Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Decreto nº de 24 de abril de 2007
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Matematica PCOPs Luciane e MUTSU-KO
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Fórum Nacional de Educação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Clélia Brandão Alvarenga Craveiro
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
REUNIÕES REGIONAIS.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
5 a 10 de junho de 2010 – Brasília Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta Circuito de Aprendizagem confint2010.mec.gov.br.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Transcrição da apresentação:

Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI A Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania desenvolve ações de formação de profissionais da educação e gestores/as na área de direitos humanos e meio ambiente. Essas ações têm por objetivo a promoção da sustentabilidade socioambiental, dos direitos de crianças e adolescentes, a equidade de gênero e do reconhecimento da diversidade de orientação afetivo-sexual e/ou identidade de gênero, enfrentando o preconceito, a discriminação e a violência no ambiente escolar.

Cursos de Formação Continuada da CGDH Educação em Direitos Humanos; Escola que Protege; Gênero e Diversidade na Escola/GDE; Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça/GPP - GeR Educação no Sistema Nacional Socioeducativo; São ofertados pelas Instituições Públicas de Ensino Superior com apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação nas modalidades extensão, aperfeiçoamento e especialização - presenciais, semi-presenciais e à distância. Participam dos cursos: professores e profissionais da educação, gestores/as e servidores/as públicos/as, integrantes dos Conselhos de Direitos, dos Fóruns Intergovernamentais, dos Conselhos de Educação e às/aos dirigentes de organizações não-governamentais ligados à temática.

Cursos de Formação Continuada da CGDH Nível Extensão Aperfeiçoamento Especialização Modalidade A Distância Semipresencial Carga Horária 100 horas 200 horas 360 horas GDE Gênero e Diversidade na Escola GDE Ext. (120 horas presenciais)  GDE Aperf. (160 horas a distância + 20 horas presenciais) GDE Esp. (300 horas a distância 60 horas presenciais) EQP Escola que Protege EqP Ext. (120 horas semi-presencial)   EqP Esp. EDH Educação em Direitos Humanos EDH Ext. (100 horas a distância) EDH Esp. Educação no Sistema Nacional Socioeducativo ESINASE (180 horas semi=presencial) Curso Aperfeiçoamento Especialização GPP-GeR Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça GPP-GeR Aperf. 300 horas (260 horas a distância + 40 horas presenciais) GPP-GeR Esp. 410 horas (350 horas a distância 60 horas presenciais)

Demanda Social – Cursos da CGDH Educador popular Funcionários de apoio técnico-administrativo da escola Gestor ou técnico da Secretaria (estadual/municipal) de Educação Gestor ou técnico de outras Secretarias (estaduais/municipais) (com interface com a educação) Integrante da Defesa Civil do estado/município Integrante do Conselho (estadual/municipal) de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais Integrante do Conselho (estadual/municipal) de Direitos de Crianças e Adolescentes Integrante do Conselho (estadual/municipal) de Educação Integrante do Conselho (estadual/municipal) de Educação em Direitos Humanos Integrante do Conselho Escolar Integrante do Conselho Tutelar Integrante do Conselho de Direitos da Mulher Integrante do Fórum/Comitê (estadual/municipal) de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais Integrante do Fórum/Comitê (estadual/municipal) de Direitos da Mulher Integrante do Fórum/Comitê (estadual/municipal) de Educação em Direitos Humanos Pais/responsável pelo estudante Profissional da Segurança Pública que atua na escola Profissional da rede pública de assistência social com atuação na escola Profissional da rede pública de saúde com atuação na escola Profissional do sistema de justiça que atua junto aos sistemas de ensino/escola Entre outros.

