Betinho, uma vida de luta e afeto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

CONSELHOS, IMPORTÂNCIA E PROTAGONISMO...
TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Os desafios da família do hemofílico
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crescimento Econômico Brasileiro no 2º Trimestre e a Evolução dos Juros.
Movimento Feminista E suas formas de luta.
De 1964 a 1985 , o comando das forças armadas controlou as principais instâncias do poder político do Brasil.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985.
Secretário Nacional de Juventude
Componentes Carlos César Almendra Walmor Francisco Neto
MOVIMENTO MURALISTA Historiadores da arte estudam, além da vida e do trabalho dos artistas, como cada momento histórico propicia o aparecimento de um tipo.
Introdução à Sociologia
Brasil no século XX: o desafio da educação
Brasil no século XX: o desafio da educação
Madre Teresa de Calcutá
Dom Helder Câmara . “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.” Dom Helder.
Modelos de Vida, hoje….
Maria Modesto Cravo Clique.
Colégio Maria Montessori
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A DECADÊNCIA DO POPULISMO.
Herbert José de Souza (Betinho)
Dr. Plínio de Mello Dez anos sem.
Quem é de Luta... Avança!!! ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO
A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA NO PÓS 64
Bolsista: MARCOS VINICIUS DA SILVA GOULART
E.E.Cel João de Souza Campos
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ): A VOLTA AOS QUARTÉIS
AULA 3 - PREVEST/HÍSTÓRIA DO BRASIL– LIVRO PROF. VICENTE
Projeto de Português “gente que faz a diferença”!
BETINHO.
Movimento Revolucionário 8 de Outubro
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
João e Mário ..
Mariana Nunes n29 Mariana Fonseca n30 Marcel n Nathália n Hairton n13.
Luisa de Marillac Instituto São José: Apresentação de religião religião
A Era Vargas COLÉGIO IPIRANGA ALUNOS:CAROLINE MAYUMI
O Brasil redemocratizado A nova cidadania. Contexto Após o regime militar que ocorreu de assistimos a suspensão das garantias democráticas presentes.
Tema: Abertura política de 1985 até os dias atuais.
ATUALIDADES GOLPE DE 1964.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
Faça o teste dos 35 anos do golpe militar no Chile Teste seus conhecimentos sobre esse fato que marcou a história latino-americana. Entrar.
Pioneiro: WILLIAM BUCK BAGBY ( )
Cidades Inventadas Ferreira Gullar Aos trancos e barrancos
Mário Alberto Nobre Lopes Soares Elsa Matias Ruben Nogueira Cef-Foto 24 de Outubro de 2010.
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Sociologia Por quê?.
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
PET-Saúde Pediatria 2009 Tutor: Paulo Alfredo Simonetti UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE.
PAULO FREIRE.
Movimentos dos Trabalhadores Urbanos
GRÉCIA ANTIGA CORREÇÕES DE ATIVIDADES CRIPTOGRAMA
Ética e Responsabilidade Social
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
Leituras no Brasil: Lendo o Brasil Helena Bomeny (CPDOC/FGV/UERJ) PNL, Lisboa – Outubro 2007.
FORMADA EM ECONOMIA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FOI SECRETÁRIA ESTADUAL DE MINAS, ENERGIA E COMUNICAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL. NO GOVERNO.
BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS
Luta pela emancipação política nas Américas
A Reforma Sanitária e SUS Antonía Alizandra Gomes dos Santos AVAN.
Jéssica Mendes, Jéssica Lorena, Larissa Andrade, Sabrina Abrantes e Leticia Ferreira.
BALANÇO 2015 FIM DE UM CICLO E INÍCIO DE UMA NOVA FASE PARA A FITMETAL.
Música de :21
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
EQUIPE: Rafaela – 36 Juquiliane – 23 Maria Eduarda Bitu – 30 Gabriela - 37.
Mário Pedrosa ( ): Entre arte e política.
Sebastião Salgado.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
Movimentos Estudantis
Dilma Rousseff por Desire Sotelo e Connor Ross. Vida de Jovem Nasceu em 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte, Minas Gerais (ela fará 68 anos este.
Curso de formação Controle Social do Orçamento Público 1ª aula Estado, Sociedade Civil, participação e controle social Maria do Carmo Albuquerque Escola.
Transcrição da apresentação:

Betinho, uma vida de luta e afeto Herbert de Souza, o Betinho, patrono da produção de antirretrovirais de Farmanguinhos, completaria 75 anos na próxima sexta, dia 3 de outubro. Para marcar a data, será inaugurada no CTM a exposição "Uma vida de luta e afeto", mostrando um pouco da trajetória do sociólogo que marcou a história do país, seja na luta pelo maior controle dos bancos de sangue, pelos direitos das pessoas com Aids/HIV ou pelas campanhas contra a fome. O evento contará ainda com uma palestra sobre a vida de Betinho. “A alma da fome é política!" A afirmação de Betinho ilustra exemplarmente uma vida de lutas, de empenho e de trabalho pela cidadania e pela vida. Quarto filho de uma família de oito irmãos - entre os quais o cartunista Henfil e o músico Chico Mário - Herbert de Souza teve sua infância delineada por fatos marcantes. Já nos primeiros dias de sua vida teve hemofilia, uma doença no sangue que impede a coagulação. Já na adolescência, aos 15 anos, contrai tuberculose e fica durante três anos confinado em um quarto nos fundos da casa, forma encontrada por seus pais para não interná-lo em um sanatório, o que era comum na época. Começou a sua militância política na Juventude Católica, em Belo Horizonte. Estudou na Universidade de Minas Gerais e formou-se em sociologia em 1962. Trabalhou depois no Ministério da Educação e Cultura e na Superintendência de Reforma Agrária. Após o golpe militar de 1964, Betinho engajou-se na resistência contra a ditadura. Passou sete meses no Uruguai e depois, de volta ao Brasil, foi trabalhar como operário na cidade paulista de Mauá.

Betinho, uma vida de luta e afeto Em 1971, Betinho partiu para o exílio. Morou em diversos países. No Chile, deu aulas na Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais. Escapando da ditadura chilena, Betinho exilou-se no Canadá e depois no México. Fez doutorado e foi professor na Universidade Autônoma do México. Com a anistia política, em 1979, Herbert José de Sousa retornou ao Brasil. Tornou-se um dos símbolos da resistência política. Dois anos depois, fundou o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas). Foi um dos primeiros intelectuais a advogar em favor das organizações não-governamentais, que não dependem do estado nem da iniciativa privada. Foi também um dos fundadores da campanha nacional pela reforma agrária. Em 1985, Betinho teve confirmado o diagnóstico de sua contaminação pelo HIV, contraído numa de suas inúmeras transfusões de sangue no tratamento da hemofilia. No ano seguinte, fundou a ABIA para lutar pelos direitos das pessoas portadoras do HIV ou dos doentes com AIDS. Em 1992, Betinho liderou o movimento pela ética na política, que culminou com o impeachment do então presidente Fernando Collor, em setembro do mesmo ano. Esse movimento plantou os alicerces do movimento Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida. A partir da participação de Betinho, o problema da fome e da miséria tornou-se visível e concreto para todos os brasileiros. Depois de muito lutar contra a doença, Betinho faleceu em 1997, aos 61 anos, em sua casa, no bairro do Botafogo.