Universidade de Bras í lia – UnB Faculdade de Economia, Administra ç ão, Contabilidade e Ciência da Computa ç ão e Documenta ç ão - FACE Programa de P.

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Universidade de Bras í lia – UnB Faculdade de Economia, Administra ç ão, Contabilidade e Ciência da Computa ç ão e Documenta ç ão - FACE Programa de P ó s-Gradua ç ão em Administra ç ão - PPGA Regulação de Acesso ao serviço de internação em UTI no DF Rio de Janeiro, outubro, 2011 Autor: Dagomar Henriques Lima

Universidade de Bras í lia – UnB Faculdade de Economia, Administra ç ão, Contabilidade e Ciência da Computa ç ão e Documenta ç ão - FACE Programa de P ó s-Gradua ç ão em Administra ç ão - PPGA 2 Objetivos Geral : Descrever os processos de inovação desenvolvidos ao longo da implantação da regulação da internação em UTI no Distrito Federal nos serviços que a constituem Específicos: descrever os processos de inovação nos serviços constitutivos e estabelecimentos de saúde identificar os efeitos desses processos sobre as competências diretas dos prestadores, sobre as características técnicas materiais e imateriais do serviço e sobre as características finais do produto identificar as contribuições dos resultados dos processos de inovação sobre objetivos declarados do sistema de assistência à saúde no DF

Universidade de Bras í lia – UnB Faculdade de Economia, Administra ç ão, Contabilidade e Ciência da Computa ç ão e Documenta ç ão - FACE Programa de P ó s-Gradua ç ão em Administra ç ão - PPGA 3 Justificativa O setor público visto como caudatário e periférico nos processos de inovação Participação do setor público na economia Participação do setor de saúde na economia Interesse teórico em inovação no setor saúde Regulação assistencial apresentada como resposta a desafios do SUS

Universidade de Bras í lia – UnB Faculdade de Economia, Administra ç ão, Contabilidade e Ciência da Computa ç ão e Documenta ç ão - FACE Programa de P ó s-Gradua ç ão em Administra ç ão - PPGA 4 Contextualização De perspectiva bastante geral, a regulação assistencial pode ser entendida como intervenção de um terceiro entre a demanda do usuário e a prestação efetiva do ato de saúde (...) (SANTOS; MERHY, 2006, p. 27)

Universidade de Bras í lia – UnB Faculdade de Economia, Administra ç ão, Contabilidade e Ciência da Computa ç ão e Documenta ç ão - FACE Programa de P ó s-Gradua ç ão em Administra ç ão - PPGA 5 Fundamentação Inovação é a implementação ou desempenho de uma nova forma específica ou repertório de ação social, implementada deliberadamente por uma entidade no contexto dos objetivos e funcionalidades de suas atividades (2005) Abordagem integradora da teoria da inovação em serviços: inovação como variação nos vetores de características do serviço (GALLOUJ; WEINSTEIN, 1997)

Universidade de Bras í lia – UnB Faculdade de Economia, Administra ç ão, Contabilidade e Ciência da Computa ç ão e Documenta ç ão - FACE Programa de P ó s-Gradua ç ão em Administra ç ão - PPGA 6 Método Desenho: Estudo de caso único integrado Coleta de dados: Entrevistas semi-estruturadas Análise: Análise de conteúdo Laurence BARDIN 2009 Robert YIN, 2010

Universidade de Bras í lia – UnB Faculdade de Economia, Administra ç ão, Contabilidade e Ciência da Computa ç ão e Documenta ç ão - FACE Programa de P ó s-Gradua ç ão em Administra ç ão - PPGA 7 Resultados e discussão

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Universidade de Bras í lia – UnB Faculdade de Economia, Administra ç ão, Contabilidade e Ciência da Computa ç ão e Documenta ç ão - FACE Programa de P ó s-Gradua ç ão em Administra ç ão - PPGA 10 Resultados e discussão

Universidade de Bras í lia – UnB Faculdade de Economia, Administra ç ão, Contabilidade e Ciência da Computa ç ão e Documenta ç ão - FACE Programa de P ó s-Gradua ç ão em Administra ç ão - PPGA 11 Conclusões A RIUTI como um processo de centralização do serviço de intermediação de vagas, viabilizado pela informatização dos serviços elementares e pela normatização de procedimentos A RIUTI gerou melhorias significativas na equidade do sistema e reduziu o custo de comunicação Deficiências no sistema de contrarreferência impedem avanços na integralidade da assistência (GIOVANELLA et al, 2002) O setor público atua como protagonista, induzindo inclusive inovação no setor privado (KOCH; HAUKNES, 2005)