Cursos de Formação Continuada da CGEA Educação Ambiental – Escolas Sustentáveis e Com-Vida Nível: Extensão Ementa: o Curso Escolas Sustentáveis e Com-Vida destina-se à formação da comunidade escolar da educação básica (professores, gestores, estudantes e membros da comunidade) por meio da criação de uma proposta de adequação da escola aos princípios da sustentabilidade socioambiental, considerando as dimensões do currículo, da gestão e do espaço físico. Com o objetivo de fomentar a reflexão e o envolvimento da comunidade escolar na construção de espaços educacionais sustentáveis, o curso busca contribuir com a criação e funcionamento da Com-Vida – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola. Módulo I – Ambientação na Plataforma Moodle (20h) Módulo II – Eu – Engajamento (30h) Módulo III – Outro - nossa responsabilidade na escola (30h) Módulo IV – Mundo, comunidade e ecotécnicas para a sustentabilidade (40h) Ministério da Educação 5 5

Educação Ambiental Nível: Aperfeiçoamento Ementa: Abordando as mudanças ambientais globais a partir dos seus impactos nos quatro elementos (água, ar, fogo e terra), o curso pretende estimular os profissionais da educação básica a desenvolverem uma educação ambiental contextualizada de forma transversal na prática pedagógica da escola. A CGEA/MEC propõe a realização deste curso considerando o relevante papel que a educação ambiental desempenha na melhoria da qualidade da educação, bem como na geração de atitudes responsáveis e comprometidas da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais. Módulo I – Educação a distância (20h) Módulo II – Educação Ambiental (28h) Módulo III – Temas geradores: mudanças ambientais globais (52h) Módulo IV – Projeto Escolar Ambiental Comunitário (40h) Módulo V – Módulo local e avaliação presencial (40h) 6 6

Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis Nível: Especialização Ementa: a Especialização em Educação Ambiental é um curso que aborda questões essenciais para o desenvolvimento da educação ambiental nas escolas, como a inter e a transdisciplinaridade, o projeto político-pedagógico, a formação de redes, movimentos de juventude e outros aspectos relacionados à gestão ambiental na escola e na comunidade, considerando as mudanças ambientais globais e a construção de espaços educadores sustentáveis. Módulo I – Educação a distância e ambiente virtual de aprendizagem (30h) Módulo II – Educação Ambiental, Sujeitos e Identidades (45h) Módulo III – Panorama da Educação Ambiental no Brasil (60h) Módulo IV – Temas Geradores: Mudanças Ambientais Globais (60h) Módulo V – Instrumentação para a educação ambiental e a prática interdisciplinar (60h) Módulo VI – Escolas Sustentáveis (60h) Módulo VII – Projetos de pesquisa/intervenção e seminários temáticos (60h) Módulo VIII – Relatório de pesquisa/artigo científico (45h) 7 7

Educação Ambiental: Eixos de atuação das Escolas Sustentáveis Nível: Extensão Módulo I Ambientação no ambiente virtual de aprendizagem (20h) Módulo II Escolas Sustentáveis: aprofundamento conceitual e diagnóstico local (40h) Módulo III A dimensão do currículo: como implementar as DCNEA (de 20h a 60h)* Módulo IV A gestão escolar nas premissas da sustentabilidade (compras públicas sustentáveis; Economia Solidária) (de 20h a 60h)* Módulo V O espaço físico e a transição para a sustentabilidade (gestão de riscos ambientais frente às mudanças climáticas (de 20h a 60h)* (*) De acordo com as diferentes realidades, as IFES podem desenvolver três, dois ou apenas um dos módulos que tratam dos eixos. 8 8

Cursos de Formação Continuada da CGAIE Gestão da Educação do Programa Bolsa Família (Especialização e Extensão) Ementa Módulo I (60h): A produção histórica da pobreza: dimensões sociais e políticas. Módulo II (60h): A infância, a adolescência e a juventude vítimas da pobreza extrema. Módulo III (60h): O Programa Bolsa Família como garantia do direito público à vida e como dever do Estado. Módulo IV (60h): O direito à educação básica, a saúde e a assistência social e a superação da pobreza extrema. Módulo V (60h): A construção de outra escola e outro currículo para a infância, a adolescência e a juventude vítimas da pobreza extrema e sujeitos do PBF. Módulo VI (60h):Fortalecer a educação no Programa Bolsa Família através do acompanhamento da frequência escolar de crianças, adolescentes e jovens (filhos e filhas) de famílias participantes do PBF. . Ministério da Educação 9 9