GNV+Diesel Rio, 26 julho 2011 Sistema GNV+Diesel Diesel Systems

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GNV+Diesel Rio, 26 julho 2011 Sistema GNV+Diesel Diesel Systems   GNV+Diesel Rio, 26 julho 2011 Diesel Systems DS/PJ-DF | 10/5/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

Motores Grandes(>560kW) Bosch - Sistemas para veículos comerciais Emissões Sistemas de ar Soluções para emissões Performance Custo Sistemas Veículos comerciais Requisitos CO2 Recuperação de calor Diagnose & Serviço Motores Grandes(>560kW) Sistemas de injeção For a de estrada (19- 560kW) Veículos (MD, HD) Híbrido Elétrico Gerenciamento de motores Engenharia e calibração Pós-tratamento de gases CNG / Dual fuel Diesel Systems Internal | DS-CV/SA | 14/06/2011 | 006 006 | © Robert Bosch GmbH 2011. All rights reserved, also regarding any disposal, exploitation, reproduction, editing, distribution, as well as in the event of applications for industrial property rights.

Motores Grandes(>560kW) Bosch - Sistemas para veículos comerciais Emissões Sistemas de ar Soluções para emissões Performance Custo Sistemas Veículos comerciais Requisitos CO2 Recuperação de calor Diagnose & Serviço Motores Grandes(>560kW) Sistemas de injeção For a de estrada (19- 560kW) Veículos (MD, HD) Híbrido Elétrico Gerenciamento de motores Engenharia e calibração Pós-tratamento de gases CNG / Dual fuel Diesel Systems Internal | DS-CV/SA | 14/06/2011 | 006 006 | © Robert Bosch GmbH 2011. All rights reserved, also regarding any disposal, exploitation, reproduction, editing, distribution, as well as in the event of applications for industrial property rights.

Sistema GNV+Diesel Flex é Bosch   Flex é Bosch Líder mundial em tecnologia de injeção Diesel e pioneira na tecnologia Flex que revolucionou o mercado brasileiro de carros de passeio, a Bosch inova mais uma vez com o desenvolvimento do Sistema GNV+Diesel. Diesel Systems DS/PJ-DF | 10/5/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

Motivações no Brasil (e em diversos outros mercados) Sistemas Diesel Flex Motivações no Brasil (e em diversos outros mercados) Demandas por combustiveis alternativos: Interesses sociais e políticos: Reduzir a dependencia do Diesel na matriz de combustíveis. Promover o agro-negócio Reduzir as emissões de CO2 Reduzir as emissões de NOx Material Particulado nas metrópoles Interesses do setor privado: viabilidade economica e operacional Flexibilidade com o Diesel: mitigar riscos economicos e operacionais. Combustíveis alternativos: De óleos vegetais: Biodiesel Da cana de açucar: Bio-Ethanol Bio-Methane Diesel de cana De Biomassa: Diesel Sintético Bio-Metano Gas-Natural Sistemas GNV+Diesel e Etanol+Diesel Resposta da DS-LA às demandas do mercado brasileiro! DS/PJ-DF | 11/1/2010 | © Robert Bosch Ltda 2010. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

Flexibilidade é a chave! Sistema GNV+Diesel   Flexibilidade é a chave! O Flex-Fuel promoveu uma revolução no mercado de carros de passeio, provendo a confiança necessária para o consumidor adquirir um veículo movido a etanol. Licenciamento de automóveis por combustível Uma revolução semelhante poderá acontecer no segmento de veículos comerciais com o lançamento do sistema GNV+Diesel, que dá liberdade de escolha para o frotista, que pode avaliar questões como preço e disponibilidade do combustível. * Source: Anfave – Anuário da Indústria Automobilística Brasileira 2010 Diesel Systems DS/PJ-DF | 10/5/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

Sistemas para veículos comerciais Motores Diesel originais, adaptados com um segundo sistema de injeção para gerenciar o GNV e o fluxo de ar. A configuração original do motor Diesel permanece inalterada. A Ignição é feita com uma pequena injeção de Diesel. GNV+Diesel Flexibilidade: Diesel ou GNV+Diesel em um motor! Diesel Systems DS/PJ-DF | 10/5/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

Apresentação publica do protótipo MAN do ônibus GNV+Diesel Sistema GNV+Diesel   Apresentação publica do protótipo MAN do ônibus GNV+Diesel Rio, 10 de maio de 2011 Diesel Systems Department | 7/22/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

Etanol+Diesel   Entrega do protótipo IVECO-TRAKKER Ribeirão Preto Agri-Show, 5 de maio de 2011 Diesel Systems Department | 7/22/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

