CARACTERIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA Maputo, 7-11 maio 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Georreferenciamento dos equipamentos públicos e iniciativas sociais
Advertisements

INTRODUÇÃO Gestão Integrada de Recursos Hídricos para Organizações Gestoras de Recursos Hídricos.
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
Plano de Formação para os professores nas escolas
Nome do Curso: GESTÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Tecnologias da Informação e Comunicação
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Escola Superior de Educação
A PREPARAÇÃO - A tranqüilidade; - A preparação adequada do material;
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
“Guião para Elaboração de Projectos”
Discussão da Revisão da TLEBS Vítor Aguiar e Silva e João Costa Seminário sobre os novos programas de português para o EB Fundação Calouste Gulbenkian,
Apresentando Projeto FAST Interface Gerência de Projetos Diego Renato Giuseppe Lima Halley Freitas.
Processo de capitalização
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
Saber Tradicional Base do sistema de decisões local
UNIVERSIDADE DE LISBOA
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Fonte: Seiffert, M. E. B. ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental
Santarém Março a Julho de 2007
Bases de Dados da exploração à construção Sessão de trabalho no Agrupamento de Ribamar 28 Junho 2006.
Ana Benavente © - Maputo 2006 Mudanças, visão i diálogo político.
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Escola Secundária da Portela
Factor-chave de êxito: colaboração com a comunidade empresarial Guido Lotz Workshop Internacional do FormPRO sobre o QNQ, 21 a 22 de Fevereiro de 2013.
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
TÍTULO: Sub-título (a letra pode ser menor se o título for muito grande) Nome e Sobrenome do Autor, Nome e Sobrenome dos Co-autores
DESAFIOS, PROPÓSITOS, E OBJECTIVOS Maputo, 7-11 maio 2012.
Seminário de Integração Profissional IV
Escola Secundária da Portela - Loures Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 12.º Ano de Escolaridade – Área de Projecto.
19ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
CURSOS EFA – NS.
WORKSHOP REGIONAL DE CAPITALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Maputo, 7-11 maio 2012.
Seminário: Experiências Internacionais de Implementação da Gestão do Conhecimento na Administração Pública Portugal Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
18ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Terapia comportamental
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
Num contexto particular...
PROJECTO MORINGA CLUSTER
Encontro Metodológico Mestrando: Nome Orientador: Nome
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
1 Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu.
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
Teoria da Contingência
Célia Cruz | Renata Brunetti
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
ELABORAR RELATÓRIOS.
Título Nº Aluno – Nome do aluno Apresentação do relatório de preparação de dissertação (MEI) Unidade Curricular de Preparação de Dissertação DI, FCT/UNL,
Pós-graduação em Gestão de Departamento Pessoal e Rotinas Trabalhistas
O que é PROJETO EXECUTIVO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
Projetos em Química I “O objetivo principal de relatórios e artigos é o de informar” 2 “O objetivo principal das propostas é persuadir. O objetivo.
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Capa Título do projeto Nomes dos autores Local e Data.
Transcrição da apresentação:

CARACTERIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA Maputo, 7-11 maio 2012

As diferentes etapas da capitalização Planificação Análise Formatação dos Resultados Caracterização Descrição Partilha Gestão do conhecimento Monitoria Avaliação – recolha de dados

Caracterização Identifica os aspectos chave que revelam a identidade da experiência Colocar o contexto e a problemática na qual se insere esta experiência Descrever a experiência realçando o aspecto inovador desta: o que traz esta experiência de novo relativamente à problemática ?

Grelha de capitalização Título da experiência: Como se chama a experiência ? Localização : Onde acontece/situe esta experiência ? Período: Desde quando ou Quando foi esta experiência implementada ? Quanto tempo durou ? Contexto: Em que quadro se insere a experiência capitalizada ? Problemática: Qual é o principal problema ? Pourque é que esta experiência foi levada a cabo ?

Grelha de capitalização (cont.) Outras iniciativas: Quais são as outras experiências relativas a esta problemática ? Objectivos: Qual é o propósito da experiência capitalizada ? Actores principais: Quais são os actores, portadores/difusores, participantes, parceiros desta experiência ? Stratégia/ abordagem: Como é que esta experiência foi implementada ? Etapas : Quais são as diferentes etapas da implementação ?

Descrição Aprofundar do trabalho de caracterização da experiência Fazer uma apresentação detalhada dos actores/stakeholders da experiência, a abordagem metodológica e as diferentes etapas marcantes da experiência Descrever as diferentes actividades e os efeitos induzidos Rever todas as acções que fazem parte do quadro de implementação da experiência, os resultados obtidos, mas também os efeitos nao conseguidos. Ela aborda igualmente as dificuldades, as limitações e os obstáculos encontrados

Grelha de descrição Etapas / Componentes Actividades: O que foi feito ? Procedimentos técnicos/ organizacionais: Como está organizada a implementação ? Quais são as técnicas utilizadas ? Resultados / realisações: Quais são os efeitos induzidos pela experiência ? Dificuldades encontradas: Quais são os problemas encontrados ? Quais as soluções que foram experimentadas ? Efeitos imprevistos (positivos ou negativos): O que aconteceu que não estava previsto ?

OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO!