COMUNIDADE MARISTA DE BOA VISTA “Um sonho que se tornou realidade”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Comissão de Assistência Social – COAS
“Quem embala um berço, embala o futuro do mundo.”
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.
CATEQUESE 26 FELIZES PARA SEMPRE
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
Desafios e perspectivas
Jovens caminhantes, rumo a meta que é Jesus Cristo
MINAS GERAIS Colégio Maria Imaculada - SP Feira das Nações 2012
A Alegria do Evangelho.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Encaminhamento para o AGIR
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
BOAS FESTAS FELIZ NATAL.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Marcelino Champagnat, um jovem padre da França, sentiu-se chamado a evangelizar crianças e jovens, fazendo com que se sintam amados por Deus. Fundou o.
Congregação Irmãs Oblatas da Assunção Religiosas Missionárias
Click para mudar de slide
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
Objetivos da X Assembleia de Diretores 1. Recordar a nossa identidade de Instituição Educacional, Católica, Marista;
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Maria – A Serva do Senhor
Maria e o Ano Da Fé Este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é "o.
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Tema: Fraternidade e Juventude Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
ENTÃO É NATAL!.
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
ORAÇÃO Santas Missões Populares.
Clique enter p/avançar Emy era uma linda menina de 3 aninhos de idade.. Ela morava em algum lugar dos EUA, em frente ao mar. Sua família era cristã.
Esta é uma “historinha” Click para mudar de slide
“Hoje gostaria de falar de uma realidade muito bela da nossa fé, ou seja, da “comunhão dos santos”. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que com.
"Eu sou a Luz do Mundo..." (João 8,12).
CAMINHOS DE UMA ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral? Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral?
"Vimos sua estrela no Oriente
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
O Natal e o tempo caminham juntos
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
...cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Convivência Familiar e Comunitária - Políticas sociais: as interfaces no atendimento à família na proteção especial CAMPINAS/SP SETEMBRO / 2010.
COORDENADORES DE COMUNIDADE
COMPANHEIRA MARIA, PERFEITA HARMONIA ENTRE NÓS E O PAI COMPANHEIRA MARIA, PERFEITA HARMONIA ENTRE NÓS E O PAI. MODELO DOS CONSAGRADOS, NOSSO SIM AO.
"Como o Pai me ama, assim também Eu vos amo" (João 15,9)
Mãe de Deus.
"Vinde... exultemos de alegria no Senhor"
Emy era uma linda menina de 3 anos de idade...
A articulação entre os serviços da proteção social básica PAIF e SCFV
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
“Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1,38) P Como fez com Maria, Deus quer revelar também a nós tudo o que Ele projetou.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 TEMA: FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA LEMA: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
C a n s a d o ? C olaboração de I delmo E xiste alguém que se importa com você! E stas são as palavras de Jesus conforme está escrito em Mateus 11, 28:
Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”. Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
PARTE 2 HISTÓRIA Comunidade Nazaré PROVÍNCIA BRASILEIRA 1.
By Búzios Slides Acreditar na Vida... Automático.
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
Sua Santidade o Papa João Paulo II, faleceu no dia 2 de abril de 2005, hás 21:37, hora local. No dia seguinte, ele nos agraciou com a mensagem a seguir.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
Estamos todos entristecidos diante das cenas dessa tremenda catástrofe que destruiu cidades, famílias, vidas preciosas. Também fomos atingidos, pois.
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
Transcrição da apresentação:

COMUNIDADE MARISTA DE BOA VISTA “Um sonho que se tornou realidade”

Amazônia, Boa Vista/RR, “Berço acolhedor de tantas vidas!”

Extensão territorial de Roraima: 224.118km2 População: 324.397 hab., a maioria na capital. São estimados 60.000 indígenas. Paróquias de Boa Vista: Catedral Cristo Redentor, São Francisco das Chagas e N.S. da Consolata. Áreas Missionárias: Caranã, Diaconia Missionária São Bento, Santa Rosa de Lima e São Raimundo Nonato. Municípios: Alto Alegre, Amajarí, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Uiramutã.

Gestação da Comunidade Marista: 2007

Nascimento: 2008 “Que curumim lindo!” (Sonhos de um Curumim).

Inserção eclesial e social: Bairro Jardim Equatorial/Boa Vista; Área Missionária São Raimundo Nonato; Diocese e Estado de Roraima. “Andem pela Amazônia, ouvindo os clamores do povo”. (Pe. Cláudio Perani, Jesuíta).

Trata-se de uma Comunidade que busca ser: Marista; Orante; Integrada no Distrito Marista da Amazônia; Sintonizada com a Diocese de Roraima;...

“Somos irmãos e vivemos em fraternidade”. ...Solidária com a Igreja e o Mundo; Inculturada; Simples e Fraterna; Missionária; Que busca o Auto-sustento por meio do trabalho. Já passaram por aqui: 04 Irmãos; 01 casal de Leigos e sua Filha; 01 Formando. “Somos irmãos e vivemos em fraternidade”.

Área Missionária São Raimundo Nonato: Rede de Comunidades Eclesiais de Base: Sagrada Família, Cristo Rei, Santa Edwiges, São Raimundo Nonato, Santa Catarina de Senna, Sant’Ana, Santa Maria Madalena, Nossa Senhora Aparecida, Madre Tereza de Calcutá, Santa Terezinha, Santos Arcanjos e Cristo Ressuscitado. “Trata-se de Pessoas simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, mas realizando transformações extraordinárias”. (Dom Moacir Grechi, OSM).

Ênfase à integração entre: Leigos e as Leigas; Irmãs e Irmãos; Padres, possibilitando a animação das Comunidades e Pastorais diversas.

“ Diversidade na Unidade”. Prioridades Formação Integral: “ Diversidade na Unidade”. Integrando as dimensões da pessoa humana: afetiva e sexual, política, comunitária e social, ecológica, espiritual, dentre outras, possibilitando a relação com: meio ambiente, consigo mesmo, outro e Deus. Trata-se de Encontros Bimestrais com lideranças, a partir dos temas: Afetividade e Sexualidade, Bíblia, Catequese, Formação Sócio-Política. CIMI

2. Visitas Missionárias: “Vamos às crianças e aos jovens, [ás famílias], lá onde eles estão, vamos com ousadia aos ambientes talvez inexplorados...” (Constituições Maristas, artigo 83). Presença, escuta, aprendizado, partilha, orientação, encaminhamento pastoral e para a rede de atendimento (serviços diversos). Acontecem nas terças e quintas feiras nas Comunidades da Área.

3. Projetos Sociais: “Iniciativas nascidas e cultivadas no seio das Comunidades, do Povo Simples”. - Escola Fé e Política: Formação sócio-política à luz da fé. São Encontros mensais que motivam os participantes a participar coletivamente da vida sócio-política. - Projetos Sociais: Há 03 pequenos grupos de geração de renda, nascendo a partir de iniciativas comunitárias, contando com o apoio e incentivo da Escola Fé e Política.

Prefeitura Municipal de Boa Vista/RR Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho/SMDS “Assistência Social, direito do Cidadão e dever do Estado” (Lei Orgânica da Assistência Social/ LOAS, 8742/ 93) Proteção à família, maternidade, infância, velhice; amparo às crianças e adolescentes carentes; integração ao mercado de trabalho; habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e integração à vida comunitária (LOAS, art. 2º).  

“Somos chamados a sermos Presença, Anjos da Guarda das crianças”. Programas e Serviços: 1. Instituição de Acolhimento Infantil Condomínio Pedra Pintada: “Somos chamados a sermos Presença, Anjos da Guarda das crianças”. Acolhimento Institucional de crianças, cujos laços familiares foram rompidos e trabalho em vista do reatamento do vínculo familiar por meio de atendimentos diversos: social, psicológico, encaminhamento para a rede de atendimento, inclusive rede escolar de ensino.

2. Núcleo de Apoio Sócio-Assistencial/ NASA: “Diante da riqueza encontrada em cada casa, nos diversos bairros, no chão desta cidade, nos maravilhamos e agradecemos ao Senhor por tão belo dom: nossos irmãos e irmãs de caminhada!” Visitas às famílias, elaboração de Estudo de Caso para inclusão em Programas Sociais e encaminhamento para os Serviços diversos. 1.1. Programa Meninos do Dedo Verde: Educação sócio-ambiental para adolescentes de 14 a 18 anos incompletos. 1.2. Programa Guarda Mirim: Experiência numa determinada Instituição pública ou privada para adolescentes de 15 a 18 anos incompletos.

3. CREAS/ Serviço Social: Atendimento sócio-assistencial a famílias em situação de risco social, particularmente os casos encaminhados pelo Ministério Público. Destaque especial para as visitas domiciliares, as entrevistas sociais e encaminhamento para a rede de atendimento.

1. Leveza Institucional : Conquistas e Desafios: 1. Leveza Institucional : Integração entre: Serviço Institucional (Terra firme); Serviço da Inserção (Várzea); Serviço Missionário (Rio). 2. Trabalho em Redes, Parcerias.

Condomínio Pedra Pintada: Mensagem final Condomínio Pedra Pintada: “Final feliz” Uma das maiores provas, de que Deus confia na humanidade, é o nascimento de uma criança. Sinal claro que Ele acredita na mãe, no pai, na família, nas pessoas. Assim é também a minha experiência no convívio e trabalho com as famílias, e em particular com crianças e adolescentes. Destaque especial, quero dar ao tempo de um ano e quatro meses que estive trabalhando na Instituição de Acolhimento Infantil Municipal Condomínio Pedra Pintada, município de Boa Vista/RR, com crianças em situação de risco pessoal e social, cujos laços afetivos e familiares foram “rompidos”.

Começo expressando um duplo sentimento: tristeza e alegria. Tristeza quando da entrada de uma criança na referida Instituição, não pelo fato dela estar com a agente, pois a acolhemos, e sim pelos motivos desta vinda tão inesperada e repentina: maus tratos, negligência, abandono, impossibilidade dos pais. Neste momento, os laços foram “rompidos”, o silêncio entra em nossa “casa”, tudo aparentemente acabou, e este “tudo” expresso no choro ou silêncio da criança. Sentimo-nos impotentes diante de tantas dores e sofrimentos. No entanto, é na hora da fragilidade e impotência, que Deus age, nos fortalecendo e motivando, a iniciar, numa atitude de acolhida e escuta, uma nova trajetória de construção e reconstrução de vínculos. E a esperança continua...

Alegria quando, na certeza da missão cumprida, conseguimos enfim, “entregar” com segurança, a criança para sua família natural ou para uma família substituta, que o acolhe com tanto amor. Sentimento este capaz de romper fronteiras geográficas e migrar de uma região para outra em busca do seu ente querido. E aí neste momento, as gerações se encontram, as culturas se entrecruzam, as fronteiras se rompem, o desconhecido torna-se conhecido e o amor, que tem “um coração sem fronteiras”, “fala” mais alto. Aquilo que parecia rompido, e até destruído, é vencido. Vencido pela união da Equipe da Instituição, por uma família que reconhece o seu papel fundamental na sociedade, pela “determinação” da Vida e por um Deus, que veio ao mundo através da fragilidade de uma criança, teve uma família, sofreu, foi morto e ressuscitou por amor e para nos salvar.

Mais alegria sentimos quando ao visitar as famílias, num período de seis meses, sentimos que a criança está bem e feliz. Ah Senhor! quantas vezes tive esta experiência! Os pais, tios, avós, crianças que o digam. E eu também! E é por isso, que escrevi o presente texto, expressando esta bela experiência, que traz para mim, lições de vida, e me desafia a olhar o mundo com os olhos de uma criança. E você, topa a parada? (Ir. Danilo Correia Bezerra)

.

=

.

[

.

ALGUNS DESAFIOS

De rotina