Diesel e álcool nos tanques Etanol+Diesel   “…um ganho econômico médio de 6% no custo por quilometro rodado…” Diesel e álcool nos tanques Um protótipo hibrido da Iveco abusa da tecnologia bicombustível queimando diesel e álcool com bons resultados operacionais Texto Marco A Souto Maior. soutomaior@autodata.com.br “…o veiculo é 100% reversível para o diesel…” “…a performance do veiculo é a mesma ...” “Como a base de tudo são as mudanças na calibragem do motor, também poderá equipar qualquer modelo diesel.” “…resultados obtidos até agora , contudo, parecem indicar que essa tecnologia não ficará segregada às industrias sucroalcooleiras…” Diesel Systems Department | 7/22/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

GNV+Diesel Sistema GNV+Diesel   GNV+Diesel Sistema que permite substituir até 90% do combustível Diesel por GNV Diesel Systems DS/PJ-DF | 10/5/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

Sistema GNV+Diesel Potência e Eficiência   Potência e Eficiência Não afeta a dirigibilidade ou a capacidade de trabalho do seu veículo. Potência, Torque e retomada são idênticos em modo Diesel e GNV+Diesel. Diesel Systems DS/PJ-DF | 10/5/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

Sistema GNV+Diesel Consumo e Eficiência   Consumo e Eficiência O consumo do motor com GNV+Diesel fica no mesmo nível do motor original operando somente com Diesel. Alta eficiência energética! Diesel Systems DS/PJ-DF | 10/5/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

Sistema GNV+Diesel Econômico Relatório ABEGÁS Mercado e Distribuição 2011 – Ano V -No. 40-Abril Econômico GNV é normalmente muito mais barato que o Diesel Mais de 20% de redução no custo de combustível é possível! Poder de revenda do veículo mantido, pois é Flex Relatório ABEGÁS - Mercado e Distribuição Ano V - Nº 40 - Abril/11 Automotivo – Evolução dos Preços s/ ICMS Fontes: Gás Natural: ANP - Preço Revenda Álcool: ANP - Preço Revenda Diesel: ANP - Preço Revenda Gasolina: ANP - Preço Revenda Poder Calorífico: GNV: 9.400 kcal/m³ Álcool: 6.400 kcal/l Diesel: 10.200 kcal/l Gasolina: 11.100 kcal/l Fonte: CTGÁS - Dados de Unidades de Conversão Diesel Systems DS/PJ-DF | 10/5/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

Sistema GNV+Diesel Ótimo Investimento Estudo de caso RJ   Ótimo Investimento Estudo de caso RJ Diesel: R$ 1,748* GNV: R$ 1,239* KM/dia: 350 Taxa substituição: 75% Fluxo de caixa adicional: 40% do valor do veiculo Retorno do investimento: 1,4 anos *Site ANP Resumo I: 17.07~23.07 - RJ Diesel Systems DS/PJ-DF | 10/5/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

Mais Limpo Sistema GNV+Diesel   Mais Limpo GNV+Diesel promove ganhos ambientais, atendendo, com vantagens, a futura legislação ambiental, quando comparado com veículos Diesel: Redução de -80% na emissão de materiais particulados, maiores responsáveis pelas névoas cinzas vistas nas grandes metrópoles Redução de -20% na emissão de CO2, um dos gases que mais agravam o efeito estufa e o aquecimento global Diesel Systems DS/PJ-DF | 10/5/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

Cidade, Rodovia ou Campo Sistema GNV+Diesel Cidade, Rodovia ou Campo O Flex GNV+Diesel pode ser aplicado em todos os tipos de motores do ciclo Diesel, seja no segmento de veículos pesados ou leves, na cidade ou no campo. Caminhão, ônibus, trator, utilitários e até veículos de passeio!!! Diesel Systems 17 DS/PJ-DF | 7/22/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

Sistema GNV+Diesel Inovação desenvolvida no Brasil   Inovação desenvolvida no Brasil O estado da arte da tecnologia em componentes O coração do sistema: seu comando eletrônico e a estratégia de calibração Diesel Systems DS/PJ-DF | 10/5/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

Sistema GNV+Diesel GNV+Diesel Econômico Limpo Eficiente Flexível Menor custo operacional Longa vida útil Custo de aquisição acessível Limpo Redução de emissões de CO2 e material particulado Uso de Biocombustível Eficiente Performance Torque Aceleração Baixo consumo de combustível Flexível Liberdade de escolha Mercado de revenda Main arguments Diesel Systems 19 DS/PJ-DF | 10/5/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.

Obrigado! Sistema GNV+Diesel mario.massagardi@br.bosch.com Main arguments mario.massagardi@br.bosch.com Diesel Systems DS/PJ-DF | 10/5/2011 | © Robert Bosch Ltda 2011. Todos os direitos reservados, incluindo–se qualquer traspasse, exploração, reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial.