Direitos de Propriedade, Desmatamento e Conflitos Rurais na Amazônia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
Advertisements

RESUMO ATUAL DA ELETRIFICAÇÃO RURAL NO BRASIL
“Simpósio Nacional sobre Reflorestamento Ambiental”
Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra
A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
Unidade 01 – O território brasileiro
Modelo de Factores Específicos
Indicadores Socioeconômicos – IDB/RIPSA
Condicionantes da Desigualdade de Renda no Brasil
MB751 – Modelos de previsão
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
Tema 03: Teoria da Contabilidade e Efeitos Conceituais
Fundamentos de Economia
Os lugares que formam o mundo
Economia e Mercado 7ª AULA.
Adalberto Veríssimo. 5 milhões km2 (3,4 milhões km2 Florestas) 24 milhões de habitantes 8% PIB Nacional > 60 emissões de GEE Grande diversidade étnica.
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
1.
O que é o potencial social?
Investimento e Expectativa de Lucros
Rosangela M. Carnevale Carvalho Pesquisadora IBGE
Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil
Entre a habitação social e o mercado: que lugar para o acesso à propriedade? Paulo Conceição CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes.
Pesquisa CEBDS - Market Analysis sobre Desafíos Urbanos e as Mudanças Climáticas.
Estratégias em Utilities O jogo que constitui o processo de regulação, tipicamente em utilities, propicia a possibilidade de comportamentos estratégicos.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
Professora Francisca Barros
Investimento – Modelo Acelerador
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
ANÁLISE DE MERCADO AULA 13
Desafios gerenciais Aula 4.
Rondônia: Produção e Transformação do espaço
CURVA IS EQUILÍBRIO NO MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
REGIÃO CENTRO OESTE.
Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E O ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – Algumas observações teóricas e conjunturais Denise Lobato Gentil – Instituto de.
Potencial econômico das unidades de conservação na Amazônia brasileira como redutoras de emissões de carbono por desmatamento Julia Queiroz Carlos.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Fundamentos de economia
Tipos de Estudos Epidemiológicos
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
Análise Descritiva de Dados
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
TEORIA DA DOTAÇÃO RELATIVA DOS FATORES
Aula 3 Conjuntura Econômica e Estratégia Corporativa
Pecuária e Desmatamento na Amazônia: Análise da dinâmica recente Sérgio Rivero Oriana Almeida Wesley Pereira Saulo Ávila
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Implementação do Código Florestal e Redução do desmatamento ilegal
Fundamentos de Macroeconomia. Parte 2 - O Curto Prazo O Mercado de Bens.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Causas econômicas do desmatamento na Amazônia: evidência empírica dos anos 2000 VIII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica Cuiabá, 05/08/2009.
Impactos econômicos das áreas de APP e Reserva Legal nas propriedades agrícolas familiares do Estado de São Paulo. Érica Silva Mendonça Eng. Florestal,
Universidade Federal Rural da Amazônia Sociologia Rural e Agricultura Familiar e Sociologia Profa. Ruth Helena Cristo Almeida.
PASSEIO PARA: - usp - museu de zoologia - parque do Ibirapuera
Modelagem Espacial do Desmatamento Amazônico Ricardo Alexandrino Garcia Professor e pesquisador do IGC/UFMG Britaldo Soares-Filho Professor e Pesquisador.
PREVISÃO E MENSURAÇÃO DA DEMANDA EM MARKETING
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
Correlação Análise do grau de relacionamento entre duas variáveis quantitativas.
Estatística Inferencial. É um processo de tomada de decisão baseado em probabilidades e pode ser de dois tipos: - Estimação de parâmetros – usando a informação.
Evolução do arranjo espacial urbano e das terras agrícolas no entorno de Santarém (Pará) no período de 1990 a 2010 Ana Paula Dal’Asta Silvana Amaral Maria.
Iniciativa de Observação, Verificação e Aprendizagem do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e da Regularização Ambiental.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES DO DESFLORESTAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluno: Juliana Paiva Nunes Kury Metodologia de Pesquisa.
Atualizações no modelo numérico de mudança climática Eta da representação da cobertura da terra no Nordeste do Brasil Padrões e Processos em Dinâmica de.
Transcrição da apresentação:

Direitos de Propriedade, Desmatamento e Conflitos Rurais na Amazônia André Albuquerque Sant’Anna – BNDES Carlos Eduardo F. Young – IE/UFRJ Sessão A – Políticas Públicas de Desenvolvimento para a Amazônia

Introdução Região amazônica é foco de grandes preocupações, em virtude da ameaça à perda de biodiversidade e efeitos sobre mudanças climáticas. Além de questões ambientais, região chama a atenção pela freqüência de conflitos associados ao processo de ocupação do território.

