E Entre 28 de Março e 4 de Abril decorreu a 10ª Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente, dedicada às Maravilhas de Portugal. Esta edição pretendeu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gótico em Portugal Mosteiro da Batalha.
Advertisements

O Mundo em Desenvolvimento
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
As 7 maravilhas de Portugal
HISTÓRIA DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Magia Sem Truques - Basta Ser Químico !!!!!.
AULA 03 – Características do ar
O processo de decadência do feudalismo Profª Telma Souza
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
MAPA DE PORTUGAL ESTUDO DO MEIO – À descoberta de si mesmo
Apresentação 2ºPeríodo
Principais Rios de Portugal
Migrações.
Portugal na Europa Portugal fica na parte mais ocidental da Europa.
PORQUÊ MORAR NO ESPÍRITO SANTO?
(:Castelos medievais:)
PROCESSOS FÍSICOS DE SEPARAÇÃO
Enfraquecimento da camada do ozono
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
ESTREMADURA E RIBATEJO
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
Apresentação : *Guida Pinto*
Biomassa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
História de Portugal Aula n.º 2 Paleolítico Neolítico Idade dos Metais.
2º Guerra Mundial.
A Pasta de papel.
CRISTO...PIEDADE, PIEDADE DE NÓS
POR QUE MORAR NO ESPÍRITO SANTO?
Ar e Vento.
Servos Consagrados a Deus
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Conferência de Joanesburgo
Especialidade de Lazer com Pipas
Viana do Castelo no mundo
A biblioteca em viagem…
A Águia e a Galinha Leonardo Boff.
CUBA Cuba é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e subregião do Baixo Alentejo, com cerca de habitantes, tendo.
MATERIAIS BÁSICOS DE LABORATÓRIO: APARELHAGENS E APLICAÇÕES
Permanecer na Consagração de Vida
Batalha De Aljubarrota
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Recuperação da Mata de S. Sebastião
Associação iiSBE Portugal “Para que o meio construído seja cada vez mais compatível com o Desenvolvimento Sustentável”
África: Aspectos Naturais.
Fluxos Migratórios.
Vencendo o Assassino Público Número Um Porcentagem de Mortes Cardiovasculares África América Central Ásia América do Sul Oriente Médio W. Europa, US,
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Energia Termoelétrica
Um passeio de balão por Piracicaba
Indústria de Máquinas e Equipamentos Dezembro de 2006.
Se considerarmos o tamanho da Madeira, com certeza que teremos alguma dificuldade em perceber como é que esta ilha tem tanto para oferecer! Monumentos,
O Rosário.
Materiais x Equipamentos
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO CURSO : ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS
Click to edit Master text styles Second level Third level Fourth level Fifth level 1 Estratégia de Lisboa: Ainda uma Oportunidade? Maia, Julho 2005.
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
História da Cultura e das Artes A Cultura da Catedral
Na juventude, na condição de terráqueos, costumamos nos cobrar um conhecimento maior sobre o planeta. A forma viável de nos aliviarmos dessa cobrança.
MARAVILHAS DE PORTUGAL
Estrada Sem Fim Viagem ao Chile - Novembro de 2008.
Reunião do Comitê de Acompanhamento e Assessoramento Reunião do Comitê Executivo Balanço da Primeira Etapa do Programa Abril/2015.
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
Panetone.
BASES NA EUROPA PORTUGAL – CIA TRANSPORTES E RECEPTIVO ESPANHA – HOTELARIA E RECEPTIVO ITALIA – SOCIEDADE EM RECEPTIVO POLONIA – RECEPTIVO LESTE EUROPEU.
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
Vila Nova de Gaia no contexto Europeu Escola Secundária de Almeida Garrett Life Long Learning Programme – Comenius 2008/2010 ASTROURBIS – Roteiro Astronómico.
Transcrição da apresentação:

E Entre 28 de Março e 4 de Abril decorreu a 10ª Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente, dedicada às Maravilhas de Portugal. Esta edição pretendeu promover Portugal, dando a conhecer alguns dos seus monumentos, a sua natureza, bem como a cordialidade dos seus habitantes. Esta edição pretendeu promover Portugal, dando a conhecer alguns dos seus monumentos, a sua natureza, bem como a cordialidade dos seus habitantes.

