem para funcionar como um todo. Um sistema quase sempre é definido tendo em vista um propósito específico. Os.
Universidade Federal do Amapá - UNIFAP Ciências Ambientais - CCAMB
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS
A função logística. Tipos básicos de variáveis em C++.
Saldo ou Crescimento Natural Estrutura por idade e por sexo
Profa. Maria Paula 3ª Série EM 2011 INTERAÇÕES DA VIDA.
Dinâmica das populações
Migração e Dispersão no Espaço e no Tempo
Reprodução e crescimento microbiano
DINÂMICA POPULACIONAL.
1º ano BIOLOGIA CAROL 2010.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Prof. André Andrian Padial
Ecologia de Populações e Comunidades
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO.
Dinâmica das Populações. -Leva em consideração os aspectos biológicos da ecologia – a interação dos organismos entre si, conforme seu funcionamento nos.
Estrutura e Dinâmica Populacional
PREDAÇÃO.
Populações Ecológicas
INTERAÇÕES DA VIDA Profa. Maria Paula
DINÂMICA POPULACIONAL
Crescimento e Regulação Populacional
A vida em fragmentos Biologia de populações em habitats limitados Roberto Kraenkel IFT-UNESP junho de 2008.
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Aula 01 e 02 – Introdução à Ecologia
DINÂMICA POPULACIONAL.
Crescimento populacional
As Idéias de Darwin Prof. Alan Alencar.
Crescimento e Regulação Populacional (Cont…)
Princípios ecológicos necessários ao processo de recuperação
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
POPULAÇÃO.
Ciências Naturais – 8.º ano
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Interações Ecológicas
POPULAÇÃO E AMBIENTE.
Adaptações das presas e predadores.
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
População brasileira IBGE, RAÇA E ETNIA (1)
População e seu dinamismo
Maria Aparecida Salles Franco
Dinâmica das Populações Biológicas
Distribuição individual de espécies
Exercício aula pratica moodle marcovigilato Exercício 1 - Crescimento exponencial (geométrico) Ex1_2005.
Dinâmica de Populações
Transcrição da apresentação:

POPULAÇÕES

DELIMITANDO UMA POPULAÇÃO É uma entidade biológica mais abstrata que uma célula ou um indivíduo. Toda população é formada por indivíduos da mesma espécie. Mas cada espécie pode ter várias populações distribuídas por sua área de ocorrência.

DELIMITANDO UMA POPULAÇÃO Uma definição de população: “Conjunto de indivíduos potencialmente intercruzáveis, separados geograficamente de outros indivíduos da mesma espécie” Não é uma definição absoluta!

ATRIBUTOS DE UMA POPULAÇÃO Densidade: média de quantos indivíduos por unidade de área. Natalidade: Taxa de nascimentos. Mortalidade: Taxa de mortes. Migração: Balanço entre indivíduos que imigram (saem da população) e de indivíduos que emigram (entram na população).

VARIAÇÕES ESPACIAIS E TEMPORAIS DAS POPULAÇÕES A variação da população não está condicionada apenas a seus atributos intrínsecos, como a natalidade, mortalidade e migração. Certas características físicas do ambiente influenciam como as populações mudam.

VARIAÇÕES ESPACIAIS E TEMPORAIS DAS POPULAÇÕES Bosmina sp

VARIAÇÕES ESPACIAIS E TEMPORAIS DAS POPULAÇÕES Movimentos de dispersão e migração atuam para mudar as populações. Dispersão: alguns indivíduos. Ex: Sementes com dormência que só se ativam ao passar pelo trato digestório de aves e mamíferos. Migração: toda a população. Ex: Maçaricos saem do Canadá no inverno e passam a estação no Pará e Maranhão.

VARIAÇÕES ESPACIAIS E TEMPORAIS DAS POPULAÇÕES As populações podem não ser homogêneas na ocupação dos espaços: As populações representadas tem a mesma densidade, mas a população A é mais aglomerada que B. A B

Crescimento populacional Em uma população aberta o crescimento ao longo de um intervalo de tempo está associado aos balanços entre as taxas de natalidade e mortalidade e de migração. r = (B-D)+(I-E) r → taxa de crescimento da população B → taxa de natalidade D → taxa de mortalidade E → taxa de emigração I → taxa de imigração

Crescimento populacional Em uma população fechada o crescimento ao longo de um intervalo de tempo está associado apenas aos balanços entre as taxas de natalidade e mortalidade. r = (B-D) r → taxa de crescimento da população B → taxa de natalidade D → taxa de mortalidade

Crescimento exponencial b – taxa de nascimentos da população. d – taxa de mortalidade da população. N – número de indivíduos na população. r = (b-d) – taxa de crescimento da população. t = tempo. Taxa de variação da população ao longo do tempo. Resolvendo a equação acima: N(t) – Quantidade de indivíduos em qualquer tempo. N(0) – Número inicial de indivíduos.

Crescimento exponencial Ex: População humana, bactérias na fase log, estágios iniciais de invasão de um ecossistema.

Crescimento logístico No crescimento logístico a população pode crescer até um certo limite que é definido pela densidade da população e pela capacidade de suporte do meio.

Crescimento logístico Fração da capacidade de suporte que ainda resta (Equação Logística). Taxa de variação da população ao longo do tempo.

Crescimento logístico Ex: Cervos, besouros, pulgas d’água. Praticamente todas as populações em equilíbrio natural.

Efeito Allee Esta relacionado a fatores que diminuem a capacidade de sobrevivência de um indivíduo quando a população diminui e perde as seguintes propriedades: Diminuição do risco de predação por se andar em bando; Aumento das relações sociais (disponibilidade de parceiros, cooperação na caça); Redução de cruzamentos consanguíneos e aumento do pool genético. → Auxílio na determinação da População Mínima Viável (PMV).

Efeito Allee dN/Ndt – taxa de variação per capita da população. N – número de indivíduos. Ncr – Número mínimo viável de indivíduos. r – taxa de crescimento. K – capacidade de suporte.

Efeito Allee N = 3 N = 50 Parâmetros usados: N – 50, 5 e 3 Ncr – 5 K – 10