Desmatamento e taxa de homicídios, à primeira vista, apresentam grande coincidência geográfica: Área total desmatada em 2007 Fonte: elaboração própria, a partir de dados do INPE Fonte: Waiselfisz (2007)

Objetivos Integrar analiticamente processos de desmatamento e violência rural na região amazônica. Testar hipótese de que desmatamento e violência estão associados.

Efeitos da má definição de direitos de propriedade Problema central: para solicitar direito de propriedade sobre determinada extensão de terra, é preciso comprovar uso produtivo. Uso produtivo está normalmente associado a uso agropecuário, estimulando, portanto, conversão de matas em pastagens. Valor da terra aumenta quando é conferido o direito de propriedade.

Efeitos da má definição de direitos de propriedade Para Alston et al (1996, 1999), quando o valor da terra é baixo, modos informais de posse são mais apropriados e competição por direitos de propriedade é baixa. Porém, ao sair da fronteira para mercados centrais, renda proveniente da terra tende a aumentar, intensificando competição pelo seu controle.

Efeitos da má definição de direitos de propriedade Na medida em que o preço da terra aumenta, fronteira vai se tornando “velha” e competição por direitos de propriedade se intensifica, potencializando novos conflitos. Distância para o mercado é fator determinante do valor da terra e, portanto, do desmatamento e da violência. Segundo Hotte (2001), desmatamento tende a aumentar à medida que se distancia do mercado, porém até o ponto em que é economicamente viável.

Efeitos da má definição de direitos de propriedade Custo de oportunidade baixo determina ocupação da fronteira (Young, 1997). Assim, população expulsa em decorrência de conflitos rurais, muitas vezes, opta por sair da fronteira “velha”, em direção à fronteira “nova”. Pecuária ratifica esse comportamento: “O grande número de agentes intermediários, que têm baixos custos de oportunidade e que se antecipam a esses pecuaristas, são eventualmente responsáveis por boa parte dos desmatamentos. Suas atividades são viabilizadas em parte pela garantia de venda futura da terra para exploração pecuária, permitindo-lhes cobrir seus custos de oportunidade (Margulis, p. 14, 2003).”

Proposições testáveis Desmatamento e violência rural estão associados; Distância para o mercado afeta desmatamento em U invertido; Expansão da pecuária é determinante do desmatamento Desigualdade (de terra) está associada a conflitos rurais (variável de controle).

Resultados Econométricos Testar a seguinte proposição: conflito pela definição de direitos de propriedade “empurra” população expulsa em direção à ampliação da fronteira. Assim, Descrição das variáveis utilizadas: Desmat_2007_2000: percentual da área total desmatada entre 2000 e 2007; Dist_cap: custo de transportes da sede municipal até a capital, em índice; Ltheil: índice de desigualdade de renda L de Theil; Pec07_00 : aumento das cabeças de gado por km2 entre 2000 e 2007; Pec_00: cabeças de gado por km2 em 2000; Tx_hom_00_02: taxa de homicídios por 100 mil habitantes de 2000 a 2002; Dummy de estados: AC, AM, AP, MT, RO, RR, TO Fontes: INPE, IPEADATA e IBGE

Resultados Econométricos Estatísticas descritivas: dados de 575 municípios da Amazônia Legal Relação entre violência e desmatamento:

Resultados Econométricos: OLS e Tobit

Resultados Econométricos Coeficientes apresentam, todos, o sinal esperado. Taxa de homicídios tem significância econômica e estatística. Coeficiente mantém-se robusto mesmo com introdução de controles. Intuição: incremento de um desvio-padrão na taxa de homicídios está associado, em média, a aumento de 2% na área desmatada do município. Distância da capital: coeficientes geram curva em U invertido para o intervalo relevante da variável independente. Significância estatística a 1%. Pecuária: incremento da pecuária entre 2000 e 2007 é o que apresenta o maior coeficiente: importância da pecuária como motor do desmatamento, conforme Margulis (2007).

Resultados Econométricos Pecuária: intensidade inicial da atividade (2000) apresenta coeficiente negativo, embora pouco significativo. Regiões com direitos de propriedade mais bem definidos e/ou custo marginal crescente para desmatamento. Desigualdade de renda: coeficiente positivo, porém não significativo. Sua introdução não afeta coeficiente da taxa de homicídios. Variáveis dummy: introduzidas para controlar para especificidades geográficas e institucionais de cada estado. Pará como estado base. Tobit pouco altera coeficientes e significância estatística, mostrando robustez nos resultados.

Conclusões Desmatamento e violência no campo estão associados. Ambos são afetados pela má definição dos direitos de propriedade e fatores que os determinam. Agenda de pesquisa: investigar fatores que afetam definição dos direitos de propriedade na região; Agenda de políticas públicas: uma vez identificados esses fatores, atuar com o intuito de estabelecer uma política que melhore a institucionalidade na região Potencial para grandes impactos de bem-estar uma vez que pode afetar tanto desmatamento quanto violência rural.