UML – Diagramas de Pacotes (Packages)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diagrama de Componentes
Advertisements

UML Visões – Parte 2.
UML – Visões Parte 1 Modelando um sistema.
Projeto 1.
Unified Modeling Language (UML) - Modelação da Arquitectura -
DIAGRAMA DE PACOTES É um mecanismo de agrupamento geral que serve para agrupar vários modelos Organiza elementos em grupo e costuma ser utilizado na modelagem.
Modelo de Arquitetura Diagrama de Componentes
Introdução a diagrama de classes e UML
14. Componentes e implantação
GSCI - GSIG GSCI - GSIG Prof. Ricardo Villarroel Dávalos, Dr. Eng. Palhoça, Junho de 2005 Modelagem de Processos de Negócio.
DIAGRAMA DE COMPONENTES
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Arquiteturas de Referência
Capítulo 5: diagrama de classes: conceitos avançados Responsabilidade Agregação e composição Interfaces e classes abstratas Objeto de referencia e objeto.
Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Referências: Booch, G. et al. The Unified Modeling Language User Guide
Agrupamento de Escolas de Fronteira
Análise Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
 É uma construção de agrupamento que permite a você pegar qualquer construção na UML e agrupar seus elementos em unidades de nível alto.  Representa.
Diagrama de Componentes
Modelando aspectos de Implementação
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
Simple Player Álan Crístoffer Gustavo Gonçalves Mateus Amaral Mário Cipriano Rogério Ribeiro 1.
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Projeto de Arquitetura de Software
Visão Geral de Orientação a Objetos com UML Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes OO e UML | 2 Objetivos.
Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 2 Princípios de Programação Prof. Belarmino.
Apt-get e sources.list Um breve resumo prático. O que é o APT ?? Basicamente por ser um software livre qualquer pessoa pode pegar o código fonte do Linux.
EA976 – Engenharia de Software
EA976 – Engenharia de Software AULA 19 Pré-Projeto e Modelagem de Negócios.
Recuperação de Arquitetura de software Servidores de aplicação J2EE Michelet del Carpio 22/9/ DSL.
Modelagem Orientada a Objetos com UML Cursos para a CTI - IME/USP Dairton Bassi, Hugo Corbucci e Mariana Bravo Departamento de Ciência.
Diagrama de Implementação Professor Sandro Carvalho.
Note 2B – Plano de Liberações
Teste de Web Services e SOA
Gerência de Arquivos.
UML - Diagramas de Sequência
Introdução ao RUP – Rational Unified Process
Análise e Projeto de Sistemas II
UML – Diagramas de Objectos
UML – Modelação da arquitectura
UML – Diagramas de componentes
Tema 4 - Modelagem ER: Técnicas e Ferramentas
UML – Visão Geral.
Diagrama de Estado Prof. Thales Castro.
Java: Interfaces Alcides Calsavara.
Diagrama de Atividade Prof. Thales Castro.
Pacotes Um pacote (package) em UML é um mecanismo de agrupamento genérico Notação: pasta com o nome no interior ou na pega No caso de um pacote contido.
Modelação de Requisitos com UML
UML - Diagramas de Sequência
UML – Diagramas de Componentes e Modelação da Arquitectura Física
UML – Visão Geral.
Modelagem de Sistemas I Aula 1 – Introdução à UML
Índice Criar um projecto de modelação
UML – Diagramas de Distribuição (deployment)
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 6: Camada de Rede.
Desenvolvimento em Camadas
BANCO DE DADOS I.
Projeto Orientada a Objetos
Modelagem de Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Modelagem de Dados 1. Fundamentos de Bancos de Dados
Pacotes Servem para organizar o código, por exemplo, agrupar classes correlatas. Vamos supor uma classe Ponto2D pertencente ao pacote formas. A classe.
DIAGRAMA DE CASOS DE USO
Soluções Inteligentes para ONGs Esportivas
Diagramas de Seqüência
Alexandre Mota Análise do Sistema Alexandre Mota
Java interface Projeto – Pacote - Class.
GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE
Instrutor: Joel Raitz Antunes Projeto: Comunidade Digital Curso: Informática Básica/Noturno/UAB CETAM 2019/MAUÉS/AM.
Transcrição da apresentação:

UML – Diagramas de Pacotes (Packages)

Pacotes Um pacote (package) em UML é um mecanismo de agrupamento genérico Notação: pasta com o nome no interior ou na pega No caso de um pacote contido noutro, o nome completo do pacote contido inclui o nome do seu contentor Client Sensors::Vision

