Maria Goreti Fernandes PATIC’07 Projectos e Aprendizagens com as TIC

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Transcrição da apresentação:

“Aprendizagem não-formal da Matemática no 1º Ciclo num Centro Ciência Viva” Maria Goreti Fernandes PATIC’07 Projectos e Aprendizagens com as TIC Évora, 9 de Julho de 2007

Educação - Aprendizagem Segundo vários autores, a educação - aprendizagem divide-se em: Formal Não - Formal Informal PATIC’07 Projectos e Aprendizagens com as TIC Évora, 9 de Julho de 2007

Centro Ciência Feiras Internacionais Era Industrial Componente Lúdica Formação Operária Museus de Ciência Abordagem museológica inovadora

Centro Ciência Viva da Amadora http://www.amadora.cienciaviva.pt

CCVA - Objectivos Divulgar a cultura científica e tecnológica Estimular a curiosidade do visitante Despertar-lhe o gosto pela investigação pessoal Promover modalidades não - formais de ensino de ciência que decorrem paralelamente ao ensino formal que acontece nas escolas.

PmatE 1989 Programas quer de competição, quer no modo formativo (diagnóstico e treino). Estes programas são instrumentos de apoio à avaliação, à aprendizagem e ao ensino.

Escolas participantes 2 Externatos 2 Escolas do Ensino Público

Alunos envolvidos 63 alunos 7 são do 3º ano de escolaridade e 56 do 4º ano de escolaridade. Alguns destes alunos estão abrangidos por currículos alternativos.

Decurso da Actividade (1)

Decurso da Actividade (2)

Módulo representativo da Exposição

Exemplo da Ficha de registo

Resultados do TDCCVA (1)

Resultados da Ficha de Registo

Considerações Finais (1) - É importante que as crianças, do 1º Ciclo do Ensino Básico, tenham contacto com os objectos para que comecem a organizar o seu pensamento de forma mentalmente integrada. - É importante que os conceitos e relações a construir possam apresentar um suporte físico de forma a facilitar a sua percepção. - Todos os alunos mostraram interesse em repetir esta experiência.

Considerações Finais (2) “Este trabalho revelou-se bastante proveitoso, quer para os alunos, quer para mim própria, pois serviu de indicador, no sentido de atribuir maior importância ao trabalho prático que tem que ser levado a cabo na área da Matemática, por forma a que os alunos fiquem mais esclarecidos e tomem contacto com uma realidade que é a necessidade de realizarmos diferentes medições no nosso quotidiano.”

Contactos gcaniceiro@amadora.cienciaviva.pt http://www.amadora.cienciaviva.pt