A população e o mercado de trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo sobre População
Advertisements

Continuação dos aspectos do subdesenvolvimento
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
TRANSFORMAÇÕES DA ECONOMIA BRASILEIRA PARTE I HISTÓRIA RECENTE
Os sectores de actividade
Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.
Agropecuária em países subdesenvolvidos
População – Crescimento e calculo estimativos.
Subdesenvolvimento.
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Amaury Patrick Gremaud Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
Agropecuária Victor Hugo.
REVISÃO – 6ª SÉRIE UT 3 E UT 4 (até a pág. 28).
População II Prof. Nobre.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM
Os trabalhadores e o mercado de trabalho
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
População.
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
Profª Carol - Geografia
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
PROFESSORA TALITA NEVES
Goiânia, 16 de dezembro de 2009.
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
Economia Européia.
A atividade agrícola e o espaço agrário
Municípios goianos 2006 Seplan/Sepin Goiânia, 16 de dezembro de 2008.
A globalização econômica nos anos 1990
Os sectores de actividade
Histórico e Hierarquias urbanas
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
9 – Os complexos agroindustriais
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
SUBDESENVOLVIMENTO. Um Mundo diferenciado Expansão Marítimo Comercial Européia Expansão Marítimo Comercial Européia Estabelecimento da relação Metrópole.
A ECONOMIA URBANA.
EBI da TORREIRA Cristina Peixinho Nº3 Elisabete Silva Nº6 João Soares Nº8 Joice Pereira Nº11 Disciplina H.G.P Professora da disciplina: Carla Bernardes.
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
Estrutura e Dinâmica populacional Demografia
Teorias Demográficas PROFESSOR JEAN MORAIS.
Crescimento Populacional:
Características do Emprego Formal – RAIS 2006 Principais Resultados
Produção Econômica da América Latina – parte II
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
O trabalho e o mercado de trabalho.
Micro e Macroeconomia O mundo da economia se divide em microeconomia e macroeconomia. A microeconomia se dedica ao estudo do comportamento de pequenas.
SITUAÇÃO ATUAL DE SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
A redução do desmatamento Redução de 70% na taxa de desmatamento (comparação de 2013 com a média de ) –OBS: os dados mostraram aumento de 28%
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Em 1960, o interior do nosso país ainda era atrativo
Cidades.
População: Distribuição geográfica e crescimento
Urbanização.
Geografia 2 Profª Nísia París. Dinâmica dos processos de industrialização e de urbanização no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte. Organização e.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
Hildete Pereira de Melo Faculdade de Economia UFF.
População mundial: cidades e consumo
Transcrição da apresentação:

A população e o mercado de trabalho

A população e o mercado de trabalho Estruturas setoriais de emprego No passado: As atividades agrícolas representavam fonte de subsistência da maior parte da população do mundo. A modernização promoveu transformações que afetaram a vida de muitas pessoas.

A população e o mercado de trabalho PEA: População economicamente ativa. Todas as pessoas com mais de 10 anos de idade que participam do mercado de trabalho. Setor primário: Extrativismo vegetal/mineral e agropecuária. Setor secundário: Indústria de transformação, construção civil. Setor terciário: Comércio, serviços, transportes, comunicações e administração pública.

A população e o mercado de trabalho Nas economias pré- industriais: A maior parte da PEA estava no setor primário. Com o tempo esse quadro foi mudando devido à modernização da agricultura, diminuindo assim a mão-de-obra, provocando o êxodo rural. Adubos corrigem a fertilidade do solo. Tratores fazem o trabalho de muitos camponeses. Canais de irrigação levam águas em lugares de baixa pluviosidade. Herbicidas contribuem para diminuição de pragas. Menos gente produz mais em menos tempo.

A população e o mercado de trabalho Países desenvolvidos: A modernização do campo acompanhou a Revolução Industrial onde as cidades viraram mercados consumidores para a indústria, comércio e serviços. Níveis elevados de urbanização. O setor primário, apresenta taxa inferior a 10% da PEA. O setor terciário reflete a importância das atividades financeiras e comerciais. O setor secundário aos poucos está perdendo a PEA onde a indústria está cada vez mais liberando a força de trabalho para o comércio e serviços.

A população e o mercado de trabalho Países da América Latina (Subdesenvolvidos) Só viveram a modernização após a crise de 1929, com capitais externos. Provocou o emigração rural, porém a modernização agrícola foi parcial e limitada. Não repetiu a trajetória de países desenvolvidos. Tal modernização estabeleceu-se por permitir filiais de transnacionais. O setor terciário é considerado inchado pois o comércio abriga grande parte de subempregados ou empregados temporários com baixa remuneração.

A população e o mercado de trabalho Estrutura do emprego no Brasil. Em 1970: Apenas 31% da população compunha a PEA e em 1980, já era de 36%. Atualmente, ela gira em torno de 50% da população total. Motivos: Diminuição gradual de crianças na população e absorção crescente da mulher pelo mercado de trabalho. No Brasil, em 1940: Mais de 2/3 da força de trabalho eram do setor primário. Em 1970, o setor terciário já ocupava a primeira posição em empregos. O censo de 2002 mostrou uma igualdade entre os setores primário e secundário.(ver tabela pág. 23)

A população e o mercado de trabalho A liberação de trabalhadores para a economia urbana, forneceu um estoque de mão-de-obra barata, porém de qualidade inferior para os 03 setores. No setor terciário, houve um crescimento nos pequenos empreendimentos comerciais, ambulantes, domésticos e serviços pessoais (chamada “economia informal”, que corresponde R$4 em cada R$10 da renda bruta nacional)

A população e o mercado de trabalho O trabalho feminino População feminina: É maior do que a masculina. O ingresso da mulher no mercado de trabalho se realizou no setor terciário onde a participação feminina passou de menos de 30% para quase 50% no período 1940/2000. Os setores primário e secundário já é mais complexo diante da mão-de-obra feminina. No setor terciário, a participação da mulher inclui trabalhos domésticos, educação e saúde, onde tende a ser mais monopolizados pelas mulheres.