Diagramas de pacotes Um diagrama de pacotes mostra pacotes e relações entre pacotes Na realidade, não existem propriamente diagramas de pacotes em UML; em vez disso, pacotes e relações entre pacotes aparecem noutros diagramas, de acordo com o tipo de pacote Pacotes de classes (pacotes lógicos) - em diagramas de classes Pacotes de componentes – em diagramas de componentes Pacotes de nós – em diagramas de distribuição Pacotes de casos de utilização – em diagramas de casos de utilização

Pacotes lógicos Um pacote lógico (ou módulo lógico) é um agrupamento lógico de classes e relações entre essas classes divisão de um sistema em pacotes lógicos é uma divisão de responsabilidades Corresponde ao conceito de package em Java ou de namespace em C++ e C# Não confundir com empacotamento físico do software em ficheiros de código fonte, executáveis, dll's, etc. (designados componentes em UML) Um pacote lógico pode atravessar vários ficheiros Diagramas de pacotes lógicos permitem modelar a arquitectura lógica de um sistema de software

Conteúdo de um pacote Uma vez que representa um agrupamento, um pacote é em geral dono de diversos elementos: classes, interfaces, componentes, nós, colaborações, casos de uso, diagramas, e até outros pacotes Esses elementos podem ser indicados no interior do pacote, na forma de uma lista de nomes ou diagrama Um pacote forma um espaço de nomes classe Order do pacote Client é designada Client::Order Client + OrderForm + TrackingForm - Order

Visibilidade dos elementos contidos num pacote Pode-se indicar a visibilidade dos elementos: + (público) : visível por todos que importam ou acedem ao pacote (nomes sem :: no 1º caso, com :: no 2º caso) # (protegido): visível só pelos pacotes-filhos (por relação de generalização - ver adiante) - (privado): visível só por outros elementos do pacote Os elementos públicos de um pacote são chamados também os elementos exportados pelo pacote

Dependências entre pacotes Dependência simples: uma alteração do pacote de destino afecta o pacote de origem (dependente) (informação útil para controlo de alterações) Dependência com estereótipo «access»: o pacote de origem (dependente) acede a elementos exportados pelo pacote de destino (precisa de :: nos nomes) Dependência com estereótipo «import»: o pacote de origem (dependente) importa os elementos exportados pelo pacote de destino (não precisa de :: nos nomes) Client GUI + OrderForm + TrackingForm - Order + Window + Form # EventHandler «import»

Generalização de pacotes Usada para especificar famílias de pacotes relacionados por herança GUI + Window + Form # EventHandler WindowsGUI + GUI::Window # GUI::EventHandler +VBForm MacGUI herda os elementos públicos e protegidos de GUI substitui (overrides) o elemento Form de GUI adicionado herda sem alteração (default)

Estereótipos em pacotes «system» - pacote que representa o sistema completo que está a ser modelado (incluindo todos os modelos e elementos dos modelos) «subsystem» - pacote que representa uma parte independente de sistema completo que está a ser modelado; corresponde normalmente a um corte "vertical" «facade» (fachada) - pacote que constitui uma vista sobre outro pacote (não acrescenta funcionalidades, apenas apresenta de forma diferente) «framework» (infra-estrutura aplicacional) - pacote que representa um conjunto de classes abstractas e concretas concebido para ser estendido, implementando a funcionalidade típica de um determinado domínio de aplicação «stub» - pacote que serve como proxy para o conteúdo público de outro pacote «layer» - pacote que representa uma camada horizontal de um sistema

Composição de pacotes (1) Sub-pacotes podem ser indicados dentro do pacote-dono ou com relação de composição «system» Retail Enterprise System «subsystem» In Store Management subsystem Customer Service subsystem Warehouse Management subsystem Neste exemplo segue-se uma divisão vertical, por subsistemas!

Composição de pacotes (2) «system» Retail Enterprise System «layer» Retail Enterprise System - GUI Graphical User Interface «layer» Retail Enterprise System - BL Business Logic «layer» Retail Enterprise System - DB Database Neste exemplo segue-se uma divisão horizontal, por camadas!

Caso de estudo (biblioteca): divisão em áreas funcionais

Caso de estudo (biblioteca): divisão em camadas técnicas

Caso de estudo (biblioteca): divisão em camadas técnicas e áreas funcionais