Esta prova contou com cerca de 30 equipas de origens tão diversas como Áustria, Inglaterra, Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Alemanha, Suiça, Bélgica, Polónia, Holanda, França e Estados Unidos da América.Esta prova contou com cerca de 30 equipas de origens tão diversas como Áustria, Inglaterra, Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Alemanha, Suiça, Bélgica, Polónia, Holanda, França e Estados Unidos da América. Este Circuito começou em: Ponte de Lima, a Vila mais antiga de Portugal; Porto, cidade que deu o nome a Portugal; Coimbra, a cidade dos estudantes e dos amores proibidos; Batalha, com o seu magnífico Mosteiro, construído como forma de agradecimento à Virgem caso a Batalha de Aljubarrota fosse ganha pelos Portugueses; Alcobaça, onde está situada a maior Igreja de Portugal, Santarém, a capital do Gótico; Reguengos de Monsaraz, vila medieval rodeada por muros no alto de uma montanha e famosa pelos vinhos; E por fim Beja, pleno coração do Alentejo.

A travessia contempla a viagem de Ponte de Lima ao Porto (29 de Março), seguindo para Coimbra (30 de Março), Batalha (31 de Março), Alcobaça (1 de Abril), Santarém (2 de Abril), Reguengos de Monsaraz (3 Abril) e Beja (4 de Abril). A Organização da «10ª Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente», teve um grande balanço positivo, a avaliar pela forte adesão do público ao longo dos dias de prova.

Como é constituído um Balão? É possível distinguir dois tipos principais de balão: o balão cativo, cuja possibilidade de subida e descida é facultada pela ligação de um cabo, sendo recolhido por meio de um gancho; e o balão livre, ou não cativo, que pode ser orientado na direcção desejada através do arremesso do lastro (normalmente sacos de areia) ou então, insuflando gás até à altura de uma corrente de ar. Para aterrar, é simples: solta-se o gás!

O balão recreativo é constituído por três elementos essenciais: o cesto de verga, ou gôndola, o envelope de nylon, que é o balão propriamente dito e, sobre o cesto, o queimador de gás propano que é utilizado para aquecer o ar existente dentro do balão.O balão recreativo é constituído por três elementos essenciais: o cesto de verga, ou gôndola, o envelope de nylon, que é o balão propriamente dito e, sobre o cesto, o queimador de gás propano que é utilizado para aquecer o ar existente dentro do balão. O cesto: Também chamado de "gôndola", é a parte do balão destinada a levar os ocupantes, cilindros, instrumentos, etc.

A maioria dos fabricantes em todo o mundo fazem-nos da seguinte forma: numa base rectangular, ou quadrada, o vime é fixado e a partir daí, trançado até a parte de cima. Junto com o vime, também são trançados cabos de aço que passam por baixo do cesto, cuja função é sustentar todo o conjunto (cilindros, pessoas) e ainda tubos de alumínio para a colocação das bengalas (ou tarugos) de nylon que servem de sustentação do maçarico.A maioria dos fabricantes em todo o mundo fazem-nos da seguinte forma: numa base rectangular, ou quadrada, o vime é fixado e a partir daí, trançado até a parte de cima. Junto com o vime, também são trançados cabos de aço que passam por baixo do cesto, cuja função é sustentar todo o conjunto (cilindros, pessoas) e ainda tubos de alumínio para a colocação das bengalas (ou tarugos) de nylon que servem de sustentação do maçarico. Cilindros: Transportam o combustível (GÁS) São equipados com: - um relógio marcador de combustível; - uma torneira para a saída do gás em forma liquida; - um respirador para aliviar a pressão no momento de se fazer a recarga; - uma torneira para a saída do gás em forma gasosa nos cilindros;

Combustível: O combustível utilizado é o propano, que é um gás liquefeito de petróleo usado pela indústria (para alimentação de fornos, caldeiras, etc.). Envelope: Envelope é a parte de tecido do balão, com uma forma característica de "gota" invertida, mas podem ser dadas formas especiais aos balões.

Veja agora como se monta o Balão:

Trabalho realizado para a disciplina de T.E.C. 11º Noc Pesquisa: José Miguel Lopes